ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCQLCL/UFFS/2019
A Coordenação do Curso de Graduação em Química Licenciatura, campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando, i) a recomendação do Núcleo Docente Estruturante registrada na Ata Nº 02/NDE/CCQL-CL/UFFS/2019, de 07 de novembro de 2019, ii) e a decisão do Colegiado do Curso registrada na Ata Nº 08/CCQL-CL/UFFS/2019, de 07 de novembro de 2019, faz saber que o Colegiado apreciou e
DELIBERA:
Art. 1º Incluir no “Quadro 7: Componentes Curriculares optativos do curso de Química – Licenciatura” no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Química Licenciatura, Matriz 2018, os seguintes componentes curriculares optativos existentes no PPC matriz 2012 do Curso e/ou nas matrizes curriculares vigentes dos demais cursos do campus:
Código |
COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS |
Créditos |
Horas |
GCS588 |
Fundamentos do Desenho Técnico para Educadores: Materiais Didático-pedagógicos, Linguagem e Representação Visual |
4 |
60 |
GEN133 |
Avaliação de Impacto Ambiental |
4 |
60 |
GCH1203 |
Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências |
4 |
60 |
GCH1204 |
Educação em Saúde |
4 |
60 |
GEN121 |
Recursos Energéticos e Energias Renováveis |
2 |
30 |
GLA340 |
Redação Científica |
2 |
30 |
GCS085 |
Responsabilidade Socioambiental |
2 |
30 |
GEN163 |
Saúde Ambiental |
3 |
45 |
GCA059 |
Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional |
2 |
30 |
GCH1208 |
Tendências e Perspectivas do Ensino de Ciências |
4 |
60 |
GCA534 |
Bromatologia |
3 |
45 |
GCA536 |
Química e Fertilidade do Solo |
5 |
75 |
GCA303 |
Modelagem da Qualidade das Águas de Rios |
3 |
45 |
GEN129 |
Qualidade das Águas |
3 |
45 |
GCA296 |
Plantas Medicinais |
3 |
45 |
GEX701 |
Características da Linguagem Científica e de Divulgação Científica |
2 |
30 |
GEN120 |
Balanços de Massa e de Energia |
2 |
30 |
GEX827 |
Introdução à Física Quântica |
4 |
60 |
GEX829 |
Estrutura da Matéria I |
4 |
60 |
GEX843 |
Estrutura da Matéria II |
4 |
60 |
GCB237 |
Nanotecnologia Molecular |
2 |
30 |
GCH305 |
Temas Transversais e Contemporâneos em Educação |
2 |
30 |
GEX275 |
Epistemologia e História da Ciência e da Química |
2 |
30 |
GCH298 |
Fundamentos Psicológicos da Educação |
4 |
60 |
GLA106 |
Língua Brasileira de Sinais: Estudos Introdutórios |
2 |
30 |
GCH308 |
Educação Ambiental |
2 |
30 |
GEX283 |
Iniciação à Prática de Pesquisa para o Ensino de Ciências e Química |
3 |
45 |
GLA199 |
Linguagem e Formação de Conceitos Científicos |
2 |
30 |
§ 1° - As informações de ementas, objetivos e referências dos componentes curriculares serão acrescentadas no item “8.13.1 Componentes Curriculares Optativos” do PPC.
§ 2° - O Componente Curricular “TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS” com a seguinte especificação:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos T/PE/PCC |
Horas |
GEN309 |
TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS |
0/2/0 |
30 |
EMENTA |
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Segurança no laboratório. Acondicionamento e rotulagem de resíduos. Gerenciamento de resíduos. Destinação de resíduos químicos. Tratamento de resíduos gerados em aulas experimentais. |
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OBJETIVO |
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Durante este componente curricular o discente deverá: desenvolver habilidades de gestão e tratamentos de resíduos, manipulação e organização em laboratório, incluindo cuidados de segurança. Aprender conceitos fundamentais e técnicas básicas de laboratório e ser capaz de transpor o conteúdo abordado para o ensino fundamental e médio, bem como estar em contínuo contato com a literatura especializada. Ao contemplar aspectos de segurança ocupacional e ambiental, objetiva-se inserir atitudes éticas na prática cotidiana dos alunos, colaborando para torná-los mais conscientes e comprometidos socialmente. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ALBERGUINI, L. Tratamento de resíduos químicos. Rima, 1ª ed. 2006.ALMEIDA, M. F. C. Boas Práticas de Laboratório – 2ª ed. Senac-RJ, 2013.
MAIA, D. Iniciação no Laboratório de Química. Átomo, 1ª ed, 2015.SIMÕES, J. A. M. Guia do Laboratório de Química e Bioquímica (Revista e Aumentada). Lidel, 2ª ed. 2008.SILVA, R. R., BOCCHI, N., ROCHA-FILHO, C. R., MACHADO, P. F. L. Introdução à química experimental. Ed UFSCAR, 2ª ed. 2014. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES. |
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CARVALHO, C. H. M.; GARÓFALO, D. A. Operações Básicas de Laboratório de Manipulação. 1. ed. São Paulo: Érica, 2015. MOURA, R. A.; WADA, C. S.; PURCHIO, A.; ALMEIDA, T. V. Técnicas de Laboratório. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003. MORITA,T. MANUAL DE SOLUÇÕES. Reagentes e Solventes. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2007. SENAI. Técnicas Laboratoriais - Coleção Química. Senai-SP, 2015. |
§ 3° - O Componente Curricular “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FICÇÃO CIENTÍFICA” com a seguinte especificação:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos T/PE/PCC |
Horas |
GLA343 |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FICÇÃO CIENTÍFICA |
2/0/0 |
30 |
EMENTA |
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Aspectos da Divulgação Científica e compreensões acerca da Ficção Científica. Propostas didáticas com uso da Divulgação Científica. |
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OBJETIVO |
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Dialogar acerca do uso da Divulgação Científica como modo de qualificar o ensino. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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FERREIRA, J. C. D. Ficção científica e ensino de ciências: seus entremeios /Júlio César David Ferreira. Curitiba, 2016, 189 p. (tese). GIORDAN, M.; CUNHA, M. B. (Org.). Divulgação Científica em sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Unijuí, 2015, 360 p. LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. MORTIMER, E. F. Linguagem Científica Versus Linguagem Comum nas Respostas Escritas de Vestibulandos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 3, n. 1, p. 7-19, 1998. OLIVEIRA, J. R. S. de; QUEIROZ, S. L. Considerações sobre o papel da comunicação científica na educação em química. In: Química Nova, v. 31, n. 5, p. 1263-1270, 2008. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES. |
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VIGOTSKY, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012. 228 p. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martin Fontes, 2008. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. |
§ 3° - O Componente Curricular “INTRODUÇÃO À QUÍMICA DE MATERIAIS” com a seguinte especificação:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos T/PE/PCC |
Horas |
GEN310 |
INTRODUÇÃO À QUÍMICA DE MATERIAIS |
2/0/0 |
30 |
EMENTA |
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Conceitos voltados à química de materiais. Contextualização da evolução histórica dos materiais. Classificação, caracterização estrutural, propriedades e aplicações científico-tecnológicas dos materiais. |
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OBJETIVO |
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Fornecer aos acadêmicos uma visão histórica e atual da área de materiais. Proporcionar o conhecimento básico acerca dos diferentes materiais. Explorar aspectos de inovações científico-tecnológicas e mostrar a “ciência dos materiais” como sendo uma das áreas de grande relevância para o ensino e a pesquisa em química no âmbito de suas especificidades (licenciatura, bacharelado, industrial e engenharias). |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ATKINS, P. W.; DE PAULA, J. Físico-Química. 9a Ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2012, v. 1.ATKINS, P. W.; DE PAULA, J. Físico-Química. 9a Edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2012, v. 2.ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.CALLISTER, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 882 p.
VLACK, L. H. V. Princípios de ciência e tecnologia dos materiais. Rio de Janeiro: Elsevier, 1984, 567 p. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES. | |||
ALLCOCK, H. R. Introduction to Materials Chemistry. New Jersey: John Wiley & Sons, 2008.ATKINS, P. W; SHRIVER, D. F; OVERTON, T. L; ROURKE, J. P.; WELLER, M. T; ARMSTRONG, F. A. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, 847 p.BALÁZ, P. Mechanochemistry in Nanoscience and Minerals Engineering. Springer eBooks XIII, 413 p.BALL, D. W. Físico-Química. São Paulo: Cengage Learning, 2006, v. 1.CASTELLAN, G. W. Fundamentos de Físico-Química. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1996.GERSTEN, J. I.; SMITH, F. W. The Physics and Chemistry of Materials. New York: John Wiley & Sons, 2001.KOTZ, J. C. TREICHEL, P. Química Geral e Reações Químicas. 6ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2010, v. 1.KOTZ, J. C. TREICHEL, P. Química Geral e Reações Químicas. 6ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2010, v. 2.PILLA, L. Físico-Química I. 2ª Edição. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1986, v. 1. |
Art. 3º Essa decisão entra em vigor a partir da data de homologação do documento pela PROGRAD.
Cerro Largo, RS, 07 de novembro de 2019.
ROSÁLIA ANDRIGHETTO
Coordenadora do Curso de Graduação em Química Licenciatura
UFFS, Campus Cerro Largo
Data do ato: Cerro Largo-RS, 07 de novembro de 2019.
Data de publicação: 27 de novembro de 2019.
Rosalia Andrighetto
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Química do Campus Cerro Largo