PARECER Nº 7/CONCUR/UFFS/2021
Processo nº: 23205.001005/2021-91 |
Conselheiros Relatores: Alcindo Oliveira Lopes, Christian Carlos Röwer e Evandro Pedro Schneider |
Assunto: Relato Integrado 2020: Prestação de Contas Anual |
Interessado: Pró-Reitoria de Planejamento - UFFS |
I - HISTÓRICO
O presente parecer refere-se ao “Relato Integrado 2020: Prestação de Contas Anual” da UFFS.
O Relato Integrado de Gestão do ano de 2020 possui a seguinte estrutura: mensagem do Reitor da UFFS; visão geral organizacional e ambiente externo; governança e planejamento estratégico; gestão de riscos e controles internos; resultado da gestão; alocação de recursos e áreas especiais da gestão; demonstrações contábeis; e anexos.
Conforme Estatuto da UFFS, Art. 57, V, é competência deste Conselho Curador, Órgão superior de controle e fiscalização da gestão econômico financeira, emitir parecer sobre a prestação de contas com base no “Relato Integrado 2020: Prestação de Contas Anual”.
Assim em atendimento à designação do Presidente do Conselho Curador da UFFS, Profº Anderson André Genro Alves Ribeiro, em 22 de janeiro de 2021 foram designados estes conselheiros que subscrevem o parecer.
Na data da designação os conselheiros designados receberam o Demonstrativo Contábil da UFFS, com a declaração de responsabilidade do Contador.
O Relato Integrado de gestão do ano de 2020 foi disponibilizado aos relatores somente no dia 10 de fevereiro de 2021.
II – MEDOTOLOGIA
Para emissão deste parecer foi realizada leitura e análise do “Relato Integrado 2020: Prestação de Contas Anual” apresentado pela UFFS, o qual possui 116 páginas. Ressalta-se que a veracidade das informações que constam no relato integrado é de responsabilidade dos gestores da UFFS.
III - CONSIDERAÇÕES
Inicialmente consta no Relato Integrado de Gestão do ano de 2020, mensagem do Reitor da UFFS, Profº Marcelo Recktenvald, a qual apresenta a situação de pandemia sem precedentes e que determinou adequações no modo de atuação com aulas remotas e adoção de medidas de distanciamento e prevenção que demandaram uma reorganização das rotinas e execução do planejamento institucional.
A mensagem do Reitor segue com apresentação das informações contidas no documento, destacando elementos do ensino, da pesquisa, da extensão, da administração, da gestão, do uso de tecnologias, da assistência estudantil. A considerações apresentadas foram satisfatórias para o entendimento do período e compreensão do que seria apresentado no documento.
Em relação à governança e planejamento estratégico destaca-se a seguinte informação (pág. 16):
Por intermédio do Relatório de Auditoria n° 07/Audin/UFFS/2020, apresentou-se o status atual das 52 recomendações em monitoramento. Sendo que, das 52 recomendações, 05 foram implementadas, 31 parcialmente implementadas, 06 não implementadas e 10 recomendações serão monitoradas somente em 2021, pois foram emitidas ao final do exercício de 2020.
O Plano de Providências Permanente da CGU aponta 05 recomendações pendentes, sendo que 04 recomendações, referentes ao RA 201801561( Ativos de TIC), foram registradas, pela Audin, no Sistema e-aud em 07/12/2020. Quanto ao Relatório de Auditoria CGU n° 778209 (acumulação de cargo em dedicação exclusiva), a Recomendação n° 02 está em execução, com prazo de resposta, pela UFFS, até 23/04/2021. As cinco recomendações encontram-se em execução pela CGU/SC. Grifo nosso
Em relação as recomendações da Audin, chama atenção o baixo número de recomendações implementadas integralmente pela UFFS. Recomenda-se que todas as orientações da Audin sejam implementadas e/ou apresentadas justificativas quanto à não implementação.
Também chama atenção o número de processos administrativos disciplinares não julgados, conforme tabela da página 17, a qual é reproduzida a seguir.
ver PDF
Sugere-se que seja detalhado em que fase se encontram os processos não julgados, se já iniciaram e qual a previsão de conclusão de cada um.
Em relação à ouvidoria, do gráfico da página 18 depreende-se que das 179 manifestações, 19,55% referem-se a denúncias, 58,10% a comunicações, 6,7% a reclamações, 12% a solicitações, 2% a sugestões e 2% a elogios.
Em relação às 35 denúncias (19,55% das manifestações à ouvidoria), sugere-se maior detalhamento das informações, como: Qual foi a atitude tomada pela instituição? A verificação confirmou eventual ilicitude? Como este mecanismo de transparência mudou processos ou corrigiu falhas?
No item de assistência ao estudante, sobre os tipos de auxílio, indica-se o uso de um gráfico com os recursos utilizados ao longo dos meses, para que seja melhor identificada a aplicação de recursos como auxílio digital no período de pandemia, após aprovação de uso de recursos em função desta.
Conforme tabela da página 34, a seguir reproduzida, em relação ao Orçamento PROEC 2020, praticamente todos os gastos foram reduzidos significativamente em função da pandemia que limitou as atividades presenciais, resultando em um saldo remanescente em todas as rubricas.
ver PDF
Entretanto, a rubrica “bolsas acadêmicas”, cuja execução foi de 88,25% destaca-se das demais. Referida rubrica representa 95,92% do total executado. Assim, considerando que os acadêmicos não realizaram atividades presenciais, nem utilizaram das passagens, diárias e transporte previstos nos planos de trabalho dos projetos aprovados, recomenda-se que sejam melhor esclarecidos os seguintes pontos: os projetos foram adaptados/adequados ao momento de pandemia? Houve cancelamento de projetos devido a impossibilidade de execução? Todos os pagamentos de bolsas tiveram seus respectivos projetos efetivamente executados?
Sobre a Gestão Orçamentária e Financeira consta na página 72:
O montante de Despesas Discricionárias foi executado nas seguintes ações de governo: 20RK (funcionamento de instituições federais de ensino superior), 8282 (reestruturação e modernização das instituições federais ES), 4002 (assistência ao estudante de ensino superior), 20GK (fomento as ações de graduação, pós-graduação, ensino, pesq.), 00PW (contribuições entidades Nac.), 216H (ajuda custo moradia agente pub.) 4572 (capacitação serv. pub. fed.). Conforme tabela. Grifo nosso
Considerando que o relatório integrado de gestão é um documento para o público externo, recomenda-se que seja esclarecido o significado das siglas anteriormente grifadas.
Sobre a gestão de compras e licitações, entende-se que a economicidade mencionada no gráfico da página 79 não se autoexplica. Recomenda-se maior detalhamento dessa informação, como por exemplo se o valor gasto foi inferior ao orçado, se inclui as licitações e pregões que não tiveram concorrentes. A seguir reproduz-se o gráfico mencionado.
ver PDF
Em relação as demonstrações contábeis, previamente enviadas a estes relatores no momento da designação da relatoria, foram enviados diversos questionamentos ao Contador da UFFS, os quais foram respondidos conforme segue:
1 - VER POR QUAL MOTIVO UM ANO TEM OUTRO NÃO
Tabela 2 – Demais créditos e valores a curto prazo
|
31/12/2020 |
31/12/2019 |
AH (%) |
Adiantamento de férias |
256.623,98 |
0,00 |
- |
Adiantamento de 13º |
0,00 |
278.828,89 |
- |
Resposta: Os lançamentos nas contas de adiantamentos de férias e décimo terceiro salário são realizados, mensalmente, com informações recebidas do sistema da folha de pagamento (SIAPE).
A variação dos saldos está diretamente vinculada às informações recebidas da folha de pagamento e registradas nos termos das orientações da Macrofunção SIAFI 021142 (Manual de Normas e Procedimentos Operacionais de Regularização de Obrigações) e os ajustes realizados, conforme os itens a seguir:
4.2.2.4 - Ao fim de cada mês, após a apropriação mensal por competência e dos pagamentos relativos ao 13º Salário, deve-se realizar um confronto do saldo da conta 11.311.01.01 (13 SALARIO – ADIANTAMENTO) com o da conta 21111.01.02 (DECIMO TERCEIRO SALARIO A PAGAR), baixando-se uma contra a outra, no menor saldo das duas, para que, no decorrer do exercício, não haja saldos de adiantamento e de passivos decorrentes de 13º Salário superavaliados
5.3.1.6 - Após a apropriação dos pagamentos de férias e da situação PRV002, deve-se confrontar mensalmente os saldos das contas 11311.01.02 ADIANTAMENTO DE FÉRIAS e 21111.01.03 FÉRIAS A PAGAR, para a realização da baixa no menor dos dois…”
No exercício de 2019 a macrofunção foi atualizada e passou-se a proceder conforme as orientações nela contida, acima mencionadas. A motivação da presença de saldos em um ano, e ausência no outro ano, é situação transitória, considerando a mudança trazida pelo Manual de Procedimentos em 2019.
------------------------------------------------------------------------------------
2 - VER COM A CONTABILIDADE COMO FUNCIONA ESSE REPASSE
Adiantamento termo de execução descentralizada |
669.205,60 |
334.602,80 |
100,00 |
Resposta: O saldo de adiantamento de execução descentralizada refere-se ao repasse da primeira e segunda parcelas para aquisição do software SIPAC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que está em fase de implantação.
O instrumento de contratação dos sistemas entres as duas universidades é o Termo de Cooperação 001/2019, cujo cronograma de desembolso prevê o repasse total de R$ 1.003.808,40 em três parcelas de R$ 334.608,80 em 08/2019, 08/2020 e 08/2021.
A operacionalização do repasse ocorre da seguinte forma:
A Diretoria de Orçamento, baseada no cronograma previsto no Termo de Cooperação, emite uma Nota de Crédito no sistema SIAFI para a UFRN. Com a emissão da NC ocorre repasse de recurso financeiro do MEC que é transferido pela Diretoria Financeira para a UFRN, também no sistema SIAFI.
Por tratar-se de transação/repasses entre dois órgãos federais, fica dispensada a emissão de nota de empenho.
------------------------------------------------------------------------------------
3 - VERIFICAR POR QUAL MOTIVO AUMENTO DE 44,26% DE ESTOQUE NESSE GRUPO
|
31/12/2020 |
31/12/2019 |
AH (%) |
Material elétrico e eletrônico |
410.313,26 |
284.422,95 |
44,26 |
Resposta: Em contato informal com os setores envolvidos (Departamento de Manutenção e Conservação de Bens Permanentes e Departamento de Manutenção ligado à Secretaria Especial de Obras), a explicação foi de que o principal motivo para a variação é a compra de materiais referentes ao Pregão Eletrônico 04/2019 para o biênio 2020/2021. Porém, em função da pandemia do covid19 ocorreu a redução do consumo de material estocado em decorrência da não utilização da estrutura física onde estes materiais seriam aplicados, como a manutenção predial e manutenção de equipamentos.
------------------------------------------------------------------------------------
4 - CONFIRMAR SALDO NA CONTA CONTÁBIL
Tabela - Bens Móveis (valor contábil líquido)
|
31/12/2020 |
31/12/2019 |
AH (%) |
Máquinas, aparelhos equipam ferramentas |
34.359.398,32 |
29.423068,66 |
12,51 |
Resposta: Confirmação do saldo a partir de dados do SIAFI:
Ano |
Valor de aquisição |
Depreciação |
Valor contábil líquido |
2020 |
52.474.956,78 |
18.115.558,46 |
34.359.398,32 |
2019 |
44.603.410,09 |
15.180.341,43 |
29.423068,66 |
------------------------------------------------------------------------------------
5 – OBSERVAR NO RELATÓRIO ESSE INVESTIMENTO NO CURSO DE MEDICINA!
MÁQUINAS, APARELHOS, EQUIPAMENTOS, ACESSÓRIOS |
31/12/2020 |
% AV |
Equip/utens médicos, odontológicos, laborat e hospitalar |
23.937.473,03 |
69,67 |
Resposta: Este apontamento foi encaminhado à Superintendência de Gestão Patrimonial, sendo respondido nos seguintes termos:
“Referente ao valor investido em Equipamentos / utens. Médicos, odontol.. e hospitalares, temos a informar que no âmbito da SUGEP, não há uma alocação de bens por curso.
A SUGEP, através do Dpto de Gestão Patrimonial efetua o registro dos bens adquiridos e aloca nos setores indicados pelo campu adquirente. A utilização dos bens é de responsabilidade de cada Campus.”
------------------------------------------------------------------------------------
Divergências entre SIAFI e sistema de controle de bens móveis
Resposta: Reitera-se a existência de bens móveis não contabilizados, mas que estão em uso no âmbito da UFFS. Trata-se de materiais permanentes recebidos por doação da Universidade Federal de Santa Catarina, na época da implantação em 2010, e que até a presente data permanecem pendentes da formalização da referida doação. Os bens em questão estão nos controles patrimoniais da Instituição, gerenciados pela Superintendência de Gestão Patrimonial como “materiais de propriedade de terceiros”, na quantidade de 4.419 itens. Também há, na condição de doado, mas sem formalização, material bibliográfico no valor de R$ 504.985,76, o qual está sob a guarda das bibliotecas e registrado para fins de controle no sistema PERGAMUM.
A solicitação de providências para a formalização das doações foi enviada à Superintendência de Gestão Patrimonial – SUGEP, pelo Memorando 006/DCONT/UFFS/2016. Em resposta a SUGEP informou por intermédio do Memorando 24/SUGEP/UFFS/2016 que “(…) foram e estão sendo envidados esforços contínuos por parte da equipe diretiva da UFFS visando à regularização de tais pendências (...)”.
Obs.: em contato pessoal com o superintendente de gestão patrimonial, Sr. Anderson Ivan Nava, este informou que esforços reiterados estão sendo envidados para a solução do problema. Informou, também, que no mês de outubro de 2018 ele próprio e o Magnífico Reitor, professor Jaime Giolo, estiveram reunidos com a direção da UFSC, e em mais esta oportunidade fora solicitado a apresentação do termo de doação destes bens móveis.
Salienta-se que, mensalmente, no procedimento de registro da conformidade contábil de UG e órgão, a Diretoria de Contabilidade registra restrição contábil no sistema SIAFI, código 640 “saldo contábil de bens móveis não confere com o Relatório Mensal de Bens”.
------------------------------------------------------------------------------------
6 – VERIFICAR PORQUE NÃO FORMALIZARAM ESSA DOAÇÃO JÁ QUE NA ÉPOCA ERA TUTORA/MANTENEDORA
-----------------------------------------------------------------------------------
7 – VERIFICAR O MOTIVO PELO QUAL NÃO FIZERAM OUTRAS TENTATIVAS DE RESOLVER 2019/2020 PELA NOVA REITORIA INCLUSIVE!
Resposta: Será elaborado um documento com a relação de bens, com o histórico e contextualização dos fatos e solicitada novamente manifestação formal da UFSC sobre a emissão de documento hábil (termo de doação). O Pró-Reitor de Planejamento também irá contatar a direção da UFSC para abrir diálogo e solicitar a resolução do problema. Caso ocorra emissão do termo de doação dos bens em questão, o assunto estará resolvido, ou se a manifestação da UFSC não atender a solicitação, será dado conhecimento ao MEC e solicitado providências ou orientação de procedimentos para por fim à pendência.
------------------------------------------------------------------------------------
8 – VERIFICAR VARIAÇÃO
|
31/12/2020 |
31/12/2019 |
AH (%) |
Instalações |
701.378,77 |
143.526,43 |
388,68 |
Instalações |
31/12/2020 |
31/12/2019 |
Câmara frigorífica Hospital Veterinário – Realeza/PR |
0,00 |
79.482,40 |
Central de resíduos – Campus Chapecó |
0,00 |
64.044,03 |
Instalações e adequações plano prevenção contra incêndios – Cerro Largo |
308.434,38 |
0,00 |
Extensão rede elétrica para áreas experimentais – Erechim |
217.823,79 |
0,00 |
Expansão infraestrutura óptica – Erechim |
31.594,17 |
0,00 |
SALDO ACUMULADO |
701.378,77 |
143.526,43 |
Resposta: Os valores das instalações são incorporados aos imóveis nas quais foram instalados que ocorre no momento do registro de imóvel novo ou por ocasião da reavaliação por técnico perito.
------------------------------------------------------------------------------------
9 – VERIFICAR O MOTIVO PARA A NÃO REALIZAÇÃO DO IMPAIRMENT
Resposta: - A UFFS ainda não possui sistema para controle dos softwares de vida útil indeterminada, funcionalidade que deverá ser implementada nos sistemas SIG-UFRN que está em fase de implantação;
- A redução ao valor recuperável está prevista na Macrofunção 020345 – Ativos Intangíveis e Macrofunção 020335 – Reavaliação e Redução ao Valor Recuperável, a qual menciona que no item 6.5, que “Para se proceder à redução ao valor recuperável deve ser formada uma comissão de no mínimo três servidores, ou contratados peritos, ou empresa especializada…”
A UFFS não possui em seu quadro servidores capacitados para esta tarefa específica, restaria portanto, verificar a pertinência para contratação de perito ou empresa especializada para realizar a reavaliação. Há de se obsevar, no entanto, o custo-benefício e a relevância do valor dos ativos intangíveis em relação ao ativo imbolizado total, que na data de 31/12/2020 é de 0,97%, o que, salvo melhor juízo, justifica a não realização do impairment.
------------------------------------------------------------------------------------
10 - DAS OBRIGAÇÕES A CURTO PRAZO A QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO, VERIFICAR QUAL O TEMPO MÁXIMO CONSIDERADO O CURTO PRAZO
- Tabela 13 – Demais obrigações a curto prazo
R$
|
31/12/2020 |
31/12/2019 |
AH (%) |
Deduções a recolher da folha de pagamento |
959.922,57 |
965.599,75 |
-0,59 |
Deduções a recolher fornecedores |
11.047,11 |
74,36 |
14.756,25 |
Bolsas de estudos a pagar |
923.797,19 |
867.737,35 |
6,46 |
Diárias/restituições/indenizações a pagar |
13.840,15 |
14.788,45 |
-6,41 |
Transferências financeiras a comprovar |
43.211.052,97 |
26.485.297,83 |
63,15 |
Demais obrigações a curto prazo |
0,00 |
0,00 |
- |
Total |
45.119.659,99 |
28.333.497,74 |
59,24 |
TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS A COMPROVAR - PASSIVO DE TRANSFER FINANCEIRAS RECEBIDAS POR TED |
|||||
Órgão repassador |
Transf |
Ano Celebr |
Transferência - Situação |
Saldo - R$ |
Descrição/Projeto |
SAF/MDA |
672991 |
2012 |
ADIMPLENTE |
1.488.167,91 |
Construção de espaços formação e organiz juventude agricult familiar |
FINEP/FNDCT |
673936 |
2013 |
ADIMPLENTE |
718.835,07 |
Aprimoramento dos Laboratórios em Agroecologia e Ciência de Alimentos |
FNDE |
676333 |
2013 |
ADIMPLENTE |
923.824,00 |
Implantação dos cursos de licenciatura em Educação do Campo |
SIDI/MC |
677043 |
2013 |
ADIMPLENTE |
215.000,00 |
Desenvolvimento sustentável, mídia social e o jovem do campo |
MINIST AGRIC |
683944 |
2015 |
ADIMPLENTE |
163.693,00 |
Apoio a 6ª edição do Seminário Internacional da Cadeia Produtiva do Leite |
INCRA |
685321 |
2015 |
ADIMPLENTE |
914.212,50 |
Seminários Regionais de Educação no Campo |
SPO/MEC |
686333 |
2016 |
ADIMPLENTE |
202.595,27 |
PROEXT 2016 Programa de Extensão Universitária MEC/SESU |
CAPES |
689155 |
2017 |
ADIMPLENTE |
90.798,72 |
Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP 2017 |
CAPES |
689823 |
2017 |
ADIMPLENTE |
6.747,38 |
Implantação e Desenv de Cursos no Âmbito do Sistema UAB-PROFMAT |
SPO/MEC |
691052 |
2017 |
ADIMPLENTE |
210.000,00 |
Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
FDO NAC SAÚDE |
692057 |
2017 |
ADIMPLENTE |
670.000,00 |
Capacit Estud,Prof, Residentes,Mov Sociais Popul, Gest e Trab do SUS… |
CAPES |
693326 |
2018 |
ADIMPLENTE |
34.228,67 |
Programa de Apoio à Pós-Graduação - PROAP 2018 |
SPO/MEC |
695183 |
2018 |
ADIMPLENTE |
26.396,65 |
Programa de Desenv das Universidades para a Internacionalização |
SPO/MEC |
695495 |
2018 |
ADIMPLENTE |
4.321.179,97 |
Finalização do Bloco C 2 etapa complementar Campus Chapecó |
FNDE |
695783 |
2018 |
ADIMPLENTE |
184.789,23 |
Materiais de Formação s/ Inserção de Alimentos Ecológicos no PNAE-MC |
SPO/MEC |
696985 |
2019 |
ADIMPLENTE |
14.267.395,92 |
Bolsas de Residências em Saúde na UFFS |
FDD |
697737 |
2019 |
ADIMPLENTE |
53.190,07 |
Projeto Arquit/Engenh - Centro Ref. Contr Qualid Alim - Campus Realeza |
SPO/MEC |
699019 |
2019 |
ADIMPLENTE |
2.942.162,05 |
Módulo geradores de energia solar fotovoltáicos |
SPO/MEC |
1AAADG |
2020 |
ADIMPLENTE |
323.400,00 |
Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde - PRODEPS |
SPO/MEC |
1AAAED |
2020 |
ADIMPLENTE |
69.300,00 |
Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde - PRODEPS |
CAPES |
697368 |
2020 |
ADIMPLENTE |
113.747,94 |
Implantação e Desenvolvimento de Cursos no Âmbito do Sistema PROAP |
SPO/MEC |
699637 |
2020 |
ADIMPLENTE |
14.912.305,96 |
Bolsas de Residências em Saúde na UFFS |
SAF/MAPA |
1AACNG
|
2020 |
ADIMPLENTE |
106.080,00 |
Programa de Residência Agrícola em Produção Vegetal |
SAF/MAPA |
1AACNQ
|
2020 |
ADIMPLENTE |
146.203,18 |
Residência, Cooperação e Agricultura Familiaar |
SPO/MEC |
1AABSS
|
2020 |
ADIMPLENTE |
6.246,00 |
Apoio às Universidades Federais sem Hospitais Universitários |
SPO/MEC |
1AABSQ |
2020 |
ADIMPLENTE |
100.553,48
|
Apoio às Universidades Federais sem Hospitais Universitários |
TOTAL |
43.211.052,97 |
------------------------------------------------------------------------------------------- |
Resposta: Quanto a este questionamento, por tratar-se de passivo registrado em decorrência de tranferências financeiras a comprovar, as quais pela sua natureza, não tem relação com compromissos a pagar, não foi providenciada a transferência para o passivo a longo prazo. Da mesma forma, outras universidades federais também não o fizeram.
No entanto, para contemplar a apresentação dos demonstrativos contábeis em conformidade com as normas vigentes e para esclarecer o assunto, será elaborada consulta à setorial de contabilidade do MEC com solicitação de esclarecimento técnico acerca da pertinência, e havendo entendimento daquela setorial contábil de órgão superior pela reclassificação para o passivo a longo prazo, os ajustes serão providenciados.
-----------------------------------------------------------------------------------
11- SUGERIR PARA CRIAR UM QUADRO PARA SEPARAR OS VALORES GASTOS EM SERVIÇOS… TAMBÉM ESCLARECER A VARIAÇÃO DO ALUGUEL, QUAL CAMPUS OCORREU E POR QUAL MOTIVO
- Tabela 15 – Obrigações contratuais
R$
|
31/12/2020 |
31/12/2019 |
AH (%) |
Serviços |
48.667.130,00
|
43.085.267,32
|
12,96 |
Fornecimento de bens |
1.914.079,18
|
1.636.628,00
|
16,95 |
Alugueis |
795.367,15
|
187.680,16
|
323,79 |
Total |
51.376.576,33
|
44.909.575,48
|
14,40 |
Resposta: Aqui cabe ressaltar que não se trata de despesas já realizadas/valores gastos, mas somente obrigações pactuadas, cuja execução será nos termos dos respectivos contatos vigentes, ou seja, são atos potenciais passivos. Os valores contratados para prestação de serviços já estão segregados das demais obrigações, conforme consta na tabela 15.
Quanto a variação do aluguel, em dezembro/2020 ocorreu celebração do Termo Aditivo Nº 52/2020 ao Contrato 027/2010, entre a UFFS e a Associação Maria Bernarda, referente locação do imóvel denominado Bom Pastor, sede da Reitoria, cuja vigência é de 01/01/2021 a 31/12/2021.
O motivo da variação significativa (alugueis) entre os períodos é o seguinte: o aditivo ao contrato referente ao período 2020 foi lançado em janeiro/2020 e o aditivo ao contrato referente ao período 2021 foi lançado em dezembro/2020. Como a análise é baseada nas datas bases 31/12 de cada período, apresenta-se essa discrepância nos saldos.
------------------------------------------------------------------------------------
12 - CABE UM DETALHAMENTO DESSAS MULTAS
Resposta: A receita patrimonial tem origem na arrecadação de alugueis de espaços físicos cedidos para a exploração de atividades de cantinas universitárias. A receita de serviços refere-se a arrecadações com serviços de validação de diplomas e serviços veterinários, enquanto as “outras receitas correntes” têm origem das arrecadações de multas administrativas por descumprimento de contratos.
Detalhamento da arrecadação de multas administrativas por descumprimento de contratos
Data |
Recolhedor |
Valor |
Motivo |
|
03/02/2020 |
MIDIA SHOW ELETRONICA LTDA |
197,29 |
Descumprimento parcial ou total do contrato |
|
01/06/2020 |
Midia Show Eletrônica Ltda |
198,03 |
Descumprimento parcial ou total do contrato |
|
01/06/2020 |
CIMEC PRE - FABRICADOS DE CIMENTO |
36.457,42 |
Descumprimento parcial ou total do contrato |
|
23/06/2020 |
MONDRAGON IMPORTACAO EXPORTACAO DE EQUIPAMENTOS |
3.080,87 |
Descumprimento parcial ou total do contrato |
|
10/07/2020 |
MONDRAGON IMPORTACAO EXPORTACAO DE EQUIPAMENTOS |
3.080,87 |
Descumprimento parcial ou total do contrato |
|
23/10/2020 |
SOLAB LABORATORIO INDUSTRIA E COMERCIO |
830,00 |
Descumprimento parcial ou total do contrato |
|
TOTAL |
43.844,48 |
|
|
13 - JUSTIFICAR A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PELA COVID19
Resposta: A tabela 16 acima mostra frustração de 60% das receitas previstas para o exercício 2020, influenciada pela redução de atividades presenciais e a suspensão por meio de portarias da cobrança de alugueis de espaços cedidos às cantinas e aos serviços de reprografia instalados nos campi da UFFS. A suspensão das cobranças de alugueis (com publicação dos atos de suspensão por meio de portarias) ocorreu pela não utilização dos espaços cedidos em função do distanciamento social e a paralização das atividades presenciais nos locais de funcionamento dos serviços, em consequência da pandemia de Covid-19.
(acrescentado o texto destacado)
------------------------------------------------------------------------------------
14 - PÁGINA 39 ESSA NOTA EXPLICATIVA
O resultado financeiro apurado ao final do quarto trimestre de 2020, conforme valores de ingressos e dispêndios constantes nas tabelas acima, foi um déficit de R$ 738.562,26. É a geração líquida de caixa, informação que também pode ser observada na Demonstração dos Fluxos de Caixa na Nota 2.8.1 na página 40, bem como na tabela 1 e nota explicativa 2.4.1 na página 17, pela diferença entre os saldos da conta limite de saque (caixa e equivalentes de caixa).
Resposta: CORRIGIDO DE “40” PARA “39”, conforme observação.
------------------------------------------------------------------------------------
15 – PÁGINA 15 ESSA NOTA EXPLICATIVA
O resultado financeiro apurado ao final do quarto trimestre de 2020, conforme valores de ingressos e dispêndios constantes nas tabelas acima, foi um déficit de R$ 738.562,26. É a geração líquida de caixa, informação que também pode ser observada na Demonstração dos Fluxos de Caixa na Nota 2.8.1 na página 40, bem como na tabela 1 e nota explicativa 2.4.1 na página 17, pela diferença entre os saldos da conta limite de saque (caixa e equivalentes de caixa).
Resposta: CORRIGIDO de “17” para “15”, conforme observação
------------------------------------------------------------------------------------
16 – ITEM NÃO DETALHADO A REDUÇÃO, VERIFICAR
R$ |
31/12/2020 |
31/12/2019 |
AH (%) |
Pessoal e encargos |
214.749.575,88 |
223.625.284,17 |
-3,97 |
Benefícios assistenciais e previdenciários |
3.023.235,01 |
946.656,80 |
219,36 |
(1) Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo |
29.296.603,07 |
40.208.881,27 |
-27,14 |
VPD financeiras |
3.651,53 |
2.102,59 |
73,67 |
(2) Transferências e delegações concedidas |
546.278,10 |
1.014.636,91 |
-46,16 |
(3) Desvalor/ perda de ativos e incorp.de passivos |
21.013.913,25 |
149.964.149,76 |
-85,99 |
VPD tributárias |
86.227,94 |
93.682,15 |
-7,96 |
Outras VPD – incentivos à educação |
26.987.954,13 |
24.116.845,49 |
11,90 |
Total |
295.707.438,91 |
439.972.239,14 |
-32,79 |
Resposta: (1) Detalhamento do Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo |
|||
2020 |
2019 |
variação |
|
CONSUMO DE MATERIAIS ESTOCADOS |
1.150.946,76 |
2.084.323,73 |
-44,78% |
CONSUMO DE COMBUSTIVEIS E LUBRIFIC |
593,2 |
8.008,75 |
-92,59% |
MATERIAL DE CONSUMO IMEDIATO |
127.228,63 |
224.051,33 |
-43,21% |
DIARIAS |
21.231,09 |
497.488,95 |
-95,73% |
SERVICOS EDUC E CULT (estagiários) |
380.076,82 |
374.795,82 |
1,41% |
SERVICOS TECNICOS PROFISSIONAIS |
145.013,52 |
300.264,52 |
-51,70% |
SERVICOS DE APOIO ADM, TECNICO E O |
14.050.787,20 |
15.673.144,82 |
-10,35% |
SERVICOS COMUNICACAO, GRAFICO E AU |
230.274,37 |
432.030,26 |
-46,70% |
SERV.TRANSP.,PASSAGEM,LOCOMOCAO E |
194.912,34 |
1.520.347,45 |
-87,18% |
SERV.AGUA E ESGOTO,ENER.ELETR.,GAS |
2.530.002,83 |
4.081.724,96 |
-38,02% |
LOCACAO E ARRENDAMENTO MERCANTIL |
1.337.097,47 |
1.554.183,47 |
-13,97% |
SERVICOS EDUCACIONAIS E CULTURAIS |
6.190,00 |
8.530,00 |
-27,43% |
FORNECIMENTO DE ALIMENTACAO |
355.502,67 |
3.886.556,33 |
-90,85% |
SEGUROS EM GERAL |
49.114,52 |
71.185,84 |
-31,01% |
SERV.COMUNICAC.,GRAFICOS E AUDIOVI |
93.853,27 |
357.380,08 |
-73,74% |
DEPRECIACAO DE BENS MOVEIS |
8.186.358,00 |
7.814.928,93 |
4,75% |
DEPRECIACAO DE BENS IMOVEIS |
386.142,10 |
1.179.181,95 |
-67,25% |
AMORTIZACAO DE IMOBILIZADO |
47.822,40 |
50.462,03 |
-5,23% |
AMORTIZACAO DE INTANGIVEL |
3.455,88 |
65.266,24 |
-94,70% |
SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS PJ |
0,00 |
10.233,33 |
-100,00% |
CONSERV MANUT ATIVOS INFRAESTRUT |
0,00 |
14.792,48 |
-100,00% |
TOTAL |
29.296.603,07 |
40.208.881,27 |
-27,14% |
(2) Detalhamento transferências e delegações concedidas
2020 |
2019 |
variação |
|
TOTAL |
546.278,10 |
1.014.636,91 |
-46,16% |
Repasse UFRN - aquisição sistema SIG-UFRN |
334.602,80 |
334.602,80 |
0,00% |
DEVOL FINANC - DESCENT EXTERNA - SESU/MEC |
306,65 |
- |
|
DEVOL FINANC PROGR EDUC.A DIST P/EDUC.BASICA-UAB |
287,03 |
- |
|
Moviment saldo patrim - devol despesas exerc ant/STN |
211.081,62 |
261.491,91 |
-19,28% |
Repasse para curso e concurso |
1.985,69 |
- |
|
Devolução de financeiro para SPO/MEC emendas parlam |
400.000,00 |
- |
|
Doação mat perman Pref Municipa de Erval Grande |
16.556,51 |
- |
(3) Detalhamento Desvalor/ perda de ativos e incorp.de passivos
2020 |
2019 |
Variação |
|
TOTAL |
21.013.913,25 |
149.964.149,76 |
-85,99 |
Reclassificação DE BENS IMOVEIS |
948.993,19 |
49.491.792,37 |
-98,08% |
INCORPORACAO DE PASSIVOS |
20.064.638,69 |
84.761.368,72 |
-76,33% |
Baixa de bens permanentes |
281,37 |
15.710.988,67 |
-100,00% |
Reclassificação de bens imóveis 2019:
A Superintendência de Gestão Patrimonial procedeu reclassificações de imóveis no sistema SPIUnet que deram origem ao montante de R$ 49,49 milhões em variações patrimoniais diminutivas, denominadas reavaliação de bens imóveis, conforme a tabela a seguir:
Imóvel |
Matrícula |
|||
Bloco A - Campus Passo Fundo |
8785001195007 |
-2.695.601,61 |
VPD - Cred ativo |
Reclassificação |
Bloco A - Campus Passo Fundo |
8785001195007 |
-17.105.865,21 |
VPD - Cred ativo |
Reclassificação |
Bloco A - Campus Passo Fundo |
8785001195007 |
34.632.050,04 |
VPA - Deb ativo |
REGISTRO IMÓVEL |
Anexo I - Campus Passo Fundo |
8785001205002 |
21.155.939,48 |
VPA - Deb ativo |
REGISTRO IMÓVEL |
Anexo I - Campus Passo Fundo |
8785001205002 |
-20.546.377,02 |
VPD - Cred ativo |
Reclassificação |
Terreno - Campus Passo Fundo |
8785000505002 |
-9.138.954,78 |
VPD - Cred ativo |
Reclassificação |
TOTAL – VPD |
|
- 49.486.798,62 |
|
|
Incorporação de passivos:
2020 |
2019 |
Variação |
||
INCORPORACAO DE PASSIVOS |
20.064.638,69 |
84.761.368,72 |
-76,33% |
|
O item “Desvalor/ perda de ativos e incorp.de passivos” tem variação significativa no comparativo entre o quarto trimestre de 2020 com o quarto trimestre de 2019 pelo fato de que em 2019 ocorreu alteração da rotina e a incorporação de passivos pelo lançamento de todos os termos de execução descentralizada, que são as descentralizações de orçamento de outros órgãos da esfera federal e executados pela UFFS (projetos, bolsas para área da saúde, etc). Em 2019 foram lançados os TED retroativos ao período 2012 a 2019, motivo do volume de R$ 77 mi. Já no exercício 2020, o valor de R$ 20 milhões refere-se aos repasse recebidos em 2020.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
17 – DETALHAR TAMBEM
R$ |
31/12/2020 |
31/12/2019 |
AH (%) |
Pessoal e encargos |
214.749.575,88 |
223.625.284,17 |
-3,97 |
Benefícios assistenciais e previdenciários |
3.023.235,01 |
946.656,80 |
219,36 |
Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo |
29.296.603,07 |
40.208.881,27 |
-27,14 |
VPD financeiras |
3.651,53 |
2.102,59 |
73,67 |
Transferências e delegações concedidas |
546.278,10 |
1.014.636,91 |
-46,16 |
Desvalor/ perda de ativos e incorp.de passivos |
21.013.913,25 |
149.964.149,76 |
-85,99 |
VPD tributárias |
86.227,94 |
93.682,15 |
-7,96 |
Outras VPD – incentivos à educação |
26.987.954,13 |
24.116.845,49 |
11,90 |
Total |
295.707.438,91 |
439.972.239,14 |
-32,79 |
Resposta: Detalhamento VPD financeiras 31/12/2020
Juros de mora – R$ 317,23 (reconhecimento de dívida ref compartilhamento de infraestrutura RGE – Cerro Largo R$ 288,57 e diferença referente contribuição previdenciária recolhida em atraso R$ 28,66)
Multas – R$ 530,81 (reconhecimento de dívida ref compartilhamento de infraestrutura RGE – Cerro Largo R$ 86,42 e diferença referente contribuição previdenciária recolhida em atraso 444,39)
Descontos concedidos – R$ 2.803,49 (desconto aluguel cantina Laranjeiras do Sul R$ 976,00 / desconto aluguel cantina Erechim R$ 487,25 / desconto energia elétrica RU Erechim R$ 1.340,24)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
18 – AQUI IDENTIFICADO A PANDEMIA, DAR UM ÊNFASE MAIOR EM TODA PEÇA
RESULTADO PATRIMONIAL |
||||
VARIAÇÕES PATRIMONIAS |
Dezembro/2020 |
Dezembro/2019 |
Variação |
|
VPD |
BENEFICIOS PREVIDENCIARIOS E ASSISTENCIAIS |
3.023.235,01 |
946.656,80 |
219,36% |
VPD |
DESVALORIZ E PERD DE ATIVOS E INCORP PASSIVOS |
21.013.913,25 |
149.964.149,76 |
-85,99% |
VPD |
OUTRAS VARIACOES PATRIMONIAIS DIMINUTIVAS |
26.987.954,13 |
24.116.845,49 |
11,90% |
VPD |
PESSOAL E ENCARGOS |
214.749.575,88 |
223.625.284,17 |
-3,97% |
VPD |
TRANSFERENCIAS E DELEGACOES CONCEDIDAS |
546.278,10 |
1.014.636,91 |
-46,16% |
VPD |
TRIBUTARIAS |
86.227,94 |
93.682,15 |
-7,96% |
VPD |
USO DE BENS, SERVICOS E CONS. DE CAPITAL FIXO |
29.296.603,07 |
40.208.881,27 |
-27,14% |
VPD |
VARIACOES PATRIMONIAIS DIMINUTIVAS FINANCEIRA |
3.651,53 |
2.102,59 |
73,67% |
VPA |
EXPLORACAO E VENDA DE BENS, SERVICOS E DIREITOS |
32.845,54 |
378.892,95 |
-91,33% |
VPA |
OUTRAS VARIACOES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS |
216.901,33 |
311.082,65 |
-30,28% |
VPA |
TRANSFERENCIAS E DELEGACOES RECEBIDAS |
290.012.234,03 |
283.757.669,71 |
2,20% |
VPA |
VALORIZACAO E GANHOS COM ATIVOS E DESENINC PASSIVOS |
4.686.978,67 |
126.373.483,49 |
-96,29% |
VPA |
VARIACOES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS FINANCEIR |
1.933,74 |
127,53 |
1416,30% |
RESULTADO PATRIMONIAL DO PERÍODO |
-756.545,60 |
-29.150.982,81 |
-97,40% |
Resposta: Do ponto de vista patrimonial e financeiro, onde o impacto da pandemia covid19 pode ser observado com mais destaque é na redução de 81,50% na arrecadação de receitas com aluguel (R$ 57.944,90 em 2019 e R$ 10.719,60 em 2020) em função da suspensão das cobranças com a edição de Portarias pelo Reitor. Mas, de maior relevância é o impacto pela redução das despesas relacionadas ao funcionamento e manutenção da estrutura da UFFS, conforme detalhamento da tabela abaixo (replicada).
Detalhamento do Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo |
|||
2020 |
2019 |
variação |
|
CONSUMO DE MATERIAIS ESTOCADOS |
1.150.946,76 |
2.084.323,73 |
-44,78% |
CONSUMO DE COMBUSTIVEIS E LUBRIFIC |
593,2 |
8.008,75 |
-92,59% |
MATERIAL DE CONSUMO IMEDIATO |
127.228,63 |
224.051,33 |
-43,21% |
DIARIAS |
21.231,09 |
497.488,95 |
-95,73% |
SERVICOS EDUC E CULT (estagiários) |
386.266,82 |
383.325,82 |
0,77% |
SERVICOS TECNICOS PROFISSIONAIS |
145.013,52 |
300.264,52 |
-51,70% |
SERVICOS DE APOIO ADM, TECNICO E O |
14.050.787,20 |
15.673.144,82 |
-10,35% |
SERVICOS COMUNICACAO, GRAFICO E AU |
230.274,37 |
432.030,26 |
-46,70% |
SERV.TRANSP.,PASSAGEM,LOCOMOCAO E |
194.912,34 |
1.520.347,45 |
-87,18% |
SERV.AGUA E ESGOTO,ENER.ELETR.,GAS |
2.530.002,83 |
4.081.724,96 |
-38,02% |
LOCACAO E ARRENDAMENTO MERCANTIL |
1.337.097,47 |
1.554.183,47 |
-13,97% |
FORNECIMENTO DE ALIMENTACAO |
355.502,67 |
3.886.556,33 |
-90,85% |
SEGUROS EM GERAL |
49.114,52 |
71.185,84 |
-31,01% |
SERV.COMUNICAC.,GRAFICOS E AUDIOVI |
93.853,27 |
357.380,08 |
-73,74% |
DEPRECIACAO DE BENS MOVEIS |
8.186.358,00 |
7.814.928,93 |
4,75% |
DEPRECIACAO DE BENS IMOVEIS |
386.142,10 |
1.179.181,95 |
-67,25% |
AMORTIZACAO DE IMOBILIZADO |
47.822,40 |
50.462,03 |
-5,23% |
AMORTIZACAO DE INTANGIVEL |
3.455,88 |
65.266,24 |
-94,70% |
SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS PJ |
0,00 |
10.233,33 |
-100,00% |
CONSERV MANUT ATIVOS INFRAESTRUT |
0,00 |
14.792,48 |
-100,00% |
TOTAL |
29.296.603,07 |
40.208.881,27 |
-27,14% |
Em relação as respostas obtidas pelo Contador da UFFS, entende-se que foram pertinentes e sanaram as dúvidas apontadas pelos relatores.
Por fim, entende-se que o referido Relato Integrado é um instrumento que possibilita a avaliação/verificação da geração de valor e atendimento aos objetivos e planos propostos, em todas as áreas da instituição, desde as finalísticas: ensino de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como gestão e suporte e execução adequada dos recursos públicos, especialmente com satisfatória capacidade de adequação a um período adverso. Serve assim como prestação de contas à sociedade, demonstrando o comprometimento da UFFS com o fortalecimento da educação superior pública, com capacidade de desenvolver estratégias para obtenção de resultados de qualidade, com eficiência e bom uso dos recursos públicos
IV - DECISÃO DOS RELATORES
Diante do exposto, apresenta-se PARECER FAVORÁVEL ao “Relato Integrado 2020: Prestação de Contas Anual” da UFFS, ressalvada a necessidade de atendimento as recomendações contidas neste relatório e aos questionamentos previamente enviados ao contador, e regularização das ressalvas expressas na declaração do contador.
ALCINDO OLIVEIRA LOPES
Conselheiro Relator
CHRISTIAN CARLOS RÖWER
Conselheiro Relator
EVANDRO PEDRO SCHNEIDER
Conselheiro Relator
Data do ato: Chapecó-SC, 18 de fevereiro de 2021.
Data de publicação: 26 de março de 2021.
Anderson André Genro Alves Ribeiro
Presidente do Conselho Curador