ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCME CH/UFFS/2020

Delibera sobre a inserção nos Quadros de Ementários o campo: “Competências e Habilidades”.

A Coordenação do Curso de Medicina – do Campus Chapecó, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com decisão tomada pelo Colegiado do Curso, e de acordo com o relatório enviado à Comissão da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (item 3 do Relatório) - CAMEM em junho de 2019 (atendendo as orientações da nova comissão coordenada pela Profa Dra.Ana Cristina Ribeiro Zollner; e o definido na 8ª Reunião Ordinária de 2019 do Colegiado do Curso de Medicina realizada no dia 26 de novembro (terça-feira), às 19 horas, na sala de reuniões 1.3.12 da Reitoria e registrada na Ata nº 11/2019,

 

DELIBERA:

Art. 1º Inserir nos Quadros de Ementários, item 8.8 do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina o campo Competências e Habilidades. Ficando da seguinte forma:

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA140

SAÚDE COLETIVA I

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o processo histórico das políticas públicas de saúde no Brasil; reconhecer o funcionamento e organização do Sistema Único de Saúde e apropriar-se do conhecimento sobre a atenção primária à saúde e processo saúde-doença. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: interpretar a evolução histórica da saúde no Brasil e sua influência na construção e estruturação do Sistema Único de Saúde; compreender modelos explicativos, fatores e determinantes envolvidos no processo saúde-doença; identificar e caracterizar o trabalho em equipe na atenção primária à saúde; reconhecer as políticas indutoras de provimento e fixação de profissionais da saúde.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GCH290

INICIAÇÃO À PRÁTICA CIENTÍFICA

04

60

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SUGERIDO

Onde se : Proporcionar reflexões sobre as relações existentes entre universidade, sociedade e conhecimento científico e fornecer instrumentos para iniciar o acadêmico na prática da atividade científica.

 

Leia-se: História da ciência. O pensar e o fazer científico. Tipos de estudo. Bases de dados eletrônicas. Estruturação de projeto de pesquisa. Estruturação de artigo científico. Softwares de gerenciamento de referências. Ética em pesquisa. Currículo lattes e plataforma Brasil.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA271

MORFOFISIOLOGIA I

14

 

210

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento e estrutura estabelecidos como normais dos sistemas do corpo humano em um contexto ambiental para consolidar a concepção de saúde. Compreender os mecanismos de ajustes dos sistemas fisiológicos em condições de variações não danosas da homeostase (jejum, frio, estresse). Ter autonomia para escrever, expor e divulgar conceitos básicos inerentes ao corpo humano. Ter atitudes éticas; saber trabalhar em grupo e saber comunicar seu conhecimento considerando a morfofisiologia (maneira oral e escrita). Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: aprender e saber a morfofisiologia dos sistemas: musculoesquelético, tegumentar, circulatório e respiratório humanos; identificar as estruturas anatômicas macro e microscópicas; dominar o uso e os cuidados do microscópio; respeitar o cadáver e peças anatômicas utilizadas para o estudo da anatomia; zelar e cuidar das peças e modelos artificiais, bem como lâminas de microscópio etc, que compõem o patrimônio público; seguir o previsto no regulamento disciplinar discente da universidade e código de ética do estudante de Medicina.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA142

PROCESSOS BIOLÓGICOS I

8

120

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento do organismo humano a nível celular e bioquímico, identificando suas particularidades, as quais servirão como base para o aprendizado e compreensão de situações saudáveis e patológicas no decorrer do curso. Compreender o funcionamento da reprodução humana e das fases do desenvolvimento embrionário e fetal. Ter atitudes éticas e saber trabalhar em grupo. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Conhecer a estrutura e o metabolismo das macromoléculas (carboidratos, lipídeos e proteínas) indispensáveis ao funcionamento do organismo. Compreender o funcionamento enzimático e das vias metabólicas de produção de energia. Conhecer a organização celular e formação estrutural da célula. Compreender a função de cada organela celular bem como o seu papel no funcionamento do organismo. Conhecer a as etapas do processo reprodutivo humano. Compreender os processos de cada fase do desenvolvimento embrionário e fetal. Aprender a trabalhar em grupo, desenvolvendo a colaboração e liderança. Manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA143

CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA MEDICINA

2

30

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Conhecer e contextualizar a construção histórica da Medicina e relacionar os fatos históricos com a prática médica atual. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: compreender e dialogar sobre o que motivou a origem das principais descobertas na área da Medicina, considerando a realidade social e econômica de cada época histórica. Entender os conceitos de doença, modelos médicos; além do papel, social e na academia, do estudante de Medicina.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA268

SEMINÁRIO INTEGRADOR I

1

15

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento integral do organismo a partir da integração dos conteúdos aprendidos durante a primeira fase do curso de medicina. Reconhecer o papel das várias áreas do conhecimento para a saúde humana a fim de alcançar uma prática interdisciplinar na formação profissional. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: compreender os principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares da primeira fase; aplicar o conhecimento adquirido nos componentes da primeira fase na resolução de uma situação-problema integradora; visualizar que a integração dos diferentes CCR é indispensável para a compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas; integrar os conhecimentos visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA148

SAÚDE COLETIVA II

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Reconhecer o território (área geográfica) como participante da condição de saúde ou doença das pessoas e os determinantes e condicionantes aos quais está exposta a população que nele habita; identificar os agravos de interesse epidemiológico no território de atuação; conhecer as normas vigentes quanto a notificação de agravos expedidos pela vigilância em saúde; conhecer a estrutura de organização da Vigilância em Saúde no Brasil. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Coletar dados em sistemas de informações de saúde e proceder a leitura crítica desses dados; elaborar gráficos e tabelas a partir dos dados coletados; calcular e interpretar indicadores de saúde; elaborar análise de situação de saúde local, a partir da identificação dos principais agravos e doenças de notificação compulsória; proceder a leitura e análise crítica dos resultados encontrados nas atividades práticas desenvolvidas no componente.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA269

MORFOFISIOLOGIA II

14

210

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento e estrutura estabelecidos como normais dos sistemas do corpo humano em um contexto ambiental para consolidar a concepção de saúde. Compreender os mecanismos de ajustes dos sistemas fisiológicos em condições de variações não danosas da homeostase (jejum, frio, estresse). Ter autonomia para escrever, expor e divulgar conceitos básicos inerentes ao corpo humano. Ter atitudes éticas; saber trabalhar em grupo e saber comunicar seu conhecimento considerando a morfofisiologia (maneira oral e escrita). Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: aprender e saber a morfofisiologia dos sistemas: digestório, endócrino, geniturinário, nervoso e sensorial humanos; identificar as estruturas anatômicas macro e microscópicas; dominar o uso e os cuidados do microscópio; respeitar o cadáver e peças anatômicas utilizadas para o estudo da anatomia; zelar e cuidar das peças e modelos artificiais, bem como lâminas de microscópio etc, que compõem o patrimônio público; seguir o previsto no regulamento disciplinar discente da universidade e código de ética do estudante de Medicina.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA146

PROCESSOS BIOLÓGICOS II

8

120

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender os conceitos fundamentais em genética e das leis que regem os padrões de herança em humanos, incluindo sinalização molecular e as doenças genéticas. Aplicar conhecimentos de biologia molecular e biofísica no funcionamento geral do organismo, bem como no diagnóstico e no tratamento de doenças. Ter atitudes éticas e saber trabalhar em grupo. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: conhecer o funcionamento da genética e as bases moleculares que determinam os padrões de herança em humanos; identificar e diferenciar os principais tipos de doenças genéticas em humanos; conhecer os mecanismos relacionados à excitabilidade das membranas biológicas; conhecer os efeitos biológicos das radiações ionizantes e suas aplicações clínicas; interpretar e aplicar métodos em biologia molecular e biofísica no diagnóstico e tratamento de doenças em humanos; aprender a trabalhar em grupo, desenvolvendo a colaboração e liderança; manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA270

SEMINÁRIO INTEGRADOR II

1

15

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender as relações entre os CCR oferecidos durante a fase do curso, associando os conhecimentos abordados; compreender os fenômenos biológicos, sociais, ambientais e culturais em que está inserido. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: expor de maneira oral e escrita os conhecimentos associados aos mecanismos inerentes aos processos biológicos; o funcionamento do Sistema Único de Saúde e suas bases legais; e a estrutura e função do corpo humano.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA167

SAÚDE COLETIVA III

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Reconhecer a saúde como direito de toda população brasileira cuja visão do papel social do médico proporcionará entendimento e disposição para atuar em atividades de política e de planejamento em saúde; reafirmar conhecimentos de Vigilância em Saúde, sobretudo de Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental; dominar os conhecimentos relacionados à atuação profissional no atendimento primário em saúde (APS). Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: atuar de forma a garantir a integralidade da assistência preventiva e curativa, individual e coletiva; considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, (considerando as reais necessidades da população); lidar criticamente com a dinâmica do mercado privado de trabalho e com as políticas públicas de saúde; conhecer os instrumentos institucionais em notificação de doenças e agravos que subsidiam a elaboração de políticas públicas; debater temas relacionados aos agrotóxicos e transgênicos; reconhecer a importância dos instrumentos de notificação em Saúde do Trabalhador; contribuir no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação em Saúde do Trabalhador; atuar em equipe multiprofissional; tomar ciência do processo de nexo causal; discutir meios de implantar a Saúde Ambiental na APS; identificar questões relacionadas à Biossegurança na APS; apontar aspectos de Segurança do Paciente na APS.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA169

PROCESSOS PATOLÓGICOS I

4

60

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender os conceitos da patologia geral e correlacionar com o processo saúde-doença; entender os mecanismos responsáveis pelo surgimento e manutenção de doenças agudas e crônicas; conhecer os aspectos éticos relacionados com a patologia humana. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: entender e dialogar sobre o processo saúde doença (tanto em doenças inflamatórias, infecciosas e crônico-degenerativas); zelar e saber manusear equipamentos de laboratório como microscópicos, meios de cultura, vidraria, etc de acordo com os objetivos do CCR; discutir e contextualizar oralmente súmulas de compreensão dos conteúdos trabalhados.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA171

ATENÇÃO À SAÚDE: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA

4

60

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Aplicar os conceitos e princípios da epidemiologia na prática médica; saber como utilizar os indicadores de saúde e dados epidemiológicos de uma população; realizar diagnósticos de saúde populacionais através da análise e interpretação de dados em saúde. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: calcular índices epidemiológicos como incidência, prevalência; morbidade e mortalidade; utilizar softwares de informática para auxiliar em planejamento de metodologia e de análise de diagnósticos populacionais; sumarizar achados encontrados utilizado gráficos e tabelas; saber utilizar os principais testes estatísticos e relacionar achados encontrados com dados publicados na literatura.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA281

SEMINÁRIO INTEGRADOR III

1

15

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento integral do organismo a partir da integração dos conteúdos aprendidos durante a fase do curso de medicina, através de práticas colaborativas. Reconhecer o papel das várias áreas do conhecimento para a saúde humana a fim de alcançar uma prática interdisciplinar na formação profissional. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: compreender os principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares da fase; aplicar o conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de através de práticas colaborativas; visualizar que a integração dos diferentes CCR é indispensável para a compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas; integrar os conhecimentos visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

 

DIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA180

SAÚDE COLETIVA IV

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Reconhecer os princípios fundantes e elementos de ação de políticas e ações concernentes ao Sistema Único de Saúde, a listar: Política Nacional de Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Financiamento e judicialização da saúde, Imunizações, Programa Saúde na Escola e da Educação Permanente em Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: apropriar-se dos conceitos descritivos e operacionais destas políticas e ações, de forma que elas articulem a teoria com as vivências práticas nos distintos cenários de promoção da saúde, assim como das atividades de pesquisa/ extensão.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA181

PROCESSOS BIOLÓGICOS IV

12

180

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Entender a fisiopatologia das doenças infecto contagiosas mais relevantes, incluindo as do município de Chapecó, como parte do processo de formação, além de integrá-lo aos projetos vigentes do curso; compreender os mecanismos de insultos por micro-organismos e ambientais, as consequentes alterações fisiológicas e os métodos de tratamento; compreender o funcionamento do sistema imunológico em relação às doenças causadas por microrganismos e em relação às doenças relacionadas às disfunções imunes; ter atitudes éticas e saber trabalhar em grupo. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Identificar os microorganismos mais prevalentes na população brasileira e na região de Chapecó; caracterizar a interação dos micro-organismos no organismo do hospedeiro; descrever os sinais e sintomas causados pelos micro-organismos; descrever os principais métodos de tratamento para as doenças abordadas no CCR; discutir no âmbito de equipe multiprofissional os temas relacionados às interações entre parasita e hospedeiro e doenças infecciosas em geral; descrever o funcionamento do sistema imunológico em resposta a invasão de micro-organismos e parasitas; caracterizar o sistema imunológico em situações de doenças autoimunes, reações de hipersensibilidade e imunodeficiências; aliar à anamnese conceitos aprendidos neste componente no que tange aos sinais e sintomas, epidemiologia, fisiopatologia, tratamento e diagnóstico das doenças abordadas; cultivar o trabalho em grupo, desenvolvendo a colaboração e liderança, por meio da metodologia ativa denominada “problem-based-learning”; manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA182

