ATA Nº 1/CONSCLS/UFFS/2024

ATA Nº 1 – 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL 26 de FEVEREIRO de 2024

Aos vinte e seis dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte e quatro, às 14 horas e oito minutos, os membros do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a primeira Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2024, sob a Presidência do Diretor de Campus, professor Fábio Luiz Zeneratti. Estiveram presentes os(as) conselheiros(as): Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, William Pletsch dos Santos, Bruno Fernandes de Oliveira, Daniele Guerra da Silva, Cacea Furlan Maggi Carloto, Ana Cristina Hammel, Carlos José Raupp Ramos, Eduarda Molardi Bainy, Eloir Faria de Paula, Ivan Maia Tomé, Gabriela Ribeiro Cardoso, Jean Junior Zanatta, João Arami Martins Pereira, Joaquim Gonçalves da Costa, Marciane Maria Mendes, Mariano Luis Sánchez, Maude Regina de Borba, Régis Clemente da Costa, Ricardo Key Yamazaki, Yasmine Miguel Serafini Micheletto, Wanderson Gonçalves Wanzeller, e a Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, Marize Helena da Rosa Vendler. Justificaram ausência Willian Nathanael Cartelli de Paula, Ceyça Lia Palerosi Borges, Alcione cordeiro de Andrade, Josimeire Aparecida Leandrini, Vitor de Moraes, Ernesto Quast, Liria Ângela Andrioli e Kamille Machado dos Santos. Às 14 horas e oito minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimenta os presentes dando boas vindas e dá início a sessão com os informes: 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: a) Diretor de Campus: O diretor Fábio Zeneratti informou que: 1. As atividades do curso de Administração iniciam em 2024.1, o que é uma conquista para o campus. 2. Nas datas de 11 e 12 março estará em Brasília, para levar pautas do campus e conseguir apoio. 3. Em 1 de março (sexta-feira) o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Joviles estará no campus participando de reuniões: no período da manhã com os cursos de pós-graduação e a tarde com os membros do CAP. b) Coordenação Administrativa: O Coordenador Administrativo William Pletsch dos Santos informou que: 1. As demandas de infraestrutura foram realizadas (instalação dos ventiladores nas salas de aula; espelhos nos banheiros; finalizou-se 99% da cobertura entre os blocos; conclusão da perfuração do poço artesiano; os computadores do laboratório de informática da sala 208 foram renovados, atualizado os programas e disponibilizou-se 4 computadores para uso dos alunos, os quais estão no saguão do bloco A. 2. Chegou o veículo L200, ano 2008 para o campus. 3. Aumentou as inscrições no Sisu e PPS, com 800 e poucos inscritos e aumentou, 50 % no Sisu e 70% no PPS, o envio dos documentos para matrícula, bem como prevê uma ocupação de 70% das vagas ofertadas em 2024.1. c) Coordenação Acadêmia: A Coordenadora Acadêmica Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira informou que: 1. Os coordenadores dos cursos, a secretaria acadêmica e a comissão de análise renda entraram em contato com os candidatos, para instruí-los sobre os procedimentos e entrega de documentos. 2. Agradeceu os servidores técnicos, docentes e alunos que divulgaram o processo seletivo (PSS). Comentou sobre as ações de divulgação, como panfletagem e ações de orientação aos estudantes para realizarem a matrícula, bem como o aumento de servidores na SECA-LS para auxiliar nas matrículas. Essas ações contribuíram muito para o aumento dos inscritos. 3. Encerrou as primeiras chamadas do SISU e PPS, está ocorrendo a segunda chamada do Sisu e as chamadas de dois candidatos do pró-imigrante e nove candidatos do PIN. Nos processos seletivos teve muitos candidatos indígenas. 4. Realizou-se formação para os docentes, com palestra para atender o desafio de trabalhar com ingressantes, bem como a coordenação do curso de Administração terá capacitação para trabalhar com o EAD. 5. Na primeira semana de aula terá a acolhida aos estudantes, com atividades culturais de segunda-feira a quinta-feira no intervalo das 15h10. d) Outros informes: 1. O conselheiro Ivan comentou sobre a dificuldade de implantação de novos cursos, tais como trabalhar com componentes curriculares em EAD, não ter Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC e que o PPC do curso de Administração foi aprovado com bibliografias que tinham no portal da minha biblioteca, porém com a mudança do contrato tem muitas bibliografias que não tem mais. 2. A conselheira Ana Hammel relatou que o curso de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas é ofertado em regime de alternância e tem o processo seletivo diferenciado, não ofertando vagas no SISU ou PSS. Expôs que foram realizadas 50 matrículas, sendo necessário aumentar a oferta de 40 vagas para 50 vagas. Os ingressastes vem de diferentes cidades do estado do Paraná e o semestre de 2024.1 inicia no mês de abril. Pelas características da alternância o curso conta com o projeto Ciranda que dá suporte as mães que têm filhos. 1.2 Aprovação da ata 13 da 11ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus 2023: a Ata foi aprovada pelo conselho. 2 ORDEM DO DIA. 2.1 Apreciação da Proposta de Calendário das Sessões Ordinárias do Conselho de Campus de 2024, anexa: O presidente apresentou aos conselheiros a proposta de Calendário das Sessões Ordinárias do Conselho de Campus de 2024: 1ª 26/02, 2ª 19/03, 3ª 18/04, 4ª 17/5 e 5ª 10/06, 6ª 2/07, 7ª 15/08 e 8ª 13/09, 9ª 14/10, 10ª 12/11 e 11ª 05/12. A proposta de calendário foi aprovada pelos conselheiros. 2.2 Definição de Fluxo interno referente as Solicitações de Redistribuição para o Campus Laranjeiras do Sul, (Comunicado da PROGESP/DPAM sobre os novos fluxos de Redistribuição de outra instituição): O presidente relatou que a PROGESP enviou comunicado informando que os pedidos de redistribuição recebidos serão enviados para um banco dados, quando tiver vaga para docente o campus consulta no banco de dados os pedidos para o campus e contacta o requerente do pedido, para ver se ele tem interesse ainda na redistribuição, havendo interesse o campus pede a abertura do processo de redistribuição. Comentou que, em uma reunião do conselho de campus a professora Aline sugeriu a discussão do fluxo interno dos processos de redistribuição docente que vem para o campus. No passado os processos de redistribuição passavam pela análise de todos os colegiados, que o professor teria aula. Atualmente o processo de redistribuição que chega é encaminhado para análise do colegiado que o professor terá mais aulas, considerando que a deliberação sobre o processo de redistribuição é realizada no conselho de campus, que tem a presença de todos os coordenadores de curso. Desta forma, é necessário definir se os processos de redistribuição vão ser encaminhados para análise do colegiado que o professor ministrará mais aulas ou para análise de todos os colegiados que o professor dará aula. A conselheira Ana Hammel expôs que a análise do colegiado que o docente terá uma carga horária maior de aula precisa ter maior peso. Definiu-se que os processos de redistribuição que chegarem para as coordenações de cursos são encaminhados para gestão de pessoas orientar os procedimentos. Comentou-se que terá discussão sobre novos códigos de vagas, os quais CPPD ficará responsável. Definiu-se como fluxo interno, que os processos de redistribuição serão encaminhados para análise de todos os colegiados que o professor ministrará aula, com prazo máximo de 30 dias para o retorno. 2.3. Indicação de Novo Coordenador Adjunto de Cultura do Campus Laranjeiras do Sul: O diretor informou que a servidora Fernanda Marcon, que é a atual coordenadora adjunta de cultura sairá para licença capacitação (pós-doutorado). Desta forma, tem a sugestão de indicação da professora Deise Maria Bourscheid, que faz parte do Comitê Assessor de Extensão e Cultura do Campus Laranjeiras do Sul, para assumir essa coordenação adjunta. Considerando que, com a previsão da saída da professora Fernanda a professora Deise participa desde o início ativamente das ações de cultura, com o planejamento de atividades culturais mensais. Os membros do conselho aprovaram a indicação da professora Deise Maria Bourscheid como Coordenadora Adjunta de Cultura do Campus Laranjeiras do Sul. 3. ENCERRAMENTO: Nada mais a tratar, às quinze horas e dezessete minutos, o presidente encerrou a sessão e eu, Marize Helena da Rosa Vendler, secretária da sessão, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

 

                                                           _______________________________ ____________________________________________

MARIZE HELENA DA ROSA VENDLER

SIAPE 1829715

Secretária da Sessão

 

                                                            ___________________________________________________________________________

FÁBIO LUIZ ZENERATTI

SIAPE 2270170

Presidente do Conselho e Diretor do Campus

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 26 de fevereiro de 2024.
Data de publicação: 22 de maio de 2024.

Fábio Luiz Zeneratti
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 1/CONSCLS/UFFS/2024