Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

 

Disciplinas

Linhas de Pesquisa

Ementas

Natureza   

(O ou E)*

Créditos

Pesquisa no Ensino de Ciências

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente.

O

4

Tópicos especiais

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências.

E

1

Estágio de Docência **

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Processos de ensino e aprendizagem. Educação superior: perspectivas e desafios. Metodologias de ensino. Saberes docentes. Planejamento e avaliação. Relações interpessoais e Mediação pedagógica em sala de aula.

E

2

Currículos: história, políticas e pesquisas

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo

Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo.

E

4

Docência e Educação Contemporânea

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo

Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.

E

4

Epistemologia e História das Ciências

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo

História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.

E

4

Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo

Diferentes sistemas de avaliação nacionais e internacionais. O papel social da avaliação de larga escala na contemporaneidade. Avaliação da aprendizagem: políticas, propostas e processos educacionais. Políticas púbicas educacionais curriculares nacionais e internacionais. Tendências, avanços e inovações de pesquisas sobre políticas curriculares. Perspectivas de configurações curriculares como abordagem temática: alfabetização científico-tecnológica, enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, situação de estudo, unidades de aprendizagem, pedagogia de projetos e investigação-ação.

E

4

Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo

Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências

E

4

Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

A linguagem em sala de aulal. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino

E

4

Conhecimento e constituição do professor

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Concepções e modelos de formação de professores. Tendências e perspectivas na formação de professores para a Educação Básica e o Ensino Superior. O desenvolvimento profissional na perspectiva dos conhecimentos do professor. A formação inicial e continuada na constituição profissional do professor. Diretrizes curriculares para a formação de professores.

E

4

Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Eixos estruturadores da programação dos conteúdos de Ciências da Natureza. Conteúdos constitutivos da formação de professores e alunos. Conceitos unificadores da área de Ciências. O papel dos conteúdos e temáticas em propostas desenvolvidas por meio de: Abordagem Temática; Unidades de Aprendizagem; Situações de Estudo, Situações-problema com enfoque Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS), etc.

E

4

Investigação-formação-ação em Ciências

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Investigação-ação: aspectos históricos, conceito e modelos de pesquisa, formação e prática docente. Investigação-formação-ação: conceito e método. Instrumentos de pesquisa e formação de professores na perspectiva da racionalidade prática. A reflexão como categoria formativa. Diários e narrativas docentes. Narrativas como possibilidades de pesquisa e autoformação. O relato de experiência como processo de pesquisa da prática docente. Investigação-formação-ação crítica em processos de pesquisa e formação em Educação em Ciências.

E

4

Modelagem nas Ciências

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas.  Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.

E

4

Proposições e Práticas de Ensino de Ciências

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.

E

4

* Quanto à natureza da disciplina: "O" = Obrigatória; "E" = Eletiva.

** Disciplina Obrigatória para bolsistas.