RESOLUÇÃO Nº 4/CCFLCL/UFFS/2023

Inclui Componente Curricular Optativo na Estrutura Estrutura Curricular 2019 do Curso de Física - Licenciatura do Campus Cerro Largo

A Coordenação do Curso de Graduação em Física - Licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada na ATA Nº 10/2023/UFFS/2023 de 13 de novembro de 2023, e considerando:

  1. que, inicialmente, os discentes solicitaram a oferta do CCR optativo Introdução à Ciência Nuclear (30 h) para o semestre 2024-I;

  2. que o CCR optativo Introdução à ciência nuclear (30 h) da Estrutura Curricular 2019 foi revisado pelo Grupo de Trabalho de Reformulação do PPC do curso de Física, passando a se chamar Introdução à Física Nuclear (60 h), sendo sua ementa apresentada a seguir;

  3. que os discentes, ao terem conhecimento dessa reformulação, passaram a ter interesse na oferta do novo CCR Introdução à Física Nuclear (60 h), ao invés do optativo Introdução à ciência nuclear (30 h), em 2024-I.


RESOLVE:


Art. 1º Incluir o Componente Curricular Introdução à Física Nuclear, no rol de CCRs optativos da Estrutura Curricular 2019, do Curso de Física - Licenciatura, conforme quadro de ementário abaixo:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GEX1107

INTRODUÇÃO À FÍSICA NUCLEAR

04

60h

EMENTA

Decaimentos radioativos. Descoberta do núcleo atômico. Reações de fissão e fusão nuclear. Carta de nucleotídeos. Forças nucleares forte e fraca. Modelos nucleares. O modelo padrão. As partículas elementares e as forças fundamentais da natureza.

OBJETIVO

Oportunizar abordagens e discussões sobre aspectos históricos e científicos da Física Nuclear, fornecendo aos licenciandos uma visão qualitativa ampla desses conhecimentos.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CHUNG, K. C. Introdução à Física Nuclear. Ed. UERJ, 2001.

DA SILVA, F. C. V.; CAMPOS, A. F.; ALMEIDA, A. V. O Ensino e aprendizagem de radioatividade: análise de artigos em periódicos nacionais e internacionais. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), 2012, Salvador.

EISBERG, R. M.; RESNICK, R. Física quântica: átomos, moléculas, sólidos, núcleos e partículas. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 1979.

RAMOS, S. J. M. Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio. 2015. 45f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda. 2015.

TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A. Física Moderna. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física: óptica e física moderna. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 4.

HAWKING, S. O universo numa casca de noz. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Arx, 2002.

MARTINS, R. A. O universo: Teorias sobre sua origem e evolução. 2. ed. São Paulo:  Livraria da Física, 2012.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física: para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 3.

Observação: CCR com 2 (duas) unidades avaliativas.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.


Sala de Reuniões do Colegiado dos Cursos de Física – Licenciatura e de Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo, 10ª Reunião Ordinária, em Cerro Largo - RS, 13 de novembro de 2023.


Aline Beatriz Rauber

Coordenadora do Curso de Física - Licenciatura

Data do ato: Cerro Largo-RS, 21 de novembro de 2023.
Data de publicação: 21 de novembro de 2023.

Aline Beatriz Rauber
Coordenadora do Curso de Graduação em Física - Licenciatura e do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo