DECISÃO Nº 3/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2024

Aprova criação da Empresa Júnior denominada Associação de Extensão e Consultoria Agropecuária da Fronteira Sul Júnior, da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 
O PRESIDENTE DA CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA (CPPGEC), DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, considerando o Processo nº 23205.036696/2023-14,


DECIDE:

Art. 1º Aprovar a criação da Empresa Júnior denominada Associação de Extensão e Consultoria Agropecuária da Fronteira Sul Júnior (ECAFS jr), da UFFS, conforme Anexo I da presente Decisão.

Art. 2º O projeto de criação da ECAFS jr está vinculado ao curso de Agronomia do Campus Erechim-RS.

Art. 3º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.
 
Sala das Sessões da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura do Conselho Universitário, 1ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 19 de fevereiro de 2024.

 


WILLIAN SIMÕES
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura
JOÃO ALFREDO BRAIDA
Presidente do Conselho Universitário
 
 
ANEXO I
DA DECISÃO Nº 3/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2024

FPROEC001 - FORMULÁRIO DE PROJETO NA MODALIDADE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

 

1. Natureza

( x ) Extensão ( ) Cultura

2. Título

ECAFS Jr. - Extensão Rural Universitária

3. Coordenador

Prof. Dr. Bernardo Berenchtein

4. Programação das atividades

Descrição completa das atividades

 

-Integração da Equipe e Organização do calendário de atiidadees

-Apreeentação da Ecafe Jrs e realização de atiidadee de integração com oe demaie eetudantee do cureo de agronomias

-Preparar e organizar toda a equipe para eetarmoe aptoe a iniciar oe trabalhoe como uma empreea de coneultoria Jrs

-Realizar coniereae e inetgar a realização de parceriae,

-Realizar Relatórioe meneaie e ao fnal um relatório geral de tudo que foi realizado durante a geetãos

  • Ajuetee entre a equipe e oe diferentee eub-projetoe

  • Execução doe Sub-projetoe

5. Sistemas de avaliação

    1. Sistema de avaliação da ação pelo público atendido

-Questionário online ou impresso com perguntas sobre o desempenho da equipe e quanto foi relevante para o auxiliado.

-Aplicação de um questionário rápido com perguntas pré-definidas com um sistema de avaliação de 0 a 10 para o produtor responder em virtude da experiência que o mesmo vivenciou durante o acompanhamento pela ECAFS Jr., aplicado por algum dos integrantes.

 

    1. Sistema de avaliação da ação pela equipe executora

A sistemática da ação pela equipe executora se dará através da avaliação de desempenho após cada projeto desenvolvido. Nesta avaliação constará pontos fortes e pontos a serem melhorados no próximo trabalho a ser executado.

6. Impactos esperados

6.1. Impactos da ação para a equipe executora

-Fazer uma extensão de conhecimento técnicos visando o melhor manejo nas areas solicitadas

pelo produtor rural, sanando suas respectivas dúvidas sobre o campo em que trabalha.

-Fornecer um maior conhecimento prático a campo, auxiliando nos estudos e na sociabilidade com o produtor rural.

 

6.2. Impactos da ação para o público-alvo

-Trabalhar com o produtor visando o desenvolvimento sustentável da propriedade e gerar maior vínculo da sociedade com a universidade

7. Alcance da proposta

Caso a ação conte com parceria externa, com ou sem o envolvimento de recursos, inserir no Sistema Prisma a manifestação formal do interesse da entidade parceira, com os demais documentos da proposta

( ) Parcerias externas ( ) Recursos Externos

8. Publicações e outros Produtos Acadêmicos

Caracterizam-se como produção de Publicações (manual, jornal, revista, livro, relatório técnico, anais, outros) e como Produtos Acadêmicos (audiovisual: filmes, vídeos; CD's, programa de rádio, programa de TV, outros) os resultados das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica (FORPROEX)

    1. Tipo de Publicação: Artigos em Periódicos

    2. Link de acesso à publicação

9. Plano de Trabalho do(s) Estudante(s)

Descrição das atividades que serão realizadas pelo(s) estudante(s)

-Integração da Equipe e Organização do calendário de atividades.

-Apresentação da Ecafs Jr. e realização de atividades de integração com os demais estudantes do curso de agronomia.

-Preparar e organizar toda a equipe para estarmos aptos a iniciar os trabalhos como uma empresa de consultoria Jr.

-Realizar conversas e instigar a realização de parcerias;

-Realizar Relatórios mensais e ao final um relatório geral de tudo que foi realizado durante a gestão;

-Prestar assistência técnica ao produtor rural;

- Fazer pesquisas e estudos sobre a demanda dada a equipe pelo produtor;

10. Resultados Esperados

Os resultados esperados são a realização de grandes parcerias entre produtores, empresas, comunidade em geral, gerando grande satisfação da comunidade beneficiada, que as atividades realizadas possam trazer conhecimentos técnicos e científicos, buscando em primeiro lugar melhorar a forma de produção dos agricultores e aumentar a capacitação profissional dos alunos integrantes do projeto. Esperamos aumentar a qualificação tecnológica das propriedades atendidas e satisfação pelos produtos oferecidos. Que os cursos, palestras, oficinas, dias de campo, entre outras atividades possam melhorar as técnicas para se buscar eficiências produtivas no campo agrário, e que através da satisfação a empresa ganhe novos apoiadores e sócios discentes.

11. A ação proposta promove oportunidade de aprendizagem discente, em alinhamento ao

perfil do egresso e contribui para o cumprimento dos objetivos do(s) Projeto(s) Pedagógico(s) do(s) Curso(s) em questão?

Contexto conforme PPC, incluindo número da página de referência

O projeto pedagógico do curso de agronomia em Erechim tem como objetivo proposto, formar engenheiros agrônomos capacitados técnico e cientificamente para atuar em todas as áreas da Agronomia, com ênfase em Agroecologia, e comprometidos com a agricultura familiar; Capacitar profissionais para promover o manejo sustentável em agroecossistemas; Promover a conservação, preservação e recuperação dos recursos naturais; Compreender a realidade social, econômica, técnica, cultural e política da sociedade, em particular o meio rural, visando integrar- se em suas transformações e atuar como sujeito ativo no processo; Desenvolver pesquisa e extensão com ênfase na Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul; Preparar profissionais com capacidade de atuar em equipes interdisciplinares, para planejar; analisar, executar e/ou monitorar sistemas de produção, processamento, beneficiamento e comercialização agropecuária, visando fortalecer a agroindústria familiar; proporcionar a compreensão dos princípios fundamentais e das técnicas e tecnologias adequadas ao cultivo das plantas e à produção zootécnica integrada às demais atividades do meio rural; recuperar as experiências e os conhecimentos dos agricultores em saberes tradicionais; estimular a interação do conhecimento científico e tradicional com a realidade da agricultura familiar; tornar público os conhecimentos técnicos, científicos e culturais produzidos no âmbito do curso.

O egresso do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul deverá ter capacidade técnica e científica para atuação profissional em todas as áreas da Agronomia considerando valores humanísticos, princípios éticos, capacidade de comunicação e visão socioambiental e econômica. Tais características habilitará o egresso para a atuação integrada aos profissionais de outras áreas do conhecimento a fim de atender as demandas do desenvolvimento sustentável.

Para isso, o profissional necessitará de formação humanística e técnico-científica integradas, com o objetivo de estabelecer relações participativas com os sujeitos sociais dos territórios ou das cadeias produtivas. Também deverá ter habilidade para integrar sua atividade profissional a princípios ambientais e socioeconômicos que promovam a sustentabilidade numa perspectiva multidimensional.

Enfim, um profissional comprometido com o desenvolvimento rural participativo, sustentável e solidário, respeitando o ambiente e os produtores rurais.

Sendo assim, as ações aqui propostas doravante denominada “Empresa Júnior ECAFs Jr.” se encaixam diante os objetivos e perfil de egresso exposto.

 

 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 01 de março de 2024.
Data de publicação: 01 de março de 2024.

Willian Simões
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura