RESOLUÇÃO Nº 2/CCLCSCH/UFFS/2024

Inclui Componentes Curriculares Optativos nos PPCs versões 2010 e 2020 do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura do Campus Chapecó-SC.

A Coordenação do Curso de Graduação em Ciência Sociais – Licenciatura, do Campus Chapéco-SC, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando:

  1. A necessidade premente de viabilizar a integralização de carga horária no histórico escolar de estudantes formandos do curso, de modo a permitir suas inscrições ou preenchimento de vagas em processos seletivos de pós-graduação e/ou concursos públicos em tempo hábil para cumprimento de editais;

  2. Possibilitar o aproveitamento de carga horária de componentes curriculares que possuem função pedagógica de formação para todos os estudantes do curso vinculados a suas respectivas estruturas curriculares;

  3. Fortalecer trajetos de formação em Ciências Sociais que focalizam teorias da educação inclusiva na formação dos estudantes;

  4. Os princípios administrativos da razoabilidade e eficiência;

 

RESOLVE:

Art. 1º Incluir os Componente Curriculares optativos da estrutura curricular do PPC 2020 no rol de CCRSs optativos da esturutra curricular do PPC 2010 do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, qual sejam:

Código

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

Créditos

GCH1413

Antropologia da educação

04

GCH1414

Antropologia da performance

04

GCH1415

Antropologia dos jovens e das juventudes

04

GCH1416

Etnologia indígena

04

GCH1417

Gênero, diversidade e educação

04

GCH1418

Identidades, etnicidade e minorias

04

GCH1419

Marcadores sociais da diferença

04

GCH1420

Políticas públicas e participação social

04

GCH1421

Estudos sobre a burguesia no Brasil

04

GCH1422

Estudos urbanos

04

GCH1423

Estudos rurais I

04

GCH1424

Estudos rurais II

04

GCH1425

Estudos sobre deficiência

04

GCH1426

Estudos sociais da linguagem

04

GCH1427

Sociologias emergentes: decolonialidade e estudos pós- coloniais

 

04

GCH1428

Movimentos sociais I

04

GCH1429

Movimentos sociais II

04

GCH1430

Sociologia da cultura

04

GCH1431

Sociologia do conhecimento

04

GCH1432

Sociologia da literatura

04

GCH1433

Clássicos do pensamento social brasileiro

04

GCH1434

Introdução aos estudos culturais

04

GCH1435

Música e sociedade

04

 

Parágrafo único. O quadro de ementários desses componentes constam no Anexo dessa Resolução.

 

Art. 2º Incluir o Componentes Curricular GCH1130 – Educação Inclusiva (60 horas), no rol de CCRs optativos da estrutura curricular do PPCs 2010, do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, conforme quadro de ementários abaixo:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1130

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

60

EMENTA

Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Aprendizagem e deficiências. Aprendizagem e transtornos globais do desenvolvimento. Aprendizagem e altas habilidades/superdotação. Plasticidade cerebral e aprendizagem. Recursos de comunicação aumentativa e alternativa. Recursos pedagógicos acessíveis.

OBJETIVO

Compreender o cenário produzido a partir de uma perspectiva inclusiva para a educação, criando as condições para a atuação profissional em contextos inclusivos.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BRASIL, Universidade Federal do Ceará. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

LOUREIRO, Carine Bueira (org.); KLEIN, Rejane Ramos (org.). Inclusão e aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2017.

THOMA, Adriana da Silva; KRAEMER, Graciele Marjana. A educação de pessoas com deficiência no Brasil: políticas e práticas de governamento. Curitiba: Appris, 2017.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações curriculares, estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEESP, 1998.

DOMINGUES, Celma dos Anjos. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.

FLEITH, Denise de Souza (org) A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

GIACOMINI, Lília. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.

LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica. Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.

LOWENTHAL, Rosane; FILHO, José Ferreira Belisario. Transtornos Globais do Desenvolvimento e os desafios para o processo de inclusão educacional. In: BRASIL, Ministério da Educação. Revista Inclusão. Brasília: MEC/SEESP, v.5, n.2, p. 39-46, jul/dez. 2010.

ROTTA, Newra Tellechea. Plasticidade cerebral e aprendizagem. In: ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SARTORETTO, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.


Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

Data do ato: Chapecó-SC, 22 de janeiro de 2024.
Data de publicação: 24 de janeiro de 2024.

Adiles Savoldi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais do Campus Chapecó