Projeto do NEABI é aprovado na Lei Paulo Gustavo
Iniciativa pretende ampliar o conhecimento sobre a cultura afro-indígena na universidade e na comunidade local de Cerro Largo

Publicado em: 20 de dezembro de 2023 10h12min / Atualizado em: 20 de dezembro de 2023 14h12min

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) celebra a aprovação do projeto "A Presença dos Negros e dos Indígenas em Cerro Largo" na Lei Paulo Gustavo. O projeto busca destacar a presença da comunidade afro e indígena, muitas vezes invisibilizada, no município de Cerro Largo.

O objetivo central da iniciativa é ampliar o conhecimento sobre a cultura afro-indígena na universidade e na comunidade local, ressaltando sua relevância para a construção da identidade brasileira e missioneira. Taciéli dos Santos, um dos membros do NEABI, destaca que a ideia surgiu do coletivo, formado por indígenas, negros e descendentes dessas etnias, que reconheceu a necessidade de produzir material audiovisual que destaque aspectos da cultura e história desses povos marginalizados.

"A Presença dos Negros e dos Indígenas em Cerro Largo" mostrará não apenas a zona urbana, mas também a rural da cidade. O intuito é envolver pessoas de diferentes idades e locais, aproveitando a disponibilização do conteúdo na internet, especificamente no canal do YouTube do NEABI.

Taciéli dos Santos compartilha a satisfação de participar do projeto desde a criação do NEABI até o momento histórico da aprovação na Lei Paulo Gustavo, enfatizando o sentimento de dever cumprido ao contribuir para a promoção da diversidade e da compreensão da cultura afro-indígena.

Bedati Finokiet, coordenadora do NEABI, destaca a importância da divulgação da cultura afro-indígena por diversas razões, incluindo a preservação cultural, desmistificação e desconstrução de estereótipos, justiça social e reparação, fortalecimento da identidade e autoestima, além da promoção da diversidade e tolerância.

Com a implementação desse projeto, o NEABI na UFFS reforça seu compromisso com a valorização e reconhecimento das comunidades afro e indígena, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente da riqueza cultural que a permeia.

 

Galeria de Imagens: