ATA Nº 3/CONSCER/UFFS/2011

ATA DA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2011 - 28 ABR 2011 - APROVADA NA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA

Aos vinte e oito dias do mês de abril de dois mil e onze, às treze horas e trinta minutos, no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, sito a Avenida Dom João Hoffmann 313, Bairro Fátima, em Erechim/RS, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus da UFFS, Campus Erechim. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Ilton Benoni da Silva (Presidente do Conselho), Anderson André Genro Alves Ribeiro, Cleber Ori Cuti Martins, Daniella Reche, Dirceu Benincá, Gerson Wasen Fraga, Lauri Lourenço Radünz, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Maiquel Tesser, Márcio Freitas Eduardo, Márcio Soares, Paulo Afonso Hartmann, Paulo José Sá Bittencourt, Ricardo Menezes Batista, Thiago Ingrassia Pereira, Thiago Soares Leite e Volnei Darino Pol. Os conselheiros Alexandra Borba Silva, Ari José Pertuzatti e Dilermando Cattaneo da Silveira justificaram a ausência. Dando início à sessão, o presidente do Conselho de Campus, Prof. Ilton Benoni da Silva, apresentou a pauta da sessão aos conselheiros e acolheu as propostas de inclusão de novos pontos. Ato contínuo, passou-se à discussão dos pontos da pauta. 1) Aprovação da ata anterior. Foi colocada em votação a aprovação da ata da 2ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus, sendo que a mesma foi aprovada por unanimidade. 2) Informes. O presidente do conselho informou que a Portaria 446 do MEC, de 20/04/2011, ampliou o valor das diárias e passagens à UFFS. Também, ressaltou que o reitor da UFFS encontra-se em Brasília onde procura buscar novas vagas para servidores docentes e técnico-administrativos. Em seguida, o presidente destacou que a UFFS participará da Expocija, feira que será realizada no município de Jacutinga. Informou também o Prof. Benoni que no dia 06 de maio, às 14h, na sede do futuro campus da UFFS – Campus Erechim, ocorrerá o Ato de Início das Obras de Construção da Sede do Campus Erechim, com a participação de diversas autoridades. Na sequência, o Prof. Benoni ressaltou que a tese de doutorado do Prof. Anderson Chaves Mossi, professor do campus, falecido no dia 09 de abril de 2011, será defendida pelo orientador do mesmo, sendo que o conselheiro Anderson André Genro Alves Ribeiro, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, representará a UFFS na oportunidade. Os conselheiros Márcio Freitas Eduardo e Volnei Darino Pol, juntamente com o presidente deste conselho, voluntariaram-se para elaborar um projeto a fim de nomear um dos laboratórios do campus com o nome do Professor Anderson Chaves Mossi, submetendo-o à aprovação do Conselho de Campus e posteriormente ao Conselho Universitário. Ato contínuo, diante das reclamações dos professores quanto à escassez das cópias disponibilizadas aos docentes, o setor administrativo ficou incumbido de realizar, em diálogo com os coordenadores dos cursos de graduação, uma análise do problema. Também, por solicitação dos conselheiros, ficou definido que as atas do Conselho de Campus, depois de aprovadas, deverão ser divulgadas à comunidade acadêmica, e que o horário previsto para o encerramento das sessões deste conselho deverá ser às 16h30. 3) Proposta de flexibilização dos Projetos Políticos de Cursos. O presidente do conselho apresentou a solicitação dos professores do Curso de Agronomia Lauri Lourenço Radünz e Paulo Afonso Hartmann para que o Conselho de Campus elabore uma proposta de flexibilização dos Projetos Políticos dos Cursos de Graduação, a ser encaminhada à Pró-Reitoria de Graduação. O objetivo é que sejam consideradas as características regionais de cada campus e o perfil dos docentes dos cursos. Ficou definido que, inicialmente, a Coordenação Acadêmica fará uma consulta à Pró-Reitoria de Graduação acerca da revisão dos Projetos Políticos dos Cursos e apresentará o resultado dessa consulta na próxima sessão do conselho. A partir da informação obtida, o conselho avaliará qual deverá ser o encaminhamento adequado ao assunto. 4) Projeto de Especialização em História da Ciência. Ato contínuo, o professor Gerson Severo foi convidado a apresentar o Projeto de Especialização em História da Ciência, cujo início está previsto para agosto deste ano e que terá duração total de um ano e seis meses. O professor Gerson ressaltou que o projeto está praticamente aprovado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, sendo necessários alguns ajustes quanto à inclusão da disciplina de Ciências da Terra. A previsão é de que sejam oferecidas trinta vagas e o processo de seleção será realizado através de entrevistas e análise de currículos, com critérios a serem definidos. Como não há a necessidade institucional de um parecer formal do Conselho de Campus, os conselheiros manifestaram-se favoravelmente acerca da realização deste curso de especialização. O presidente destacou que há necessidade de que sejam orientados procedimentos para apresentação de projetos de pós-graduação ao conselho. Assim, ficou definido que o conselheiro Paulo Afonso Hartmann, que é Articulador de Pesquisa e Pós-Graduação do campus, e a Coordenação Acadêmica elaborarão um documento a fim de produzir essa orientação. Além disso, as Coordenações Administrativa e Acadêmica, juntamente com a coordenação deste curso de pós-graduação, deverão fazer estudos para adequação do campus às necessidades do curso. 5) Potenciais em pesquisa e pós-graduação. Em seguida, passou-se a palavra ao conselheiro Paulo Afonso Hartmann. O mesmo esclareceu que, com o intuito de planejar as ações de pesquisa e pós-graduação em um horizonte de um ano ou dois, faz-se necessário realizar um diagnóstico da situação da pesquisa e da pós-graduação no campus, bem como, dos potenciais existentes. Para isso, os docentes serão primeiramente convidados a atualizar o Curriculum Lattes. Em seguida, será feita uma análise prévia das informações do curriculum e serão realizadas reuniões individuais ou em pequenos grupos com os docentes. Posteriormente, deverá ser organizado um seminário, com a participação da comunidade externa, para articular esses potenciais com as necessidades regionais. O conselheiro Paulo Afonso Hartmann também informou que há intenção de realizar essa atividade em conjunto com a equipe responsável pela área de Extensão e Cultura. 6) Programa artístico cultural. Na sequência, o conselheiro Paulo José Sá Bittencourt apresentou a proposta de constituição de uma comissão para retomar o programa artístico cultural. Ficou definido que essa comissão será responsável pela sistematização e articulação do programa e, por isso, deverá ser composta pelo Articulador de Extensão e Cultura, Prof. Ulisses Pereira de Mello; pela Assessora de Extensão e Cultura, servidora técnico-administrativa Vandeleia Favaron; e mais dois ou três docentes que serão escolhidos em uma reunião específica, a ser convocada pela Coordenação Acadêmica. Essa comissão deverá elaborar uma proposta e submeter ao Conselho de Campus. 7) Remoção e redistribuição de servidores (procedimentos). Ato contínuo, o presidente do conselho ressaltou que a direção do campus tem recebido rotineiramente pedidos de redistribuição e remoção de servidores. Por isso, é necessário instituir procedimentos e critérios para orientar esses processos. Os conselheiros optaram pela constituição de uma comissão que deverá elaborar um documento com tais critérios e procedimentos e, posteriormente, submetê-lo à aprovação do Conselho de Campus. A comissão será formada pelos conselheiros: Anderson André Alves Ribeiro, Paulo Afonso Hartmann, Ricardo Menezes Batista e Charles Sachett. Quanto ao pedido de redistribuição do Prof. Fernando Zocche e as remoções dos servidores Núbia Saraiva Ferreira Rech (docente) e Volnei Darino Pol (técnico-administrativo), as mesmas poderão ser decididas pela direção, desde que, a fim de preservar o pleno funcionamento do campus, sejam analisadas as suas condições e ouvidos os coordenadores dos cursos nos quais os docentes atuam. 8) Vaga Conselho Municipal da Cidade. Em seguida, o presidente do conselho informou que foi disponibilizada uma vaga no Conselho Municipal da Cidade para a UFFS, conforme havia sido solicitado pela instituição (Of. Gab. Pref. N.º 508/2011, de 13 de abril de 2011). Tendo em vista que será realizada uma reunião para compor a comissão do Programa Artístico Cultural, os conselheiros sugeriram que nessa mesma reunião seja escolhido um representante dos docentes para ocupar tal vaga. 9) Vaga Comissão Municipal do PETI. Quanto à vaga disponibilizada à UFFS para compor a Comissão Municipal do PETI (Of. SMC nº 080/2011-CIRCULAR, de 11 de abril de 2011), ficou definido que será escolhido um representante na reunião já mencionada. Não havendo mais nada a tratar, eu, Daniel Bazzotti, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 28 de abril de 2011.

Data do ato: Erechim-RS, 28 de abril de 2011.
Data de publicação: 30 de janeiro de 2018.

Ilton Benoni da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim

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