RESOLUÇÃO Nº 3/CCLCSCH/UFFS/2024
A Coordenação do Curso de Graduação em Ciência Sociais – Licenciatura, do Campus Chapéco-SC, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando:
-
A necessidade premente de viabilizar a integralização de carga horária no histórico escolar de estudantes formandos do curso, de modo a permitir suas inscrições ou preenchimento de vagas em processos seletivos de pós-graduação e/ou concursos públicos em tempo hábil para cumprimento de editais;
-
Possibilitar o aproveitamento de carga horária de componentes curriculares que possuem função pedagógica de formação para todos os estudantes do curso vinculados a suas respectivas estruturas curriculares;
-
Fortalecer trajetos de formação em Ciências Sociais que focalizam teorias da educação inclusiva na formação dos estudantes;
-
Os princípios administrativos da razoabilidade e eficiência;
RESOLVE:
Art. 1º Incluir no rol de CCRSs optativos da estrutura curricular do PPC 2010 do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, os seguintes componentes curriculares:
Código |
COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS |
Créditos |
GCH1397 |
Laboratório de prática em ensino I - Sindicalismo e condições de trabalho docente |
4 |
GCH1404 |
Laboratório de prática em ensino III - Educação, Escola e Diversidade |
4 |
GCH1407 |
Laboratório de prática em ensino IV – Tecnologias da Comunicação e da Informação e o Ensino de Ciências Sociais |
4 |
GCH1456 |
Laboratório de prática em ensino V: jovens, gerações e escola |
04 |
GCH1457 |
Laboratório de prática em ensino V: territórios educativos e a formação integral |
04 |
GCH1458 |
Laboratório de prática em ensino V: fotografia, educação e sociologia |
04 |
GCH1459 |
Laboratório de prática em ensino V: participação, democracia e escola |
04 |
GCH1460 |
Laboratório de prática em ensino V: Temáticas abertas I |
04 |
GCH1461 |
Laboratório de prática em ensino V: Temáticas abertas II |
04 |
GCH362 |
Introdução aos Estudos Históricos |
4 |
GCH1436 |
Tópicos especiais em sociologia I – viagens de estudos |
02 |
GCH1437 |
Tópicos especiais em sociologia II |
02 |
GCH1438 |
Tópicos especiais em sociologia III |
04 |
GCH1439 |
Tópicos especiais em sociologia IV |
04 |
GCH1440 |
Tópicos especiais em sociologia V |
04 |
GCH1441 |
Tópicos especiais em antropologia I – viagens de estudos |
02 |
GCH1442 |
Tópicos especiais em antropologia II |
02 |
GCH1443 |
Tópicos especiais em antropologia III |
04 |
GCH1444 |
Tópicos especiais em antropologia IV |
04 |
GCH1445 |
Tópicos especiais em antropologia V |
04 |
GCH1446 |
Tópicos especiais em ciência política I – viagens de estudos |
02 |
GCH1447 |
Tópicos especiais em ciência política II |
02 |
GCH1448 |
Tópicos especiais em ciência política III |
04 |
GCH1449 |
Tópicos especiais em ciência política IV |
04 |
GCH1450 |
Tópicos especiais em ciência política V |
04 |
GCH1451 |
Tópicos especiais em ciências sociais I – viagens de estudos |
02 |
GCH1452 |
Tópicos especiais em ciências sociais II |
02 |
GCH1453 |
Tópicos especiais em ciências sociais III |
04 |
GCH1454 |
Tópicos especiais em ciências sociais IV |
04 |
GCH1455 |
Tópicos especiais em ciências sociais V |
04 |
Parágrafo único. O quadro de ementários desses componentes estão apresentados a seguir:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1397 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO I – SINDICALISMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Análise e levantamento de dados acerca das práticas sindicais e das condições de trabalho dos docentes. Educação básica e superior. Ensino público e privado. |
|||
OBJETIVOS |
|||
Conhecer por meio de atividades de campo a luta sindical e as condições de trabalho dos docentes de diferentes tipos de instituição, níveis escolares e localidades. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
BAUER, Carlos; DINIZ, Cássio; PAULISTA, Maria Inês (Orgs.) Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. FANTINATTI, Márcia. O movimento docente na universidade pública. São Paulo, Alínea, 2001. FERRAZ, Marcos; GOUVEIA, Andréia Barbosa (Orgs.). Educação e conflito: luta sindical docente e novos desafios. Curitiba: Appris, 2012. GINDIN, Julián. Por nós mesmos: o sindicalismo docente de base na Argentina, no Brasil e no México. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2015. SOUZA, Aparecida Neri de. Sou professor, sim senhor!: representações sobre o trabalho docente tecidas na polítização do espaço escolar. Campinas, Dissertação de mestrado em Educação, 1993. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_ae24b011c3d873ed1bbb630e2d63b923 Acesso em: 3 abr. 2019. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
GARCIA, Dayane da Costa. (Org.). Catálogo e inventário da coleção categoria docente. Presidente Prudente, 2015. Disponível em: http://www.fct.unesp.br/Home/Pesquisa/CEMOSI2466/catalogo-para-impressao.2.pdf. Acesso em: 18 set. 2018. LIVEIRA, Roberto Véras de et al. (Orgs.). O sindicalismo na era Lula: paradoxos, perspectivas e olhares. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. VALORIZAÇÃO profissional: piso salarial e carreira. Retratos da Escola, v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/28. Acesso em: 18 set. 2018. DOSSIÊ condições de trabalho e saúde dos profissionais em educação. Retratos da Escola, v. 6, n. 11, 2012. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/15. Acesso em: 18 set. 2018. ROSSO, Sadi Dal; CRUZ, Hélvia Leite; RESES, Erlando da Silva. Condições de emergência do sindicalismo docente. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-131, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009. Acesso em: 18 set. 2018. SGUISSARDI, Waldemar; SILVA JR., João dos Reis. O trabalho intensificado nas federais – pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo, Xamã, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326240958_O_trabalho_intensificado_nas_federais_pos-graduacao_e_produtivismo_academico/download. Acesso: 3 abr. 2019. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1404 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO III – EDUCAÇÃO, ESCOLA E DIVERSIDADE |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Gênero, diversidade étnico-racial, sexualidade e deficiência nos documentos oficiais da educação. Análises dos Projetos Pedagógicos das escolas na perspectiva da diversidade. Metodologias para trabalhar com o tema da diversidade com oficinas e dinâmicas. Produção de materiais didáticos e pedagógicos. Diversidade por meio das linguagens: teatro, música, filme, literatura, revistas, charges, jornais, etc: proposta de atividades. Elaboração de Projetos em parceria com professores do ensino médio. Novas tecnologias e diversidade: produção de mídias. |
|||
OBJETIVO |
|||
Desenvolver competências e práticas de ensino no campo da diversidade: gênero, étnico-racial, sexual, deficiências para e no espaço escolar. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007. FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. S.l.: Autêntica, 2017. PEREIRA, Maria Elisabete, et al. Gênero e Diversidade na Escola: formação de professoras/es em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Brasília/Rio de Janeiro: SPM/Cepesc (2007). . Disponível em: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf. Acesso em 29 mar.2018. Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Rio de Janeiro: Promundo, 2008. Disponível em: https://promundoglobal.org/wp-content/uploads/2014/12/Programa-M-Trabalhando-com-Mulheres-Jovens.pdf. Acesso em: 20 out. 2018. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero. Relações de gênero e violência: oficinas. Viçosa, 2013/2014. Disponível em: http://www.nieg.ufv.br/wp-content/uploads/Apostila-Escolas-G%C3%Aanero-e-Viol%C3%Aancia.pdf. Acesso em: 20 out. 2018. INSTITUTO PÓLIS. ECOS – Comunicação em sexualidade. Disponível em http://polis.org.br/autor/ecos-comunicacao-em-sexualidade/. Acesso em: 29 mar. 2018. DE CARVALHO, Marília Gomes; DA LUZ, Nanci Stancki. Construindo a igualdade na diversidade: gênero e sexualidade na escola. Editora UTFPR, 2009. Disponível em:http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/programas/ppgte/grupos-de-pesquisa/getec/publicacoes/livros-publicados/construindo-genero-e-diversidade-1/at_download/file/. Acesso em: 29 mar. 2018. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
SOUZA, Edileuza Penha de (Org.). Negritude, cinema e educação: caminhos para a implementação da lei 10.639/2003. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006. v. 1. SOUZA, Maria Elena V. (Org.). Relações raciais no cotidiano escolar: diálogos com a lei 10.639/03. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. COSTA, A.H.C.; JOCA, A.M.; PEDROSA FILHO, F.X.R. Recortes das sexualidades: encontros e desencontros com a educação. Fortaleza: Edições UFC, 2011. RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. Educação e Sexualidade: identidade, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, preconceitos, homofobia. 2ª Edição Revisada e Ampliada. Rio Grande: Editora FURG, 2008. Disponível em: http://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1655/1/educacao-para-sexualidade.pdf. Acesso em 29 mar. 19SOUZA, L. de S.; ROCHA, R. A. da R. (Orgs.). Formação de educadores, gênero e diversidade. Cuiabá: Ed. UFMG, 2011. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Catálogo de materiais didáticos e paradidáticos sobre diversidade sexual e de gênero produzidos com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão-SECADI/MEC. Brasília, [2009]. Disponível em: http://www.litoral.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/catalogo-genero-e-sexualidade-CGDH.pdf. Acesso em: 20 out. 2018. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1407 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO IV – TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Implicações das Tecnologias da Informação e comunicação na educação e no ensino das ciências sociais. As tecnologias da informação e comunicação em sala de aula: contexto e compreensão crítica do impacto das TIC’s no ambiente escolar. Atividades práticas de uso das TIC’s para o ensino de ciências sociais: oficinas, produção de material didático, experimentação de ambientes virtuais e de recursos eletrônicos no Ensino de Ciências Sociais. |
|||
OBJETIVOS |
|||
Planejar, elaborar e executar atividades didáticas que utilizem as TIC’s como ferramenta e ambiente de aprendizagem. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Coleção Trans, 2005. SETZER. V.W. Os meios eletrônicos e a educação: uma visão alternativa. 3. ed. São Paulo: Escrituras, 2005. NICOLELIS, M. Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2003. SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; SCHNEIDER, Fernanda Chagas (Org.). Caderno pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis. Porto Alegre, RS: Evangraf, 2013 - 2014 |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
SANCHO, Juana M; HERNÁNDEZ, Fernando et.al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: ARTMED, 2006. ALONSO, Kátia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre redes e escolas. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n. 104, p. 747-768, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: 20 out. 2018. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: SULINA, 2009. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1456 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: JOVENS, GERAÇÕES E ESCOLA |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Culturas juvenis. Diversidade geracional. Jovens, Juventudes e escola. Filmes e documentários sobre jovens, juventudes e diferenças geracionais. Estudos monográficos e etnográficos em ambiente escolar. |
|||
OBJETIVO |
|||
Compreender as dinâmicas socioculturais no público escolar e aperfeiçoar o processo de mediação pedagógica no ensino básico por meio da apresentação, pesquisa e discussão de materiais pedagógicos (audiovisuais e estudos monográficos e etnográficos) sobre diferentes aspectos da experiência geracional na escola; proporcionando, assim instrumentos a serem utilizados em sala de aula para potencializar a autorreflexão da comunidade escolar como sujeitos pertencentes a gerações específicas. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane; ESTEVES, Luiz Carlos (Orgs.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação/UNESCO, 2007. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154580por.pdf. Acesso em: 21 out. 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio: o jovem como sujeito do ensino médio: versão preliminar, etapa I – Caderno II. Curitiba: Setor de Educação da UFPR, 2013. Disponível em: http://www.dpe.ufv.br/wp-content/uploads/ETAPA-I-C.-2.pdf. Acesso em: 21 out. 2018. NÚÑEZ, Pedro; LITICHEVER, Lucía. Radiografías de la experiencia escolar: ser joven(es) en la escuela. Buenos Aires: CLACSO; Grupo Editor Universitário, 2015. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20160909020803/Radiografias.pdf. Acesso em: 9 ago. 2018. PEREIRA, Alexandre Barbosa. A maior zoeira na escola: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Santos: Ed. UNIFESP, 2016. TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro et al. A juventude vai ao cinema. São Paulo: Autêntica, 2009. VIEIRA, Maria Manuel et al (orgs.). Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico Portalegre, 2013. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/10729/1/ICS_MMVieira_Habitar_LEN.pdf . Acesso em: 21 out. 2018. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
ABRAMOVAY, Ricardo (Coord.). Juventude e agricultura familiar: desafios dos novos padrões sucessórios. Brasília: Edições UNESCO, 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001315/131546porb.pdf . Acesso em: 21 out. 2018. DAYRELL, Juarez. Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. DAYRELL, Juarez T. A juventude no contexto do ensino da sociologia: questões e desafios. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Sociologia: ensino médio. Coordenação Amaury C. Moraes. Brasília, 2010. p. 65-84. (Coleção explorando o ensino, v. 15). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7843-2011-sociologia-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 out. 2018. FONSECA, Claudia. Preparando-se para a vida: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 61, p. 144-155, jan./mar.1994. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1953. Acesso em: 21 out. 2018. FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 10, p. 58-78, jan./abr. 1999. Disponível em: https://poars1982.files.wordpress.com/2008/03/rbde10_06_claudia_fonseca.pdf. Acesso em: 21 out. 2018. GOMES, Jerusa Vieira. Jovens urbanos pobres: anotações sobre escolaridade e emprego. Revista brasileira de educação. n. 5-6, p. 53-62, maio/dez.1997. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_05_e_06.pdf. Acesso em: 21 out. 2018. SOTO, Felipe G.; LEÓN, Oscar D. Trayectorias sociales juveniles: ambivalencias y discursos sobre el trabajo. Santiago do Chile: Instituto Nacional de la Juventud, 2008. Disponível em: http://www.cidpa.cl/wp-content/uploads/2013/05/trayectorias-sociales-juveniles.pdf. Acesso em: 21 out. 2018. SPOSITO, Marília Pontes. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e cultura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 95-106, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea08.pdf. Acesso em: 21 out. 2018. STRAPASOLAS, Valmir Luiz. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis: EdUFSC, 2006. VAN GENNEP, Arnold. Os ritos de passagem. Petrópolis, Vozes, 1978. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1457 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E A FORMAÇÃO INTEGRAL |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Instrumentos de avaliação dos limites e possibilidades do espaço escolar para uma educação integral. Do espaço escolar ao seu entorno até outras escalas: o território intencionalmente educador. Arquitetura, crianças e jovens: a cidade educadora na formação integral. A percepção da cidade e as metodologias para a identificação de novos territórios educativos. A escola e seu papel em uma pedagogia da cidade: os territórios educativos no currículo da escola em tempo integral. |
|||
OBJETIVO |
|||
Desenvolver a reflexão sobre as possibilidades de incorporação de novos territórios educativos na formação integral por meio de instrumentos e metodologias que envolver a comunidade escolar. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
AZEVEDO, Giselle. A. N.; TÂNGARI, Vera; RHEINGANTZ, Paulo. A. (Orgs.). Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Riobooks, 2016. CABANELLAS, Isabel; ESLAVA, Clara. (Orgs). Territorios de la infância: diálogos entre arquitectura y pedagogía. Barcelona: Ed. Graó, 2015. ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS. Educação e vida urbana: 20 anos de cidades educadoras. Edição de Eulàlia Bosch; ajuda técnica de Maria Ángeles Cabeza. Torres Novas, Portugal: Almondina, 2013. Disponível em: http://www.edcities.org/wp-content/uploads/2015/11/livro-20-anos-cidades-educadoras-PT.pdf . Acesso em: 24 set. 2018. TERRITÓRIOS educativos para educação integral. Brasília: Programa Mais Educação, 2013. (Série cadernos pedagógicos, 12) Disponível em: http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/04/territorioseducativos.pdf . Acesso em: 24 set. 2018. SINGER, Helena. República de Crianças: Sobre Experiências Escolares de Resistência. Rio de Janeiro; Mercado das letras, 2010. TONUCCI, Francesco. La ciudad de los niños. Madrid: Ed. Graó, 2015. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed; 2011. GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. MARTINS FILHO, Altino J.; PRADO, Patricia D. (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, 2011. MORIGI, Valter. Cidades educadoras: possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia . Porto Alegre, RS: Sulina, 2016. 197. SINGER, Helena. Territórios Educativos: experiências em Diálogo com o Bairro-escola - vol 1. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2015. v. 1. Disponível em: https://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Territorios-Educativos_Vol1.pdf. Acesso em 21 mai.2019 SINGER, Helena. Tecnologias do Bairro-escola: Articulação Escola-Comunidade vol. 5. 1. ed. São Paulo: Cidade Escola Aprendiz / Editora Moderna, 2014. v. 5. Disponivel em: https://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/wp-content/uploads/2014/08/Tecnologias-do-Bairro-escola_Vol5_articulacao-escola-comunidade.pdf. Acesso em: 21 mai. 2005 VILLAR, María. B. C. Cidade educadora: nova perspectiva de organização e intervenção municipal. Lisboa: Instituto Piaget, 2007. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1458 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: FOTOGRAFIA, EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Técnicas fotográficas e história da fotografia. Fotografia como arte e instrumento analítico. Sociologia da imagem e processos pedagógicos. |
|||
OBJETIVO |
|||
Apresentar as principais técnicas fotográficas e encetar o debate sobre a fotografia como mediação no processo pedagógico e na análise sociológica. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
BARTHES, Roland. A câmera clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. rev. São Paulo, SP: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas ; v. 1) BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. CARTIER-BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. São Paulo: GG, 2015. MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2017. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das letras, 2004. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ASSOULINE, Pierre. Cartier-Bresson: o olhar do século. Porto Alegre: LP&M, 2014. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2014. BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. O camponês e a fotografia. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 26, p. 31-39, jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n26/a04n26.pdf. Acesso em: 24 set. 2018. BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2015. CARROL, Henry. Leia isto se quer tirar fotos incríveis de gente. GG, 2014. CARROL, Henry. Leia isto se quer tirar fotos incríveis. São Paulo: GG, 2014. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1984. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1459 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E ESCOLA |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Metodologias e instrumentos para a autonomia, autogestão, participação e democracia no espaço escolar. Experimentos em dispositivos de participação: conselhos escolares, associação de pais e mestres, agremiações estudantis, processos eleitorais, processos decisórios. Construção de instrumentos e metodologias participativas entre as juventudes. |
|||
OBJETIVO |
|||
Desenvolver repertório para atuação em esferas democráticas e autogestionárias que sirvam de suporte para atividades pedagógicas curriculares e extracurriculares. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
ARAÚJO, Ulisses. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo : Summus, 2015. GROPPO, Luis A. Autogestão: universidade e movimento estudantil. São Paulo: Autores associados, 2010. LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. (Série cadernos de gestão v. 3). MARQUES, Luciana Rosa. A descentralização da gestão escolar e a formação de uma cultura democrática nas escolas públicas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9709. Acesso em: 24 set. 2018. ROMÃO, José E. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo; Cortes, 2013. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
BASTOS, João Batista (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. LONCL, Patricia. Young People and the Struggle for Participation: Contested Practices, Power and Pedagogies in Public Spaces. Routledge, 2019. MENEZES NETO, Antonio Julio. Além da terra: a dimensão sociopolítica do projeto educativo do MST. 2001. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2001. Disponível em: http://www.bdae.org.br:8080/jspui/bitstream/123456789/514/1/Antonio_Julio_de_Menezes_Neto.pdf. Acesso em: 24 set. 2018. MOREIRA, Dirceu. Autogestão: desenvolvendo talentos para gerir escolas, empresas e instituições. Rio de Janeiro: WAK, 2000. VIANA, Nildo. A autogestão social. Cadernos de Formação, Goiânia, n. 6, 2008. Disponível em: http://movaut.net/wp-content/uploads/2012/10/CF06-Autogest%C3%A3o-Social-vers%C3%A3o-rede1.pdf. Acesso em: 25 set. 2018. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1460 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: TEMÁTICAS ABERTAS I |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
A definir pelo colegiado. |
|||
OBJETIVO |
|||
A definir pelo colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
A definir pelo colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
A definir pelo colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1461 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO V: TEMÁTICAS ABERTAS II |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
A definir pelo colegiado. |
|||
OBJETIVO |
|||
A definir pelo colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
A definir pelo colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
A definir pelo colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH362 |
Introdução aos Estudos Históricos |
4 |
60 |
Ementa |
|||
Introdução das questões relativas ao ofício do historiador e da disciplina histórica. Análise dos conceitos fundamentais da História: tempo, sociedade, espaço, sujeito, fato, estrutura, memória, fonte, cultura, problema e método. A questão da pesquisa e o ensino de história. |
|||
Objetivo |
|||
Compreender o curso de história em suas dimensões disciplinares e profissionais, enfatizando os principais conceitos necessários à produção do conhecimento histórico e o campo de atuação do historiador. |
|||
Referências Básicas |
|||
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica. Teoria e método. Bauru: Edusc, 2006. BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BURKE, Peter (Org.). A escrita da história. São Paulo: Unesp, 2001. CARDOSO, Ciro; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 2003. |
|||
Referências Complementares |
|||
AGUIRRE ROJAS, Carlos. Antimanual del mal historiador o como hacer una buena historia crítica. México: La Vasija, 2002. ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: a arte de inventar o passado. Bauru: Edusc, 2007. BORGES, Vavy. O que é história. São Paulo: Brasiliense, 1993. CARDOSO, Ciro. Uma introdução à História. São Paulo: Brasiliense, 1986. FERREIRA, Marieta; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998. GUAZZELLI, Cesar et al. Questões de teoria e metodologia da História. Porto Alegre: UFRGS, 2000. KARNAL, Leandro. História na sala de aula. Conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005. MATTOS, Marcelo Badaró (Org.). História: pensar & fazer. Rio de Janeiro: Laboratório Dimensões da História, 1998. PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. VILAR, Pierre. Iniciación al vocabulario del análisis histórico. Barcelona: Crítica, 1999. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1436 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA I |
02 |
30 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de sociologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1437 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA II |
02 |
30 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de sociologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1438 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA III |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de sociologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1439 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA IV |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de sociologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1440 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA V |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Sociologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de sociologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1441 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA I |
02 |
30 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de antropologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1442 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA II |
02 |
30 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de antropologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1443 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA III |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de antropologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1444 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA IV |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de antropologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1445 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ANTROPOLOGIA V |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Antropologia. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de antropologia. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1446 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA I |
02 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciência política. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1447 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA II |
02 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciência política. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1448 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA III |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciência política. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1449 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA IV |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciência política. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1450 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA V |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBEJTIVO |
|||
Abordar um tema de Ciência política. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1451 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS I |
02 |
30 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciências sociais. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1452 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS II |
02 |
30 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciências sociais. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1453 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS III |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciências sociais. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1454 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS IV |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciências sociais. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Créditos |
Horas |
GCH1455 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS SOCIAIS V |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Esta disciplina terá seu programa definido em função do andamento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de Ciências política. |
|||
OBJETIVO |
|||
Abordar um tema de Ciências sociais. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
Serão indicadas quando da aprovação da oferta em colegiado. |
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.
Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Sociais – Licenciatura - do Campus Chapecó, 6ª Reunião Ordinária, em Chapecó, 17 de setembro de 2024.
Data do ato: Chapecó-SC, 17 de setembro de 2024.
Data de publicação: 24 de outubro de 2024.
Adiles Savoldi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais do Campus Chapecó