ATA Nº 6/COLCEAQLS/UFFS/2022

ATA Nº 06 CCEAQ-LS/UFFS/2022 DA 2ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AQUICULTURA

Aos vinte e cinco dias do mês de maio do ano de dois mil e vinte e dois, às treze horas e trinta minutos, através do sistema de videoconferência Webex, reuniram-se para reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura coordenadora do curso, Betina Muelbert, bem como, os docentes: Humberto Rodrigues Francisco, Jorge Érick Garcia Parra, Marcos Weingartner, Maude Regina de Borba, os(as) discentes Leila Beatriz Alves Nascimento e Ellen Lima, o técnico administrativo Renato Paulo Glowka e a secretária executiva Marize Helena da Rosa Vendler que, representando a secretaria geral de cursos, foi responsável por lavrar a ata. Ainda, estavam presentes os professores do curso convidados para apresentação dos planos de ensino: Evandro Bilibio, Carlos Augusto Fernandes Dagnone e Roberson Dibax. A coordenadora cumprimentou a todos(as) e apresentou os pontos de pauta previamente encaminhados. 1 Ordem do dia: 1.1 Continuação da Aprovação dos Planos de Ensino 2022.1: O professor Roberson apresentou o plano de Biotecnologia aplicada a aquicultura, comentou que o atendimento presencial é nas sextas-feiras das 08: 00 às 12: 00h e por videoconferência (Plataforma webex), segundas-feiras das 19 às 22h, o atendimento é com o agendamento prévio. Metodologia utilizada: Aulas expositivas, aplicação de atividades, vídeos didáticos e aulas práticas. Relatou que não tem como fazer o cultivo de células de animais na UFFS. Aplica quatro avaliações parciais, a notas da NP1 e NP2 são compostas cada de uma avaliação escrita individual e uma avaliação/atividade em grupo. A recuperação no final de cada nota parcial, após a avaliação o aluno faz a correção da prova. Apresentou o plano do CCR Biologia celular e embriologia, o qual trabalha o conteúdo de biologia celular e a professora Sílvia Romão a parte de embriologia. Procedimentos Metodológicos, aulas expositivas e dialogadas, vídeos didáticos e aulas práticas em laboratório. Formas da avaliação da NP1 atividade e avaliação e NP2 avaliação escrita individual e atividade. Como nova oportunidade de aprendizagem será realizado atendimento aos alunos para discussão e esclarecimento de dúvidas. Após esta atividade será realizada nova avaliação substitutiva com avaliação dos conteúdos trabalhados para substituição de nota das provas parciais (NP1 e NP2). O professor Carlos Dagnone apresentou o plano de Geometria Analítica e álgebra linear. Procedimentos Metodológicos, aulas expositivas e dialogadas, contando com a participação dos alunos nas discussões da matéria e na resolução de exercícios. Aplicação de quatro avaliações, NP1 (40%) duas avaliações e NP2 (60%) duas avaliações, as avaliações serão online, realizadas no moodle, com a cobrança de aspectos relacionados a interpretação de textos, a capacidade de comunicação e extração de dados. Recuperação da NP1, uma terceira prova com conteúdo das duas avaliações e a nota substitui a nota menor das avaliações, caso tire nota menor que das avaliações não é feito a substituição, recuperação da NP2 da mesma forma da NP1. Horário de atendimento ao estudante: Quarta-feira, das 13h:30m às 15h:00m, sala 124, bloco B. Disponibiliza horário de monitoria na quinta à noite das 19h às 21h. O professor Evandro apresentou o plano de Fundamentos da Crítica Social. Metodologia expositiva e dialogada com esquemas e organogramas, todo o conteúdo é disponibilizado no moodle. Duas avaliações via moodle com dez questões (NP1 e NP2). Uma aula antes da avaliação para tirar dúvidas, não pede trabalho. Será oferecida a NP 3 - com o intuito de dar uma nova oportunidade para aqueles que, ou não alcançaram a média necessária para aprovação, ou querem melhorar a sua média. O conteúdo desta avaliação será acumulativo e a nota substituirá a nota mais baixa das avaliações anteriores realizadas pelos discentes. Disponibilidade de atendimento a qualquer horário, conforme demanda dos alunos e nas quartas-feiras 19h30 as 21h via webex. Tempo de prova das 13h às 18h. A professora Maude apresentou o plano de Aquicultura Geral I, horário de atendimento quinta-feira (8h às 10h) e horário flexível conforme necessidade dos alunos. Procedimentos metodológicos composto de aulas expositivas e dialogadas, nas quais o aluno será estimulado a participar nas discussões dos temas abordados na disciplina, assim como a elaborar e apresentar para o grupo as pesquisas bibliográficas realizadas. Está prevista a realização de uma viagem para visita técnica ao Museu Regional do Iguaçu e à Estação Ictiológica da Copel, Reserva do Iguaçu-PR, oportunidade em que os alunos conhecerão sobre o principal recurso hídrico da região, o rio Iguaçu, e as atividades desenvolvidas em uma estação de ictiologia. Avaliação composta de duas provas teóricas; leituras de textos científicos e técnicos voltados para a área; seminários, e relatório de visita(s) técnica(s). Recuperação, para cada prova 1 e 2 o aluno pode fazer uma nova avaliação. Apresentou o plano de Nutrição em aquicultura, horário de atendimento flexível. Previsto também visita técnica a fábrica de ração. Procedimento Metodológicos com aulas expositivas e dialogadas, bem como aulas práticas. Avaliação composta por provas teóricas; vídeo, textos científicos e técnicos voltados para a área e, seminários. Novas oportunidades de aprendizagem serão realizadas quatro provas (P1, P2, P3 e P4) para avaliação do aprendizado ao longo da disciplina. As provas P2 e P4 abordarão o mesmo conteúdo das provas P1 e P3, respectivamente. Desta forma, representarão para os estudantes novas oportunidades de aprendizado e recuperação de nota. Observação no plano de ensino: As atividades que contiverem plágio serão desconsideradas e não será dada nova oportunidade ao aluno para refazê-la. Na atividade entregue em que for constatado plágio, a nota será 0,0 (zero). Ainda, apresentou o plano de ensino de Estágio Supervisionado I, correrá dois encontros para apresentação do plano de ensino e orientações gerais. Avaliação composta por relatório apresentação final, 50% (média das notas dadas pelo supervisor e pelo orientador de estágio) e apresentação pública, 50% (notas banca). Observação: Somente será aprovado no componente curricular (CCR) o acadêmico que além de obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) e entregar ao professor e à Secretaria Geral de Cursos, no prazo estipulado, todos os documentos solicitados, devidamente assinados, pertinentes ao estágio realizado. No caso de pendências na entrega dos documentos, permanecerá como CCR incompleto (INC) até que a situação seja finalmente regularizada. Nova oportunidade aprendizagem e avaliação, reelaboração do relatório final e apresentação pública. O professor Marcos apresentou o plano de Trabalho de conclusão de cursos, procedimentos metodológicos execução do trabalho prático e escrita conforme projeto previamente apresentado sobre orientação do professor orientador de TCC. Avaliação composta pela defesa pública de trabalho de conclusão com avaliação por banca composta por três membros. Será avaliado a parte escrita, a apresentação e a defesa do trabalho realizado. A nota do trabalho da banca de apresentação, caso ele não atinga a nota 6 terá um tempo reformulação do trabalho. Apresentou o plano de Melhoramento genético para aquicultura, que divide com o professor Jorge Parra. Procedimento Metodológico: Aulas teóricas, expositivas, apresentação de trabalhos e discussões. Avaliação: NP1 (Seminários e Prova Escrita) e NP 2 (Seminários, entrega de trabalhos e prova escrita). Novas oportunidades de aprendizagem e avaliação: O aluno que não atingir a nota 6,0 ou desejar melhorar a sua nota, poderá realizar prova de recuperação substitutiva em ambas as provas NP1 e NP2. Ainda, apresentou o plano de Introdução ao trabalho de conclusão de curso (ITC), metodologia aulas expositivas e dialogadas, o aluno tem que desenvolver o projeto de conclusão de curso. Avaliação: Apresentação oral de seminários irá compor a NP1 (40%), notas dos projetos de TCC e apresentação do projeto irão compor a NP2 (60%). Nas apresentações de seminário será avaliado conteúdo, domínio, material e tempo (15 minutos). Na apresentação do projeto de TCC, além dos itens já mencionados, será considerado as respostas das arguições da banca avaliadora. Caso necessário para recuperação, os alunos poderão reapresentar os trabalhos como forma de recuperação de conteúdo e nota. Além disso, o aluno que não alcançar a nota média 6,0 após a apresentação do projeto de TCC, poderá reapresentá-lo de acordo com as instruções dada pela banca de defesa de projeto no prazo de uma semana. A coordenadora sugeriu vincular a nota do TCC a entrega do mesmo na biblioteca. O professor Marcos comentou que esta questão de vinculação de nota tem que ser discutida no colegiado. O professor Jorge Parra apresentou o plano de Qualidade de água, atendimento aos estudantes nas quartas-feiras das 8h às 9h, procedimentos metodológicos composto de aulas teóricas e aulas práticas no laboratório e visitas aos produtores para análise da qualidade da água. Avaliação composta de NP1(AV01-trabalho revisão bibliográfica e AV02-prova escrita) e NP2 (AV03-prova escrita e AV04-trabalho). Novas oportunidades de aprendizagem e Avaliação para as avaliações 01 e 04 - trabalhos, permite a oportunidade de apresentação do referido trabalho, até a seguinte semana. O acadêmico, deverá justificar por escrito a pendência. Para as avaliações 02 e 03, serão realizadas revisões e elaboração de uma nova prova, dando continuidade à avaliação como definido no cronograma e conteúdos programáticos. Apresentou o plano de Sistemas de recirculação e tratamento de efluentes da aquicultura. Procedimentos metodológicos: Aulas teóricas, aulas práticas no laboratório e visitas aos produtores aquícolas. Avaliação NP1 (trabalho (40 %) e prova (60%) e NP2 (dois trabalhos com peso 50% cada). Novas oportunidades de aprendizagem e avaliação: Para os trabalhos, permite a oportunidade de apresentação do referido trabalho, até a seguinte semana. O acadêmico, deverá justificar por escrito a pendência. Para a avaliação serão realizadas revisões e elaboração de uma nova prova, dando continuidade à avaliação (utilizando média entre a prova realizada e a nova prova). Ainda, apresentou o plano de ensino de Práticas de extensão, atendimento ao estudante quarta-feira as 9h às 10h. Procedimentos metodológicos composto de aulas teóricas e aulas práticas (visita aos produtores para analisar e verificar a prática de extensão; acompanhamento de ações de extensão aquícola). Avaliação: NP1 (relatório escrito) NP2 (apresentação oral por meio de mesa redonda). Avaliação substitutiva é permitido a oportunidade de entrega e apresentação do relatório, até a seguinte semana. O acadêmico, deverá justificar por escrito a pendência. A coordenadora Betina apresentou o plano de ensino do CCR de Hidráulica ministrado pela professora Cacea, que será ministrada de forma concentrada, pois a profa. estará em Licença Capacitação a partir de julho. Procedimentos metodológicos: Aulas expositivas e dialogadas com utilização de multimídia e lousa, exercícios utilizando situações encontradas no dia a dia e ou situações apresentadas pelos alunos e formação de grupos para realização de trabalhos práticos. Avaliações escritas e individuais e trabalhos individuais e em grupo. Avaliação substitutiva, no decorrer do semestre os acadêmicos terão a oportunidade de realizarem 2 avaliações substitutivas: A primeira que substituirá a nota da primeira avaliação (NP1) e a segunda que substituirá a nota da segunda avaliação (40% de NP2). Os trabalhos não poderão ser substituídos. Apresentou o plano de ensino de Legislação da aquicultura, avaliação toda aula tem atividade que vai somando, NP1 com peso de 50% (atividades 50% + avaliação 1 50%) NP2 com peso de 50% (apresentação de seminário 50% + avaliação 50%). Haverá avaliação de recuperação que substitui a menor nota da NP1 e NP2. Apresentou ainda plano de ensino de Iniciação a prática científica, procedimentos metodológicos: aulas presenciais expositivas e dialogada; orientação de atividades dirigidas para elaboração de projeto de pesquisa. Participação do mestrando do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR/UFFS) Felipe Dreher Córdova em estágio Docência. Avaliação: NP1 (atividades e avaliação 1) e NP2 (apresentação de seminário e avaliação 2). Haverá avaliação de recuperação que substitui a menor nota da NP1 e NP2. Os membros do colegiado aprovaram todos os planos de ensino apresentados. 1.2 Vagas de transferência ingresso 2022.2: A coordenadora expôs sobre a solicitação de distribuição de vagas Edital de transferências. Os membros do colegiado aprovaram a distribuição de vagas conforme proposta da DRA, que consta no OF. CIR. 002/DRA/UFFS/2022, Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS 34 vagas, Transferência Externa 35 vagas, 35 Retorno de Graduado, total 104 vagas. 1.3 Quebra de pré-requisito: Os membros do colegiado aprovaram as quebras de pré-requisitos feitas ad referendum para o CCR GCB051 Melhoramento genético para aquicultura solicitadas pelos alunos Anair Dalmazo do Nascimento, Juliana Rechetta, Pedro Augusto Maximowski, Paulo Bezerra Barros. 1.4 Assuntos Gerais: A coordenadora Betina informou que a Embrapa oferecerá curso de capacitação em piscicultura para técnicos e em algum momento a universidade poderia contribuir para curso de capacitação para técnicos na área. Comentou sobre Estágio de docência e Felipe Dreher Córdova e Ana Beatriz Goes Maia Marques. Os membros do colegiado aprovaram os estágios de docência. Informou sobra a necessidade de entregar todos os diários de classe dos CCRs durante a pandemia, assinados na secretaria acadêmica. Solicitou que as alunas Ellen e Leila comentassem sobre a viagem de estudos realizada na Copacol - Cooperativa Agroindustrial de Cafelândia. A discente Ellen comentou sobre palestras, viram os produtores e estandes com novidades do mercado e era um evento para cooperados que conseguiram participar. A discente Leila relatou que pode conhecer um pouco mais sobre o agronegócio. A coordenadora convidou os membros do colegiado para participarem do 1º evento do projeto de extensão “Aqui tem cultura”, que será realizado na sexta feira (27/05/22), as 15h. O professor Marcos expôs que o horário do CCR Introdução ao trabalho de curso será na sexta a tarde. Não havendo nada mais a tratar, a reunião encerrou-se as 15h37 e, eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lavrei a presente Ata, que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pela coordenadora do curso, Betina Muelbert, na condição de presidente do colegiado:

Betina Muelbert_______________________________________________

Marize Helena da Rosa Vendler___________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 25 de maio de 2022.
Data de publicação: 01 de dezembro de 2022.

Betina Muelbert
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 6/COLCEAQLS/UFFS/2022