PROCESSOS PATOLÓGICOS II

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender os conceitos da patologia clínica e correlacionar a morfologia macro e microscópicas das doenças humanas mais prevalentes; reconhecer alterações relacionadas a doenças em exames de imagem e de laboratório mais utilizados; entender os mecanismos responsáveis pelo surgimento e manutenção de doenças agudas e crônicas; conhecer os aspectos éticos relacionados com a patologia humana. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: saber solicitar um exame anátomo-patológico; entender a nomenclatura na patologia humana (tanto em doenças inflamatórias, infecciosas e crônico-degenerativas); zelar e saber manusear equipamentos de laboratório como microscópicos, peças em formol, vidraria, etc; discutir e contextualizar oralmente súmulas de compreensão dos conteúdos trabalhados.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA301

DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA II

10

150

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Desenvolver os conceitos e princípios da semiologia médica aprendidos no CCR "Diagnóstico e Terapêutica I"; realizar o raciocínio clínico atendendo paciente real; correlacionar o processo saúde doença; conhecer os princípios gerais da farmacologia e da farmacocinética de grupos de fármacos trabalhados no CCR; entender sobre farmacologia relacionada utilizados para o tratamento de doenças do sistema digestório, sistema endócrino, sistemas cardiovascular, renal, antimicrobianos e antineoplásicos. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: saber coletar e descrever uma história clínica; realizar exame físico completo; respeitar e seguir a normas de cada cenário de prática, de acordo com o previsto no termo de compromisso; comunicar-se de forma clara e objetiva; utilizar princípios éticos na relação médico-paciente.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA282

SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

1

15

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento integral do organismo a partir da integração dos conteúdos aprendidos durante a fase do curso de medicina, através de gamificação. Reconhecer o papel das várias áreas do conhecimento para a saúde humana a fim de alcançar uma prática interdisciplinar na formação profissional. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: compreender os principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares da fase; aplicar o conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de através de práticas colaborativas; visualizar que a integração dos diferentes CCR é indispensável para a compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas; integrar os conhecimentos visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA188

SAÚDE COLETIVA V

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competência a ser desenvolvida: Reconhecer o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Para alcançar essa competência, serão necessárias as seguintes habilidades: apropriar-se do conceito e prática de humanização em saúde e de matriciamento; reconhecer e utilizar ferramentas de abordagem familiar e comunitária; identificar, notificar e intervir em situações de vulnerabilidade e violência.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA189

CLÍNICA I: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA

8

120

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: compreender os aspectos clínicos e propedêuticos das doenças mais prevalentes na cardiologia e pneumologia, desenvolver estratégias terapêuticas, de prevenção e de reabilitação; realizar raciocínio clínico a partir dos métodos propedêuticos; desenvolver a técnica da relação médico-paciente. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica; aprimorar os conhecimentos adquiridos na semiologia, sobretudo no que tange a ausculta do sistema cardiorrespiratório, diferenciando os achados normais dos patológicos; conhecer os principais métodos complementares e suas limitações; estabelecer hipóteses diagnósticas mais prováveis, relacionando os dados da história, exame físico e exames complementares solicitados; estabelecer diagnósticos diferenciais coerentes perante cada situação; identificar situações e sinais de alerta que indiquem a necessidade de imediata intervenção médica (emergências médicas); elaborar plano terapêutico baseado no contexto clínico e social do paciente e na efetividade da ação médica; atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde; avaliar e acompanhar a efetividade das intervenções realizadas; atuar em equipe multidisciplinar; agir com ética com o paciente, sua família e a equipe de atendimento; conhecer os aspectos psicológicos das principais etapas do ciclo vital humano; conhecer as reações mais comuns ao adoecimento, refletir sobre a formação ética e psicológica do médico e do estudante de medicina.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA191

CLÍNICA CIRÚRGICA I

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: conhecer os fundamentos em cirurgia que servirão de base para desenvolver as competências de Atenção às Necessidades Individuais de Saúde e de Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva (DCNs 2014); realizar consulta pré-operatória e avaliação pós operatória; identificar as principais complicações pós cirúrgicas e antibioticoterapia; compreender e realizar técnicas assepsia e antissepsia; conhecer a dinâmica do centro cirúrgico e se familiarizar com espaço; executar os principais tipos de sutura e conhecer drenos, sondas, fios e agulhas; aprender noções de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: estudar os fundamentos de cirurgia (história, conceitos gerais, evolução da técnica no decorrer dos anos, técnicas, nomenclaturas, etc..); realizar antissepsia e assepsia das mãos; calçar corretamente luvas e aventais cirúrgicos; executar nós e suturas básicas; reconhecer e manusear materiais cirúrgicos, como as mais diversas pinças, tesouras, porta-agulhas e afastadores.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA192

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER I

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: realizar propedêutica considerando aspectos específicos da saúde da mulher; conhecer a Política Nacional de Atenção Integral em Saúde da Mulher; saber realizar consulta de pré-natal e o que é preconizado para o atendimento médico da gestante. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: revisar os aspectos clínicos, morfológicos e funcionais do sexo feminino, praticar coleta de história clínica e exame físico em pacientes ambulatoriais nas áreas de ginecologia e obstetrícia, praticar coleta de material para citologia cervical, desenvolver a habilidade de síntese e registro das informações colhidas na anamnese e exame físico, revisar a farmacologia e patologia aplicadas para tratamento de doenças do trato genital feminino.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA193

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: realizar todas etapas da propedêutica em puericultura, pediatria e hebiatria; conhecer as políticas e programas de atenção à saúde de crianças e adolescentes; diferenciar o crescimento/desenvolvimento saudável do patológico; saber o calendário vacinal; saber orientar quanto aleitamento, alimentação saudável na primeira infância, saúde bucal e prevenção de acidentes domésticos. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: treinar todas etapas da propedêutica (coletar história clínica e realizar exame físico completo) em puericultura, pediatria e hebiatria, utilizando simuladores e em consultas com pacientes monitoradas por professor; estudar aspectos clínicos sobre aleitamento materno; conferir a carteira de vacinas e orientar o esquema vacinal em consultas pediátricas; correlacionar o que é definido nas políticas e programas de atenção à saúde de crianças e adolescente com a realidade das consultas médicas; revisar métodos de prevenção de doenças da boca e de acidentes domésticos na infância; usar vocabulário adequado sabendo adaptar a linguagem técnica usada em documentos e com os outros profissionais para uma linguagem entendível pelo paciente e sua família; agir com ética com o paciente, sua família e a equipe de atendimento.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA190

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL I

2

30

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: compreender as alterações mais prevalentes do funcionamento mental e do comportamento humano; reconhecer as principais entidades nosológicas em psiquiatria. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: estudar as principais funções psíquicas e suas alterações, segundo a psicopatologia fenomenológica; conhecer a história que permeia a psiquiatria e a assistência ao portador de saúde até os dias de hoje; refletir sobre as repercussões do estigma em relação aos pacientes acometidos por transtornos mentais.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GSA283

Informação e Comunicação em Saúde

04

60

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: comunicar-se no contexto de atenção à saúde por meio de diferentes recursos e linguagens (verbal e não-verbal), pautando-se na abordagem do cuidado centrado na pessoa, nos princípios éticos e humanísticos. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: apropriar-se das etapas e habilidades de comunicação utilizadas na consulta centrada na pessoa; utilizar habilidades de comunicação de forma ética e efetiva com a equipe de saúde, demonstrando capacidade de trabalho com outros profissionais da saúde e liderança; encorajar o paciente a participar das decisões de forma compartilhada e a expressar seus sentimentos e dúvidas; utilizar estratégias para a comunicação de más notícias; promover ações educativas para grupos sociais; comunicar-se de forma ética e efetiva com as diferentes mídias.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA284

SEMINÁRIO INTEGRADOR V

1

15

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento integral do organismo a partir da integração dos conteúdos aprendidos durante a fase do curso de medicina, através de simulação clínica. Reconhecer o papel das várias áreas do conhecimento para a saúde humana a fim de alcançar uma prática interdisciplinar na formação profissional. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: compreender os principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares da fase; aplicar o conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de através de práticas colaborativas; visualizar que a integração dos diferentes CCR é indispensável para a compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas; integrar os conhecimentos visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA196

SAÚDE COLETIVA VI

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Reconhecer e intervir no campo das políticas públicas voltadas para a Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, cuidados oncológicos na atenção primária à saúde, enfrentamento do tabagismo, incentivo das práticas de atividade física e Práticas Integrativas Complementares no Sistema Único de Saúde. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: reconhecer as linhas de cuidados direcionadas à Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde do Idoso que possibilitam a integralidade da atenção; aplicar os conhecimentos relacionados às ações de promoção de saúde e prevenção de doenças; identificar e promover estratégias para o gerenciamento de doenças crônicas não transmissíveis; reconhecer os determinantes sociais que resultam na vulnerabilidade da população feminina, masculina e idosa; reconhecer as Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA197

CLÍNICA II: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA

10

150

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: compreender os aspectos clínicos e propedêuticos das doenças mais prevalentes na gastroenterologia, nefrologia, dermatologia e geriatria; desenvolver estratégias terapêuticas, de prevenção e de reabilitação; realizar raciocínio clínico a partir dos métodos propedêuticos; desenvolver a técnica da relação médico-paciente, considerando os temas abordados no componente. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica ampliada; aprimorar os conhecimentos adquiridos na semiologia, sobretudo no relacionando os sistemas gastroenterológico, rins e vias urinárias, doenças da pele e doenças relacionadas ao idoso, diferenciando os achados normais dos patológicos; conhecer os principais métodos complementares e suas limitações; estabelecer hipóteses diagnósticas mais prováveis, relacionando os dados da história, exame físico e exames complementares solicitados; estabelecer diagnósticos diferenciais coerentes perante cada situação; identificar situações e sinais de alerta que indiquem a necessidade de imediata intervenção médica (emergências médicas); elaborar plano terapêutico baseado no contexto clínico e social do paciente e na efetividade da ação médica; diagnosticar lesões elementares de pele e a propedêutica dermatológica; compreender o processo de envelhecimento cutâneo intrínseco e extrínseco, bem como os processos fisiopatológicos dermatológicos; compreender a fisiologia e o processo de saúde-doença das doenças renais, do aparelho digestório e que acometem fígado e vias biliares; saber atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde; avaliar e acompanhar a efetividade das intervenções realizadas; atuar em equipe multidisciplinar; agir com ética com o paciente, sua família e a equipe de atendimento; conhecer os aspectos psicológicos das principais etapas do ciclo vital humano; conhecer as reações mais comuns ao adoecimento, refletir sobre a formação ética e psicológica do médico e do estudante de medicina.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA198

CLÍNICA CIRÚRGICA II

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: ser capaz de compreender as etapas da prevenção, do diagnóstico, dos princípios de tratamento e da reabilitação das doenças prevalentes na atenção básica que se apresentam com sinais e sintomas relacionados aos sistemas digestivo e urinário, além das bases do atendimento ao paciente politraumatizado, adquirindo as competências e habilidades de Atenção às Necessidades Individuais de Saúde e de Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva (DCNs 2014). Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Realizar anamnese e manobras de exame físico dirigido às afecções cirúrgicas do aparelho urinário e digestório (inspeção, ausculta, palpação e percussão); praticar regras de biossegurança (calçar avental e luvas cirúrgicas, uso de equipamentos de proteção individual); simular atendimento ao politraumatizado, seguindo o preconizado no ATLS e realizar ventilação e assegurar via aérea, através de práticas de entubação oro-traqueal.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA199

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER II

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: realizar propedêutica considerando aspectos específicos de endocrinologia ginecológica, sexualidade, infertilidade; saber diagnosticar doenças infecciosas em ginecologia; conhecer as especificidades do período infanto-puberal feminino; saber realizar consulta de pré-natal e o que é preconizado para o atendimento médico da gestante que entra em trabalho de parto e identificar as fases do trabalho parto normal. Saber acompanhar e conduzir a puérpera identificando possíveis complicações deste período puerperal. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: revisar os aspectos clínicos, morfológicos e funcionais do sexo feminino, praticar coleta de história clínica e exame físico em pacientes ambulatoriais nas áreas de ginecologia e obstetrícia, revisar a farmacologia e patologia aplicadas para tratamento de doenças do trato genital feminino; praticar em simuladores: exame físico ginecológico e obstétrico, coleta de exame preventivo, a assistência ao parto normal. Revisar os princípios de ética médica aplicados para o atendimento da mulher. Saber orientar pacientes em consultas ambulatoriais ou em palestras sobre formas de prevenção primária e secundária de câncer de colo útero e câncer de mama. Desenvolver a habilidade de síntese elencando lista de problemas e hipóteses diagnósticas no atendimento ginecológico e obstétrico.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA200

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Diagnosticar e tratar as doenças mais comuns que acometem crianças e adolescentes no nível de atenção primária e urgência/emergência nos sistemas respiratório, cardíaco, endócrino e cutâneo; conhecer os métodos de prevenção nestas doenças; conhecer a epidemiologia destas doenças; compreender a importância destas doenças para a saúde desta população. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: conhecer a técnica de obtenção de anamnese completa, identificando suas etapas e aplicando as perguntas adequadas a fim de obter os dados necessários para construir a história clínica; registrar a anamnese de modo adequado usando nomenclatura apropriada; conhecer a semiologia dos sinais e sintomas descritos; dominar e praticar com desenvoltura as técnicas de semiologia necessárias para realizar o exame físico completo; reconhecer os achados normais e patológicos ao fazer o exame físico; formular hipóteses diagnósticas coerentes com os achados de anamnese e exame físico; estabelecer diagnósticos diferenciais coerentes perante cada situação; instituir investigação complementar se necessário; estabelecer tratamento adequado a cada uma das patologias; reconhecer a necessidade de encaminhamento para outro profissional a fim de instituir a melhor conduta para o paciente; dominar os métodos de prevenção e reabilitação de cada uma dessas doenças e aplicá-los em sua comunidade de ação; usar vocabulário adequado sabendo adaptar a linguagem técnica usada em documentos e com os outros profissionais para uma linguagem entendível pelo paciente e sua família; cumprir com as normas de assepsia durante o atendimento; agir com ética com o paciente, sua família e a equipe de atendimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SUGERIDO

Onde se Lê: Sistema respiratório: Tosse – Diagnóstico diferencial, epidemiologia e tratamento das Infecções de vias aéreas superiores (otite média aguda, amigdalite e sinusite, otite externa, abscesso periamigdaliano, respirador bucal Tosse – Diagnóstico diferencial, epidemiologia e tratamento das pneumonias (incluindo tuberculose pulmonar). Obstrução nasal crônica e estridor respiratório – Diagnóstico, epidemiologia e tratamento da rinite alérgica e do estridor respiratório. Sibilância recorrente – Diagnóstico diferencial, epidemiologia e tratamento da bronquiolite viral aguda e asma brônquica. Sistema cardiovascular: Insuficiência cardíaca. Endocardites e miocardites. Sopro cardíaco, precordialgia e síncope. Febre reumática. Hipertensão arterial na infância. Sistema Endocrinológico: Obesidade. Hiperplasia adrenal congênita e dos distúrbios do crescimento. Diabetes mellitus e hipoglicemia. Doenças da tireoide (hipo e hipertireoidismo). Sistema Cutâneo: Dermatozoonoses e infecções fúngicas. Infecções Bacterianas e virais de pele. Dermatite de contato. Doenças exantemáticas. Urticária, angioedema e anafilaxia.

 

Leia-se: Sistema respiratório: Epidemiologia, diagnóstico e tratamento: resfriado - gripe - faringoamigdalite – otite média e otite externa - rinossinusite - epiglotite - laringite - laringotraqueite – laringotraqueobronquite. Rinite e síndrome do respirador bucal. Sibilância: bronquiolite - asma - lactente chiador. Pneumonia. Tuberculose pulmonar.

Sistema cardiovascular: Epidemiologia, diagnóstico e tratamento: Sopro cardíaco, precordialgia e síncope. Endocardite-miocardite-pericardite. Hipertensão arterial. Insuficiência cardíaca. Cardiopatia reumática.

Sistema endocrinológico: epidemiologia, diagnóstico e tratamento: Obesidade. Diabetes mellitus e hipoglicemia. Doenças da tireoide (hipo e hipertireoidismo).

Sistema cutâneo: Epidemiologia, diagnóstico e tratamento:

Infecções cutâneas parasitárias: escabiose – pediculose da cabeça – pediculose do corpo – pediculose púbica – larva migrans cutânea – tungíase – miíase.

Infecções cutâneas fúngicas: tinea capitis - tinea corporis - tinea cruris - tinea pedis - onicomicose - pitiríase versicolor - candidíase oral, das fraldas, intertrigo.

Infecções cutâneas bacterianas: impetigo - foliculite - ectima - celulite – erisipela.

Infecções cutâneas virais: molusco contagioso - verrugas - herpes - herpes zoster – SMPB. Dermatite de contato/atópica/seborreica. Urticária/angioedema/anafilaxia/urticária papular.

Doenças exantemáticas: sarampo - rubéola - eritema infeccioso - exantema súbito - mononucleose - varicela - Gianotti/Crosti - dengue – escarlatina.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA201

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL II

4

60

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender as alterações mais prevalentes do funcionamento mental e do comportamento humano; instituir plano terapêutico adequado ao portador dos transtornos mentais mais prevalentes na prática médica.. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: reconhecer as principais entidades nosológicas em psiquiatria; compreender noções básicas para a entrevista clínica do portador de transtornos mentais; aplicar conhecimentos de psicofarmacologia à prática clínica; conhecer estratégias terapêuticas não-farmacológica com evidência científica no tratamento de transtornos mentais; refletir sobre as repercussões do estigma em relação aos pacientes acometidos por transtornos mentais.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA285

SEMINÁRIO INTEGRADOR VI

1

15

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento integral do organismo a partir da integração dos conteúdos aprendidos durante a fase do curso de medicina, sumarizando em metodologias como gamificação/simulação clínica; reconhecer o papel das várias áreas do conhecimento para a saúde humana a fim de alcançar uma prática interdisciplinar na formação profissional. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: compreender os principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares da fase; aplicar o conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de gamificação; visualizar que a integração dos diferentes CCR é indispensável para a compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas; integrar os conhecimentos visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA286

TRABALHO DE CURSO I

2

30

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Elaborar um projeto de pesquisa científica (quantitativa ou qualitativa ou quanti-qualitativa). Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: escolher um professor orientador de acordo com o tema de interesse para a realização da pesquisa; estudar o roteiro de pesquisa; estudar as normas do Comitê de Ética em Pesquisa; socializar o projeto elaborado com os demais colegas e professores; encaminhar o projeto elaborado ao Comitê de Ética em Pesquisa

