Agroecologia é foco de circuito de eventos promovido pela UFFS, Epagri e Apaco
Campus Chapecó sediou o lançamento e receberá mais dois dos quatro eventos do circuito

Publicado em: 08 de março de 2024 16h03min / Atualizado em: 14 de março de 2024 09h03min

Na quinta-feira, dia 7 de março, quem passou pelo Campus Chapecó teve uma pequena amostra do que o movimento em prol da agroecologia é capaz. No espaço entre os blocos A e B, uma pequena feira recebia a todos com os cheiros e sabores de produtos agroecológicos e da agricultura familiar, assim como uma grande variedade de mudas de plantas e artesanato. Paralelamente, no auditório do Bloco C, um público formado por cerca de 300 pessoas, entre agricultores, técnicos, estudantes, autoridades políticas e representantes de diversas entidades, reunia-se para o primeiro de uma série de encontros do Circuito de Eventos Macrorregional Oeste de Agroecologia.

Este dia 7 de março, marcou o lançamento oficial do circuito, criado com o objetivo de proporcionar momentos para a divulgação, debate e troca de experiências sobre práticas de base agroecológica para a produção de alimentos saudáveis. Neste primeiro evento realizado, a proposta foi a sensibilização e discussão entre formadores de opinião e representantes das entidades ligadas à área. Ao longo do dia, foram realizadas duas mesas temáticas, que trouxeram relatos de agricultores e pesquisadores sobre alimentação saudável e desenvolvimento territorial.

Os próximos dois eventos previstos também terão como sede a UFFS. Nos dias 7 e 8 de maio, será realizado o Encontro Macrorregional Oeste de Agroecologia, para o qual é aguardado um público de cerca de 600 pessoas. A programação terá mesas-redondas, oficinas e minicursos, além de momentos de integração entre os participantes. No mês de setembro, em data ainda a ser definida, ocorrerá o Encontro Sulbrasileiro de Mulheres e Agroecologia, que espera receber cerca de 200 pessoas, entre extensionistas, agricultoras, indígenas, quilombolas, estudantes, pesquisadoras e comunidade em geral. A programação terá mesas-redondas e roda de conversa.

O último evento do ano será um Dia de Campo, em 10 de dezembro, no Centro de Treinamento da Epagri em Chapecó. A estimativa dos organizadores é que participem cerca de 200 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e extensionistas. A programação terá minicursos e estações temáticas ao longo de todo o dia.

Parceiros

A promoção do circuito dos eventos é da UFFS, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação de Pequenos Agricultores do Oeste de Santa Catarina (Apaco). A iniciativa tem o apoio de cerca de 20 organizações governamentais e não governamentais, de ensino e de produção agroecológica.

Galeria de Imagens: