PORTARIA Nº 449/PROGRAD/UFFS/2023 (REVOGADA)
PORTARIA Nº 562/PROGRAD/UFFS/2024
O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor através da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, e o estabelecido na Resolução 9/CONSUNI/CGAE/UFFS/2017,
RESOLVE:
Art. 1º APROVAR a caracterização completa dos CCRs do Domínio Conexo entre as Licenciaturas do Campus Cerro Largo, conforme o Anexo I desta Portaria.
Art. 2º Fica revogada a Portaria nº 33/PROGRAD/UFFS/2018, publicada no Boletim Oficial da UFFS.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.
JEFERSON SACCOL FERREIRA
Pró-Reitor de Graduação
PORTARIA Nº 449/PROGRAD/UFFS/2023 – Anexo I
Quadros de Ementários do Domínio Conexo das Licenciaturas do Campus Cerro Largo
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH810 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
30 |
EMENTA |
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Educação Especial e Educação Inclusiva. A construção da normalidade e da anormalidade. Estudos acerca das condições e possibilidades para a educação do público da educação especial (pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/ altas habilidades). Análises a partir de pesquisas em educação sobre a questão da inclusão escolar. |
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OBJETIVO |
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Reconhecer os processos de construção da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva em seus aspectos históricos, culturais, filosóficos, políticos e pedagógicos, para promover a construção da inclusão nas práticas escolares em geral e nas práticas didático-pedagógicas. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 128 p. ISBN 9788577060023 (broch.). MANTOAN, M. T. E. (org). O desafio das diferenças nas escolas.2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. C. Educação especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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BAPTISTA, C. R.; CAIADO, Katia R. M.; JESUS, Denise M. Educação Especial: diálogo e pluralidade. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. CARVALHO, R. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2008. JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. 4. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. 165 p. (Coleção Educação Contemporânea). ISBN 9788574963013 (broch.). SILUK, Ana Cláudia Pavão. Atendimento educacional especializado: contribuições para a prática pedagógica. Santa Maria, RS: UFSM, 2014. 370 p. ISBN 9788561128241 (broch.). MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da inclusão: como estamos implementando a educação (de qualidade) para todos nas escolas brasileiras. São Paulo, SP: Memnon, 2001. 243 p ISBN 8585462418 (broch.). PAIM, Robson Olivino; ZIESMANN, Cleusa Inês; PIEROZAN, Sandra Simone Höpner; LEPKE, Sonize (Org.). Educação especial e inclusiva e(m) áreas do conhecimento. Curitiba, PR: CRV, 2019. 327 p. ISBN 9788544438688 (broch.). ZIESMANN, Cleusa Inês; BATISTA, Jeize de Fátima; LEPKE, Sonize (Org.). Formação humana, práticas pedagógicas e educação inclusiva. Campinas, SP: Pontes, 2019. 284 p. ISBN 9788521701040 (broch.). |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
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Teóricas |
Extensão |
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GLA0704 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
45 |
15 |
EMENTA |
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Visão sócio antropológica da Surdez. Aspectos históricos da Educação de Surdos e da formação da Libras. Relações entre surdos e ouvintes (educador, intérprete e família) e seu reflexo no contexto educacional. Noções básicas da estrutura linguística da Libras e de sua gramática. Vocábulos e comunicação básica em Libras. Políticas públicas e legislações pertinentes a educação dos surdos e a Libras e sua difusão. Ações de extensões com a comunidade escolar e/ou geral com atividades de formação, projetos, oficinas, rodas de conversa e/ou palestras. |
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OBJETIVO |
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Proporcionar aos acadêmicos uma compreensão dos processos didático-pedagógicos das diferentes formas de expressões, dialogando sobre a educação dos surdos, o papel da língua de sinais, do intérprete educacional, relações familiares e processos de leitura e escrita dos surdos, a fim de fornecer os instrumentos necessários para a atuação profissional inclusiva. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BRASIL. Decreto 5.626/05. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005. QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004. xi, 221 p. (Biblioteca Artmed). ISBN 9788536303086 (broch.). QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 1997. xi, 126 p. ISBN 9788573072655 (broch.). GESSER, Audrei. Libras? que língua é essa? : crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda . São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino; 14). ISBN 9788579340017 (broch.). |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, A. C. (Ed). Novo Deit-Libras: dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira baseado em Linguística e Neurociências cognitivas. São Paulo: EDUSP: Inep, CNPq, CAPES, 2012. LACERDA, Cristina B. F. de. Intérprete de libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019. 95 p. ISBN 9788577061358 (broch.). LOPES, Maura Corcini. Surdez & educação. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, c2007. 102 p. (Temas & educação). ISBN 9788575262832 (broch.). PEREIRA, Maria Cristina da Cunha et al. (). Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011. 127 p. ISBN 9788576058786 (broch.). ZIESMANN, C. I. Educação de surdos em discussão: práticas pedagógicas e processo de alfabetização. 1. ed. Curitiba: Editora e Livraria Appris, 2017. v. 1. 145p. ZIESMANN, C. I.; PERLIN, G. (Org.) ; VILHALVA, S. (Org.) ; LEPKE, S. (Org.) . Família sem Libras: até quando?. 1. ed. Santa Maria: Editora e Gráfica Curso Caxias, 2018. v. 1. 288p |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
Teóricas |
Extensão |
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GCH1765 |
Temas Contemporâneos e Educação |
30 |
30 |
EMENTA |
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Educação, currículo e diversidade. Temas emergentes em Educação: Gênero e Sexualidade, Educação e Saúde, Direitos Humanos. Diversidade étnico-racial, cultura e história afro-brasileira e indígena. Educação de Jovens e Adultos. Educação no Campo. Educação em comunidades Quilombolas. Diretrizes Curriculares Nacionais e políticas públicas relacionadas aos respectivos temas. Análise de pesquisas, de propostas e/ou práticas pedagógicas articuladas em currículos que abordam a diversidade e a inclusão. Proposição e desenvolvimento de atividades e/ou projetos de extensão com a comunidade escolar ou geral. |
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OBJETIVO |
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Discutir temáticas contemporâneas no contexto educacional como elementos estruturantes da formação de professores, tendo como referência a diversidade como articuladoras das propostas de ensino. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2013. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CANDAU, Vera M. (org). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. LOURO, Guacira L; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. MACEDO, Elizabeth. (Org). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Cultura, memória e currículo; 2) SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 10 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. MATTOS, Regiane A. de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2007. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ALVES, Douglas S. (org). Gênero e diversidade sexual: teoria, política e educação em perspectiva. Tubarão, SC; COPIART, 2016. ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte, MG: Letramento, 2018. ANTUNES-ROCHA, I.; HAGE, S. M. (Org). Escola de Direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Questões da nossa época; v. 22) HADDAH, Sérgio; GRACIANO, M. A educação entre os direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2006. MOREIRA, Antônio F. B.; CANDAU, Vera M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. MOREIRA, Antônio F.; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013. SILVA, Enio W. da. Estado, sociedade civil e cidadania no Brasil: bases para uma cultura de direitos humanos. Ijuí: UNIJUÍ, 2014. (Coleção Direito, política e sociedade; 36) SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria A.; GOMES, Nilma L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH1766 |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
30 |
EMENTA |
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Estado, políticas públicas e políticas educacionais no Brasil. O direito à educação na Constituição Federal. Organização do sistema de ensino brasileiro, em específico da educação básica. Políticas nacionais no campo da gestão, da formação de professores, do currículo, do financiamento e de avaliação. Bases político-legais que orientam a organização curricular da escola de educação básica: LDB, PNE, DCN e BNCC da Educação Básica. Políticas educacionais de inclusão. |
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OBJETIVO |
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Reconhecer as políticas educacionais como pressupostos que garantem constitucionalmente o direito social à educação, discutindo-as a partir do contexto político, econômico e social brasileiro como propulsoras da organização do sistema educacional brasileiro quanto aos aspectos curriculares, de gestão, de formação de professores, de avaliação e de financiamento da educação, bem como a inclusão. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008. FÁVERO, O. (Org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 2005. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011. SANDER, B. Políticas públicas e gestão democrática da educação. Brasília: Líber Livro, 2005. SAVIANI, D. Da Nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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DOURADO, L. F. (org.). Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. 2.ed. Goiânia: Editora UFG; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. ____. (org.). Políticas e Gestão da Educação no Brasil: novos marcos regulatórios. São Paulo: Xamã, 2009. FERREIRA, E. B. e OLIVEIRA, D. A. (orgs). Crise da Escola e Políticas Educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. GENTILI, P.. Adeus a Escola Pública, a desordem Neoliberal, a Violência do Mercado e o Destino da Educação das Maiorias. In: GENTILI, Pablo.(org) Pedagogia da Exclusão: Crítica ao Neoliberalismo em Educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002. LINHARES, C.; SILVA, W. C. da. Políticas de formação de professores: limites e possibilidades colocados pela LDB para as séries iniciais do Ensino Fundamental. In: MARTINS, P.de S. O Financiamento da Educação Básica como Política Pública. Revista Brasileira de política e Administração da Educação. Porto Alegre, V. 26, 2010. VIEIRA, S. L.; FARIAS. I. M. S. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Liber Livro, 2011. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH813 |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO |
60 |
EMENTA |
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A educação na Grécia Antiga e em Roma. A educação cristã na Idade Média. A formação das Universidades. Renascimento e educação. As reformas religiosas e a educação. Infância e Pedagogia Moderna. A educação no Brasil colônia, império e república. A formação político filosófica do estado moderno. Iluminismo e educação. Teoria crítica e educação. Função social da escola. Educação e neoliberalismo. Fundamentos Sociais e Antropológicos da Educação. Educação e racionalidade instrumental/burocracia/dominação. Teoria social e modelos pedagógicos. Teorias pós-críticas e educação. Educação e pós-modernidade, identidade e diferença. |
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OBJETIVO |
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Discutir os fundamentos teóricos conceituais das áreas histórico-filosóficas e sociológicas do campo educacional, a fim de estimular o desenvolvimento da compreensão crítica acerca das teorias e práticas pedagógicas contemporâneas. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 2009. ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. MANACORDA, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2010. QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. KANT, I. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? In: Textos Seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade.11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HARVEY, D.A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural.São Paulo: Loyola, 2011. LE GOFF, J.Os intelectuais na Idade Média. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. ROUSSEAU, J. Emílio ou da Educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SILVA, T. T. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH1767 |
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO |
60 |
EMENTA |
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Educação, cultura e escola. Docência. Saberes da docência e formação de professores. Concepções pedagógicas na educação brasileira. Estudos sobre currículo escolar e suas perspectivas: tradicional, crítica e pós-crítica, com perspectiva inclusiva. Processos colaborativos de planejamento escolar: Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Estudos, Plano de Trabalho. A prática pedagógica e a Didática: história e concepções. Planejamento e processos didático-pedagógicos: objetivos, metodologia e avaliação. O debate pedagógico nas pesquisas contemporâneas em educação e ensino. |
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OBJETIVO |
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Discutir a educação considerando as diferentes concepções pedagógicas que fundamentam os currículos escolares, os processos de planejamento escolar e os processos didáticos. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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CANDAU, Vera M. (org). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. CARVALHO, R. E. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico . 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014. 150 p. LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. NARODOWSKI, M. Comenius e a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010. SILVA, T. T. da. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Minha biblioteca/UFFS). |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CANDAU, V. M. (org). Rumo a uma nova Didática. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. CANDAU, V. M. Didática, currículo e saberes escolares. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. CANDAU, V. M; CRUZ, Giseli B. da; FERNADES, Claudia (orgs). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos e insurgências políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. P. (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2018. (Minha biblioteca/UFFS). GASPARIN, J. L. Uma Didática para a pedagogia Histórico-Crítica. 5 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2018. 253 p LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Orgs). Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2013. (Minha biblioteca/UFFS) SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. SILVA, Janssen F.; HOFFMAN, Jussara; ESTEBAN, Maria T. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2010. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
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PCCr |
PPCr Extensionista |
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GCH1768 |
PRÁTICA DE ENSINO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
45 |
15 |
EMENTA |
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Conceitos, metodologias, abordagens e estratégias de intervenção. Pesquisa, formação docente, racionalidades e tendências. O papel das pesquisas educacionais nos processos de ensino e na formação de professores da educação básica. Tendências da pesquisa educacional na formação de professores e no ensino. Elaboração e execução de pesquisa em contexto escolar. Vivências das etapas da pesquisa contemplando diferentes temáticas do ensino, com especial atenção ao contexto escolar. |
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OBJETIVO |
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Fundamentar a docência na Educação Básica com pesquisa na área da Educação pela via da análise teórica e de modelos de pesquisa, formação de professores e ensino. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2011. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007. FAZENDA, I. Pesquisa em educação. São Paulo: Papirus, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: ATLAS, 2016. HERMEL, Erica do Espírito Santo; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Educação em ciências e matemática: pesquisa e formação de professores. Chapecó: UFFS, 2016. LÜDKE, M.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ALARCÃO, I. (Org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. São Paulo: Cortez, 2010. ALARCAO I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre, Artmed, 2001. BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é como se faz. 7.ed. São Paulo, 2012. Edições Loyola. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio, ZEICHNER, Kenneth M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2 ed. São Paulo: Autêntica, 2012. Recurso online. (Minha biblioteca/UFFS) GERALDI, C, FIORENTINI, D., PEREIRA, E. (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado de letras, 2011. p.137-152. IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 7.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2013. MATTAR, João; RAMOS, Daniela K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Almedina, 2021. Recurso online. (Minha biblioteca/UFFS). MARQUES, Mario Osório. Escrever é Preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.
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Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH816 |
FUNDAMENTOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
60 |
EMENTA |
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Desenvolvimento humano em diferentes aspectos: cognitivo, afetivo, social e motor e as suas implicações no contexto escolar. Desenvolvimento humano e adolescência. Diferentes abordagens e perspectivas teóricas de aprendizagem: comparações, limites e possibilidades no ensino. Saberes e Conhecimentos docentes e as suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem. Contribuições da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade para os modos de apropriação e significação do conhecimento. Aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiências. Os sujeitos da educação: interações estabelecidas em sala de aula no processo do ensinar e aprender. |
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OBJETIVO |
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Oportunizar compreensões acerca do desenvolvimento humano e do processo de ensino e da aprendizagem escolar, com atenção para as interações estabelecidas em sala de aula e para os modos de apropriação e significação do conhecimento. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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MOREIRA, Marco A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. ampl. Rio de Janeiro, RJ: E.P.U., 2011. 242 p. OLIVEIRA, Marcos Barbosa de; OLIVEIRA, Marta Kohl de (Org.). Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999. 160 p. LA TAILLE, Yves de,; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa de Lima. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. 117 p. LEONT'EV, Aleksei Nikolaevich et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2007. 125 p. VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. 228 p. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. xv, 182 p. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CORRÊA, Mônica de Souza. Criança, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online (biblioteca digital) DUMARD, Katia. Aprendizagem e sua dimensão cognitiva, afetiva e social. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online (biblioteca digital) GAMEZ, Luciano. Psicologia de educação. Rio de Janeiro LTC 2013 1 recurso online (biblioteca digital) LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Adolescência: superando uma visão biologizante a partir da psicologia histórico-cultural. Adolescência em foco: contribuições para a psicologia e para a educação, p. 15-44, 2014. (https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=10I8CwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA15&dq=desenvolvimento+adolescente+hist%C3%B3rico+cultural&ots=YEtBeFD4tP&sig=BsYLPPf_BLnXPs_FFjfzbmvQDdw) KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo Cengage Learning 2016 1 recurso online (biblioteca digital) MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, SP: Ed. da UFSCAR, 2002. 203 p. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2003. SMOLKA, Ana Luiza B et al. (org.).; GÓES, Maria Cecilia Rafael de, (Org). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 175 p. SOUZA, Candida de; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Adolescência em Debate: contribuições teóricas à luz da perspectiva histórico-cultural. Psicologia em Estudo, v. 23, 2019. (disponível em, https://www.scielo.br/j/pe/a/jKmy5CvDmf7p987ycXnVHPx/abstract/?lang=pt) VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. xix, 496 p. VYGOTSKY, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011, disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/x987G8H9nDCcvTYQWfsn4kN/ |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|||
Presenciais |
Disc. orient. extens. |
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Teór |
Prát |
Ext |
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GCH1769 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR |
45 |
15 |
15 |
15 |
EMENTA |
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Acompanhamento e reconhecimento do contexto escolar. Vivência de situações e práticas de gestão das(nas) unidades escolares: no planejamento escolar anual; na gestão pedagógica; na gestão dos processos administrativos; na gestão econômico-financeira; na gestão dos mecanismos instituintes da gestão democrática; nas relações com a legislação educacional e normas vigentes nas redes de ensino. Realização das atividades de estágio, reflexão e análise das situações vivenciadas durante o estágio, fundamentadas teoricamente. Apresentação de proposição para a gestão da escola com a perspectiva de fortalecer as relações democráticas e a qualidade da educação. Desenvolvimento de atividades e/ou projetos de extensão que envolvam a comunidade escolar. |
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OBJETIVO |
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Vivenciar, problematizar e reconhecer o contexto escolar como possibilidade de iniciação a docência compreendendo a complexidade da gestão escolar como processo democrático, necessário para fortalecer a qualidade da educação. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FERREIRA, Naura S. C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012. GAUTHIER, Clermont. Por uma outra Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 2006. LIBÂNEO, José. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2008. LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000. PARO, Vitor. Escritos sobre a educação. São Paulo: Xamã, 2001. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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DOURADO, Luis F.; PARO, Vitor H. (Orgs.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Ed. Xamã, 2001. FERREIRA, N. S. C. (org.), Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8.ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2013. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: Heccus Editora, 2018. LÜCK, Heloísa. Gestão participativa na escola.11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. PARO, V. Por dentro da escola pública. São Paulo: Cortez, 2016 PARO, V. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007. PARO, V. Diretor escolar: educador ou gerente. Cortez, 2014. PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, Laurinda R. de (orgs). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2011. SARTORI, Jerônimo; BONA, Salete Cleusa; GUEDES, Sussi Menine, (Org.). Estágios nas licenciaturas: desafios do constituir-se professor. Passo Fundo: UPF, 2008. VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2019. ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo, SP: Cortez, 2014. 327 p. (Docência em formação. Saberes pedagógicos). |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH818 |
EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIOLÓGICOS |
30 |
EMENTA |
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Educação como processo social. Educação e integração/manutenção da ordem social. Educação e relações de classe. Educação e Racionalidade Instrumental/burocracia/dominação. Educação e Reprodução. Educação e emancipação. Ideologia e Educação. Educação e desigualdade. Educação e contingência. Educação e ação. Educação e complexidade. |
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OBJETIVO |
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Compreender as contribuições das ciências sociais à análise da educação enquanto processo social, construído em contextos específicos e a partir da interação de sujeitos concretos. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BOURDIEU, P. A Reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. BOURDIEU, P.; CATANI, A. M (Org). Escritos de educação. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. DEMO, P. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo: Atlas, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013. FRIGOTTO, G.; GENTILI, P. (Orgs). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2001. SACRISTÁN, J.; ROSA, E. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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COSTA, M. C. C. Sociologia, introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2010. FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2010. GOHN, M. da G. M.. Movimentos sociais e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009 MEKSENAS, P. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Loyola, 1995. MELLO, G. N. de. Cidadania e competitividade, desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 2000. MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002. NOGUEIRA, M. A., CATANI, A. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2012. ORTIZ, R. (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D’ Agua, 2013. PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH819 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO POPULAR |
30 |
EMENTA |
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Educação popular. Sociedade, classes sociais, movimentos sociais, cultura e saber popular. Educação e participação social e política. Educação: diálogo, conscientização e emancipação. Fundamentos ontológicos e gnoseológicos da Educação Popular. Projetos sócio-comunitários e escola pública. A perspectiva da educação socialista. |
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OBJETIVO |
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Discutir os fundamentos e os princípios da educação popular para compreendê-la como um fenômeno sociocultural e uma concepção de educação transformadora da realidade. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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FREIRE, P. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ______. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1987. ______.Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. ______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos.11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (Org.). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CHAUÍ, M. Cidadania cultural. São Paulo: editora Fundação Perseu Abramo, 2006. MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011. STREK, D. R. Educação popular e docência. São Paulo: Cortez, 2014. STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH820 |
ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO |
30 |
EMENTA |
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Introdução aos Estudos Culturais com ênfase na vertente pós-estruturalista. Educação e cultura na pós-modernidade. Poder, saber e verdade. Conhecimento, discurso e mídia. Genealogia, arqueologia e ética em Nietzsche e Foucault. Estética, performance e pedagogias do corpo. Biopoder e biopolítica. Identidade, globalização e multiculturalismo. Diferença e representação. |
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OBJETIVO |
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Apresentar o campo dos Estudos Culturais em Educação, enfatizando as transformações da sociedade contemporânea e suas implicações na formação de professores. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. ______________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. ROSE, N. Inventando nossos selfs: psicologia, poder e subjetividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006. FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2012. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. JOHNSON, R.; ESCOSTEGUY, A. C. D; SCHULMAN, N.; SILVA, T. T. da (Org).O que é, afinal, estudos culturais?4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. LE BRETON, D. Adeus ao corpo. São Paulo: Papirus, 2003. MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Graal, 1999. MATTELART, A.; NEVEU, É.. Introdução aos estudos culturais. Parábola, 2004. SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, K..Identidade e diferença:a perspectiva dos estudos culturais.9. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. SILVA, T. T. da. O currículo como fetiche. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas Teóricas |
GCH821 |
DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO |
30 |
EMENTA |
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Conceito e evolução dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos. Multiculturalismo e Direitos Humanos. Direitos Humanos e cidadania. A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Políticas e ações educacionais afirmativas. |
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OBJETIVO |
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Conhecer e analisar os fundamentos e concepções de direitos humanos, oportunizando o conhecimento e o debate sobre a relação entre Direitos Humanos e Educação, bem como, conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, seus princípios e valores |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BOBBIO, N. A era dos direitos. RJ: Campus, 2004. GUERRA, S. Direitos Humanos: curso elementar. São Paulo, SP: Saraiva, 2013. MORAIS, F. I.; SILVA, A. M.M; TAVARES, C.(orgs). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. RIZZI, E.; GONZALES, M.; XIMENES, S. B. Direito Humano à Educação. 2 ed. Curitiba: Plataforma DhESCA Brasil, 2011. SILVA, E. W. da. Estado, sociedade civil e cidadania no Brasil: bases para uma cultura de direitos humanos. Ijuí: UNIJUÍ, 2014. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CARBONARI, P. C. (Org). Sentido filosófico dos direitos humanos: leituras do pensamento contemporâneo. Passo Fundo, RS: IFIBE, 2006-2013. EYNG, A. M. (Org). Direitos Humanos e violência nas escolas: desafios e questões em diálogo. Curitiba, PR: CRV, 2013. NOGUEIRA, S. V. (Org). Educação popular, democracia e direitos humanos: ensaios para uma pedagogia universitária interdisciplinar e transversal. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2015. RIFIOTIS, T.; RODRIGUES, T. H.. Educação em Direitos Humanos: discursos críticos e contemporâneos. 2. ed. Florianopólis: Ed UFSC, 2010. SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10. ed. São Paulo: Livraria do Advogado, 2011. SCAVINO, S; CANDAU, V. (Orgs). Educação em Direitos Humanos: temas, questões e propostas. Petrópolis: DP et ali, 2008. |
Quadro de equivalências entre componentes curriculares do Domínio Conexo das Licenciaturas do Campus Cerro Largo
Código |
Componente Curricular |
Horas |
Código |
Componente Curricular |
Horas |
GLA212 |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
60 |
GLA0704 |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
60 |
GCH811 |
Temas Contemporâneos e Educação |
60 |
GCH1765 |
Temas Contemporâneos e Educação |
60 |
GCH812 |
Políticas educacionais |
30 |
GCH1766 |
Políticas educacionais |
30 |
GCH814 |
Fundamentos pedagógicos da educação |
60 |
GCH1767 |
Fundamentos pedagógicos da educação |
60 |
GCH815 |
Prática de ensino: pesquisa em educação |
60 |
GCH1768 |
Prática de ensino: pesquisa em educação |
60 |
GCH817 |
Estágio curricular supervisionado: gestão escolar |
90 |
GCH1769 |
Estágio curricular supervisionado: gestão escolar |
90 |
Data do ato: Chapecó-SC, 26 de junho de 2023.
Data de publicação: 26 de junho de 2023.
Jeferson Saccol Ferreira
Pró-reitor de Graduação