ATA Nº 7/COLCEAQLS/UFFS/2022

ATA Nº 07 CCEAQ-LS/UFFS/2022 DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AQUICULTURA

Aos vinte e sete dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte e dois, às treze horas e trinta minutos, através do sistema de videoconferência Webex, reuniram-se para reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura coordenadora do curso, Betina Muelbert, bem como, os docentes: Bruno Fernandes de Oliveira (até as 14h56), Claudia Giongo (até as 14h09), Humberto Rodrigues Francisco, Jorge Érick Garcia Parra, Marcos Weingartner, Maude Regina de Borba, os(as) discentes Ellen Lima, Kaune Amaral Pare, o técnico administrativo Renato Paulo Glowka e a secretária executiva Marize Helena da Rosa Vendler que, representando a secretaria geral de cursos, foi responsável por lavrar a ata. A coordenadora cumprimentou a todos(as), apresentou os pontos de pauta previamente encaminhados e solicitou a inclusão do ponto de pauta Cancelamento de matrícula em Componente Curricular. Os membros do Colegiado aprovaram a inclusão deste ponto de pauta. 1. Informes: 1.1 Orçamento do Curso: A coordenadora Betina comentou que o recurso do curso é de R$ 8.500 reais, e no EDITAL Nº 7/PROGRAD/UFFS/2022 de viagem de estudo o curso tem R$1.440. Considerando os dois pedidos de ônibus para Maripá (Seminário de Piscicultura) e Foz do Iguaçu, ainda sobra do recurso do curso em torno de R$ 3.000 reais para transporte. Outra possibilidade é apoio a participação de discentes em eventos quando eles apresentarem trabalhos. Comentou sobre a organização para os alunos participarem do IV IFC – Internacional Fish Congress e Fish Expo Brasil, que acontecerá de 31/08/2022 a 02/09/2022. 1.2 Licença Capacitação da professora Cacea Furlan Maggi Carloto: A coordenadora Betina informou que de 02/06/2022 a 03/08/2023 a professora Cacea estará em licença capacitação. 1.3 Licença da professora Betina Muelbert para pós-doutorado: A coordenadora Betina informou que sairá para pós-doutorado de 03/10/2022 a 02/10/2023 e que o professor Marcos Weingartner assumirá a coordenação do curso. 1.4 Avaliação Institucional: A coordenadora Betina relatou que de 04 a 06 de outubro de 2022 acontecerá a Avaliação Institucional do MEC com INEP. 1.5 Exemplos de situações usando a matemática: A coordenadora Betina solicitou que os professores encaminhem para professora Andresa questões de cálculos, para auxiliar o trabalho da professora Andresa no CCR de Matemática instrumental. 2. Ordem do dia: 2.1 Aprovação das ATA Nº 5 e 6 CCEAQ-LS/UFFS/2022. As atas foram a provadas com a retificação encaminhada pelo professor Humberto de inclusão da apresentação do plano de ensino de Estatística experimental. 2.2 Planos de ensino ainda não aprovados: A coordenadora Betina apresentou os planos de Ensino do professor Ronan: GEN033 Instalações e construções para aquicultura: Procedimentos Metodológicos: aulas práticas e utilização de metodologia ativa de ensino. Avaliação contínua durante a execução da disciplina e presentação de projeto ao final da disciplina. Novas oportunidades de aprendizagem por meio de processo de construção participativa com correção de erros durante a execução. Apresentou o plano de GEN034 Engenharia de sistemas aquícolas, procedimentos metodológicos com aulas expositivas e práticas utilizando-se de apresentações de Power Point e discussão de estudos casos. Avaliação escrita, seminários e exercícios. Novas oportunidades de aprendizagem e avaliação: revisão do assunto tratado na avaliação, aplicação de avaliação substitutiva e após a apresentação do seminário os temas tratados serão revisados e será dada nova oportunidade de apresentação. Apresentou o plano do Ensino do CCR GCA365 – Monitoria, procedimentos metodológicos: elaboração e execução de projeto de Tutoria Acadêmica, avaliação por meio da execução de projetos de Tutoria Acadêmica, devidamente institucionalizados, durante o curso de graduação. A coordenadora comentou que falta aprovação dos planos de ensino de Topografia básica e Biologia de vegetais aquáticos, os quais não foram finalizados no portal do professor e data de finalização era sexta-feira (24/06/22). 2.3 Monitoria, link para verificação do Edital de Monitoria: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/prograd/2022-00292: A coordenadora Betina apresentou os dois projetos de monitoria na categoria/modalidade curso, que foram encaminhados e estão em execução pelo edital anterior de monitoria. O projeto coordenado pela professora Maude Regina de Borba, para os CCR Maricultura, Nutrição em Aquicultura e Aquicultura Geral I e II e o projeto coordenado pela Silvia Romão com colaboração do professor Roberson Dibax, para os CCR’s Genética e evolução e Biologia celular e embriologia, os quais terão um monitor remunerado (cada projeto) e monitores voluntários do curso de engenharia de aquicultura. O Colegiado aprovou os projetos de monitoria apresentados. 4 Depósitos TCCs na Biblioteca: A coordenadora Betina comentou que, discutiu-se no GT de reformulação do PPC e com o professor de CCR de Trabalho de conclusão de curso sobre colocar como exigência para aprovação no CCR de TCC a finalização completa do trabalho de conclusão de curso, com a entrega do termo de publicação, ata de aprovação e ficha catalográfica. O professor Marcos que ministra o CCR de TCC comentou que após as defesas o aluno tem prazo para correção. Sendo assim, as bancas de defesas terão que acontecer com antecedência, para a versão final do TCC ser entregue na biblioteca até o prazo de encerramento do diário. Comentou que os alunos têm solicitado prorrogação do prazo para defesa e Situação Incompleta – INC. Abordou que essa exigência pode ser cobrada para o próximo semestre, para os alunos estarem cientes desde o início do CCR de TCC que terão que entregar para biblioteca o TCC até o encerramento do diário de classe. O colegiado deliberou pela elaboração de um ato deliberativo/resolução sobre os requisitos para aprovação no CCR de Trabalho de Conclusão de Curso. 2.5 Semestre 2022.1: A professora Betina comentou que os alunos estão acompanhando bem os componentes curriculares que ministra. A professora Maude comentou que tem poucos alunos no CCR Aquicultura geral I, têm duas alunas muito interessadas e aplicará prova amanhã (28/06/22) e poderá ter uma noção maior da compreensão dos alunos sobre o conteúdo. O professor Bruno relatou que no CCR de Desenho técnico tem sete alunos calouros e a turma está indo bem, com apenas uma aluna que tem um pouco mais dificuldade, mas está auxiliando-a. O professor Humberto expôs que na primeira fase ministra o CCR Introdução à Informática, com nove alunos, dos quais após a aplicação da prova a média geral foi de 5,21, tendo alunos que foram bem na prova e outros não, mas a maioria dos alunos são interessados. No CCR de Estatística experimental tem em média 19 alunos, aplicou avaliação e média geral foi próxima de 7,0, sendo uma turma focada e comprometida. O professor Parra, comentou que está ministrando 4 componentes curriculares. O CCR de Qualidade de água tem 9 alunos, as primeiras aulas ministrou no laboratório, os alunos são interessados, nas apresentações dos trabalhos os alunos foram bem. No CCR Práticas de extensão, os alunos estão acompanhando os projetos de extensão do curso e projeto de agronomia. Além das aulas os alunos precisam comunicar as atividades desenvolvidas. Na sexta-feira (01/07/22) os alunos participarão do evento UFFS de portas abertas e final do componente curricular participarão de mesa redonda apresentando as práticas de extensão desenvolvidas. No CCR Sistemas de recirculação e tratamento de efluentes para aquicultura tem dois alunos, as aulas são desenvolvidas no laboratório e na estufa, os alunos são interessados. No CCR Melhoramento genético para aquicultura, os alunos estão acompanhado bem os conteúdos apresentados e demostrando interesse. O professor Marcos comentou que no CCR Piscicultura continental II têm 17 alunos, fará a primeira prova na próxima semana e estão fazendo seminários, os quais considerou um pouco fraco, não sabe se isso é um reflexo do retorno da pandemia e de forma geral os alunos são ativos e participativos. No CCR Introdução ao trabalho de conclusão de curso – ITC, têm 6 alunos, ministrou aulas de como produzir o projeto ITC. Acompanhará melhor o desenvolvimento dos alunos quando eles apresentarem os conteúdos do projeto. 2.6 Disciplinas 2022.2. A coordenadora Betina relatou que encaminhou e-mail pedindo para os professores responderem sobre os CCR’s que serão ofertados no semestre 2022.2, caso tenha algum componente curricular que não foi ofertado regularmente também pode ser indicado. Com relação aos horários das aulas está tentando junto com a coordenação acadêmica manter os CCRs por fase em turno diferentes: 1ª e 2ª fases: matutino, 3ª e 4ª fases: vespertino, 5ª e 6ª fases: matutino e 7ª e 8ª fases: vespertino, 9ª e 10ª fases: matutino. Assim, tentará manter horários fixos nos semestres ímpar e par, para em caso de reprovação os alunos poderem fazer o componente curricular que reprovou no contraturno. 2.7 Cancelamento de matrícula em CCR: A coordenadora Betina compartilhou os e-mails dos alunos EDVALDO ROCHA DIAS, LAÍS FERNANDA BATISTA NOBRE, MARIELI NAIARA HEILMANN FRAGATA e THAIS EPIFANIO DA ROZA, com as justificativas de cancelamento do CCR de GEN012 Hidráulica, que tem como principal motivo o tempo reduzido do CCR, o qual foi ministrado de forma concentrada devido a licença capacitação da professora Cacea. Compartilhou e leu o e-mail da professora Cacea sobre os referidos pedidos de cancelamento, o qual aborda que: “os acadêmicos sabiam da oferta concentrada da disciplina e que todo o planejamento foi realizado com os acadêmicos no primeiro dia de aula; que os acadêmicos que pediram cancelamento da disciplina não fizeram a avaliação substitutiva, na qual era possível recuperar 100% da nota da NP1 e não procuraram ela para tirar dúvidas referentes aos conteúdos vistos durante o período de aula; bem como considera que o motivo do cancelamento é a falta de interesse e/ou comprometimento dos acadêmicos, perante as dificuldades em conteúdos básicos principalmente relacionados a matemática básica, e física básica que são fundamentais para entendimento da disciplina”. O professor Bruno comentou que não vê motivo para o cancelamento da matrícula dos alunos no CCR de Hidráulica. Considerando que, tem prazo para os alunos cancelarem a matrícula nos componentes curriculares e que se reprovarem ou cancelarem terão que fazer o CCR novamente. Dessa forma, é melhor continuarem acompanhando o conteúdo para melhorar o desempenho no CCR em outro momento. Ainda, considera que esse tipo de prática tem que ser desestimulada. Além disso, é importante levantar que a licença capacitação de 90 dias (a cada cinco anos) usufruída dentro do calendário acadêmico é sempre prejudicial, devido a concentração de aulas, o que prejudica a qualidade do aprendizado. Assim, o aluno está perdendo e a universidade deveria verificar está questão. O técnico Renato, abordou que em respeito aos demais alunos da disciplina e os argumentos do e-mail da professora Cacea é contrário ao referido cancelamento. O professor Humberto comentou que é necessário desestimular a prática de cancelamento de CCR fora do prazo. Deve-se considerar os argumentos expostos pela professora Cacea e que os alunos têm responsabilidades, então deveriam cancelar o CCR no prazo. O Colegiado voltou e tiveram três votos contrários aos cancelamentos e cinco votos favoráveis aos cancelamentos. Sendo assim, as solicitações de cancelamento foram deferidas. Não havendo nada mais a tratar, a reunião encerrou-se as 15h37 e, eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lavrei a presente Ata, que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pela coordenadora do curso, Betina Muelbert, na condição de presidente do colegiado:

Betina Muelbert_______________________________________________

Marize Helena da Rosa Vendler___________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 27 de junho de 2022.
Data de publicação: 01 de dezembro de 2022.

Betina Muelbert
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul