ATA Nº 4/CONSCER/UFFS/2011

ATA DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2011 - 25 MAI 2011 - APROVADA NA 5ª SESSÃO ORDINÁRIA

Aos vinte e cinco dias do mês de maio de dois mil e onze, às treze horas e trinta minutos, no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, sito a Avenida Dom João Hoffmann 313, Bairro Fátima, em Erechim/RS, foi realizada a 4ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus da UFFS, Campus Erechim. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Ilton Benoni da Silva (Presidente do Conselho), Anderson André Genro Alves Ribeiro, Charles Sachet, Cleber Ori Cuti Martins, Dilermando Cattaneo da Silveira, Dirceu Benincá, Gerson Wasen Fraga, Lauri Lourenço Radünz, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Márcio Freitas Eduardo, Márcio Soares, Paulo Afonso Hartmann, Paulo José Sá Bittencourt, Ricardo Menezes Batista, Thiago Ingrassia Pereira, Thiago Soares Leite e Volnei Darino Pol. Os conselheiros Alexandra Borba Silva, Ari José Pertuzatti e Daniella Reche justificaram a ausência. Dando início à sessão, o presidente do Conselho de Campus, Prof. Ilton Benoni da Silva, apresentou a pauta da sessão aos conselheiros, assim composta: 1. Aprovação da pauta da sessão; 2. Apreciação da ata da sessão anterior; 3. Informes; 3.1. Direção; 3.2. Comissões; 3.3. Gerais; 4. Proposta de critérios e procedimentos para redistribuição e remoção de servidores (Comissão); 5. Planejamento 2011.2; 6. Assuntos Gerais. Ato contínuo, passou-se à discussão dos pontos da pauta. 1) Aprovação da pauta da sessão. Foi colocada em votação a pauta da sessão. O conselheiro Paulo José Sá Bittencourt sugeriu que fosse incluída a indicação de um docente do campus para compor a comissão que irá sistematizar e revisar a proposta do Regimento de Graduação. O conselheiro Paulo Afonso Hartmann, por sua vez, sugeriu que fosse incluído como ponto de pauta, o planejamento da pós-graduação para os próximos cinco anos. Em seguida, tendo em vista algumas indefinições quanto aos itens referentes ao planejamento do próximo semestre, o presidente do conselho propôs que o item 5. Planejamento 2011.2, fosse retirado da pauta, voltando a ser incluído na próxima sessão. Havendo concordância, a pauta foi aprovada com as alterações sugeridas. Ato contínuo, ao serem justificadas as ausências dos conselheiros, o Prof. Benoni destacou que o regimento do conselho irá regulamentar essas questões e questionou se os conselheiros desejam que as justificativas sejam lidas integralmente. Os conselheiros manifestaram-se desfavoráveis à leitura das justificativas, porém solicitaram que, caso necessário, possam ter acesso às mesmas. O presidente do conselho destacou que todos os documentos da secretaria do conselho estão à disposição dos membros do conselho. 2) Apreciação da ata da sessão anterior. Foi colocada em votação a aprovação da ata da 3ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus, sendo que a mesma foi aprovada por unanimidade. 3) Informes. 3.1) Direção. Inicialmente, o Coordenador Administrativo, Sr. Dirceu Benincá, informou que a central telefônica estará funcionando em breve e que duas telefonistas terceirizadas serão contratadas. Destacou que o campus recebeu um novo veículo (Ford KA) e que o veículo estará disponível para suprir as necessidades até que seja disponibilizado um veículo de transporte coletivo (Van). Também, o Sr. Dirceu ressaltou que as obras de construção do campus definitivo estão em pleno andamento. Por fim, comentou que a instalação dos aparelhos de ar condicionado estão aguardando a adequação da rede de energia elétrica. Na sequência, o Coordenador Acadêmico, Prof. Paulo José Sá Bittencourt, informou que foi constituída uma comissão que organizará um evento, a ser realizado no dia 15/06, para debater e produzir propostas de ação ao programa artístico-cultural. Confirmou, também, a palestra da Professora Denise Leite (UFRGS), para o dia 08/06, no programa de formação docente. Por fim, destacou que não houve manifestação oficial da Pró-Reitoria de Graduação a respeito da revisão dos Programas Políticos de Cursos (PPCs). Em seguida, o Prof. Benoni expôs a situação dos pedidos de redistribuição do Prof. Fernando Zocche e, também, da reposição do Prof. Anderson Chaves Mossi. Seguiu-se uma discussão sobre a distribuição de vagas para novos docentes de acordo com a demanda já existente. Ficou definido que a Coordenação Acadêmica convocará todos os professores para uma plenária a fim de definir a ordem de prioridade dessa demanda, através do estabelecimento de critérios que serão determinados na própria reunião. Posteriormente, será convocada uma sessão extraordinária do Conselho de Campus com o objetivo de apreciar e votar essa proposta. Também, ficou decidido que serão analisadas todas as possibilidades de preenchimento de cada demanda na ordem previamente definida, caso não seja possível preenchê-la, poder-se-á passar para a próxima posição, mantendo a demanda não preenchida na mesma posição. 3.2) Comissões. Na sequência, os conselheiros esclareceram brevemente o andamento das atividades das comissões instituídas pelo Conselho de Campus. Foi definido que a comissão responsável pelo Programa Articulador UFFS/Municípios deverá apresentar a sua proposta de trabalho na próxima sessão ordinária do Conselho de Campus. 3.3) Gerais. Ato contínuo, concedeu-se um espaço para que os conselheiros realizassem informes gerais. 4) Indicação de docente para a Comissão do Regimento de Graduação. Tendo em vista a realização da plenária de docentes (conforme item 3.1), ficou decidido que a indicação de um docente do campus para compor a comissão que irá sistematizar e revisar a proposta do Regimento de Graduação será definida nessa reunião. 5) Planejamento da pós-graduação. O conselheiro Paulo Afonso Hartmann esclareceu que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação solicitou que o campus apresente, até o dia 30/05, o planejamento da pós-graduação para os próximos cinco anos. Conforme sugestão do próprio conselheiro, ficou definido que deverá ser solicitada a ampliação do prazo para entregar o referido planejamento à Pró-Reitoria. 6) Proposta de critérios e procedimentos para redistribuição e remoção de servidores (Comissão). Considerando o tempo decorrido nesta sessão e, também, que a comissão responsável pela elaboração da proposta de critérios e procedimentos para redistribuição e remoção de servidores esclareceu que existem algumas pendências a serem resolvidas, ficou definido que a comissão concluirá a proposta e indicará a matéria para ser apreciada em nova sessão. Não havendo mais nada a tratar, eu, Daniel Bazzotti, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 25 de maio de 2011.

Data do ato: Erechim-RS, 25 de maio de 2011.
Data de publicação: 30 de janeiro de 2018.

Ilton Benoni da Silva
Presidente do Conselho de Campus Erechim

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