Campanha Absorver arrecada mais de mil unidades de absorventes
Setores se reúnem e facilitam a regularização de pendências

Publicado em: 11 de dezembro de 2023 10h12min / Atualizado em: 11 de dezembro de 2023 11h12min

Mais de mil unidades de absorventes foram arrecadados na Campanha Absorver, realizada pelo Programa de Promoção à Saúde do Estudante Universitário (PPS), Setor de Assuntos Estudantis (SAE) e pela Biblioteca da UFFS – Campus Chapecó. De agosto a outubro, os estudantes com pendências com a Biblioteca podiam doar absorventes para regularizá-las. Cada pacote de oito unidades regularizou até cinco dias de multa.

O material está sendo disponibilizado nos banheiros femininos dos térreos dos blocos do Campus.

Conforme uma das servidoras envolvidas na ação, a psicóloga do SAE, Amanda T. C. da Silva, explicou que a inspiração veio do Campus Erechim – que promoveu a quitação das pendências da biblioteca com a doação de absorventes.

Ela ressaltou que a ação gera dupla vantagem. “O SAE atende prioritariamente estudantes em situação de vulnerabilidade, então campanhas como essas não só facilitam a regularização da situação dos acadêmicos com a biblioteca, para que possam ficar aptos ao empréstimo de novos materiais, mas também no auxílio às estudantes que não possuem acesso ou tem dificuldade de adquirir itens básicos de higiene”.

A avaliação de ambos os setores foi bastante positiva, de acordo com Amanda. Com isso, é possível que novas edições possam ocorrer no próximo ano. “Paralelamente à campanha de quitação, nossa intenção é motivar uma campanha permanente de doação, bem como de reposição do item para aquelas pessoas que tenham essa possibilidade”, finaliza.