ATA Nº 3/CONSCLS/UFFS/2015

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2015 DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos cinco dias do mês de maio de dois mil e quinze, às dezessete horas, na sala 206 - Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a terceira sessão ordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa. Expediente: 1.1. Comunicados e esclarecimentos: Tendo em vista o período de férias do professor Paulo Henrique Mayer, de 04 de maio a 07 de junho de 2015, a professora Cladir Teresinha Zanotelli o está substituindo nesse período nas funções de direção e como presidente na sessão do presente Conselho. A professora Cladir Teresinha Zanotelli informou que a Coordenação Acadêmica juntamente com os coordenadores de curso estão no período de elaboração do Relatório de Atividade Docente (RAD) e do Plano de Atividades. 2. Ordem do dia: 2.1 Aprovação da ata da 2ª Sessão ordinária de 2015 do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, de 06 de abril de 2015: A referida Ata foi aprovada pelos presentes. 2.2 Parecer “Ad referendum” - Homologação da composição do Colegiado do curso de Engenharia de Aquicultura - Documento MEM 13/CCEAQ-LS/UFFS/2015: A professora Cladir Teresinha Zanotelli apresentou o documento de homologação "ad referendum" da composição do Colegiado do referido curso e salientou que a Pró-Reitoria de Graduação orientou que o professor Jorge Erick Garcia Parra deve sair da coordenação do curso somente quando for publicada a portaria de nomeação do novo coordenador. O parecer foi ratificado pelos presentes, ficando homologada a composição apresentada no citado documento. 2.2.1 Posse do conselheiro Marcos Weingartner: Tendo em vista a homologação da composição do Colegiado do curso de Engenharia de Aquicultura, o professor Marcos Weingartner tomou posse como membro efetivo do Conselho de Campus, sendo seu suplente o professor Ronan Maciel Marcos, Coordenador Adjunto do mencionado curso. 2.3 Indicação do prof. Paulo Alexandre Nunes como membro suplente no Núcleo Permanente de Pessoal Docente (NPPD) - Documento MEM 11/ACAD-LS/UFFS/2015: A professora Cladir Teresinha Zanotelli apresentou o documento que trata da indicação do professor Paulo Alexandre Nunes como membro suplente no NPPD em substituição a professora Vanda Mari Trombetta. A indicação foi aprovada por consenso. 2.4 Apreciação do Documento MEM 11/ACAD-LS/UFFS/2015 - Abaixo assinado em referência ao acontecimento do dia 23 de abril de 2015: A professora Cladir fez a leitura do documento e passou a palavra ao Coordenador Administrativo Fernando Zatt Schardosin, que participou da sessão embora esteja em período de férias, qual fez colocações sobre o assunto. Na ocasião o mesmo recebeu e despachou o documento para análise pelo Conselho de Campus, baseando-se no Estatuto da Universidade, uma vez que o Campus não possui regulamentação para o uso do espaço público. Seu despacho também se referiu ao Artigo 5º da Constituição Federal que fala dos direitos e deveres individuais e coletivos. O servidor Fernando Zatt Schardosin também falou da necessidade de criação de um regimento ou normas de conduta que regule essas ações. A professora Cladir Teresinha Zanotelli sugeriu a expedição de uma portaria que regule a utilização dos espaços coletivos, devido a demora da criação de um regimento. O professor Ernesto Quast falou que não concorda com a discussão de mais uma regra, afirmando que o bom censo permite a convivência pacífica com esse tipo de problema, entendendo que situações como essas se dêem pela falta de espaço para eventos, falou sobre o acontecimento da semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos dizendo que esperava que ocorresse movimentação com a rotina do Campus, disse que era contra a proibição e que concordava com a utilização do bom censo. Sugeriu uma ação mais imediata como a possibilidade de utilização do espaço em frente ao bloco A, que futuramente será destinado ao bloco B, para a realização de eventos e feiras e até mesmo lazer. A professora Ana Cristina Hammel falou que discordava dos termos utilizados pelos estudantes no documento. Falou também do evento que se tratou da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária e que estava acontecendo em várias universidades pelo país. Comentou da realização da mística que é de prática dos movimentos sociais, que ocorreu em parte em horários de aula. Disse também, que após o pedido do Coordenado Administrativo Fernando Zatt Schardosin, solicitou aos estudantes que estavam tocando batuque para que parassem nesse momento. A Professora também pediu a ponderação e bom censo do Conselho, justificando a falta de espaço e a necessidade de maior diálogo com os coordenadores sobre o assunto. A professora Silvia Romão falou que a situação é mais difícil e delicada e deve-se conversar mais sobre o assunto, falou que já aconteceram vários eventos que prejudicaram as aulas e voltaram a se repetir. Falou que temos um único prédio, justamente o prédio que é utilizado para aulas, e se tratando de um dia letivo os alunos tem direito e os professores estão lá para dar aula. Disse que não foi apenas um dia, que movimentações como essa tem acontecido várias vezes durante o ano, prejudicando os alunos. Defendeu o ponto de vista dos alunos que foram prejudicados pelo barulho e comentando que eventos em dias letivos devem possuir regramento dentro do Campus, propondo também a utilização de outros espaços. A professora Janete Stoffel disse que não concorda em proibir eventos, mas que deve-se pensar na forma correta de como organizar esses eventos sem prejuízos acadêmicos. A mesma propôs a criação de um setor que centralizasse a organização dos eventos, em conjunto com os coordenadores dos eventos. Falou da possibilidade de os professores serem avisados da realização desse tipo de evento e afirmou também que é favorável ao bom censo e que a proposta do regimento deve ser pensada futuramente. A professora Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira comentou sobre a criação do espaço para esses eventos e das conversas que fez após o evento com alunos e servidores dos setores mais afetados. Disse também que deve-se partir para a criação de um regimento interno. Salientou também que o barulho diário também afeta os setores principalmente na biblioteca. Falou que deve ser criado um regimento e não uma portaria específica para os eventos para que não sobrecaia novamente a responsabilidade para a Direção, Coordenação Acadêmica, Coordenação Administrativa e coordenações de cursos. Disse que os estudantes não querem mais fazer as semanas acadêmicas na cidade, pela falta de espaço para realização desses eventos devido a constante demanda. A professora Cladir Teresinha Zanotelli disse que já está sendo planejado o setor de eventos. O professor Jorge Erick Garcia Parra falou das realizações de eventos dentro das áreas do conhecimento que devem ser coordenados para não prejudicar as outras áreas, comentou que se o espaço é para ensino esse não pode ser prejudicado, disse que a Universidade não pode perder o foco do que se propõe a fazer. O professor João Arami Martins Pereira falou sobre a proibição do jogo de truco e tênis de mesa, que era para evitar esse tipo de problema com o barulho, falou que deu aula em movimentos e que a mística era realizada dentro da sala de aula para não perturbar as aulas ao lado, disse que está na Universidade pelo objetivo principal de ensino, comentando que já realizou eventos no sábado para não prejudicar as atividades de ensino. O referido professor afirmou ainda que está chateado pelo fato de a Universidade não ter participado da feira municipal e de outras feiras da região e entende que a mesma deveria estar presente devido aos temas serem estudados dentro da UFFS nos cursos de Engenharia de Alimentos, Agronomia e Economia. A professora Cladir Teresinha Zanotelli respondeu que a Universidade participou todos os anos na Expoagro, mas que agora está sendo cobrado o espaço para a participação e que a UFFS não tem dinheiro para comprar esse espaço. O Coordenador Administrativo Fernando Zatt Schardosin disse que o curso de Engenharia de Aquicultura esteve presente, mas não em espaço cedido para a Universidade. Falou que a UFFS não tem política de pagar por publicidade. Comentou também do setor de organização dos eventos, porém, salientou que esse setor não vai suprir todas as demandas originadas, atentando para a comissão organizadora. Falou da proibição do tênis-de-mesa e do truco, dizendo que foi uma decisão baseada em necessidades, mas que o truco está no bom senso dos alunos, por que existe apenas a proibição, mas não um caminho da ação. Comentou também sobre o espaço externo provisório ou permanente com brita e tendas para suprir as necessidades dos eventos, podendo ser realizadas feiras e eventos dos cursos. O servidor Fernando Zatt Schardosin também falou sobre o espaço do RU que deve ser debatido, porque não será utilizado todo o espaço. O professor João Arami Martins Pereira falou sobre a burocracia e suas disfunções, comentou sobre a necessidade de documentos que devem ser apresentados pelos alunos para realização de viagens de estudo, sendo que a UFFS já possui toda a documentação dos acadêmicos e sugeriu que os alunos deveriam fornecer apenas o nome e número de matrícula e assinar a lista de passageiros. Comentou também em relação ao processo eleitoral, que não foi enviado oficio as entidades externas dos vinte municípios da Cantuquiriguaçu convocando a comunidade externa para a participação na eleição para diretor e registrou que para que a Universidade seja reconhecida em nível regional, ela deve formalizar esse tipo de ação junto a instituições públicas e privadas, incluindo sindicatos, prefeituras, cooperativas, associações, CTG's e outros. A professora Cladir Teresinha Zanotelli comentou que a convocação da comunidade externa ficou por conta do Conselho Comunitário e pediu para que o professor João Arami Martins Pereira fizesse essas colocações na reunião do referido Conselho. A professora Silvia Romão disse que existiu uma proposta de compra de uma tenda que era para ser utilizada para o mesmo fim proposto na reunião e sugeriu que essas informações sejam resgatadas nas atas do Conselho de Campus. Falou sobre a criação de regras que limitem as ações que prejudicam os direitos dos outros e afirmou que deve-se buscar soluções para os eventos e que é de bom censo de quem está organizando o evento limitar as ações para que os direitos dos demais dentro do prédio não sejam atingidos. Comentou também da questão da poluição visual, para não chegar ao ponto de ocupar todo o espaço do prédio, dizendo que a questão visual também tem atrapalhado. O Técnico-administrativo Sandro Neckel da Silva falou sobre a regulação da retirada dos cartazes, que devem ser retirados assim que o evento é encerrado. A professora Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira disse que os eventos são todos formalizados e que não seria necessária a criação de um novo formulário e sugeriu que deve ser criado um regimento para potencializar os fluxos que já existem e remeter a responsabilidade aos organizadores. A mencionada professora sugeriu que o assunto sobre a tenda seja encaminhado para providências dos setores de Infra-estrutura juntamente com a Coordenação Administrativa. Disse também, que deve ser encaminhado a criação de um regimento de Campus e que trate das questões de eventos. A professora Cladir Teresinha Zanotelli falou da estruturação do setor e da demanda da normatização dos eventos e defendeu que essas observações devem estar elencadas em algum documento que responsabilize os organizadores do evento em recolher o material e manter a ordem e limpeza do ambiente. Como encaminhamento, a professora Cladir Teresinha Zanotelli sugeriu que depois que o setor terminar a proposta com as normas, ela própria, enquanto Coordenadora Acadêmica, ou a próxima Coordenação Acadêmica deverá apresentar o documento ao Conselho de Campus. O professor Luciano Tormen falou sobre o jogo de truco, que deve ser dada aos funcionários da cantina ou aos vigilantes a atribuição de proibir o jogo, dizendo que a cantina deveria ficar em outro local como em outras universidades e não no mesmo local das aulas. O professor Ernesto Quast falou de se pensar na co-responsabilidade dos docentes, na necessidade de se estabelecer as consequências caso o bom senso seja ultrapassado, que pode ser discutido no conselho. Quanto à cantina, o mesmo disse que não concorda com o professor Luciano Tormen e afirmou que a questão não é tão simples. A professora Janete Stoffel falou que o pessoal da cantina comentaram que o espaço e as mesas não são de sua responsabilidade. O servidor Fernando Zatt Schardosin afirmou que as mesas são de responsabilidade da cantina e o espaço do saguão é de responsabilidade da Universidade e comentou que há também problemas com relação à limpeza do local que parte é de responsabilidade da cantina e parte da Universidade. O Coordenador Administrativo propôs encaminhar-se a questão das tendas para a comissão de implantação ou para o setor de Infra-estrutura. A professora Cladir Teresinha Zanotelli propôs como encaminhamento por parte da Coordenação Acadêmica que solicitará ao setor de eventos a construção de um documento com normatizações e sugestões de algumas opções de locais para realização de eventos para apresentação ao Conselho de Campus nas próximas reuniões ou no máximo em sessenta dias. 3. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, a presente sessão foi encerrada às 18h43min, eu, Wilson Ramos Mayer, secretário ad hoc, lavrei esta ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.
Cladir Teresinha Zanotelli ______________________________________________________________
Wilson Ramos Mayer _________________________________________________________________

 

Versão impressa e assinada

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 05 de maio de 2015.
Data de publicação: 13 de dezembro de 2017.

Cladir Teresinha Zanotelli
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 3/CONSCLS/UFFS/2015