RESOLUÇÃO Nº 1/CCMATCL/UFFS/2023

Inclui Componente Curricular Optativo na Estrutura Curricular 2022 do Curso de Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo

A Coordenação do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada na ATA Nº 10/2023/UFFS/2023 de 13 de novembro de 2023, e considerando:

  1. que todos os discentes do curso na Estrutura curricular 2022 serão migrados para a nova Estrutura, com reformulação em andamento;

  2. que, conforme definição do Grupo de Trabalho de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, deixarão de ser ofertados os CCRs obrigatórios Tecnologias na Educação Matemática (5o nível) e Laboratório de Educação Matemática e Docência IV (7o nível);

  3. que o 5o nível da Estrutura curricular reformulada terá como CCR obrigatório Lógica Matemática; 

  4. que a nova Estrutura curricular não será aprovada até 2024-I;

  5. que a oferta do CCR Lógica Matemática como optativo em 2024-I contribuirá para o bom andamento da migração dos discentes entre as Estruturas curriculares.


RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular Lógica Matemática, no rol de CCRs optativos da Estrutura Curricular 2022, do Curso de Matemática - Licenciatura, conforme quadro de ementário abaixo:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GEX1106

LÓGICA MATEMÁTICA

04

60h

EMENTA

Lógica proposicional. Proposições e conectivos. Operações lógicas sobre proposições. Construção de tabelas-verdade. Quantificadores. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica. Equivalência lógica. Validação de argumentos. Tipos de provas matemáticas: Prova direta, por contraexemplo, por indução, por contradição (redução ao absurdo), por contraposição e por exaustão.

OBJETIVO

Compreender a lógica matemática como ciência da argumentação, desenvolvendo as capacidades de conjecturar, generalizar, testar e validar, bem como o papel da argumentação/demonstração/prova na Matemática.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ABELARDO, P. Lógica para principiantes. São Paulo: Unesp, 2005.

ALENCAR FILHO, E. de. Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel, 2002.

BISPO, C. A. F.; CASTANHEIRA, L. B.; FILHO, O. M. S. Introdução à lógica matemática. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MORTARI, C. A. Introdução à lógica. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.

SILVESTRE, R. S. Um curso de lógica. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

AVIGAD, J.; LEWIS, R. Y.; VAN DOORN, F. Logic and proof. 2017.

DAGHLIAN, J. Lógica e Álgebra de Boole. 4.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 1995.

GERONIMO, J. R.; FRANCO, V. S. Fundamentos de Matemática: uma introdução à lógica matemática, teoria dos conjuntos, relações e funções. 2. ed. Maringá, PR: Eduem, 2008.

MATES, B. Lógica Elementar. São Paulo: Editora Nacional e Editora da USP, 1967.

SOUZA, J. N. de. Lógica para ciência da computação: uma introdução concisa. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

Observação: CCR com 2 (duas) unidades avaliativas.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

 

Sala de Reuniões do Colegiado do Cursos de Física – Licenciatura e de Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo, 10ª Reunião Ordinária, em Cerro Largo - RS, 13 de novembro de 2023.


Aline Beatriz Rauber

Coordenadora do Curso de Matemática - Licenciatura

Data do ato: Cerro Largo-RS, 13 de novembro de 2023.
Data de publicação: 06 de dezembro de 2023.

Aline Beatriz Rauber
Coordenadora do Curso de Graduação em Física - Licenciatura e do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo