RESOLUÇÃO Nº 3/CCLCSCH/UFFS/2024

Inclui Componentes Curriculares Optativos no PPC 2010 do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura do Campus Chapecó-SC.

A Coordenação do Curso de Graduação em Ciência Sociais – Licenciatura, do Campus Chapéco-SC, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando:

  1. A necessidade premente de viabilizar a integralização de carga horária no histórico escolar de estudantes formandos do curso, de modo a permitir suas inscrições ou preenchimento de vagas em processos seletivos de pós-graduação e/ou concursos públicos em tempo hábil para cumprimento de editais;

  2. Possibilitar o aproveitamento de carga horária de componentes curriculares que possuem função pedagógica de formação para todos os estudantes do curso vinculados a suas respectivas estruturas curriculares;

  3. Fortalecer trajetos de formação em Ciências Sociais que focalizam teorias da educação inclusiva na formação dos estudantes;

  4. Os princípios administrativos da razoabilidade e eficiência;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir no rol de CCRSs optativos da estrutura curricular do PPC 2010 do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, os seguintes componentes curriculares:

 

Código

COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

Créditos

GCH1397

Laboratório de prática em ensino I - Sindicalismo e condições de trabalho docente

4

GCH1404

Laboratório de prática em ensino III - Educação, Escola e Diversidade

4

GCH1407

Laboratório de prática em ensino IV – Tecnologias da Comunicação e da Informação e o Ensino de Ciências Sociais

4

GCH1456

Laboratório de prática em ensino V: jovens, gerações e escola

04

GCH1457

Laboratório de prática em ensino V: territórios educativos e a formação integral

04

GCH1458

Laboratório de prática em ensino V: fotografia, educação e sociologia

04

GCH1459

Laboratório de prática em ensino V: participação, democracia e escola

04

GCH1460

Laboratório de prática em ensino V: Temáticas abertas I

04

GCH1461

Laboratório de prática em ensino V: Temáticas abertas II

04

GCH362

Introdução aos Estudos Históricos

4

GCH1436

Tópicos especiais em sociologia I – viagens de estudos

02

GCH1437

Tópicos especiais em sociologia II

02

GCH1438

Tópicos especiais em sociologia III

04

GCH1439

Tópicos especiais em sociologia IV

04

GCH1440

Tópicos especiais em sociologia V

04

GCH1441

Tópicos especiais em antropologia I – viagens de estudos

02

GCH1442

Tópicos especiais em antropologia II

02

GCH1443

Tópicos especiais em antropologia III

04

GCH1444

Tópicos especiais em antropologia IV

04

GCH1445

Tópicos especiais em antropologia V

04

GCH1446

Tópicos especiais em ciência política I – viagens de estudos

02

GCH1447

Tópicos especiais em ciência política II

02

GCH1448

Tópicos especiais em ciência política III

04

GCH1449

Tópicos especiais em ciência política IV

04

GCH1450

Tópicos especiais em ciência política V

04

GCH1451

Tópicos especiais em ciências sociais I – viagens de estudos

02

GCH1452

Tópicos especiais em ciências sociais II

02

GCH1453

Tópicos especiais em ciências sociais III

04

GCH1454

Tópicos especiais em ciências sociais IV

04

GCH1455

Tópicos especiais em ciências sociais V

04

 

Parágrafo único. O quadro de ementários desses componentes estão apresentados a seguir:


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1397

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO I – SINDICALISMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE

04

60

EMENTA

Análise e levantamento de dados acerca das práticas sindicais e das condições de trabalho dos docentes. Educação básica e superior. Ensino público e privado.

OBJETIVOS

Conhecer por meio de atividades de campo a luta sindical e as condições de trabalho dos docentes de diferentes tipos de instituição, níveis escolares e localidades.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BAUER, Carlos; DINIZ, Cássio; PAULISTA, Maria Inês (Orgs.) Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

FANTINATTI, Márcia. O movimento docente na universidade pública. São Paulo, Alínea, 2001.

FERRAZ, Marcos; GOUVEIA, Andréia Barbosa (Orgs.). Educação e conflito: luta sindical docente e novos desafios. Curitiba: Appris, 2012.

GINDIN, Julián. Por nós mesmos: o sindicalismo docente de base na Argentina, no Brasil e no México. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2015.

SOUZA, Aparecida Neri de. Sou professor, sim senhor!: representações sobre o trabalho docente tecidas na polítização do espaço escolar. Campinas, Dissertação de mestrado em Educação, 1993. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_ae24b011c3d873ed1bbb630e2d63b923 Acesso em: 3 abr. 2019.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

GARCIA, Dayane da Costa. (Org.). Catálogo e inventário da coleção categoria docente. Presidente Prudente, 2015. Disponível em: http://www.fct.unesp.br/Home/Pesquisa/CEMOSI2466/catalogo-para-impressao.2.pdf. Acesso em: 18 set. 2018.

LIVEIRA, Roberto Véras de et al. (Orgs.). O sindicalismo na era Lula: paradoxos, perspectivas e olhares. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.

VALORIZAÇÃO profissional: piso salarial e carreira. Retratos da Escola, v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/28. Acesso em: 18 set. 2018.

DOSSIÊ condições de trabalho e saúde dos profissionais em educação. Retratos da Escola, v. 6, n. 11, 2012. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/15. Acesso em: 18 set. 2018.

ROSSO, Sadi Dal; CRUZ, Hélvia Leite; RESES, Erlando da Silva. Condições de emergência do sindicalismo docente. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-131, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009. Acesso em: 18 set. 2018.

SGUISSARDI, Waldemar; SILVA JR., João dos Reis. O trabalho intensificado nas federais – pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo, Xamã, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326240958_O_trabalho_intensificado_nas_federais_pos-graduacao_e_produtivismo_academico/download. Acesso: 3 abr. 2019.

 


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1404

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO III – EDUCAÇÃO, ESCOLA E DIVERSIDADE

04

60

EMENTA

Gênero, diversidade étnico-racial, sexualidade e deficiência nos documentos oficiais da educação. Análises dos Projetos Pedagógicos das escolas na perspectiva da diversidade. Metodologias para trabalhar com o tema da diversidade com oficinas e dinâmicas. Produção de materiais didáticos e pedagógicos. Diversidade por meio das linguagens: teatro, música, filme, literatura, revistas, charges, jornais, etc: proposta de atividades. Elaboração de Projetos em parceria com professores do ensino médio. Novas tecnologias e diversidade: produção de mídias.

OBJETIVO

Desenvolver competências e práticas de ensino no campo da diversidade: gênero, étnico-racial, sexual, deficiências para e no espaço escolar.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. S.l.: Autêntica, 2017.

PEREIRA, Maria Elisabete, et al. Gênero e Diversidade na Escola: formação de professoras/es em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Brasília/Rio de Janeiro: SPM/Cepesc (2007). . Disponível em: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf. Acesso em 29 mar.2018.

Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Rio de Janeiro: Promundo, 2008. Disponível em: https://promundoglobal.org/wp-content/uploads/2014/12/Programa-M-Trabalhando-com-Mulheres-Jovens.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero. Relações de gênero e violência: oficinas. Viçosa, 2013/2014. Disponível em: http://www.nieg.ufv.br/wp-content/uploads/Apostila-Escolas-G%C3%Aanero-e-Viol%C3%Aancia.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

INSTITUTO PÓLIS. ECOS – Comunicação em sexualidade. Disponível em http://polis.org.br/autor/ecos-comunicacao-em-sexualidade/. Acesso em: 29 mar. 2018.

DE CARVALHO, Marília Gomes; DA LUZ, Nanci Stancki. Construindo a igualdade na diversidade: gênero e sexualidade na escola. Editora UTFPR, 2009. Disponível em:http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/programas/ppgte/grupos-de-pesquisa/getec/publicacoes/livros-publicados/construindo-genero-e-diversidade-1/at_download/file/. Acesso em: 29 mar. 2018.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

SOUZA, Edileuza Penha de (Org.). Negritude, cinema e educação: caminhos para a implementação da lei 10.639/2003. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006. v. 1.

SOUZA, Maria Elena V. (Org.). Relações raciais no cotidiano escolar: diálogos com a lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009.

COSTA, A.H.C.; JOCA, A.M.; PEDROSA FILHO, F.X.R. Recortes das sexualidades: encontros e desencontros com a educação. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. Educação e Sexualidade: identidade, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, preconceitos, homofobia. 2ª Edição Revisada e Ampliada. Rio Grande: Editora FURG, 2008. Disponível em: http://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1655/1/educacao-para-sexualidade.pdf. Acesso em 29 mar. 19SOUZA, L. de S.;

ROCHA, R. A. da R. (Orgs.). Formação de educadores, gênero e diversidade. Cuiabá: Ed. UFMG, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Catálogo de materiais didáticos e paradidáticos sobre diversidade sexual e de gênero produzidos com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão-SECADI/MEC. Brasília, [2009]. Disponível em: http://www.litoral.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/catalogo-genero-e-sexualidade-CGDH.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1407

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO IV – TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

04

60

EMENTA

Implicações das Tecnologias da Informação e comunicação na educação e no ensino das ciências sociais. As tecnologias da informação e comunicação em sala de aula: contexto e compreensão crítica do impacto das TIC’s no ambiente escolar. Atividades práticas de uso das TIC’s para o ensino de ciências sociais: oficinas, produção de material didático, experimentação de ambientes virtuais e de recursos eletrônicos no Ensino de Ciências Sociais.

OBJETIVOS

Planejar, elaborar e executar atividades didáticas que utilizem as TIC’s como ferramenta e ambiente de aprendizagem.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Coleção Trans, 2005.

SETZER. V.W. Os meios eletrônicos e a educação: uma visão alternativa. 3. ed. São Paulo: Escrituras, 2005.

NICOLELIS, M. Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2003.

SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; SCHNEIDER, Fernanda Chagas (Org.). Caderno pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis. Porto Alegre, RS: Evangraf, 2013 - 2014

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

SANCHO, Juana M; HERNÁNDEZ, Fernando et.al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

ALONSO, Kátia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre redes e escolas. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n. 104, p. 747-768, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: SULINA, 2009.


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1456

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: JOVENS, GERAÇÕES E ESCOLA

04

60

EMENTA

Culturas juvenis. Diversidade geracional. Jovens, Juventudes e escola. Filmes e documentários sobre jovens, juventudes e diferenças geracionais. Estudos monográficos e etnográficos em ambiente escolar.

OBJETIVO

Compreender as dinâmicas socioculturais no público escolar e aperfeiçoar o processo de mediação pedagógica no ensino básico por meio da apresentação, pesquisa e discussão de materiais pedagógicos (audiovisuais e estudos monográficos e etnográficos) sobre diferentes aspectos da experiência geracional na escola; proporcionando, assim instrumentos a serem utilizados em sala de aula para potencializar a autorreflexão da comunidade escolar como sujeitos pertencentes a gerações específicas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane; ESTEVES, Luiz Carlos (Orgs.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação/UNESCO, 2007. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154580por.pdf. Acesso em: 21 out. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio: o jovem como sujeito do ensino médio: versão preliminar, etapa I – Caderno II. Curitiba: Setor de Educação da UFPR, 2013. Disponível em: http://www.dpe.ufv.br/wp-content/uploads/ETAPA-I-C.-2.pdf. Acesso em: 21 out. 2018.

NÚÑEZ, Pedro; LITICHEVER, Lucía. Radiografías de la experiencia escolar: ser joven(es) en la escuela. Buenos Aires: CLACSO; Grupo Editor Universitário, 2015. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20160909020803/Radiografias.pdf. Acesso em: 9 ago. 2018.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. A maior zoeira na escola: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Santos: Ed. UNIFESP, 2016.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro et al. A juventude vai ao cinema. São Paulo: Autêntica, 2009.

VIEIRA, Maria Manuel et al (orgs.). Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico Portalegre, 2013. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/10729/1/ICS_MMVieira_Habitar_LEN.pdf . Acesso em: 21 out. 2018.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ABRAMOVAY, Ricardo (Coord.). Juventude e agricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios. Brasília: Edições UNESCO, 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001315/131546porb.pdf . Acesso em: 21 out. 2018.

DAYRELL, Juarez. Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

DAYRELL, Juarez T. A juventude no contexto do ensino da sociologia: questões e desafios. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Sociologia: ensino médio. Coordenação Amaury C. Moraes. Brasília, 2010. p. 65-84. (Coleção explorando o ensino, v. 15). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7843-2011-sociologia-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 out. 2018.

FONSECA, Claudia. Preparando-se para a vida: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 61, p. 144-155, jan./mar.1994. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1953. Acesso em: 21 out. 2018.

FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 10, p. 58-78, jan./abr. 1999. Disponível em: https://poars1982.files.wordpress.com/2008/03/rbde10_06_claudia_fonseca.pdf. Acesso em: 21 out. 2018.

GOMES, Jerusa Vieira. Jovens urbanos pobres: anotações sobre escolaridade e emprego. Revista brasileira de educação. n. 5-6, p. 53-62, maio/dez.1997. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_05_e_06.pdf. Acesso em: 21 out. 2018.

SOTO, Felipe G.; LEÓN, Oscar D. Trayectorias sociales juveniles: ambivalencias y discursos sobre el trabajo. Santiago do Chile: Instituto Nacional de la Juventud, 2008. Disponível em: http://www.cidpa.cl/wp-content/uploads/2013/05/trayectorias-sociales-juveniles.pdf. Acesso em: 21 out. 2018.

SPOSITO, Marília Pontes. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e cultura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 95-106, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea08.pdf. Acesso em: 21 out. 2018.

STRAPASOLAS, Valmir Luiz. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis: EdUFSC, 2006.

VAN GENNEP, Arnold. Os ritos de passagem. Petrópolis, Vozes, 1978.


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1457

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E A FORMAÇÃO INTEGRAL

04

60

EMENTA

Instrumentos de avaliação dos limites e possibilidades do espaço escolar para uma educação integral. Do espaço escolar ao seu entorno até outras escalas: o território intencionalmente educador. Arquitetura, crianças e jovens: a cidade educadora na formação integral. A percepção da cidade e as metodologias para a identificação de novos territórios educativos. A escola e seu papel em uma pedagogia da cidade: os territórios educativos no currículo da escola em tempo integral.

OBJETIVO

Desenvolver a reflexão sobre as possibilidades de incorporação de novos territórios educativos na formação integral por meio de instrumentos e metodologias que envolver a comunidade escolar.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

AZEVEDO, Giselle. A. N.; TÂNGARI, Vera; RHEINGANTZ, Paulo. A. (Orgs.). Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Riobooks, 2016.

CABANELLAS, Isabel; ESLAVA, Clara. (Orgs). Territorios de la infância: diálogos entre arquitectura y pedagogía. Barcelona: Ed. Graó, 2015.

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS. Educação e vida urbana: 20 anos de cidades educadoras. Edição de Eulàlia Bosch; ajuda técnica de Maria Ángeles Cabeza. Torres Novas, Portugal: Almondina, 2013. Disponível em: http://www.edcities.org/wp-content/uploads/2015/11/livro-20-anos-cidades-educadoras-PT.pdf . Acesso em: 24 set. 2018.

TERRITÓRIOS educativos para educação integral. Brasília: Programa Mais Educação, 2013. (Série cadernos pedagógicos, 12) Disponível em: http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/04/territorioseducativos.pdf . Acesso em: 24 set. 2018.

SINGER, Helena. República de Crianças: Sobre Experiências Escolares de Resistência. Rio de Janeiro; Mercado das letras, 2010.

TONUCCI, Francesco. La ciudad de los niños. Madrid: Ed. Graó, 2015.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed; 2011.

GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

MARTINS FILHO, Altino J.; PRADO, Patricia D. (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, 2011.

MORIGI, Valter. Cidades educadoras: possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia . Porto Alegre, RS: Sulina, 2016. 197.

SINGER, Helena. Territórios Educativos: experiências em Diálogo com o Bairro-escola - vol 1. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2015. v. 1. Disponível em: https://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Territorios-Educativos_Vol1.pdf. Acesso em 21 mai.2019

SINGER, Helena. Tecnologias do Bairro-escola: Articulação Escola-Comunidade vol. 5. 1. ed. São Paulo: Cidade Escola Aprendiz / Editora Moderna, 2014. v. 5. Disponivel em: https://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/wp-content/uploads/2014/08/Tecnologias-do-Bairro-escola_Vol5_articulacao-escola-comunidade.pdf. Acesso em: 21 mai. 2005

VILLAR, María. B. C. Cidade educadora: nova perspectiva de organização e intervenção municipal. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1458

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: FOTOGRAFIA, EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA

04

60

EMENTA

Técnicas fotográficas e história da fotografia. Fotografia como arte e instrumento analítico. Sociologia da imagem e processos pedagógicos.

OBJETIVO

Apresentar as principais técnicas fotográficas e encetar o debate sobre a fotografia como mediação no processo pedagógico e na análise sociológica.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BARTHES, Roland. A câmera clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. rev. São Paulo, SP: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas ; v. 1)

BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

CARTIER-BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. São Paulo: GG, 2015.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2017.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das letras, 2004.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

ASSOULINE, Pierre. Cartier-Bresson: o olhar do século. Porto Alegre: LP&M, 2014.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2014.

BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. O camponês e a fotografia. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 26, p. 31-39, jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n26/a04n26.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2015.

CARROL, Henry. Leia isto se quer tirar fotos incríveis de gente. GG, 2014.

CARROL, Henry. Leia isto se quer tirar fotos incríveis. São Paulo: GG, 2014.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1984.


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1459

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E ESCOLA

04

60

EMENTA

Metodologias e instrumentos para a autonomia, autogestão, participação e democracia no espaço escolar. Experimentos em dispositivos de participação: conselhos escolares, associação de pais e mestres, agremiações estudantis, processos eleitorais, processos decisórios. Construção de instrumentos e metodologias participativas entre as juventudes.

OBJETIVO

Desenvolver repertório para atuação em esferas democráticas e autogestionárias que sirvam de suporte para atividades pedagógicas curriculares e extracurriculares.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ARAÚJO, Ulisses. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo : Summus, 2015.

GROPPO, Luis A. Autogestão: universidade e movimento estudantil. São Paulo: Autores associados, 2010.

LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. (Série cadernos de gestão v. 3).

MARQUES, Luciana Rosa. A descentralização da gestão escolar e a formação de uma cultura democrática nas escolas públicas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9709. Acesso em: 24 set. 2018.

ROMÃO, José E. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo; Cortes, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BASTOS, João Batista (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

LONCL, Patricia. Young People and the Struggle for Participation: Contested Practices, Power and Pedagogies in Public Spaces. Routledge, 2019.

MENEZES NETO, Antonio Julio. Além da terra: a dimensão sociopolítica do projeto educativo do MST. 2001. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2001. Disponível em: http://www.bdae.org.br:8080/jspui/bitstream/123456789/514/1/Antonio_Julio_de_Menezes_Neto.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.

MOREIRA, Dirceu. Autogestão: desenvolvendo talentos para gerir escolas, empresas e instituições. Rio de Janeiro: WAK, 2000.

VIANA, Nildo. A autogestão social. Cadernos de Formação, Goiânia, n. 6, 2008. Disponível em: http://movaut.net/wp-content/uploads/2012/10/CF06-Autogest%C3%A3o-Social-vers%C3%A3o-rede1.pdf. Acesso em: 25 set. 2018.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1460

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: TEMÁTICAS ABERTAS I

04

60

EMENTA

A definir pelo colegiado.

OBJETIVO

A definir pelo colegiado.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

A definir pelo colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

A definir pelo colegiado.

 

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1461

LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: TEMÁTICAS ABERTAS II

04

60

EMENTA

A definir pelo colegiado.

OBJETIVO

A definir pelo colegiado.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

A definir pelo colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

A definir pelo colegiado.



Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH362

Introdução aos Estudos Históricos

4

60

Ementa

Introdução das questões relativas ao ofício do historiador e da disciplina histórica. Análise dos conceitos fundamentais da História: tempo, sociedade, espaço, sujeito, fato, estrutura, memória, fonte, cultura, problema e método. A questão da pesquisa e o ensino de história.

Objetivo

Compreender o curso de história em suas dimensões disciplinares e profissionais, enfatizando os principais conceitos necessários à produção do conhecimento histórico e o campo de atuação do historiador.

Referências Básicas

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica. Teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BURKE, Peter (Org.). A escrita da história. São Paulo: Unesp, 2001.

CARDOSO, Ciro; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 2003.

Referências Complementares

AGUIRRE ROJAS, Carlos. Antimanual del mal historiador o como hacer una buena historia crítica. México: La Vasija, 2002.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: a arte de inventar o passado. Bauru: Edusc, 2007.

BORGES, Vavy. O que é história. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CARDOSO, Ciro. Uma introdução à História. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FERREIRA, Marieta; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

GUAZZELLI, Cesar et al. Questões de teoria e metodologia da História. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

KARNAL, Leandro. História na sala de aula. Conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.

MATTOS, Marcelo Badaró (Org.). História: pensar & fazer. Rio de Janeiro: Laboratório Dimensões da História, 1998.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

VILAR, Pierre. Iniciación al vocabulario del análisis histórico. Barcelona: Crítica, 1999.


 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1436

TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA I

02

30

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de sociologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1437

TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA II

02

30

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de sociologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.



Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1438

TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA III

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de sociologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1439

TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA IV

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de sociologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.



Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1440

TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA V

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de sociologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1441

TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA I

02

30

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de antropologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1442

TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA II

02

30

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de antropologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1443

TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA III

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de antropologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1444

TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA IV

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de antropologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1445

TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA V

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia.

OBJETIVO

Abordar um tema de antropologia.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1446

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA I

02

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBJETIVO

Abordar um tema de Ciência política.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1447

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA II

02

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBJETIVO

Abordar um tema de Ciência política.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1448

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA III

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OJETIVO

Abordar um tema de Ciência política.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1449

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA IV

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBJETIVO

Abordar um tema de Ciência política.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1450

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA V

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBEJTIVO

Abordar um tema de Ciência política.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1451

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS I

02

30

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBJETIVO

Abordar um tema de Ciências sociais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1452

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS II

02

30

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBJETIVO

Abordar um tema de Ciências sociais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1453

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS III

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBJETIVO

Abordar um tema de Ciências sociais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1454

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS IV

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBJETIVO

Abordar um tema de Ciências sociais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1455

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS V

04

60

EMENTA

Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política.

OBJETIVO

Abordar um tema de Ciências sociais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado.




Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.


Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais – Licenciatura - do Campus Chapecó, 6ª Reunião Ordinária, em Chapecó, 17 de setembro de 2024.

Data do ato: Chapecó-SC, 17 de setembro de 2024.
Data de publicação: 24 de outubro de 2024.

Adiles Savoldi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais do Campus Chapecó