ATA Nº 2/CONSCLS/UFFS/2015

2ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos seis dias do mês de abril de dois mil e quinze, às dezessete horas, na sala 307 - Bloco A, do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a segunda sessão ordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa. Justificativa de ausência: Cladir Teresinha Zanotelli. Expediente: 1.1. Comunicados e esclarecimentos: O presidente informou que partir de uma reunião realizada em Brasília, que as obras do trevo de acesso da UFFS foram reiniciadas hoje, a empresa que está fazendo a manutenção da BR 158 fará um aditivo para o Ministério de Transporte, em função do material utilizado nas obras dessa BR. O coordenador administrativo relatou que a para o Ministério de Transporte Vigilância Epidemiológica do município de Laranjeiras do Sul informou que haverá um mutirão de combate a dengue, no dia 26 de abril de 2015, que passará coletando o lixo deixado para fora das residências e solicitaram o apoio da universidade, por meio da disponibilização dos discentes para colaborarem, tendo certificação para quem participar do mesmo. Informou que ainda não foi liberado a mudança para o bloco dos professores, pela ausência da fibra ótica, devido aguardar outra especificação de fibra ótica que atenda as necessidades do campus. O presidente informou que a professora Ândrea Francine Batista protocolou o processo de redistribuição para Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mencionada Universidade já ofereceu código de vaga para reposição. O professor Wanderson Gonçalves Wanzeler expôs sobre o problema de infestação de ratos. Abordou-se sobre a necessidade de campanhas de limpeza na área do refeitório. 2. Ordem do dia: 2.1 Aprovação da ata da 1ª Sessão ordinária de 2015 do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul: A ata foi aprovada por unanimidade pelos presentes. 2.2 Apreciação do Processo nº 23205.001646/2014-71 - Remoção Ceyça Lia Palerosi Borges: Registra-se a ausência do professor Lisandro Tomas da Silva Bonome, devido ao fato de o referido processo se tratar de sua cônjuge. O presidente fez leitura dos pareceres contidos no processo, expedidos pelas coordenações dos cursos de Agronomia, Ciências Econômicas e Engenharia de Alimentos. Os pareceres dos cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos foram favoráveis a remoção, mais destacavam que naquele momento não tinha código de vagas e havia outras prioridades de contratação de professores, para outras áreas. O curso de ciências econômicas fez um levantamento das disciplinas que a requerente poderia assumir, que estão a cargo de outros professores, nessa análise verificou-se a disponibilidade de sessão de 12 créditos, o parecer foi favorável à solicitação de remoção, desde que atendido os aspectos da ocupação mínima da docente em atividades de ensino de graduação e a reposição da vaga no atual curso de vinculação da docente no campus de Chapecó. O presidente expôs que neste momento o Campus tem código de vaga (regime 20h, o mesmo da requerente), devido ao pedido de exoneração do docente Álvaro de Oliveira Borges Filho. O professor Jorge Erick Garcia Parra, coordenador do curso de Engenharia de Aquicultura, relatou que o processo não passou pelo colegiado de Engenharia de Aquicultura, mas que com a saída do citado professor ficaram disponíveis 6 créditos. A professora Janete Stoffel, coordenadora do curso de Ciências Econômicas, expôs que com exoneração do referido professor também é favorável ao deferimento do processo. A professora Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, coordenadora do curso de Agronomia, abordou que com saída do professor Álvaro, ficou 2 créditos e tem outras disciplinas, que estão a cargo de outros professores, os quais estão com a carga horária alta, que poderão ser ministradas por esta docente, e afirmou ser favorável ao deferimento da remoção. O professor Ernesto Quast, coordenador do curso de engenharia de alimentos, expôs que com saída do professor Álvaro de Oliveira Borges Filho no meio do semestre, ficou uma disciplina de 4 créditos sem professor e é favorável ao deferimento da remoção para não prejudicar o andamento das aulas. Após as considerações sobre o assunto a remoção da docente Ceyça Lia Palerosi Borges, para o campus Laranjeiras do Sul, foi aprovada por unanimidade. 2.3 Implantação de Unidades Acadêmicas (UNAs) no Campus Laranjeiras do Sul: A professora Manuela F. de C. da S. Pereira apresentou, conforme anexo, o que os regulamentos da UFFS, Estatuto e Regimento, abordam sobre as UNAs. Relatou que as UNAs são unidades acadêmicas de nível de base, com uma estrutura composta por colegiado e coordenação geral e adjunta, tem como competência a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e desenvolver as atividades de pesquisa e extensão. Abordou que, a princípio, a estrutura das UNAs seriam apoiadas pelos setores já estabelecidos no campus, apresentou quais setores dariam esse apoio, principalmente os que compõe a coordenação acadêmica. Expôs os pré-requisitos necessários para criação de uma unidade acadêmica, que compete ao CONSUNI criar as UNAs, a partir de uma proposta do conselho de campus. O professor Ernesto, apresentou pontos para essa discussão: Qual a diferença da organização acadêmica da UNAs em relação a organização que se tem hoje? quais são as vantagens e desvantagens?; O que as UNAs podem contribuir para a discussão dos domínios comum e conexo e dos problemas como entrada de alunos, retenção e evasão? Sugeriu que a coordenação geral e adjunta das UNAs tenham atribuições distintas. Propôs a reflexão quanto ao mínimo de cursos necessários para criação de uma UNA e sobre ter uma unidade por campus. A professora Janete perguntou se algum outro campus já iniciou essa experiência, se além das coordenações dos cursos teria coordenações por UNA. Abordou que talvez tenha a necessidade de ter mais tempo para a discussão dessa demanda. O professor Luciano comentou que vê as UNAs na mesma perspectiva de um centro acadêmico e questionou se era o momento para realizar sua implantação mas sim para discutir sua implantação. A professora Manuela respondeu os questionamentos da professora Janete, expondo que não encontrou registro sobre discussão das UNAs em outros campi, que há necessidade de trabalhar a organização do campus (rotinas e estrutura de pessoal) e as atribuições administrativas das coordenações dos cursos, o que faz com que as coordenações não tenham tempo para as questões pedagógicas. Propôs compor uma comissão formada por um técnico, um coordenador de curso e um docente, apoiada pelas coordenações acadêmicas e administrativa e secretaria de órgãos colegiados, para trabalhar essa demanda. A professora Silvia abordou que a intenção é criar uma discussão para levantar as questões da organização dentro do curso, carga horária de professores, demanda docente, as mesmas disciplinas ministradas em cursos diferentes, isto é caminhos a seguir para melhorar a organização do campus. O professor Luciano expôs que é necessário estabelecer as atribuições das unidades acadêmicas. Sugeriu que sejam convidados docentes de centros já existentes, para apresentar as características, vantagens e desvantagens da implantação das UNAs. O presidente abordou que não tem dúvida que as UNAs serão necessárias, mas não sabe o tempo ideal para criação e implantação das mesmas. Considera que o ideal seria pactuar a criação das UNAs com o Ministério da Educação, para que isso ocorra, é necessária a expansão dos cursos da UFFS. A professora Silvia comentou que dentro das UNAs os docentes que não fazem parte de colegiados podem participar de decisões. A comissão, para trabalhar essa demanda, ficou composta pela técnica administrativa Evelin Samuelsson, o coordenador de curso Ernesto Quast e o docente Humberto Rodrigues Francisco. 2.4 Organização de salas de aulas - posição quadros e projetores: O professor Luciano relatou que quando é ligado o projetor, ele ocupa parte do quadro, em virtude disso, solicitou quadros maiores e que os projetores não fiquem no meio do quadro, mas nas laterais. O professor Arami relatou que teve problema com o projetor da sala de aula 305 e sugeriu que tenha um bedel, o qual fique responsável por conferir se os equipamentos estão funcionando, antes de começar as aulas. Comentou que recebeu um e-mail solicitando que fosse comunicando problemas relacionados à infraestrutura e não concorda com esse procedimento. O professor Humberto comentou que no campus de Chapecó tem um painel fixado ao lado do quadro para projeção e sugeriu colocar um computador em cada sala de aula, para projeção. A professora Manuela comentou sobre a utilização da transmissão sem fio nos projetores. O professor Ernesto abordou que foi ele que enviou o referido e-mail, o qual foi encaminhado com objetivo de unir a informação sobre os problemas de estrutura. Comentou que considera que é responsabilidade de cada um relatar os problemas de estrutura dos equipamentos das salas de aulas que ministram aulas e como são várias salas e as aulas iniciam as 7h30min não há possibilidade dos técnicos passar em todas as salas verificando os funcionamentos dos equipamentos. Expôs que os projetos são iguais para todos os campi, mas soluções não são compartilhadas. O presidente comentou que é realizada verificação dos equipamentos uma vez por semana nas salas de aula, talvez fosse ideal se realizar tal procedimento mais vezes e socializou que a posição dos equipamentos foram feitas a partir de uma licitação. Abordou que verificará a possibilidade de implantação de telas móveis e repassará para coordenação administrativa a demanda exposta pelo professor Luciano. A professora Silva sugeriu centralizar as informações de problemas com os equipamentos, nos servidores que emprestam os mesmos. 2.5 Problemas de barulho ocasionados pela utilização da mesa de pingue-pongue: A professora Manuela abordou que esse problema é consequência da falta de espaço para convivência além do outro problema de barulho que é o jogo de truco, e ainda, os alunos usam as mesas da lanchonete para estudo, o que ocasiona falta de mesa no horário de almoço. Sugeriu normas de condutas para os discentes e a retirada da mesa de pingue-pongue. O presidente propôs a utilização da metade do espaço do restaurante universitário, para alocar o DCE, espaço de convivência (pingue-pongue), auditório etc. O professor Arami ressaltou que este assunto foi discutido em outra sessão e deliberado por haver horários determinados para utilização da mesa de pingue-pongue. A discente Sandra comentou sobre a falta de cooperação dos alunos no cumprimento dos horários pré-combinados, manifestando-se a favor da retirada da mesa de pingue-pongue. O professor Gilmar comentou sobre a importância dos espaços de convivência para os alunos. Ressaltou a importância de se aceitar a execução de atividades como do coral, dança etc, que ocasionam barulho, porém é importante organizar essas atividades, para que não ocorram durante outras atividades que requerem silêncio, como por exemplo videoconferências. Aprovou-se a proposta de retirar a mesa de pingue-pongue e fazer uma resolução com normas de conduta para os discentes. 3. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, eu, Marize Helena da Rosa Vendler, secretária ad hoc, lavrei esta ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.
Marize Helena da Rosa Vendler __________________________________________________________
Paulo Henrique Mayer _________________________________________________________________

 

Versão original impressa e assinada

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 06 de abril de 2015.
Data de publicação: 13 de dezembro de 2017.

Paulo Henrique Mayer
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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