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA213

SAÚDE COLETIVA VII

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Subsidiar raciocínio e prática clínica, baseados em evidências científicas, com vistas a atender as demandas da população geral e populações vulneráveis, de forma a promover atenção integral. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Utilizar as ferramentas de abordagem familiar e comunitária; elaborar plano de intervenção familiar ou comunitária considerando as evidências e as necessidades de saúde, individual e coletiva; intervir, individualmente e em equipe, em diversos contextos, na defesa da saúde, da cidadania e da dignidade humana.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA215

CLÍNICA III: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA

10

150

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: compreender os aspectos clínicos e propedêuticos das doenças mais prevalentes na endocrinologia, neurologia, imunologia e doenças infecto-parasitárias; desenvolver estratégias terapêuticas, de prevenção e de reabilitação; realizar raciocínio clínico a partir dos métodos propedêuticos; desenvolver a técnica da relação médico-paciente, considerando os temas abordados no componente. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica ampliada; aprimorar os conhecimentos adquiridos na semiologia, sobretudo no relacionando os sistemas endocrinológico, neurológico, imunológico e doenças infecto-parasitárias, diferenciando os achados normais dos patológicos; conhecer os principais métodos complementares e suas limitações; estabelecer hipóteses diagnósticas mais prováveis, relacionando os dados da história, exame físico e exames complementares solicitados; estabelecer diagnósticos diferenciais coerentes perante cada situação; identificar situações e sinais de alerta que indiquem a necessidade de imediata intervenção médica (emergências médicas); elaborar plano terapêutico baseado no contexto clínico e social do paciente e na efetividade da ação médica; saber atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde; avaliar e acompanhar a efetividade das intervenções realizadas; atuar em equipe multidisciplinar; agir com ética com o paciente, sua família e a equipe de atendimento; conhecer os aspectos psicológicos das principais etapas do ciclo vital humano; conhecer as reações mais comuns ao adoecimento, refletir sobre a formação ética e psicológica do médico e do estudante de medicina.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA214

CLÍNICA CIRÚRGICA III

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: compreender as etapas da prevenção, do diagnóstico, dos princípios de tratamento e da reabilitação das doenças cirúrgicas prevalentes na atenção básica que se apresentam com sinais e sintomas relacionados aos sistemas cardiovascular, digestivo e pulmonar, além das bases do atendimento ao portador de doença neoplásica, queimaduras e lesões com necessidade de cirurgia plástica reparadora, adquirindo as competências e habilidades de Atenção às Necessidades Individuais de Saúde e de Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva (DCNs 2014). Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: realizar anamnese e manobras de exame físico dirigido às afecções cirúrgicas do aparelho cardiovascular, digestivo, pulmonar e da pele (inspeção, ausculta, palpação e percussão); praticar regras de biossegurança (calçar avental e luvas cirúrgicas, uso de equipamentos de proteção individual); simular atendimento com situações de necessidade de suturas cutâneas, de acesso venoso central e de drenagem torácica.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA216

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER III

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: realizar anamnese e exame físico ginecológico completos, realizar a lista de problemas e hipóteses diagnósticas desenvolvendo habilidades iniciadas nos CCRs anteriores. Além destas habilidades, espera-se que o aluno seja também capaz de estratificar o risco e a complexidade do atendimento que o paciente precisa. Saber realizar avaliação clínica fetal; diferenciar uma gravidez de alto risco de uma gravidez habitual, considerando as condutas a serem tomadas; diagnosticar doenças endocrinológicas relacionadas com o climatério. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: aprimorar o desenvolvimento do raciocínio lógico, aprender a avaliar a anamnese e exame físico de modo amplo em pacientes ambulatoriais nas áreas de ginecologia e obstetrícia e fazer associações da prática clínica com o conteúdo teórico estudado no CCR. Revisar os aspectos clínicos, morfológicos e funcionais do sexo feminino, revisar a farmacologia e patologia aplicadas para tratamento de doenças do trato genital feminino. Aprender a fazer os encaminhamentos para atendimentos especializados nos casos de gestações de alto risco e oncologia. Deverá saber acolher e confortar o paciente frente a suspeita/ diagnósticos de prognóstico reservados e para tal deverá desenvolver habilidade de comunicação de más notícias, empatia e complacência

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA217

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE III

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Diagnosticar e tratar as doenças mais comuns que acometem crianças e adolescentes no nível de atenção primária e urgência/emergência considerando doenças gastroenterológicas, nefrológicas, hematológicas, infecto-parasitárias e reumatológicas; conhecer os métodos de prevenção nestas doenças; conhecer a epidemiologia destas doenças; compreender a importância destas doenças para a saúde desta população. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: conhecer a técnica de obtenção de anamnese completa, identificando suas etapas e aplicando as perguntas adequadas a fim de obter os dados necessários para construir a história clínica; registrar a anamnese de modo adequado usando nomenclatura apropriada; conhecer a semiologia dos sinais e sintomas descritos; dominar e praticar com desenvoltura as técnicas de semiologia necessárias para realizar o exame físico completo; reconhecer os achados normais e patológicos ao fazer o exame físico; formular hipóteses diagnósticas coerentes com os achados de anamnese e exame físico; estabelecer diagnósticos diferenciais coerentes perante cada situação; instituir investigação complementar se necessário; estabelecer tratamento adequado a cada uma das patologias; reconhecer a necessidade de encaminhamento para outro profissional a fim de instituir a melhor conduta para o paciente; dominar os métodos de prevenção e reabilitação de cada uma dessas doenças e aplicá-los em sua comunidade de ação; usar vocabulário adequado sabendo adaptar a linguagem técnica usada em documentos e com os outros profissionais para uma linguagem entendível pelo paciente e sua família; cumprir com as normas de assepsia durante o atendimento; agir com ética com o paciente, sua família e a equipe de atendimento.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA186

ÉTICA E BIOÉTICA

2

30

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: conhecer os aspectos éticos mais relevantes para a formação a partir do Código de Ética Médica, correlacionando com a prática da Medicina; conhecer os deveres e direitos como estudante e como médico, assim e os deveres e direitos do paciente; considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: estudar o Código de ética do Estudante de Medicina e o Código de Ética Médica; correlacionar situações clínicas com o previsto no Código de Ética Médica; buscar informações diante de casos envolvendo dilemas éticos.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA287

SEMINÁRIO INTEGRADOR VII

1

15

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento integral do organismo a partir da integração dos conteúdos aprendidos durante a fase do curso de medicina, sumarizando em metodologias como OSCE (Exame estruturado de habilidades clínicas)/simulação clínica; reconhecer o papel das várias áreas do conhecimento para a saúde humana a fim de alcançar uma prática interdisciplinar na formação profissional. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: compreender os principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares da fase; aplicar o conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de OSCE (Exame estruturado de habilidades clínicas)/simulação clínica; visualizar que a integração dos diferentes CCR é indispensável para a compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas; integrar os conhecimentos visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA288

