RESOLUÇÃO Nº 20/CCLPCH/UFFS/2024

Inclui Componente Curricular Optativo na Matriz Curricular 2018 do Curso de Pedagogia do Campus Chapecó

A Coordenação do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada ATA Nº 04/CCLP/UFFS/2024 de 22 de agosto de 2024,

 

RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular Neurociência e Educação, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2018, do Curso de Pedagogia, conforme quadro de ementário abaixo:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1890

Neurociência e Educação

02

30h

EMENTA

O cérebro aprendiz. Neuroplasticidade. Funções mentais e aprendizagem. Educação baseada em evidências. Desenvolvimento cerebral. Funções executivas.

OBJETIVO

Objetivo geral: Analisar as contribuições da neurociência para a educação baseada em evidências. Objetivos específicos: Analisar as contribuições da neurociência para aprendizagem. Apresentar os princípios da neurociência cognitiva que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Apresentar as funções cognitivas e sua relação com a aprendizagem.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

AMARAL, A. L.; GUERRA, L. B. Neurociências e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/DN, 2022.

COSENZA, R.; GUERRA, L.B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FONSECA, V. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.

GROSSI, M. G. R.; LOPES, A. M.; COUTO, P. A. A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira. Revista da FAEEBRA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 27-40, jan./jun. 2014.

GROSSI, M. G. R.; OLIVEIRA, E. S.; AGUIAR, F. A. A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. 3, p. 871-895, 2019.

LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação.

NICOLELIS, M. Muito além do nosso eu: A nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2001.

FLOR, C. M. Contribuições de estudos empíricos da neurociência educacional às práticas educativas no período entre 2008 a 2013: revisão sistemática. Aletheia, v. 50, n. 1-2, p. 123-131, jan./dez. 2017.

FREITAS, D. P. S.; MOTTA, C. S.; MELLO-CARPES, P. B. As bases neurobiológicas da aprendizagem no contexto da investigação. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 13 n. 1, p. 109-122, 2015.

STAUDT, M. Neurociência e Educação: revisão bibliográfica em teses e dissertações brasileiras. 2020. 117 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor em 02 de setembro de 2024.

Data do ato: Chapecó-SC, 23 de agosto de 2024.
Data de publicação: 28 de agosto de 2024.

Andrea Simoes Rivero
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Chapecó