É calouro do Campus Chapecó? Já fez a sua carteira do Restaurante Universitário e do transporte urbano?
Confira como emitir os documentos e garantir descontos já a partir desta primeira semana de aulas

Publicado em: 04 de março de 2024 17h03min / Atualizado em: 04 de março de 2024 17h03min

Nesta segunda-feira, dia 4, muitos estão começando a vida acadêmica na UFFS – Campus Chapecó. São tantas as novidades, que sempre é bem-vinda uma ajuda para entender como as coisas funcionam. Por isso, aqui vão duas dicas importantes para auxiliar na redução das despesas do dia a dia. A primeira delas é como acessar o Restaurante Universitário (RU), no almoço e/ou jantar, pagando apenas R$ 2,50 por refeição.

Para ganhar o desconto de estudante nas refeições é preciso fazer a carteira do RU. Nesta semana, para auxiliar os calouros, em todos os dias no horário do almoço estarão sendo feitas as carteiras no próprio RU. No dia 6, quarta-feira, o serviço será prestado também no horário do jantar.

Mas o estudante também pode fazer a carteira diretamente no sistema SCI – https://sci.uffs.edu.br/login.jsf. Ele é acessado com o mesmo login e senha utilizados nos demais sistemas da UFFS - os dados de acesso foram enviados aos calouros por e-mail pela Secretaria Acadêmica. Após ter sido aprovada, a carteira pode ser usada normalmente. Não é preciso imprimi-la, basta ter a imagem dela no celular e apresentar no momento da compra do ticket.

A venda de tickets é feita no mesmo horário de funcionamento do RU, das 11h às 13h e das 17h40 às 19h20, em guichê na entrada do restaurante. Nesta terça-feira , dia 5, também haverá venda de tickets no hall do Bloco A, das 9h às 10h. Sem o comprovante de vínculo com a UFFS, a refeição tem custo de R$ 13,90. Se quiser conferir o cardápio, ele está disponível no site da UFFS e também nos perfis do campus no Instagram e Facebook.

Transporte urbano

Outra dica importante é sobre o transporte urbano. Há uma linha específica para o Campus Chapecó, denominada “Universidade Federal”, linha 24. Para utilizá-la pagando a tarifa para estudante, que é de R$ 2,27, é preciso solicitar o cartão passe de estudante para a empresa responsável pelo serviço, a Autoviação Chapecó. O pedido deve ser feito na loja de atendimento da Autoviação Chapecó, localizada na rua Clevelândia, 75D, dentro do terminal urbano, que atende das 8h30 às 17h30.

Para confeccionar o cartão passe de estudante a empresa solicita que seja apresentado RG, CPF e comprovante de residência em nome próprio, dos pais, responsáveis ou cônjuge. Caso more de aluguel, será necessária uma declaração em nome do proprietário do imóvel, assinada e autenticada em cartório. A tarifa normal, sem desconto, é de R$ 4,55. Os horários, partindo do terminal urbano, estão disponíveis no site da empresa responsável

Recepção aos calouros

Os calouros do Campus Chapecó estão sendo recebidos nesta segunda-feira, dia 4, por uma comissão de boas-vindas formada pelos coordenadores Acadêmico e Administrativo, pela Direção e por representantes dos setores acadêmicos. A atividade de recepção é realizada no auditório do Bloco C, nos três turnos. Além de acolher os novos estudantes, a proposta é trazer informações importantes sobre a vida acadêmica. No espaço entre os blocos A e B também estão acontecendo apresentações culturais, com música e grafite.

Ao longo do mês serão realizadas mais atividades ligadas à recepção de calouros e veteranos. Entre elas está uma oficina de grafite, no dia 21, às 15h. Também está prevista uma oficina de produção de repelentes, em data ainda a ser definida, e duas rodas de conversa, com os seguintes temas: "Dificuldade de adaptação à univers(C)idade. É só comigo?" e "Métodos e estratégias de estudo", que em breve terão as datas e horários anunciados.