ATA Nº 2/CONSCLS/UFFS/2024

ATA Nº 2 – 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL 19 de março de 2024

Aos dezenove dias do mês de março de dois mil e vinte e quatro, às 14 horas e oito minutos, os membros do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a segunda Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2024, sob a Presidência do Diretor de Campus, professor Fábio Luiz Zeneratti. Estiveram presentes os(as) conselheiros(as): Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, Bruno Fernandes de Oliveira, Ana Cristina Hammel, Carlos José Raupp Ramos, Ceyça Lia Palerosi Borges, Daniele Guerra da Silva, Eduarda Molardi Bainy, Ernesto Quast, Felipe Mattos Monteiro, Fernando Zatt Schardosin, Ivan Maia Tomé, Jean Junior Zanatta, Joaquim Gonçalves da Costa, Liria Ângela Andrioli, Marciane Maria Mendes, Mariano Luis Sánchez, Maude Regina de Borba, Rafael Stefenon, Ricardo Key Yamazaki, Vitor de Moraes, Yasmine Miguel Serafini Micheletto, Wanderson Gonçalves Wanzeller, e a Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, Marize Helena da Rosa Vendler. Justificou ausência Cacea Furlan Maggi Carloto. Às 14 horas e cinco minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimenta os presentes dando boas vindas e dá início a sessão com os informes: 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: a) Diretor de Campus: O diretor Fábio Zeneratti informou que: 1. Está sendo construído em conjunto com as representações dos estudantes (centros acadêmicos e atlética) o edital para pintura dos bancos. É uma espécie de adote um banco, para quem deseja se expressar artisticamente por meio da pintura. Uma comissão constituída pelos representantes dos centros acadêmicos e a professora Deise, coordenadora adjunta de cultura, acompanhará o processo, o qual está na fase de admissão de pedidos. 2. No ano passado veio 14 códigos de vagas para docentes e 11 códigos de vagas para técnicos administrativos. Neste momento a PROGESP solicitou para os campi a previsão de técnicos administrativo e docentes. No total o campus Laranjeiras do Sul, conforme estudo realizado de demanda por pessoal, precisa de 15 técnicos administrativos (entre assistentes de administração e cargos específicos, como técnico de laboratório e educador físico) e 08 novos códigos de vagas docentes. 3. Está sendo realizado o conserto do telhado dos laboratórios e troca das calhas, para o qual foi necessário desligar os ares-condicionados. Isso trouxe algumas dificuldades devido ao calor. Questionou-se os ares-condicionados estão apenas desligados para realizar o conserto do telhado ou precisam de manutenção para voltar a funcionar. A conselheira Fabiana relatou que a maioria dos ares-condicionados é só ligar para funcionar, mas têm alguns que precisam de manutenção. Para realizar a manutenção é necessária a liberação do orçamento, a qual é geralmente efetuada em abril e, após a liberação será feito o empenho solicitando o conserto e manutenção dos ares-condicionados. 4. A reitoria enviou uma nota informando que a universidade foi comunicada sobre a deflagração de greve dos técnicos-administrativos. O conselheiro Fernando fez a leitura do documento (anexo) sobre o movimento de greve, que foi expedido para pelo SINDTAE. 5. A abertura do PDI no dia 21/03, às 8h30 será transmitida pelo canal do youtube da practice e todos estão convidados para participar. 6. Nos dias 3 e 4 de abril terá a Conferência de Ciência e Tecnologia, para qual a direção do campus Laranjeiras do Sul foi indicada como representante do Paraná, bem como foram indicados 5 cinco participantes do campus Realeza e 5 participantes do campus Laranjeiras do Sul (Ernesto Quast, Liria Angela Andrioli, Regis Clemente Da Costa, Edmilson José Kleinert e Fernando Zatt Schardosin). Como a direção não poderá participar, devido outro compromisso assumido anteriormente, o servidor Fernando representará a direção de campus. O conselheiro Fernando abordou que está acontecendo conferências em todo país, provavelmente a universidade participará de 3 conferências, considerando que universidade está presente em 3 estados diferentes e depois terá uma conferência nacional. b) Coordenação Acadêmica: A Coordenadora Acadêmica Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira informou que: 1. A servidora Lucimara retornou da licença capacitação, retomará as atividades pedagógicas/acadêmicas que estavam suspensas e auxiliará o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). 2. Teve 294 novos ingressantes nos cursos de graduação do campus em 2024, incluindo os dois processos seletivos (Sisu e Processo Seletivo Simplificado). O campus teve uma ocupação média de quase 70 por cento das vagas ofertadas e foi o segundo campus com mais matrículas. Isso só foi possível devido ao esforço coletivo, na divulgação dos cursos e realização das matrículas. O professor Ricardo comentou que têm alunos que constam na lista de presença, mas não estão frequentando as aulas. A coordenadora Manuela relatou que foi realizado o levantado dos infrequentes nos cinco primeiros dias de aula e 29 alunos foram desligados. c) Outros: O conselheiro Ivan comentou sobre a aula magna do curso de administração, a qual será realizada as 19h de 21/03/24, com a palestra do administrador da Engie. A conselheira Ana Hammel comentou que no dia 22/03/24 a professora Zoia Prestes, pesquisadora de renome que morou na Rússia, participará do Programa Escola da Terra. A conselheira Liria expôs que o mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável está na fase de preenchimento da Plataforma Sucupira e não sabe se a secretaria da pós-graduação entrará em greve. Solicitou que o atendimento dessa atividade seja considerada como essencial, porque é um prazo estipulado pela CAPES. 1.2 Aprovação da ata 1 da 1ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus 2024: a Ata foi aprovada pelos conselheiros. 2 ORDEM DO DIA. 2.1 Homologação da Indicação de Representante da Comunidade Regional para o Conselho de Campus (anexa): O presidente relatou que o Conselho Comunitário indicou os membros da comunidade regional: titular José Antonio Brugnara (FETAEP – Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e suplente Kauane do Amaral Paré (MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores). A indicação foi homologada por consenso. 2.2 Homologação/apreciação dos Planos Individuais Docente (PID) de 2023: A coordenadora acadêmica Manuela abordou que o Plano Individual Docente (PID) antigo PAA é vinculado ao SIGAA e deve ser homologado pelo conselho de campus. O formato antigo permitia preencher as informações e comprová-las citando as portarias. No formato atual é permitido apenas a verificação da carga horária de aulas na graduação. Em função disso, foi suspenso o preenchimento do PID 2024, mas é necessário homologar os PID’s de 2023. O conselheiro Ernesto comentou que o PID poderia ser igual ao memorial descritivo, para não ter retrabalho. O conselheiro Ricardo relatou que é muito difícil o preenchimento do PID e questionou se tem estabelecido o valor ou carga horária de cada atividade de extensão e pesquisa. Comentou-se que cada orientação de aluno vale um crédito, para os cursos de mestrado e doutorado e que a RESOLUÇÃO Nº 106/CONSUNI/UFFS/2022, estabelece normas para distribuição das atividades do magistério superior da universidade. Os conselheiros abordaram que o sistema não deixa enviar menos e nem mais de 40 horas de atividades. O conselheiro Joaquim comentou que tem mais que 40 horas. Desta forma, o sistema não está em conformidade com a materialidade. Os conselheiros homologaram a análises dos PID’s de 2023 realizada pela coordenação acadêmica por consenso e estipularam a data de 1 abril de 2024 para quem não preencheu o PID 2023. 3. ENCERRAMENTO: Nada mais a tratar, às quinze horas e vinte minutos, o presidente encerrou a sessão e eu, Marize Helena da Rosa Vendler, secretária da sessão, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

 

                                                _______________________________ ____________________________________________

MARIZE HELENA DA ROSA VENDLER

SIAPE 1829715

Secretária da Sessão

 

                                               ___________________________________________________________________________

FÁBIO LUIZ ZENERATTI

SIAPE 2270170

Presidente do Conselho e Diretor do Campus

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 19 de março de 2024.
Data de publicação: 22 de maio de 2024.

Fábio Luiz Zeneratti
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 2/CONSCLS/UFFS/2024