ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCQLCL/UFFS/2019

Delibera acerca da inclusão de componentes curriculares optativos no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Química Licenciatura, matriz 2018.

A Coordenação do Curso de Graduação em Química Licenciatura, campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando, i) a recomendação do Núcleo Docente Estruturante registrada na Ata Nº 02/NDE/CCQL-CL/UFFS/2019, de 07 de novembro de 2019, ii) e a decisão do Colegiado do Curso registrada na Ata Nº 08/CCQL-CL/UFFS/2019, de 07 de novembro de 2019, faz saber que o Colegiado apreciou e

DELIBERA:

Art. 1º Incluir no “Quadro 7: Componentes Curriculares optativos do curso de Química – Licenciatura” no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Química Licenciatura, Matriz 2018, os seguintes componentes curriculares optativos existentes no PPC matriz 2012 do Curso e/ou nas matrizes curriculares vigentes dos demais cursos do campus:

Código

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

Créditos

Horas

GCS588

Fundamentos do Desenho Técnico para Educadores: Materiais Didático-pedagógicos, Linguagem e Representação Visual

4

60

GEN133

Avaliação de Impacto Ambiental

4

60

GCH1203

Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências

4

60

GCH1204

Educação em Saúde

4

60

GEN121

Recursos Energéticos e Energias Renováveis

2

30

GLA340

Redação Científica

2

30

GCS085

Responsabilidade Socioambiental

2

30

GEN163

Saúde Ambiental

3

45

GCA059

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

2

30

GCH1208

Tendências e Perspectivas do Ensino de Ciências

4

60

GCA534

Bromatologia

3

45

GCA536

Química e Fertilidade do Solo

5

75

GCA303

Modelagem da Qualidade das Águas de Rios

3

45

GEN129

Qualidade das Águas

3

45

GCA296

Plantas Medicinais

3

45

GEX701

Características da Linguagem Científica e de Divulgação Científica

2

30

GEN120

Balanços de Massa e de Energia

2

30

GEX827

Introdução à Física Quântica

4

60

GEX829

Estrutura da Matéria I

4

60

GEX843

Estrutura da Matéria II

4

60

GCB237

Nanotecnologia Molecular

2

30

GCH305

Temas Transversais e Contemporâneos em Educação

2

30

GEX275

Epistemologia e História da Ciência e da Química

2

30

GCH298

Fundamentos Psicológicos da Educação

4

60

GLA106

Língua Brasileira de Sinais: Estudos Introdutórios

2

30

GCH308

Educação Ambiental

2

30

GEX283

Iniciação à Prática de Pesquisa para o Ensino de Ciências e Química

3

45

GLA199

Linguagem e Formação de Conceitos Científicos

2

30

 

§ 1° - As informações de ementas, objetivos e referências dos componentes curriculares serão acrescentadas no item “8.13.1 Componentes Curriculares Optativos” do PPC.

 

§ 2° - O Componente Curricular “TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS” com a seguinte especificação:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

T/PE/PCC

Horas

GEN309

TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS

0/2/0

30

EMENTA

Segurança no laboratório. Acondicionamento e rotulagem de resíduos. Gerenciamento de resíduos. Destinação de resíduos químicos. Tratamento de resíduos gerados em aulas experimentais.

OBJETIVO

Durante este componente curricular o discente deverá: desenvolver habilidades de gestão e tratamentos de resíduos, manipulação e organização em laboratório, incluindo cuidados de segurança. Aprender conceitos fundamentais e técnicas básicas de laboratório e ser capaz de transpor o conteúdo abordado para o ensino fundamental e médio, bem como estar em contínuo contato com a literatura especializada. Ao contemplar aspectos de segurança ocupacional e ambiental, objetiva-se inserir atitudes éticas na prática cotidiana dos alunos, colaborando para torná-los mais conscientes e comprometidos socialmente.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALBERGUINI, L. Tratamento de resíduos químicos. Rima, 1ª ed. 2006.ALMEIDA, M. F. C. Boas Práticas de Laboratório – 2ª ed. Senac-RJ, 2013.

MAIA, D. Iniciação no Laboratório de Química. Átomo, 1ª ed, 2015.

SIMÕES, J. A. M. Guia do Laboratório de Química e Bioquímica (Revista e Aumentada). Lidel, 2ª ed. 2008.

SILVA, R. R., BOCCHI, N., ROCHA-FILHO, C. R., MACHADO, P. F. L. Introdução à química experimental. Ed UFSCAR, 2ª ed. 2014.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

CARVALHO, C. H. M.; GARÓFALO, D. A. Operações Básicas de Laboratório de Manipulação. 1. ed. São Paulo: Érica, 2015.

MOURA, R. A.; WADA, C. S.; PURCHIO, A.; ALMEIDA, T. V. Técnicas de Laboratório. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

MORITA,T. MANUAL DE SOLUÇÕES. Reagentes e Solventes. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2007.

SENAI. Técnicas Laboratoriais - Coleção Química. Senai-SP, 2015.


§ 3° - O Componente Curricular “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FICÇÃO CIENTÍFICA” com a seguinte especificação:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

T/PE/PCC

Horas

GLA343

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FICÇÃO CIENTÍFICA

2/0/0

30

EMENTA

Aspectos da Divulgação Científica e compreensões acerca da Ficção Científica. Propostas didáticas com uso da Divulgação Científica.

OBJETIVO

Dialogar acerca do uso da Divulgação Científica como modo de qualificar o ensino.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

FERREIRA, J. C. D. Ficção científica e ensino de ciências: seus entremeios /Júlio César David Ferreira. Curitiba, 2016, 189 p. (tese).

GIORDAN, M.; CUNHA, M. B. (Org.). Divulgação Científica em sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Unijuí, 2015, 360 p.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MORTIMER, E. F. Linguagem Científica Versus Linguagem Comum nas Respostas Escritas de Vestibulandos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 3, n. 1, p. 7-19, 1998.

OLIVEIRA, J. R. S. de; QUEIROZ, S. L. Considerações sobre o papel da comunicação científica na educação em química. In: Química Nova, v. 31, n. 5, p. 1263-1270, 2008.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

VIGOTSKY, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012. 228 p.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martin Fontes, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


§ 3° - O Componente Curricular “INTRODUÇÃO À QUÍMICA DE MATERIAIS” com a seguinte especificação:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

T/PE/PCC

Horas

GEN310

INTRODUÇÃO À QUÍMICA DE MATERIAIS

2/0/0

30

EMENTA

Conceitos voltados à química de materiais. Contextualização da evolução histórica dos materiais. Classificação, caracterização estrutural, propriedades e aplicações científico-tecnológicas dos materiais.

OBJETIVO

Fornecer aos acadêmicos uma visão histórica e atual da área de materiais. Proporcionar o conhecimento básico acerca dos diferentes materiais. Explorar aspectos de inovações científico-tecnológicas e mostrar a “ciência dos materiais” como sendo uma das áreas de grande relevância para o ensino e a pesquisa em química no âmbito de suas especificidades (licenciatura, bacharelado, industrial e engenharias).

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ATKINS, P. W.; DE PAULA, J. Físico-Química. 9a Ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2012, v. 1.ATKINS, P. W.; DE PAULA, J. Físico-Química. 9a Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2012, v. 2.ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.CALLISTER, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 882 p.

VLACK, L. H. V. Princípios de ciência e tecnologia dos materiais. Rio de Janeiro: Elsevier, 1984, 567 p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

ALLCOCK, H. R. Introduction to Materials Chemistry. New Jersey: John Wiley & Sons, 2008.

ATKINS, P. W; SHRIVER, D. F; OVERTON, T. L; ROURKE, J. P.; WELLER, M. T; ARMSTRONG, F. A. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, 847 p.BALÁZ, P. Mechanochemistry in Nanoscience and Minerals Engineering. Springer eBooks XIII, 413 p.BALL, D. W. Físico-Química. São Paulo: Cengage Learning, 2006, v. 1.CASTELLAN, G. W. Fundamentos de Físico-Química. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1996.GERSTEN, J. I.; SMITH, F. W. The Physics and Chemistry of Materials. New York: John Wiley & Sons, 2001.KOTZ, J. C. TREICHEL, P. Química Geral e Reações Químicas. 6ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2010, v. 1.KOTZ, J. C. TREICHEL, P. Química Geral e Reações Químicas. 6ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2010, v. 2.PILLA, L. Físico-Química I. 2ª Edição. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1986, v. 1.


Art. 3º Essa decisão entra em vigor a partir da data de homologação do documento pela PROGRAD.


Cerro Largo, RS, 07 de novembro de 2019.

 

ROSÁLIA ANDRIGHETTO

Coordenadora do Curso de Graduação em Química Licenciatura

UFFS, Campus Cerro Largo

Data do ato: Cerro Largo-RS, 07 de novembro de 2019.
Data de publicação: 27 de novembro de 2019.

Rosalia Andrighetto
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Química do Campus Cerro Largo