SAÚDE COLETIVA VIII

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender os princípios de gestão em saúde da medicina baseada em evidências voltada para a Medicina de Família e Comunidade. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: conhecer a estrutura e funcionamento dos serviços de saúde e dos modelos de gestão; Realizar o diagnóstico de saúde de uma comunidade e interpretar dados epidemiológicos; utilizar o sistema de informação em saúde; conhecer o processo de regulação e de fiscalização em saúde; utilizar os princípios da metodologia científica e da medicina baseada em evidências na sustentação de argumentos e tomadas de decisões; reconhecer os conceitos de terminalidade da vida e cuidados paliativos, estabelecendo comunicação e cuidado centrado na pessoa.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA289

CLÍNICA IV: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA

8

120

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: conhecer a epidemiologia das doenças oncológicas, hematológicas e reumatológicas mais comuns; compreender a importância destas doenças para a saúde da população; saber diagnosticar as doenças oncológicas, hematológicas e reumatológicas mais comuns; conhecer o tratamento inicial mais indicado dessas doenças; conhecer o prognósticos dessas doenças; saber os métodos de prevenção do grupo de doenças estudado. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: conhecer a técnica de obtenção de anamnese completa, identificando suas etapas e aplicando as perguntas adequadas a fim de obter os dados necessários para construir a história clínica relacionada às doenças oncológicas, hematológicas e reumatológicas mais comuns; documentar a anamnese de modo adequado usando nomenclatura apropriada; formular hipóteses diagnósticas coerentes com os achados de anamnese e exame físico; saber solicitar investigação complementar adequada, racional e determinante para auxílio na diferenciação das hipóteses diagnósticas; estabelecer tratamento inicial mais adequado a cada uma das doenças mais comuns do espectro hematológico, reumatológico e oncológico; reconhecer a necessidade do encaminhamento para profissional especializado a fim de instituir a melhor conduta para o paciente; conhecer e saber aplicar os métodos de prevenção e reabilitação de cada uma das doenças estudadas; agir com ética com o paciente, sua família e a equipe de atendimento; usar vocabulário adequado adaptando a linguagem técnica usada entre profissionais para a linguagem compreensível para os pacientes e familiares.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA298

CLÍNICA CIRÚRGICA IV

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: compreender as etapas da prevenção, do diagnóstico, dos princípios de tratamento e da reabilitação das doenças cirúrgicas prevalentes na atenção básica que se apresentam com sinais e sintomas relacionados à ortopedia e traumatologia, doenças que necessitam tratamento cirúrgico das regiões de cabeça e pescoço (incluindo doenças oftalmológicas, otorrinolaringológicas e neurológicas), adquirindo as competências e habilidades de Atenção às Necessidades Individuais de Saúde e de Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva (DCNs 2014). Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: realizar anamnese e manobras de exame físico dirigido às afecções cirúrgicas ortopédicas (ósseas e musculares), cabeça e pescoço (incluindo doenças oftalmológicas, otorrinolaringológicas e neurológicas); praticar regras de biossegurança (calçar avental e luvas cirúrgicas, uso de equipamentos de proteção individual); simular atendimento com situações de necessidade de exame com otoscópio, oftalmoscópio; analisar radiografias com alterações ortopédicas e/ou secundárias a trauma e correlacionar com a conduta médica; correlacionar doenças neurológicas, que necessitem tratamento cirúrgico, com a propedêutica e com exames complementares.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA290

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER IV

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: realizar propedêutica considerando aspectos específicos relacionados a doenças do da vulva, vagina, corpo uterino e anexos; conduzir um trabalho de parto; diagnosticar e saber a conduta em situações clínicas de emergência em Ginecologia e Obstetrícia. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: revisar os aspectos clínicos, morfológicos e funcionais do sexo feminino, praticar coleta de história clínica e exame físico em pacientes ambulatoriais nas áreas de ginecologia e obstetrícia, revisar a farmacologia e patologia aplicadas para tratamento de doenças obstétricas e ginecológicas; praticar em simuladores o exame obstétrico e assistência ao parto; revisar os princípios de ética médica aplicados para o atendimento da mulher (consultas de ginecologia e obstetrícia); saber encaminhar os casos que necessitam de atendimento secundário ou terciário; desenvolver a empatia e continência no atendimento da mulher diagnosticada com as patologias oncológicas ou obstétricas adversas sabendo ser encorajador enquanto realista.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA291

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE IV

6

90

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Diagnosticar e tratar as doenças mais comuns que acometem crianças e adolescentes no nível de atenção primária e urgência/emergência considerando doenças neurológicas, do período neonatal, de emergências pediátricas e que necessitem de tratamento cirúrgico; conhecer os métodos de prevenção nestas doenças; conhecer a epidemiologia destas doenças; compreender a importância destas doenças para a saúde desta população. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: conhecer a técnica de obtenção de anamnese completa, identificando suas etapas e aplicando as perguntas adequadas a fim de obter os dados necessários para construir a história clínica; registrar a anamnese de modo adequado usando nomenclatura apropriada; conhecer a semiologia dos sinais e sintomas descritos; dominar e praticar com desenvoltura as técnicas de semiologia necessárias para realizar o exame físico completo; reconhecer os achados normais e patológicos ao fazer o exame físico; formular hipóteses diagnósticas coerentes com os achados de anamnese e exame físico; estabelecer diagnósticos diferenciais coerentes perante cada situação; instituir investigação complementar se necessário; estabelecer tratamento adequado a cada uma das patologias; reconhecer a necessidade de encaminhamento para outro profissional a fim de instituir a melhor conduta para o paciente; dominar os métodos de prevenção e reabilitação de cada uma dessas doenças e aplicá-los em sua comunidade de ação; usar vocabulário adequado sabendo adaptar a linguagem técnica usada em documentos e com os outros profissionais para uma linguagem entendível pelo paciente e sua família; cumprir com as normas de assepsia durante o atendimento; agir com ética com o paciente, sua família e a equipe de atendimento.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA292

MEDICINA LEGAL

2

30

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Conhecer os temas importantes relacionados à Medicina Legal; diferenciar e conceituar os diferentes tipos de morte, assim como os fenômenos relacionados a ela; conhecer os aspectos envolvidos em uma perícia médica/necropsia, assim como as indicações e os documentos necessários. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: revisar conceitos de Direito penal, civil, administrativo e ético aplicado à prática médica; praticar simulação orientada de atendimento de perícias médicas; praticar preenchimento de documentação médica como receitas, atestados, declaração de óbito etc; conhecer conceitos em tanatologia, sexologia forense e criminologia e onde são aplicados na prática da Medicina Legal.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA293

TRABALHO DE CURSO II

2

30

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Elaborar um artigo científico sumarizando todo o processo de pesquisa científica (quantitativa ou qualitativa ou quanti-qualitativa); apresentar para banca examinadora a pesquisa finalizada. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: apresentar periodicamente ao professor orientador as etapas realizadas da pesquisa; finalizar a disposição dos resultados da pesquisa; escrever a discussão dos resultados encontrados com os publicados na literatura; escolher uma revista para publicação, adequar a metodologia; preparar a apresentação da pesquisa para defesa/arguição final.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA294

URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

4

60

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: diagnosticar e saber conduta em pacientes em situação clínica de emergência ou urgência. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: entender os protocolos de atendimento em urgência e emergência; revisar a legislação e princípios do atendimento pré-hospitalar; reconhecer a diferença entre atendimento pré- hospitalar e hospitalar do paciente com trauma; revisar os aspectos éticos envolvidos no atendimento do paciente com situação clínica de urgência/emergência; conhecer o fluxograma/funcionamento da rede de urgência e emergência vigente; treinar em simuladores situações clínicas mais prevalentes.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA295

SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII

1

15

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento integral do organismo a partir da integração dos conteúdos aprendidos durante a fase do curso de medicina, sumarizando em metodologias como OSCE (Exame estruturado de habilidades clínicas)/simulação clínica; reconhecer o papel das várias áreas do conhecimento para a saúde humana a fim de alcançar uma prática interdisciplinar na formação profissional. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: compreender os principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares da fase; aplicar o conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de OSCE (Exame estruturado de habilidades clínicas)/simulação clínica; visualizar que a integração dos diferentes CCR é indispensável para a compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas; integrar os conhecimentos visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA296

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

59

885

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: desenvolver as habilidades e atitudes e conhecimentos teóricos trabalhados em todos CCRs prévios; praticar as habilidades previstas no perfil do egresso definido no PPC; desenvolver e praticar as competências e habilidades definidas nas DCNs para o curso de Medicina vigentes Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares; informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação; realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico; dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocioambiental subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução; diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica; otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus aspectos; exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas; utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção; reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte; conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnicos-científicos e a participação na produção de conhecimentos; atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos de referência e contra-referência; considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população; ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e de planejamento em saúde; atuar em equipe multiprofissional; manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde; conhecer os direitos e deveres do médico, baseado do que é previsto no Código de Ética Médica.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA297

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

60

900

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: desenvolver as habilidades e atitudes e conhecimentos teóricos trabalhados em todos CCRs prévios; praticar as habilidades previstas no perfil do egresso definido no PPC; desenvolver e praticar as competências e habilidades definidas nas DCNs para o curso de Medicina vigentes Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares; informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação; realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico; dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocioambiental subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução; diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica; otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus aspectos; exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas; utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção; reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte; conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnicos-científicos e a participação na produção de conhecimentos; atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos de referência e contra-referência; considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população; ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e de planejamento em saúde; atuar em equipe multiprofissional; manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde; conhecer os direitos e deveres do médico, baseado do que é previsto no Código de Ética Médica.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA299

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

60

900

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: desenvolver as habilidades e atitudes e conhecimentos teóricos trabalhados em todos CCRs prévios; praticar as habilidades previstas no perfil do egresso definido no PPC; desenvolver e praticar as competências e habilidades definidas nas DCNs para o curso de Medicina vigentes Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares; informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação; realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico; dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocioambiental subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução; diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica; otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus aspectos; exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas; utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção; reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte; conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnicos-científicos e a participação na produção de conhecimentos; atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos de referência e contra-referência; considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população; ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e de planejamento em saúde; atuar em equipe multiprofissional; manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde; conhecer os direitos e deveres do médico, baseado do que é previsto no Código de Ética Médica.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA300

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO IV

58

870

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas: desenvolver as habilidades e atitudes e conhecimentos teóricos trabalhados em todos CCRs prévios; praticar as habilidades previstas no perfil do egresso definido no PPC; desenvolver e praticar as competências e habilidades definidas nas DCNs para o curso de Medicina vigentes Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares; informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação; realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico; dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocioambiental subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução; diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica; otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus aspectos; exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas; utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção; reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte; conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnicos-científicos e a participação na produção de conhecimentos; atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos de referência e contra-referência; considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população; ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e de planejamento em saúde; atuar em equipe multiprofissional; manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde; conhecer os direitos e deveres do médico, baseado do que é previsto no Código de Ética Médica.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO

CRÉDITOS

HORAS

GSA203

TÓPICOS EM TOXICOLOGIA CLÍNICA

2

30

OBJETIVO

Onde se lê: Entender os mecanismos gerais de intoxicação, as substâncias mais prevalentes envolvidas em intoxicação humana, bem como princípios básicos de assistência clínica aos pacientes intoxicados.

 

Leia-se: Orientar o entendimento os mecanismos gerais de intoxicação, as substâncias mais prevalentes envolvidas em intoxicação humana, bem como princípios básicos de assistência clínica aos pacientes intoxicados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SUGERIDO

Introdução a toxicologia. Plantas tóxicas. Toxicologia dos alimentos. Pesticidas. Principais poluentes ambientais. Dopping e toxicologia forense. Carcinogênse e alimentos. Drogas de abuso.

 

Art. 2 Alterar “Contéudo Programático sugerido” do CCR GCH290 e GSA200. E Alterar o objetivo e inserir “Contéudo Programático sugerido”do CCR GSA203, conforme descrito nas tabelas acima. O curso também fez ajustes em algumas referências bilbiográfias e correções textuais.

 

Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de reuniões nº 1.3.12 da Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul, Avenida Fernando Machado, 108 E, Centro, Chapecó, 8ª Reunião Ordinária, 26 de novembro de 2019.

 

MARCELO MORENO
Coordenador do Curso de Medicina

Presidente do Colegiado

SIAPE - 2421784

Data do ato: Chapecó-SC, 13 de fevereiro de 2020.
Data de publicação: 14 de fevereiro de 2020.

Marcelo Moreno
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Chapecó