PORTARIA Nº 1265/GR/UFFS/2019 (REVOGADA)

Revogada por:

PORTARIA Nº 1291/GR/UFFS/2019 (REVOGADA)

CONSTITUI COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, e em atendimento a PORTARIA NORMATIVA SEGRT/MP Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018, publicada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão/Secretaria de Gestão de Pessoas, resolve:
Art. 1º INSTITUIR Comissão de Avaliação responsável pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento de vagas reservadas nos concursos públicos da UFFS.
Art. 2º Designar os seguintes integrantes para compor a referida comissão:
Siape
Função
1343231
Presidente
1911052
Titular
1778334
Titular
2907842
Titular
1905977
Titular
1981382
Suplente
1834285
Suplente
 
Parágrafo único . Os currículos dos membros da comissão estão disponíveis no ANEXO I desta portaria.
Art. 3º A comissão de heteroidentificação utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo candidato no concurso público.
Art. 4º O procedimento de heteroidentificação será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos candidatos.
Art. 5º A Comissão de heteroidentificação deliberará pela maioria dos seus membros, sob forma de parecer motivado.
Art. 6º Ficam revogadas a PORTARIA Nº 575/GR/UFFS/2018, de 8 de junho de 2018, a PORTARIA Nº 939/GR/UFFS/2016, de 20 de setembro de 2016 e a PORTARIA Nº 215/GR/UFFS/2018, de 9 de março de 2018.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.
 
 
 
ANEXO I
 
CURRÍCULOS DOS MEMBROS DA COMISSÃO
I- Siape 1343231: Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP Marília (1997), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada I da Universidade Federal da Fronteira Sul, na cidade de Chapecó-SC. Coordenadora do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas da UFFS - Campus Chapecó. Presidente da Comissão, no âmbito do Campus Chapecó, responsável pela homologação do documento necessário (autodeclaração) à comprovação da condição Étnico-racial de candidatos convocados para matrícula nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Autora do livro “Raça, classe e cidadania: a trajetória do debate racial no Partido dos Trabalhadores”, editado em 2015, pela Editora CRV, resultado da tese de doutorado defendida em 2009. Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Cultura, Política e Diversidade. Coordenadora do Grupo de Estudos Educação e Decolonialidade.
II- Siape 1911052: Graduação, mestrado e doutorado em História. Professora Adjunta do Magistério Superior no Curso de Licenciatura em História / UFFS - Campus Chapecó, atuando nas disciplinas de História do Brasil e História da África. Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas / NEABI - Campus Chapecó. Professora responsável pelo Grupo de Estudos Escravidão e Liberdade no Sul do Brasil. Possui pesquisa institucionalizada na área de escravidão, liberdade e pós-abolição no Sul do Brasil e extensão em Interseccionalidade (raça, classe e gênero).
III- Siape 1778334: Assistente em Administração da UFFS, lotada no Departamento de Apoio a Políticas Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Possui experiência na área de Educação e Gestão. Formação/Graduação: Tecnologia em Processos Gerenciais (2009); Licenciatura em Matemática (2013); Ciências Econômicas (2018). Formação/Especialização: Controle da Gestão Pública Municipal (2012); Controladoria e Finanças (2015); Educação/Psicopedagogia 2018).
IV- Siape 2907842: Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2015). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão - PR. Atua também como Assistente em Administração na Diretoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul, no acompanhamento de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.
V- Siape 1905977: Servidor público universitário há treze anos, nos últimos seis anos vinculado ao Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelino Chiarello da UFFS. Atualmente é Coordenador do Centro de Referência (CRDHIR), função que também exerceu entre maio de 2016 e abril de 2018.
VI- Siape 1981382: Mestre em Letras - URI. Especialista em Libras pela Avm Educacional Ltda. Especialista em libras - interpretação e tradução pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Educação Especial pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. É Tradutora Interprete de Libras na Universidade Federal da Fronteira Sul. Membro de Setor de Acessibilidade da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó. Tem experiência na área de letras, tradução e interpretação, atuando principalmente com os seguintes temas: Libras, Surdez, escrita e Aquisição de Português como segunda língua para Surdos, Ensino de Libras para ouvintes, Tradução.
VII- Siape 1834285: Doutor e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto III da Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso Ciências Sociais, Campus Chapecó. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, antropologia da educação, ensino da antropologia, formação de professores, gênero, sexualidade e educação e relações de gênero e sindicalismo.
 

Data do ato: Chapecó-SC, 22 de outubro de 2019.
Data de publicação: 22 de outubro de 2019.

Marcelo Recktenvald
Reitor