ATA Nº 3/NPPDRE/UFFS/2023

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2023 DO NÚCLEO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE DO CAMPUS REALEZA

Ao décimo quarto dia do mês de abril de dois mil e vinte três, às nove horas e quarenta e cinco minutos, na sala de videoconferência do Bloco dos Servidores do Campus Realeza, realizou-se a 2ª Reunião Ordinária de 2023 do Núcleo Permanente de Pessoal Docente do Campus Realeza (NPPD-RE), sob a coordenação do professor Clóvis Alencar Butzge, presidente do NPPD-RE. Fizeram-se presentes: José Oto Konzen (titular), Viviane Scheibel de Almeida (titular), e Tobias Heimfarth (suplente). Aberta a reunião, passou-se para o expediente do dia. Informes: O presidente Clóvis Alencar Butzge agradeceu a presença dos membros e perguntou se alguém teria informes a relatar. A membra Viviane Scheibel de Almeida informou que encaminhou 8 (oito) nomes possíveis para participar da banca de concurso para a vaga de professor titular de Matemática no Campus Chapecó, conforme foi solicitado na última reunião da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFFS (CPPD) com ênfase na titularidade do professor, e por este motivo a necessidade de rastrear para a composição da banca. O presidente também salientou que esta banca tem que ser composta por professores titulares de instituições federais, e complementou que este tema também será pautado na próxima reunião da CPPD para as alocações das vagas docentes, e deliberações do Conselho Universitário (CONSUNI) que tratará também sobre este tema. Passou-se para a aprovação das atas da 1ª Reunião Ordinária de 2023 e da 1ª Reunião Extraordinária de 2023: O presidente realizou a leitura das atas da 1ª Reunião Ordinária de 2023 e da 1ª Reunião Extraordinária de 2023. Após a leitura, alguns pontos no texto foram corrigidos. O membro Tobias Heimfarth comentou que veio para a sua assinatura pelo SIPAC o termo de sua posse na CPPD, mas que o seu nome veio errado. O presidente sugeriu para que fosse recusada a assinatura e devolvido o documento para a sua origem, e que a Secretaria do NPPD fará a notificação à Secretaria da CPPD. Depois as atas foram aprovadas pelo pleno. Passou-se para o primeiro ponto de pauta. 1) Parecer de Relatório de retorno de afastamento para capacitação docente e Avaliação de Desempenho - Processo 23205.004494-2023-03: Cassiani Gotama Tasca: O presidente realizou a leitura do processo de retorno de afastamento da docente Cassiani Gotama Tasca, e durante a verificação dos documentos apresentados pela docente, foi identificada a falta de assinatura no documento “Declaração de Aprovação do Relatório Final do Pós-Doutorado”. Desta forma, foi solicitado para que Secretaria notificasse a docente para encaminhar ao NPPD este documento assinado para posteriormente ser anexado ao processo de retorno de afastamento da docente. Somente após esta anexação do documento o NPPD emitirá o parecer de aprovação. Em votação, o pleno recomenda a aprovação do relatório final de atividades da docente Cassiani Gotama Tasca, condicionada à regularização da assinatura no documento citado. Passou-se para o próximo ponto de pauta. 2. Parecer de Relatório de retorno de afastamento para capacitação docente e Avaliação de Desempenho - Processo 23205.004594-2023-21: Ana Carolina Teixeira Pinto: O presidente iniciou a leitura deste relatório de afastamento da docente. Após a conclusão da apresentação deste relatório, o presidente comentou que este relatório final, apesar de apresentar todas as documentações corretas, não apresenta um relatório mais amplo com profundidade de discussões acerca da produção e resultados dos conhecimentos adquiridos, se considerando que é para o Pós-doutorado. A membra Viviane Scheibel de Almeida observou que a docente não apresenta detalhes nas análises dos dados citados no relatório, como tabelas ou gráficos, apresentando um relatório muito resumido. O membro José Oto Konzen citou que este tipo de relatório quando casado aos anexos, especifica mais e produz mais refinamento aos resultados, como foi, a título de exemplo, o apresentado pela docente no processo discutido anteriormente, e que este relatório final da docente em discussão se apresenta superficial. O presidente concluiu que, apesar dos apontamentos discutidos, o relatório e os documentos apresentados estão de acordo e o parecer da aprovação da NPPD será produzido posteriormente pelo secretário. Passou-se para o último ponto de pauta. 3. Proposta de Cronograma para a realização do estudo da demanda docente do Campus Realeza. O presidente falou que a proposta não está desenhada no momento, mas que a ideia é pensar em uma periodicidade de reuniões para realizar este estudo da demanda docente do Campus e criar um cronograma no calendário. Salientou que estas reuniões de estudo não precisariam ser reuniões formais, ordinárias, com convocações, mas apenas no formato presencial, pois assim estas reuniões seriam mais produtivas. Inicialmente seria para definir a divisão de tarefas para cada membro, tendo em vista os Projeto Pedagógico de Cursos (PPC’s) e dos colegiados dos cursos, para analisar a distribuição da carga horária nestes cursos. Cada membro ficaria encarregado de determinado curso para estudo, e depois compartilhar entre os membros para avaliação. Porém, o presidente falou que tem que ser criados os mecanismos para desenvolver uma metodologia mais adequada de análise. O membro Tobias Heimfarth perguntou se já tem estes critérios. O presidente falou que tem um estudo já produzido no ano passado no NPPD, e a outra é a pauta que tramitará no CONSUNI, como foi citado, relacionado à proposição de tabelas de quantificação de vagas docente. Mas que não há impedimento para ser analisado antecipadamente este material que será apresentado no CONSUNI, e com auxílio do Coordenador Acadêmico Ademir Roberto Freddo, que tem muitos materiais a respeito desta questão, para definir uma metodologia de trabalho do NPPD. A membra Viviane Scheibel de Almeida sugeriu a solicitação também do atestado de docência para verificar a trajetória da vaga em estudo. O membro José Oto Konzen salienta a importância desta definição de critérios, pois o desenho dos PPC’s pode informar uma situação, e que o exercício efetivo destes PPC’s pode apresentar outra informação. Com os critérios assertivos pode ser possível estabelecer parâmetros de comparação para as futuras ações que o NPPD crie, como projeções de realocação de vagas docentes, ou mudanças no número de entrada nos cursos, e resultaria também na modificação da gestão da carga horária docente. A membra Viviane Scheibel de Almeida lembrou que os cursos que estão com os PPC’s antigos (de 2013) e que estão no último ano de exercício neste ano e não deveriam ser considerados no estudo, pois a partir de 2024 estarão com os novos PPC’s em vigência. Falou em considerar também a Extensão, pois muitos componentes serão substituídos para poder inserir a Extensão, e consequentemente resultaria na mudança da carga horária docente. O membro José Oto Konzen salientou que não tem como fazer uma projeção sem estabelecer previamente estes critérios para se alocar as cargas horárias dos docentes, para poder quantificar e posteriormente justificar esta ação, em detrimento de como foi feito no passado e que gerou muitos problemas e desgastes. Assim, o presidente conduziu em seguida para definir o agendamento da próxima reunião de trabalho, posterior às definições estabelecidas pelo CONSUNI, para então retomar a discussão da metodologia a ser adotada. Após, não havendo nada mais a tratar, às onze horas e quarenta minutos a reunião foi encerrada. Eu, Flavio Riuzo So, secretário do Núcleo Permanente de Pessoal Docente do Campus Realeza, lavrei a presente Ata que, depois de apresentada aos membros do NPPD e aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.

 

 

CLÓVIS ALENCAR BUTZGE

Presidente do NPPD-RE

 

FLAVIO RIUZO SO

Secretário do NPPD-RE

 

 

Data do ato: Realeza-PR, 14 de abril de 2023.
Data de publicação: 25 de julho de 2023.

Clovis Alencar Butzge
Presidente do Núcleo Permanente de Pessoal Docente de Realeza

Documento Histórico

ATA Nº 3/NPPDRE/UFFS/2023