RESOLUÇÃO Nº 23/CCLPCH/UFFS/2024

Inclui Componente Curricular Optativo na Matriz Curricular 2018 do Curso de Pedagogia do Campus Chapecó

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir o Componente Fonética e fonologia, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2019, do Curso de Pedagogia, conforme quadro de ementário abaixo:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1974

Fonética e fonologia

02

30h

EMENTA

A fonética e a fonologia: conceitos básicos. Princípios gerais da fonética articulatória. Transcrição fonética. Descrição e análise de processos fonológicos da Língua Portuguesa e sua relação com o ensino. Variação e mudança linguística.

OBJETIVO

Desenvolver competências básicas de análise dos processos fonéticos e fonológicos da língua portuguesa, com ênfase nos fenômenos de variação e mudança linguística no trabalho em sala de aula.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BISOL, L. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

CALLOU, D. Iniciação à Fonética e à Fonologia. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2000. CÂMARA Jr., J. M. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1969.

MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

NETTO, W. F. Introdução à fonologia da língua portuguesa. São Paulo: Hedra, 2001.

SILVA, T. C. Fonética e fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CAGLIARI, L. C. Análise fonológica. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

CÂMARA Jr., J. M. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística. V. 2 6. Ed. São Paulo: Contexto, 2011. FARACO, C. A. Escrita e alfabetização: características do sistema gráfico do português. São Paulo: Contexto, 1992. (Coleção Repensando a língua portuguesa).

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 16. ed. São Paulo: Ática, 2004.

MAIA, E. M. No reino da fala: a linguagem e seus sons. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996. MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas, SP: Mercado de Letras/Associação de Leitura, 1999.

SCLIAR-CABRAL, L. Guia prático de alfabetização: baseado em princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.

SILVA, M. B. da. Leitura, ortografia e fonologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.

SILVEIRA, R. C. P. da. Estudos de fonética do idioma português. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1988 (Série gramática portuguesa na pesquisa e no ensino, n.6).

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor em 02 de dezembro de 2024.

 

Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus Chapecó, 5ª Reunião Ordinária, em Chapecó/SC, 24 de outubro de 2024.

Data do ato: Chapecó-SC, 14 de novembro de 2024.
Data de publicação: 21 de novembro de 2024.

Andrea Simoes Rivero
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Chapecó