RESOLUÇÃO Nº 2/CCLCSCH/UFFS/2024
A Coordenação do Curso de Graduação em Ciência Sociais – Licenciatura, do Campus Chapéco-SC, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando:
-
A necessidade premente de viabilizar a integralização de carga horária no histórico escolar de estudantes formandos do curso, de modo a permitir suas inscrições ou preenchimento de vagas em processos seletivos de pós-graduação e/ou concursos públicos em tempo hábil para cumprimento de editais;
-
Possibilitar o aproveitamento de carga horária de componentes curriculares que possuem função pedagógica de formação para todos os estudantes do curso vinculados a suas respectivas estruturas curriculares;
-
Fortalecer trajetos de formação em Ciências Sociais que focalizam teorias da educação inclusiva na formação dos estudantes;
-
Os princípios administrativos da razoabilidade e eficiência;
RESOLVE:
Art. 1º Incluir os Componente Curriculares optativos da estrutura curricular do PPC 2020 no rol de CCRSs optativos da esturutra curricular do PPC 2010 do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, qual sejam:
Código |
COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS |
Créditos |
GCH1413 |
Antropologia da educação |
04 |
GCH1414 |
Antropologia da performance |
04 |
GCH1415 |
Antropologia dos jovens e das juventudes |
04 |
GCH1416 |
Etnologia indígena |
04 |
GCH1417 |
Gênero, diversidade e educação |
04 |
GCH1418 |
Identidades, etnicidade e minorias |
04 |
GCH1419 |
Marcadores sociais da diferença |
04 |
GCH1420 |
Políticas públicas e participação social |
04 |
GCH1421 |
Estudos sobre a burguesia no Brasil |
04 |
GCH1422 |
Estudos urbanos |
04 |
GCH1423 |
Estudos rurais I |
04 |
GCH1424 |
Estudos rurais II |
04 |
GCH1425 |
Estudos sobre deficiência |
04 |
GCH1426 |
Estudos sociais da linguagem |
04 |
GCH1427 |
Sociologias emergentes: decolonialidade e estudos pós- coloniais |
04 |
GCH1428 |
Movimentos sociais I |
04 |
GCH1429 |
Movimentos sociais II |
04 |
GCH1430 |
Sociologia da cultura |
04 |
GCH1431 |
Sociologia do conhecimento |
04 |
GCH1432 |
Sociologia da literatura |
04 |
GCH1433 |
Clássicos do pensamento social brasileiro |
04 |
GCH1434 |
Introdução aos estudos culturais |
04 |
GCH1435 |
Música e sociedade |
04 |
Parágrafo único. O quadro de ementários desses componentes constam no Anexo dessa Resolução.
Art. 2º Incluir o Componentes Curricular GCH1130 – Educação Inclusiva (60 horas), no rol de CCRs optativos da estrutura curricular do PPCs 2010, do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, conforme quadro de ementários abaixo:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH1130 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
60 |
EMENTA |
||
Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Aprendizagem e deficiências. Aprendizagem e transtornos globais do desenvolvimento. Aprendizagem e altas habilidades/superdotação. Plasticidade cerebral e aprendizagem. Recursos de comunicação aumentativa e alternativa. Recursos pedagógicos acessíveis. |
||
OBJETIVO |
||
Compreender o cenário produzido a partir de uma perspectiva inclusiva para a educação, criando as condições para a atuação profissional em contextos inclusivos. |
||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
||
BRASIL, Universidade Federal do Ceará. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010. BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. LOUREIRO, Carine Bueira (org.); KLEIN, Rejane Ramos (org.). Inclusão e aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2017. THOMA, Adriana da Silva; KRAEMER, Graciele Marjana. A educação de pessoas com deficiência no Brasil: políticas e práticas de governamento. Curitiba: Appris, 2017. |
||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
||
BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações curriculares, estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEESP, 1998. DOMINGUES, Celma dos Anjos. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. FLEITH, Denise de Souza (org) A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. GIACOMINI, Lília. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica. Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009. LOWENTHAL, Rosane; FILHO, José Ferreira Belisario. Transtornos Globais do Desenvolvimento e os desafios para o processo de inclusão educacional. In: BRASIL, Ministério da Educação. Revista Inclusão. Brasília: MEC/SEESP, v.5, n.2, p. 39-46, jul/dez. 2010. ROTTA, Newra Tellechea. Plasticidade cerebral e aprendizagem. In: ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. SARTORETTO, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. |
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.
Data do ato: Chapecó-SC, 22 de janeiro de 2024.
Data de publicação: 24 de janeiro de 2024.
Adiles Savoldi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais do Campus Chapecó