ATA Nº 10/CPA/UFFS/2020

ATA DA 10ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2020

Aos nove dias do mês de dezembro de dois mil e vinte, às nove horas, foi realizado a Reunião Ordinária da Comissão Própria de Avaliação, por videoconferência via webex, coordenada por Ana Maria Olivo. Participaram da sessão os seguintes membros da CPA: representantes da Reitoria: Cecília Inês Duz de Andrade (PI), Jasiel Silvânio Machado Gonçalves (PROPLAN), Ricardo Klein (SETI) e Ronaldo Breda (SETI); representantes do Campus Cerro Largo: Reneo Prediger (docente) e Adenise Clerici (técnica-administrativa); representantes do Campus Laranjeiras do Sul: Marize Helena da Rosa Vendler (técnica-administrativa) e Viviane Semim (comunidade regional); representantes do Campus Erechim: José Martins dos Santos (docente) e Graciela Regina Gritti Pauli (comunidade externa); representantes do Campus Passo Fundo: Renata Rabelo (docente); representantes do Campus Realeza: Antonio Marcos Myskiw (docente) e Maxsuel Cesar Bonatto (técnico administrativo). Iniciando os trabalhos, a coordenadora agradeceu a presença de todos e passou para os assuntos da pauta: 1. Aprovação da ata da reunião anterior: Aprovada por unanimidade. 2. Informes: Cecilia repassou informações sobre os Resultados do Enade 2019. A maioria dos cursos ficou com nota 4. Informou sobre a necessidade de se intensificar a sensibilização dos alunos com relação ao Enade e sobre a importância de os alunos conhecerem a universidade, de forma que possam responder corretamente as perguntas do questionário Enade. Destacou que para os cursos na área da saúde, mesmo que tenham pontuações boas, tem sido designadas comissões para avaliação in loco dos cursos. A coordenadora falou que cabe a CPA verificar como será articulada essa sensibilização, se é uma demanda da CPA ou das coordenações ou se deverá ser um trabalho conjunto. Cecilia sugeriu que devêssemos conversar com o professor Jeferson – Pró-reitor de Graduação, uma vez que as coordenações dos cursos é que devem trabalhar diretamente com os alunos e que a CPA poderá, junto com a coordenações, articular esse processo. 2.1 Devolutivas – cada campus apresentou as percepções sobre as devolutivas dos resultados das autoavaliações. Professor Antonio Marcos comentou que no Campus Realeza eles fizeram uma conversa na metade do ano com a equipe diretiva e com os coordenadores e entregaram o documento final do relatório. Destacou que essa ação representou um importante momento de socialização dos resultados e que no final do ano a estratégia foi fazer uma única reunião com a devolutiva para toda comunidade acadêmica do campus. No entanto, destacou que praticamente não tiveram nenhum aluno, teve bom alcance de professores e técnicos. Dessa forma, ficou combinado com os coordenadores de cursos para que fizessem uma apresentação específica para os alunos. Feito isso, aí sim tiveram um bom alcance, com boas sugestões vindas dos alunos. O professor José Martins destacou que a estratégia de devolutiva dos resultados no campus teve como objetivo principal ouvir os alunos, os técnicos, os professores, a comunidade externa, os coordenadores e os professores, junto com o Conselho de Campus. Destacou que foi uma experiência muito interessante, de forma que fosse possível entender a unidade e as expectativas de todos. Ressaltou que ainda somos incipientes em relação à avaliação institucional e que embora estejamos aprendendo, estamos muito longe de uma avaliação institucional adequada. Destacou que temos muito a fazer a partir das narrativas, sobretudo dos alunos. Dessa forma, eles farão um relatório específico do campus para anexá-lo ao relatório geral de autoavaliação. Destacou que as falas dos estudantes desafiam a gestão a produzir ações efetivas que resultem no atendimento das expectativas. Elogiou a equipe do campus pela dedicação e pelo trabalho realizado. A coordenadora destacou a importância da troca de experiências das equipes nos campi e também da importância de a equipe diretiva ter estado presente nas devolutivas. Adenise relatou que no Campus Cerro Largo foi conversado com cada coordenador de curso no período de junho à agosto. A equipe da CPA local acolheu todas as demandas apontadas pelos cursos e encaminhou à equipe diretiva do campus. Destacou que a preocupação maior nos cursos, além das demandas passadas para a gestão, é com a melhoria dos instrumentos. Em relação às devolutivas, optaram em não fazer lives. Também salientou que eles estão analisando com a DRA sobre a evasão, que está muito grande. Comentou sobre o Survey Monkey, onde ela disse que eles ainda estão fazendo o básico, mas que é necessário aprofundarmos sobre as funcionalidades do sistema. Sugeriu para que pedíssemos um treinamento da empresa para ver todos os benefícios que o sistema tem. Também destacou que a taxa de respostas para alguns cursos está boa, mas que em outros precisa melhorar e que estamos longe de uma boa avaliação, mas não podemos desistir. Marize falou que as devolutivas no Campus Laranjeiras do Sul tiveram boa adesão, mas faltou maior participação dos alunos e, com base nisso, seria interessante fazer as devolutivas diretamente com os alunos, após a devolutivas para as coordenações. Salientou que houve um grande avanço com relação às devolutivas, teve muita visibilidade da CPA, mas ainda temos que melhorar. Informou também que eles estão fazendo a avaliação das aulas remotas. A coordenadora disse que temos que melhorar esse contato direto com os estudantes, uma vez que tivemos pouca participação deles na CPA esse ano enquanto membros da comissão e que isso enfraqueceu um pouco essas relações. Orientou para que equipe local entrasse em contato com es estudantes e com os servidores, membros da CPA, para verificar se eles têm interesse em continuar participando e assim, compormos a CPA conforme o novo regimento. A professora Renata informou que no campus Passo fundo eles elaboraram um vídeo para divulgar a autovaliação (está disponibilizado no canal da CPA no Youtube). Essa decisão foi devido a terem apenas dois alunos participando de uma live sobre ensino remoto, então optaram por produzir um vídeo. Destacou que a comunicação institucional do campus tem uma aba no site para a CPA e ali tem várias informações pertinentes. Outra ação importante foi participarem com o NDE da elaboração do instrumento para avaliar o ensino remoto que estão aplicando. Professor José Martins destacou sobre a importância de nos apropriarmos da ferramenta Survey Monkey, mediante capacitação. Sugeriu que a CPA também produzisse um vídeo. Destacou que é preciso melhorar o acesso e a permanência para que se reduza a evasão e que embora as notas do Enade venham caindo, os conceitos do CPC ficaram bons. Cecilia ressaltou que a nota do Enade em alguns cursos vem baixando e isso impacta no CPC e que se as notas do Enade quando são baixas significa que há questões no PPC que precisam ser melhoradas. Também destacou que precisa haver maior sensibilização com os alunos em relação ao adequado preenchimento do questionário do estudante (que é sobre a percepção dos alunos em relação a instituição). Elogiou a forma como as devolutivas foram conduzidas nos campi e destacou a importância dos trabalhos das equipes das CPAs anteriores para que agora pudéssemos ter avançado. Destacou que precisamos intensificar as atividades das coletas e das devolutivas para que as pessoas vejam que estão sendo feitas melhorias com base nas autoavaliações. A coordenadora elogiou o trabalho das equipes da CPA que esteve bem dedicada e engajada esse ano. 2.2 Síntese do encontro sobre o módulo de autoavaliação da UFRN – Jasiel destacou sobre a experiência extraordinária da CPA da UFRN e sugeriu trazermos as equipes de lá para uma palestra, a fim de compartilharem as experiências. Destacou que para ser possível implementar o sistema de avaliação, precisamos avançar na parte acadêmica e ir criando e aperfeiçoando os padrões de instrumentos para depois só inserir no sistema. Informou que talvez isso leve ainda uns 4 ou 5 anos de caminhada para termos as ferramentas que permitam ter na palma da mão todas as informações. Ronaldo disse eles estão bastante empenhados nos módulos administrativos e acadêmicos e que no começo do ano que vem eles darão início às implantações de módulos adicionais. Destacou que até que se consiga utilizar o módulo de avaliação do sistema da UFRN, a compra do Survey Monkey por um ano pode atender essa demanda. 2.3 Survey Monkey – a licença já está disponível para ser utilizada e será solicitada uma capacitação para uso do sistema. 2.4 Aplicação ou não da pesquisa do estudo remoto (PROGRAD/CPA/CONSUNI) – sobre o ofício recebido do Reitor referente a aplicação de pesquisa do ensino remoto, tanto a reitoria quanto o Consuni não acham adequado fazer essa pesquisa nesse momento. A coordenadora informou sobre a participação da CPA na reunião conjunta do CONSUNI e CONCUR, onde foram apresentados os resultados dos trabalhos da Comissão de Implementação da Política dos Egressos. 2.5 Informações sobre GT para elaboração dos instrumentos de autoavaliação da graduação – o professor Jeferson, Pró-reitor de Graduação não acha adequado que se tire o protagonismo e a autonomia da CPA nesse processo, então a princípio esse GT não será constituído pela PROGRAD. 2.6 Informações sobre a reunião do GT de autoavaliação da pós-graduação – antes desse GT já haviam iniciativas isoladas de autoavaliação da pós-graduações. A coordenadora então solicitou que os coordenadores adjuntos da CPA dialogassem com a coordenação de pós-graduação do campus, a fim de que eles repassassem os resultados das pesquisas já realizadas nos cursos de pós-graduação para que possam compor o relatório de autoavaliação institucional. Destacou que até março de 2021 esse GT tem como atribuição construir a política de autoavaliação e construir os instrumentos de autoavaliação da pós-graduação, visando uma padronização básica. O professor Antonio falou sobre que o GT da pós-graduação é de interesse das coordenações, mas que em relação à graduação, acredita que não seja necessário. Destacou que a estratégia do Campus Realeza é manter o protagonismo da CPA, de forma a manter os grupos unidos e coesos e o GT poderia não ser interessante nesse processo. Salientou que esse ano já houve muitos avanços no campus, só nas pós-graduações foram feitos trabalhos muito ricos e agora é preciso trabalhar nas melhorias do que foi apontado no Relatório de 2019. Jasiel destacou que nesse ano foram feitos muitos trabalhos de aproximação e alinhamento das ações da CPA e que grupos grandes não são muito produtivos. Sugeriu que pegássemos modelos de instrumentos de várias instituições e fizéssemos grupos mais enxutos para trabalhar nos instrumentos e o que o momento de estartar forte esse processo deverá ser no evento do início do ano. Sugeriu que até março trabalhássemos no relatório e a partir de abril trabalharmos nos instrumentos. Professor José Martins sugeriu que fosse feito um GT da CPA para elaboração dos instrumentos. A coordenadora disse que poderia ser um GT da CPA com a participação da PROGRAD. O professor Antonio acha que criar um GT dentro da CPA não parece ter muita lógica. O que poderia ser feito é produzir um documento- base de avaliação e ir afinando com NDEs e os Colegiados. Depois disso, fazer uma audiência com a comunidade acadêmica para aprovar esse instrumento. Jasiel sugeriu a criação de um grupo com 3 ou 4 membros da CPA para ir criando esse instrumento. Ronaldo sugeriu a criação de um GT sob a coordenação da CPA para a construção dos instrumentos de graduação. A coordenadora salientou que na próxima reunião esse ponto precisa ser definido. O professor Antonio salientou que é importante que quando os avaliadores externos façam as visitas à UFFS que percebam a autonomia da CPA e se esse protagonismo for enfraquecido pode comprometer o processo. Professor Reneo, do Campus Cerro Largo alegou estar em desacordo em que a Coordenação Geral da CPA seja indicada pela reitoria, uma vez que na fala dele isso estaria ferindo a autonomia da CPA. No entanto, há de se esclarecer que em conversa posterior com o prof. Ernesto, antigo coordenador geral da CPA, foi explicado que no momento da renovação da Coordenação da CPA inicialmente foi sugerido o nome da servidora Ana Maria Olivo que encontrava-se como representante da CPA da Reitoria. A sugestão da Ana Maria Olivo como nova coordenadora geral da CPA foi acatada pelos membros. Em ocasião da formalização da indicação da nova Coordenação da CPA para publicação de Portaria pelo Reitor, foi acrescentada a importância que a Coordenação Geral da CPA tivesse dedicação exclusiva às atribuições da CPA. Ambas solicitações da CPA foram acatadas, sendo que a indicação da Coordenação da CPA não foi indicada pela Reitoria, mas pelos membros da CPA, apenas formalizada pela Reitoria. 2.7 Portaria de novos membros para a composição da CPA – cada coordenador ficou de organizar e encaminhar à Coordenação Central. 2. Avaliação das atividades da CPA em 2020 – conforme apresentado pelos membros, em 2021 precisamos avançar nos trabalhos e para isso precisamos recompor a comissão conforme novo regimento. Também para o próximo ano faremos uma aproximação maior com as coordenações e outras instâncias que participam dos processos avaliativos da instituição. O ponto de partida para isso será o evento institucional geral de autoavaliação, a ser realizado em maio. 3. Relatório de Autovaliação 2020 – a coordenadora solicitou aos coordenadores que fossem escrevendo sobre o relato das autoavaliações dos campi, uma vez que até março de 2021 precisamos estar com o relatório pronto. Destacou que ele pode ser feito conforme o modelo do ano passado. É interessante que sejam inclusos as ações, projetos, iniciativas que foram feitas nos campi para a comunidade em função da pandemia. Ressaltou que no reinício das atividades, até a nossa reunião de fevereiro seria interessante que já tivéssemos esses relatórios iniciados. 4. Pré-organização do Seminário Geral de Autoavaliação da UFFS – a ser realizado no primeiro semestre de 2021 – em função de elaborarmos o relatório para postar até 31 de março, ficou definido que será realizado em maio e em abril a gente fará a organização do evento. Dessa forma, nesse evento levaremos a síntese dos resultados para ser compartilhado com todos. 5. Cronograma reuniões CPA - Na próxima reunião de fevereiro aprovaremos o novo cronograma. Terminados os assuntos constantes na pauta do dia, a coordenadora agradeceu a presença de todos e elogiou os trabalhos realizados pelas equipes esse ano, desejando um feliz natal a todos e encerrou a reunião.

Data do ato: Chapecó-SC, 09 de dezembro de 2020.
Data de publicação: 29 de abril de 2021.

Ana Maria Olivo
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação

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