RESOLUÇÃO Nº 5/CCLPER/UFFS/2024

Inclui Componentes Curriculares Optativos na Matriz Curricular 2018 do Curso em Pedagogia - Licenciatura do Campus Erechim.

A Coordenação do Curso de Graduação de Pedagogia – Licenciatura do Campus Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, e considerando:

  1. a urgência da elaboração dos aproveitamentos de componentes Curriculares Optativos para os acadêmicos que são concluintes do curso no semestre 2024.01;

  2. a oferta de CCRs que não estão no rol de componentes Curriculares Optativos na Matriz Curricular 2018;

     

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir os Componentes GCS239 - DIREITOS E CIDADANIA e GCH336 - TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2018, do Curso de Pedagogia – Licenciatura, conforme quadros de ementários abaixo:

 

a) DIREITOS E CIDADANIA

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCS239

DIREITOS E CIDADANIA

04

60

EMENTA

Origens históricas e teóricas da noção de cidadania. O processo moderno de constituição dos direitos civis, políticos, sociais e culturais. Políticas de reconhecimento e promoção da cidadania. Direitos e cidadania no Brasil.

OBJETIVO

Permitir ao estudante uma compreensão adequada acerca dos interesses de classe, das ideologias e das elaborações retórico-discursivas subjacentes à categoria cidadania, de modo possibilitar a mais ampla familiaridade com o instrumental teórico apto a explicar a estrutural ineficácia social dos direitos fundamentais e da igualdade pressuposta no conteúdo jurídico-político da cidadania na modernidade.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2002.

MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

TORRES, Ricardo Lobo (Org.). Teoria dos Direitos Fundamentais. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo: Malheiros, 1995.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

DAHL, Robert A. Sobre a democracia. Brasília: UnB, 2009.

DAL RI JÚNIO, Arno; OLIVERIA, Odete Maria. Cidadania e nacionalidade: efeitos e perspectivas nacionais, regionais e globais. Ijuí: Unijuí, 2003.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 1995.

FÜHRER, Maximilianus Cláudio Américo. Manual de Direito Público e Privado. 18. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2003.

IANNI, Octavio. A sociedade global. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2008.

LOSURDO, Domenico. Democracia e Bonapartismo. Editora UNESP, 2004.

MORAES, Alexandre. Direito constitucional. São Paulo: Atlas, 2009.

MORAIS, José Luis Bolzan de. Do direito social aos interesses transindividuais: o Estado e o direito na ordem contemporânea. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1996.

NOBRE, Marcos. Curso livre de teoria crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

PINHO, Rodrigo César Rebello. Teoria Geral da Constituição e Direitos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2006.

SEN, Amartya. Desenvolvimento Como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

TOURAINE, Alain. Igualdade e diversidade: o sujeito democrático. Tradução Modesto Florenzano. Bauru, SP: Edusc, 1998.


b) TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH336

TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

04

60

EMENTA

A Didática da História e a Teoria e Metodologia da História. O Ensino de História como parte do ofício do historiador. História do Ensino de História no Brasil. Abordagens teóricas e metodológicas sobre a prática docente do professor de História.

OBJETIVO

Possibilitar aos alunos de História uma aproximação com as questões teóricas e metodológicas que envolvem o Ensino de História, tanto como área de atuação profissional, quanto como área de produção de conhecimento histórico.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BITTENCOURT, Circe (Org.). Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

FONSECA, Selva. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993.

FONSECA, Thais N. L. História & ensino de história. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Rev. Bras. de His. da Ed. Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

RÜSSEN, Jörn. A Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Praxis Educativa, Ponta Grossa/PR, v. 1, n. 2, p. 07-16, jul-dez, 2006.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

NADAI, Elza. Ensino de História no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História, n. 25/26, p. 143-162, 1993.

NIKITIUK, S. (Org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.

PINSKY, J. (Org.). O ensino de história e a construção do fato. 7. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

REGO, Teresa C. Memória, História e Escolarização. Petrópolis: Vozes, 2011.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: ed. UNB, 2001.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora M. S. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

ZAMBONI, E. (Org.). O saber Histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor no dia dezesseis de maio de 2024.

Data do ato: Erechim-RS, 16 de maio de 2024.
Data de publicação: 08 de julho de 2024.

Anibal Lopes Guedes
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Erechim