RESOLUÇÃO Nº 2/CCMATCL/UFFS/2024
A Coordenação do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada na ATA Nº 9/CCFL-CCM-CL/UFFS/2024, de 05 de novembro de 2024, e considerando:
-
que a estrutura curricular reformulada, incluindo a curricularização da extensão, não será aprovada até 2025-I;
-
as orientações do Ofício-Circular Nº 1/2024 - DOP;
-
que a oferta do componente curricular Laboratório de Educação Matemática e Docência III (reformulado) como optativo em 2025-I contribuirá para o bom andamento da migração dos discentes entre as estruturas curriculares;
-
que o componente curricular optativo Aprendizado de Máquina, a ser ofertado pelo curso de Física - Licenciatura em 2025-I, é importante para os todos os cursos de graduação da área de Exatas.
RESOLVE:
Art. 1º Incluir o componente curricular Laboratório de Educação Matemática e Docência III no rol de CCRs optativos da Estrutura Curricular 2022, do Curso de Matemática - Licenciatura, conforme quadro de ementário abaixo:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH1976 |
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DOCÊNCIA III |
75* |
EMENTA |
||
Matemática do Ensino Médio: Estudo e Conceitos da Matemática específicos dos Ensino Médio: Funções do 1º e 2º Grau, Modular, Exponencial, Logarítmica e Trigonométricas. Utilização de tecnologias aplicadas ao ensino e aprendizagem de funções. Leitura e discussão de textos teóricos, capítulos de livros e/ou artigos que se referem às tendências atuais em relação ao currículo de matemática no Ensino Médio e aos processos de ensino e de aprendizagem desses conteúdos específicos. Planejamento, execução, observação, avaliação e reflexão de práticas pedagógicas envolvendo a utilização de recursos tecnológicos, a criação e a análise de materiais didáticos para esses conteúdos especificados, trabalhados de forma contextualizada com a abordagem da educação ambiental, visando a formação de cidadãos com atitudes responsáveis e embasadas em princípios sustentáveis. Extensão Universitária com foco na aplicação do conhecimento profissional como agente transformador da sociedade. |
||
OBJETIVO |
||
Proporcionar a (re)construção de conceitos de Matemática do Ensino Médio, bem como vivências de práticas pedagógicas, contemplando abordagens diferenciadas e recursos diversificados tanto de utilização ou produção de novos materiais didáticos, evidenciando a educação ambiental e a relação da matemática com as questões ambientais, a partir da resolução e elaboração de problemas. |
||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
||
IEZZI, G.; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar 1: conjuntos, funções. 8. ed. São Paulo: Atual, 2009. v. 1. IEZZI, G.; MURAKAMI, C.; DOLCE, O. Fundamentos de matemática elementar 2: logaritmos. 10. ed. São Paulo: Atual, 2013. LIMA, E. L. et al. A matemática do ensino médio. 11. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016. v. 1. (Coleção do professor de matemática). MANO, E. B.; PACHECO, E. B. A. V.; BONELLI, C. M. C. Meio ambiente, poluição e reciclagem. 2. ed. São Paulo: Blücher, 2010. RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Laboratório de educação matemática na formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. SILVA, B. A. et al. Atividades para o estudo de funções em ambiente computacional. São Paulo: Iglu, 2002. |
||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
||
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso: 2018. (Desafios da educação). BALDIN, Y. Y.; VILLAGRA, G. A. L. Atividades com Cabri-géomètre II. 1. ed. São Carlos: UFSC, 2002. BARRETO, M. Trama matemática: princípios e novas práticas no ensino médio. Campinas: Papirus, 2012. BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso: 2018. (Desafios da educação). CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Ensinando matemática para adolescentes. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2015. FAINGUELERNT, E. K.; NUNES, K. R. A. Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2012. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. S. V.; PESSOA, N.; ISHIHARA, C. Ensino Médio - Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.
|
*Observações: CCR com: 10 (dez) horas teóricas e 65 (sessenta e cinco) horas de PCCr, sendo 50 (cinquenta) horas desenvolvidas através de atividades práticas e 15 (quinze) horas através de atividades de extensão; 2 (duas) unidades avaliativas.
Art. 2º Incluir o componente curricular Aprendizado de Máquina, no rol de CCRs optativos da Estrutura Curricular 2022, do Curso de Matemática - Licenciatura, conforme quadro de ementário abaixo:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH1977 |
APRENDIZADO DE MÁQUINA |
60** |
EMENTA |
||
Como as máquinas aprendem. Preparação das ferramentas de aprendizado. Fundamentos da Matemática. Aprendizado com dados inteligentes e volumosoAs (big data). Aplicação de aprendizagem em problemas reais. |
||
OBJETIVO |
||
Proporcionar a (re)construção de conceitos de Matemática do Ensino Médio, bem como vivências de práticas pedagógicas, contemplando abordagens diferenciadas e recursos diversificados tanto de utilização ou produção de novos materiais didáticos, evidenciando a educação ambiental e a relação da matemática com as questões ambientais, a partir da resolução e elaboração de problemas. |
||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
||
BISHOP, C. M. Pattern Recognition and Machine Learning. New York: Springer, 2006. FACELI, K.; LORENA, A.; GAMA, J.; CARVALHO, A. Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. Rio de Janeiro: LTC, 2011. FLACH, P. Machine Learning: The Art and Science of Algorithms that Make Sense of Data. Cambridge University Press, 2012. JAMES, G.; WITTEN, D.; HASTIE, T.; TIBSHIRANI, R. An Introduction to Statistical Learning, with Applications in R. Springer, 2013. Disponível em: http://www-bcf.usc.edu/~gareth/ISL/. Acesso em: 10 nov. 2023. MUELLER, J. P.; MASSARON, L. Aprendizado de máquinas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
|
||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
||
ALPAYDIN, E. Introduction to machine learning. [S. l.]: MIT Press, 2004. DUDA, R. O.; HART, P. E.; STORK, D. G. Pattern classification. 2. ed. [S. l.]: Wiley, 2001. HASTIE, T.; TIBSHIRANI, R.; FRIEDMAN, J. The elements of statistical learning. New York: Springer, 2009. Disponível em: http://statweb.stanford.edu/~tibs/ElemStatLearn/. Acesso em: 10 nov. 2023. MITCHELL, T. M. Machine learning. São Paulo: McGraw-Hill, 1997. TAN, P. N.; STEINBACH, M.; KUMAR, V. Introduction to data mining. [S. l.]: Addison-Wesley, 2006. |
**Observação: CCR com 60 (sessenta) horas teóricas e 2 (duas) unidades avaliativas.
Art.3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.
Sala de Reuniões do Colegiado do Cursos de Física ? Licenciatura e de Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo, 9ª Reunião Ordinária, em Cerro Largo – RS, 05 de novembro de 2024.
Aline Beatriz Rauber
Coordenadora do Curso de Matemática - Licenciatura
Data do ato: Cerro Largo-RS, 21 de novembro de 2024.
Data de publicação: 21 de novembro de 2024.
Aline Beatriz Rauber
Coordenadora do Curso de Graduação em Física - Licenciatura e do Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo