DECISÃO Nº 20/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023

Aprova relatório da reedição do curso de pós-graduação lato sensu em Realidade Brasileira, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 
A PRESIDENTE DA CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA (CPPGEC), DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, considerando o Processo nº 23205.015365/2023-32,


DECIDE:

Art. 1º Aprovar o relatório da reedição do curso de pós-graduação lato sensu em Realidade Brasileira, da UFFS, conforme Anexo I da presente Decisão.

Art. 2º O curso, com carga horária de 390 (trezentas e noventa) horas, foi ofertado pelo Campus Laranjeiras do Sul-PR, no período de junho de 2021 a fevereiro de 2023.

Art. 3º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.

Sala das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 7ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 22 de agosto de 2023.

 


PATRICIA ROMAGNOLLI
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura

MARCELO RECKTENVALD
Presidente do Conselho Universitário
 
 
ANEXO I
(DECISÃO Nº 20/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2023)
 
RELATÓRIO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM REALIDADE BRASILEIRA, OFERTADO NO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

1. Dados de identificação do curso
Nome do curso: Curso de Especialização em Realidade Brasileira
Área de conhecimento (Tabela CNPq/CAPES): Educação
Forma de oferta: Em parte presencial, em regime de alternância e parte online
Proponente:
( x )Curso(s) de Graduação ou Pós-Graduação
Especificar: Especialização em Realidade Brasileira - Turma I; Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas; Ciências Econômicas e Agronomia.

( x ) Grupo de Pesquisa
Especificar: Grupos de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA); e Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Cooperação

( ) Pró-Reitoria(as)Especificar:
Campus de oferta: Laranjeiras do Sul
Documento de aprovação da oferta do curso: DECISÃO Nº 1/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2020

2. Dados do coordenador do curso
Nome completo: Pedro Ivan Christoffoli Titulação acadêmica: Pós- doutorado
Portaria de designação: PORTARIA DE PESSOAL Nº 132/GR/UFFS/2021, DE 11 DE MARÇO DE 2021 E-mail: pedroivanc@gmail.com
Endereço do Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706613A4

3. Caracterização do curso
Data de início: 02/06/2020 Data de término: 30/03/2023
Carga horária total: 390  
Alteração no cronograma: (O curso cumpriu com o cronograma de início e término proposto? Expor algumas considerações sobre as alterações do cronograma.)
Houve alterações no cronograma em virtude da extensão do período da pandemia, que obrigou a retardar o início do mesmo, bem como a iniciar apenas com atividades virtuais. Posteriormente houve o início de atividades presenciais, até o encerramento do curso, que teve de ser postergado, em vista do que já foi relatado.

4. Das vagas, Matrículas e Concluintes
Vagas ofertadas: 50 Inscritos: 55
Selecionados: 55 Matriculados: 49
Desistentes: - Evasão: 35
Concluintes: 14

5. Público Alcançado
Educadores/as de escolas públicas, dirigentes, lideranças e técnicos/as de organizações, cooperativas, movimentos sociais e sindicatos, com atuação preferencial na região sudoeste e centro-sul do Paraná e graduação em nível superior.

6. Matriz Curricular e Docentes
Disciplina Carga horária Período de Oferta Professor Responsável(nome completo) Titulação
História Regional e Questão Agrária 40 Junho de 2020 a março de 2023 Elemar do Nascimento CezimbraAna Cristina Hammel Doutor
Doutora
Desenvolvimento Regional: relação campo- cidade 50 Outubro de 2021 a março de 2023 Luis Claúdio Krajevski Doutor
Agricultura Familiar e Agroecologia 40 Agosto de 2020 a março de 2023 Valdemar Arl
Josimeire Leandrini
Doutor
Doutora
Alimentação Saudável, Saúde Popular e Organização doConsumo 50 setembro de 2021 a março de 2023 Vanderléia Pulga Doutora
Educação do Campo e Educação Popular 40 Setembro de 2020 a dezembro de 2022 Líria Ângela Andrioli
Solange Todero Von Onçay
Doutora
Doutora
Cooperação e Intercooperação 50 Fevereiro de 2022 a março de 2023 Fábio Luiz Zeneratti Doutor
Metodologia da Pesquisa 30 Novembro de 2021 a março de 2023 Roberto Antônio Finatto
Josimeire Leandrini
Doutor
Doutora
Metodologia de Organização e Trabalho de Base 60 Junho de 2020 a março de 2023 Ana Cristina Hammel Doutora
Seminários Finais TCCs 30 Março de 2023 Ana Cristina Hammel Doutora
Obs.: Justificar as mudanças e alterações ocorridas em relação ao corpo docente.

6.1 Dados do Corpo docente substituto:
Nome completo: Fábio Luiz Zeneratti
Titulação: Doutor
Forma de contratação: Professor Efetivo
Experiência acadêmica e profissional: Formação na área
Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4829900323258469

Nome completo: Vanderléia Pulga
Titulação: Doutora
Forma de contratação: Professora Efetiva
Experiência acadêmica e profissional: Formação na área
Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0382400688847255

7. Desempenho Acadêmico

Acadêmicos(as)(nome completo, sem abreviaturas, conforme deve constar no certificado)
Componente Curricular - Conceito
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1
CAMILA JESSICA ROTERMEL A C A A A C A C A
2 CENIRA ROSA CECHIN SKOREK A C A A A A A B A
3 DANIEL IVAN ROSANELI A C A A C B A B A
4 DIEGO SIGMAR KOHWALD A B A A B C A A A
5 FERNANDA MARIA CALDEIRA DE AZEVEDO B C A A B C A A A
6 GILBERTO ACORDE DE SOUZA A B A A A A A B B
7 JULIANA CRISTINA DE MELLO B B A A A A A A A
8 LARISSA SIMÃO B B A A C B A C C
9 LUNÉIA CATIANE DE SOUZA - falta docs B B A A B B A B A
10 NATIELE APARECIDA MINUSCULI C C B A B B A B A
11 RAFAEL BALDIN A C A A A A A C C
12 REJANE SEVERO MARTINS A C A A B B A C C
13 SARA DE SOUZA ARNAUTS B B A A B B A C A
14 VILMAR ACORDE DE SOUZA B B A B A B A B A
Legenda:
1 - História Regional e Questão Agrária
2 - Desenvolvimento Regional: relação campo- cidade
3 - Agricultura Familiar e Agroecologia
4 - Alimentação Saudável, Saúde Popular e Organização do Consumo
5 - Educação do Campo e Educação Popular
6 - Cooperação e Intercooperação
7 - Metodologia da Pesquisa
8 - Metodologia de Organização e Trabalho de Base
9 - Seminários Finais TCCs

8. Conceituação no Trabalho de Conclusão do Curso (monografia ou artigo)
Acadêmicos(as) Título da Monografia/TCC Conceito
1 CAMILA JESSICA ROTERMEL O resgate histórico da Escola Itinerante: uma escola do campo coletiva e humanizada A
2 CENIRA ROSA CECHIN SKOREK O sindicato dos trabalhadores em educação pública de Francisco Beltrão/PR como espaço de luta: uma década do SINTEP-FB. A
3 DANIEL IVAN ROSANELI SINTEPFB E AMSOP: os limites encontrados pelos trabalhadores em educação pública de Francisco Beltrão - PR, a partir da atuação de agentes externos A
4 DIEGO SIGMAR KOHWALD Organização e estrutura política-sindical do Sindicato dos Trabalhadores em educação pública municipal de Francisco Beltrão/PR A
5 FERNANDA MARIA CALDEIRA DE AZEVEDO Análise crítica sobre a auto-organização de estudantes da escola Herdeiros do Saber dos Trabalhadores Rurais Sem Terra A
6 GILBERTO ACORDE DE SOUZA A materialidade da reforma agrária no acampamento Herdeiros da Terra 1 de Maio, Rio Bonito do Iguaçu - PR A
7 JULIANA CRISTINA DE MELLO O exercício do método materialista histórico dialético na Curso de Realidade Brasileira promovido pela UFFS e ASSESOAR A
8 LARISSA SIMÃO - MARCIO GAZOLA NÃO ESTÁ NO SGP Políticas públicas e dinâmicas dos mercados institucionais: o caso da COOPAFI-FB e dos agricultores familiares agroecológicos B
9 LUNÉIA CATIANE DE SOUZA Condições e perspectivas da juventude an Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada - COOPAFI do município de Francisco Beltrão - PR A
10 NATIELE APARECIDA MINUSCULI Comunicação no sindicalismo: a luta do SINTEPFB por direitos salariais A
11 RAFAEL BALDIN Da história do sindicalismo no Brasil ao SINTEPFB: a formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Francisco Beltrão (PR) A
12 REJANE SEVERO MARTINS Escola Itinerante Herdeiros do Saber: contradições e perspectivas sobre a implementação do novo Ensino Médio C
13 VILMAR ACORDE DE SOUZA Crédito e agroecologia: limites do acesso ao crédito e impasses no avanço da produção agroecológica no acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, da região Centro, PR A
14 SARA DE SOUZA ARNAUTS Os desafios de romper com o machismo não sindicato da educação, a experiência de SINTETEPFB - Sindicato dos trabalhadores em educação pública de Francisco Beltrão. A

9. Relação dos Acadêmicos com direito a Certificado de Especialização
Nome do Acadêmico Nome do Acadêmico
1 CAMILA JESSICA ROTERMEL 2 CENIRA ROSA CECHIN SKOREK
3 DANIEL IVAN ROSANELI 4 DIEGO SIGMAR KOHWALD
5 FERNANDA MARIA CALDEIRA DE AZEVEDO 6 GILBERTO ACORDE DE SOUZA
7 JULIANA CRISTINA DE MELLO 8 LARISSA SIMÃO
9 LUNÉIA CATIANE DE SOUZA 10 NATIELE APARECIDA MINUSCULI
11 RAFAEL BALDIN 12 REJANE SEVERO MARTINS
13
VILMAR ACORDE DE SOUZA
14 SARA DE SOUZA ARNAUTS

9. Relação dos Acadêmicos com direito a Declaração de Estudos
Nome do Acadêmico Nome do Acadêmico
1 SIMONE ROCHA LEONCIO 2 NILMAR RIPPEL
3 VALQUIRIA ROCHA LEONCIO 4  

11. Descrição dos pontos fortes do curso
Trabalho nos Núcleos de Bases - Os núcleos de base são formas organizativas já experimentadas em outras turmas e processos de trabalho em grupo. No caso da turma foi uma célula que manteve a unidade durante a pandemia, evitando que o índice de desistência fosse maior. Os coordenadores reuniram os grupos virtualmente a cada 15 dias, faziam leituras de textos orientados pelos docentes e coordenação, discutiam desafios da formação remota e possibilidades de trabalho nas Unidades de Estudos. Quando foi possível o retorno presencial o NB manteve o papel de articulação dos grupos e incorporou tarefas como a mística, organização cultural, memória da turma, coordenações de processos, entre outros, garantindo a participação efetiva dos estudantes na organicidade da turma e do Curso.
Unidades de Estudos - O Curso teve quatro unidades de estudos 2 cooperativas: COOPAFI e CEHRNOR, Escola Itinerante Herdeiros do Saber e Sindicato dos Professores - SINTEP- FB; esses locais foram escolhidos a partir da inserção dos estudantes, e se constituíram como espaços de estudos, mas também de práxis. A aproximação com as UEs previu o desenvolvimento de um plano de atividades que pudessem aprofundar questões relacionadas à organização e a relação com problemas sociais concretos que tivessem incidência na realidade. A práxis na UE os estudantes sistematizaram os TCCs, foram produzidos 15 trabalhos finais que trazem reflexões e aprendizados desse processo.CPP - Coordenação Política Pedagógica do Curso, a CPP foi formada por diferentes sujeitos, que indicaram estudantes para o Curso e também a coordenação da UFFS. Esse coletivo elaborou, acompanhou e avaliou todo o desenvolvimento do Curso, desde as etapas presenciais, o tempo comunidade, as atividades nas UEs e as visitas orientadas. A partir da gestão do Curso a CPP foi acumulando reflexões e intensificando o método do Curso.

12. Descrição dos aspectos a serem melhorados em reedição do curso
Em função da pandemia o Curso ficou com pouco tempo para desenvolvimento das atividades presenciais, o que foi a principal problemática da turma. Outra questão foi a dificuldade de acompanhamento nas unidades de estudos, a distância entre Fco Beltrão e Laranjeiras do Sul, e a falta de suporte de algumas entidades que compuseram a CPP. Outra fragilidade foi a relação com os docentes do Curso, faltou maior intencionalidade na imersão deles nos processos, por parte da CPP, isso teve implicações no desenvolvimento do TCC, sobretudo na relação entre a orientação e os processos da UEs.

13. Considerações finais
Essa segunda edição do Curso de Especialização em Realidade Brasileira nos permitiu sobretudo avançar/qualificar o método de trabalho com as questões trazidas pelos estudantes, problemáticas concretas que fazem parte do cotidiano. Neste sentido o Curso não se limitou a um estudo teórico de autores e de produções sobre a realidade brasileira, tão complexa e assolada pela pandemia que afetou o país no período. O trabalho com as Unidades de Estudos (casos de estudos) permitiu a elaboração, através da pesquisa, estudo e também de atividade de extensão em locais reais, com uma série de contradições que exigiu dos estudantes aprofundamento teórico-metodológico, uma vez que como sujeitos da ação, isso teve repercussão naquele espaço.Neste sentido podemos afirmar que os especialistas em Realidade Brasileira terão outra qualidade na sua imersão em práticas que exijam deles elaboração para resolver questões de seu cotidiano, seja no âmbito da política organizativa, da prestação de serviços, didático-pedagógico, dentre outras.

ANEXOS:

Obs. 1: O Relatório Final deve atender o Regulamento Geral de Pós-Graduação da UFFS.
Obs. 2: O Relatório Final deve ser encaminhado à Diretoria de Pós-Graduação até 60 dias após a conclusão do curso (18 meses).
 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 23 de agosto de 2023.
Data de publicação: 29 de agosto de 2023.

Patricia Romagnolli
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura