RESOLUÇÃO Nº 2/CCPLS/UFFS/2021

Cria Componente Curricular Optativo para o curso de Pedagogia – Licenciatura no Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul.

O Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do Campus Laranjeiras do Sul, na condição de Presidente do Colegiado e no uso de suas atribuições legais:

CONSIDERANDO o processo de mudanças, em curso, no PPC do Curso em decorrência da Resolução do Consuni que alterou a composição dos Componente Curriculares dos Cursos de Licenciaturas do Campus de Laranjeiras do Sul;

CONSIDERANDO que essas necessidades legais e pedagógicas estão amparadas pelo cumprimento do que estabelece a Resolução nº 3/CONSUNI/CGAE/UFFS/2019, de 19 de março de 2019, que altera a Resolução nº 09/2017-CONSUNI/CGAE referente regulamentação da estrutura do Domínio Conexo entre os cursos de licenciatura dos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul;

CONSIDERANDO o conteúdo da Portaria nº 31/PROGRAD/UFFS/2019 que aprova a caracterização do Domínio Conexo entre as licenciaturas do Campus Laranjeiras do Sul, retificada pela Portaria nº 35/PROGRAD/UFFS/2019 que apenas alterou o nome do CCR Política Educacional e Educação no Brasil para Política Educacional e Legislação do Ensino no Brasil;

CONSIDERANDO as necessidades de oferta de Componentes Curriculares para serem cursados no primeiro semestre de 2021; e,

ATENDENDO a orientações da Coordenação Acadêmica do Campus, aprova, em ad referendum do Colegiado do Curso, a criação de Componentes Curriculares Optativos;

RESOLVE:

Art. Criar e autorizar a oferta do seguinte Componente curricular Optativo do Curso de Pedagogia – Licenciatura, no Campus Laranjeiras do Sul da UFFS:

Saúde e educação sexual na escola, 2 créditos, 30 horas

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1468

SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA

2

30

EMENTA

Perspectivas contemporâneas para a educação sexual no contexto escolar. Documentos legais sobre a Educação Sexual na Escola. Saúde e Corpo: Sexualidade e Relações de Gênero. Orientação Sexual e processos identitários. Formação dos educadores para a educação sexual.

OBJETIVO

Refletir com os futuros educadores sobre a necessidade de se discutir a questão da sexualidade como elemento intrínseco da pessoa humana. Contribuir para a formação de profissionais da Educação Básica que lhes permita analisar questões relativas à sexulidade e intervir nas diversas situações da prática docente.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

AQUINO, J. G. (Org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BONFIM, C. Desnudando a Educação Sexual. Campinas-SP: Papirus, 2012.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GAGLIOTTO, G. M. Sexualidade, Educação Sexual, Pedagogia e Formação de Professores: aspectos filosóficos, culturais, históricos e institucionais. Curitiba, Brazil Publishing 2020.

LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.151-174.

DEL PRIORE, M. Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2. Ed. 2014.

FIGUEIRÓ, M. N. D. Formação de Educadores Sexuais: adiar não é mais possível. Campinas: Mercado das Letras, 2006.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor a partir do dia 3 de maio de 2021.

Laranjeiras do Sul, 16 de abril de 2021.

 

GRACIALINO DA SILVA DIAS

Coordenador do Curso de Pedagogia UFFS/LS

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 16 de abril de 2021.
Data de publicação: 16 de abril de 2021.

Gracialino da Silva Dias
Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus Laranjeiras do Sul