Matriz Curricular
Grade/Matriz Curricular: Disciplinas Linhas de Pesquisa Ementas Natureza (O ou E)* Créditos Pesquisa no Ensino de Ciências Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente. O 4 Tópicos especiais Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências. E 1 Estágio de Docência ** Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Processos de ensino e aprendizagem. Educação superior: perspectivas e desafios. Metodologias de ensino. Saberes docentes. Planejamento e avaliação. Relações interpessoais e Mediação pedagógica em sala de aula. E 2 Currículos: história, políticas e pesquisas Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo. E 4 Docência e Educação Contemporânea Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo E 4 Epistemologia e História das Ciências Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo E 4 Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo E 4 Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo E 4 Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas E 4 Conhecimento e constituição do professor Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas E 4 Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas E 4 Investigação-formação-ação em Ciências Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas E 4 Modelagem nas Ciências Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas E 4 Proposições e Práticas de Ensino de Ciências Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas E 4 * Quanto à natureza da disciplina: "O" = Obrigatória; "E" = Eletiva. ** Disciplina Obrigatória para bolsistas.
Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências
Concepções e modelos de formação de professores. Tendências e perspectivas na formação de professores para a Educação Básica e o Ensino Superior. O desenvolvimento profissional na perspectiva dos conhecimentos do professor. A formação inicial e continuada na constituição profissional do professor. Diretrizes curriculares para a formação de professores.