ATA Nº 10/COLCEAQLS/UFFS/2022

ATA Nº 10 CCEAQ-LS/UFFS/2022 DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AQUICULTURA

Aos vinte e nove dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e dois, às treze horas e trinta minutos, através do sistema de videoconferência Webex, reuniram-se para reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura a coordenadora do curso, Betina Muelbert, bem como, os docentes: Alexandre Monkolski, Cacea Furlan Maggi, Carlos José Raupp Ramos, Humberto Rodrigues Francisco, Marcos Wingartner, o técnico administrativo Renato Paulo Glowka, a discente Ellen Lima e a secretária executiva Marize Helena da Rosa Vendler que, representando a secretaria geral de cursos, foi responsável por lavrar a ata. A coordenadora cumprimentou a todos(as) e apresentou os pontos de pauta previamente encaminhados. 1. Informes: não teve. 2. Ordem do dia: 2.1 Apresentação dos Planos de Ensino: O professor Humberto apresentou o plano de ensino do CCR Geodésia e sensoriamento remoto. Procedimento metodológico aulas teóricas expositivas e práticas de exercício, que são os momentos em que o aluno deverá aplicar os conteúdos teóricos a situação apresentada em aula. O atendimento aos alunos será realizado de acordo com a demanda dos mesmos, fazendo a solicitação via fórum da disciplina (moodle) ou em sala de aula. Serão realizadas duas avaliações, sendo uma objetiva via moodle ou em sala de aula (à combinar) e a outra de forma prática utilizando o software QGIS (presencial). Prova teoria/NP1 peso 30% e prática/NP2 70%. Todos acadêmicos poderão participar da recuperação da NP1. Apresentou o plano de ensino de Estatística básica, As aulas teóricas expositivas e práticas de exercício em sala ou entrega dos mesmos, e incentivo ao uso de um software livre de estatística. O atendimento aos alunos será realizado de acordo com a demanda dos mesmos, fazendo a solicitação via fórum da disciplina (moodle) ou em sala de aula. Serão aplicadas duas avaliações (NP1 e NP2), e para aqueles alunos com defasagem, será dada oportunidade de realizar uma Avaliação de Recuperação de cada NP, bem como, dois Trabalhos (NP3) abordando o conteúdo de cada uma das NPs. A coordenadora Betina comentou que os planos de ensino devem conter a semana do JUFFS de 16/11/22 a 19/11/22. Comentou-se sobre a questão de ter mais de duas NPs. A professora Cacea apresentou o plano de Construção civil e Obras Hidráulicas, que ministra na 6ª fase. Avaliações: escritas e individuais. Trabalhos: individuais e em grupo. NP1 (nota da avaliação 1 x 0.4) NP2 (nota da avaliação 2 x 0,3 + média dos trabalhos x 0,3). Ao final do semestre deverão escolher qual avaliação (01 ou 02) desejam recuperar. Os acadêmicos poderão realizar avaliação substitutiva 1, que substituirá a nota de NP1, assim como na segunda avaliação poderão realizar avaliação substitutiva 2 que substituirá a nota da segunda avaliação. O conteúdo da avaliação dois é o conteúdo de todo o semestre letivo. As notas dos trabalhos não serão substituídas e não poderão ser recuperadas. O professor Alexandre apresentou o plano de Fisiologia de animais aquáticos cultiváveis, comentou sobre os conteúdos dados. Procedimento metodológico, aula dialogada, resolução de exercícios de revisão relacionados e desenvolvimento de práticas de anatomia funcional com animais aquáticos cultiváveis. Confecção de pranchas de ilustração científica dos espécimes estudados. Avaliação periódica formal com provas para NP1 e NP2, com pesos 80%, e avaliação diagnóstica com peso 20%. Nova oportunidades feitas através de uma prova substitutiva, os trabalhos são realizados durante o semestre com oportunidade de recuperação durante o semestre. O professor Carlos Raupp apresentou o plano de ensino de Microbiologia básica. Aulas expositivas e vídeos para complementar as aulas expositivas. NP1 composta da nota da prova I (peso 10,0). NP2 composta da nota da prova II (peso 10,0). Prova substitutiva relativa a cada NP ao longo do semestre em datas pré-determinadas, substituindo-se assim a menor nota (NP1 ou NP2). O professor Marcos a apresentou o plano de ensino Aquicultura em lagos reservatórios. Aula expositiva dialogada. NP1 prova escrita (60%) e trabalho I (apresentação de seminário com peso de 40%) e NP2 prova escrita (100%). As provas escritas poderão fazer recuperação, atendimento na terça a tarde na sala 206. Apresentou o plano de ensino de Piscicultura continental I, as aulas serão expositivas e dialogadas. Avaliação: Provas teóricas (P1 e P2), Seminários (S) Resumo dos seminários (RS) e Trabalho de dimensionamento unidade produtora (TD). Os alunos poderão fazer a recuperação tanto para NP1 quanto NP2. Apresentou o plano de ensino do CCR Projetos integradores. Aulas expositivas e dialogadas. Avaliação NP1 (50%) composta pela participação nas atividades postadas no moodle, mais apresentação estudo integrado de empresas do setor aquícola. NP2 (50%) composta pela participação nas atividades postadas no moodle, mais apresentação projeto de desenvolvimento da piscicultura. Avaliação de recuperação que substitui a menor nota da NP1 ou NP2 e inclui as respectivas atividades. Apresentou o plano de ensino de Técnicas de reprodução e larvicultura, é um componente curricular totalmente prático, no qual será apresentado toda a metodologia necessária a reprodução induzida de peixes de água doce, além das técnicas de avaliação da produção de ovócitos, ovos fertilizados, e larvas. Posteriormente serão apresentadas as metodologias de larvicultura mais usuais na piscicultura. Avaliação composta por relatório de atividades e participação na aula. Recuperação ao final do semestre para quem não atingir a média 6,0. Apresentou o plano de ensino de Trabalho de conclusão de curso -TCC, horário de atendimento combinar com o orientador. Execução do trabalho prático e escrita conforme projeto previamente apresentado sobre orientação do professor orientador de TCC. Avaliação: defesa pública de trabalho de conclusão com avaliação por banca composta por três membros. Novas oportunidades de aprendizagem e avaliação: o aluno que não alcançar a nota 6,0, deverá reapresentar o trabalho de TCC na forma escrita ou oral conforme orientação da banca avaliadora. A coordenadora Betina apresentou os planos dos componentes curriculares que a professora Maude ministra. Aquicultura geral II, as aulas serão expositivas e dialogadas. Avaliação: duas Provas Teóricas, Atividades compostas de artigos, seminários e outras atividades em sala e relatório da visita técnica. Novas oportunidades de aprendizagem, revisões de conteúdo e aplicação de provas de recuperação. O plano de ensino de Maricultura. As aulas serão expositivas e dialogadas. Avaliação: quatro provas teóricas (P1, P2, P3 e P4), atividades compostas de artigos e seminários e relatório da visita técnica. Novas oportunidades e revisão do conteúdo e recuperação dos estudos e nota por meio das Provas P2 e P4. O plano de ensino de Viagem de Estudos; Procedimentos metodológicos: Orientação de estudo dirigido de textos relacionados as atividades dos locais de visita técnica. Visita orientada às instituições. Orientação para elaboração de relatório técnico. Avaliação: Relatório de viagem e Participação. Oportunidade de reelaboração do relatório de viagem. O plano de ensino de Estágio curricular supervisionado II; Procedimentos metodológicos aulas teóricas (apresentação das atividades e orientações sobre elaboração do relatório final e da apresentação) e práticas (atividades de realização do estágio). Avaliação elaboração de relatório e apresentação pública. Novas oportunidades reelaboração do relatório final e apresentação pública. O plano de Ensino de Estágio curricular supervisionado I; Procedimentos metodológicos aulas teóricas (apresentação das atividades e orientações sobre elaboração do relatório final e da apresentação) e práticas (atividades de realização do estágio). Avaliação elaboração de relatório e apresentação pública. Novas oportunidades reelaboração do relatório final e apresentação pública. A coordenadora Betina apresentou o plano do professor João Thiago de Leitura e produção textual II; Aulas expositivo-dialogadas. Avaliação: I) produção textual individual - peso de 30% na nota total; II) apresentação de seminário - peso de 30% na nota total. III) Atividades de sala, participação e assiduidade do aluno - 40% da nota total. Novas oportunidades de aprendizagem e avaliação: a) possibilidade de realização das avaliações I e II em datas previstas pelo professor b) Quanto às atividades de sala, o aluno poderá entregá-las em datas combinadas com o professor. Não havendo nada mais a tratar, a reunião encerrou-se as 15h26 e, eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lavrei a presente Ata, que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pela coordenadora do curso, Betina Muelbert, na condição de presidente do colegiado.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 30 de agosto de 2022.
Data de publicação: 01 de dezembro de 2022.

Betina Muelbert
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul