Equipe da UFFS participará de fase nacional da Maratona SBC de Programação
Próxima etapa da competição será realizada em Chapecó de 19 a 21 de outubro

Publicado em: 08 de setembro de 2023 13h09min / Atualizado em: 08 de setembro de 2023 16h09min

Um arraso! A expressão pode estar fora de moda, mas serve bem para definir a participação da UFFS na etapa regional da 28ª Maratona SBC de Programação, realizada no dia 2 de setembro em Chapecó. A Universidade participou da competição com 8 equipes e, destas, 7 ficaram entre as 10 melhores. Com a conquista do primeiro lugar, a UFFS estará representada na etapa nacional, que também ocorrerá em Chapecó de 19 a 21 de outubro.

Ao todo, 21 equipes de 5 universidades participaram na Unochapecó da etapa regional da maratona promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A UFFS ficou com as quatro primeiras colocações:

1º lugar: Heitor Fernandes Vicente Machado, Pedro Henrique Piaia Dariva, Vinicius Koncicoski;

2º lugar: Hallyson Tavares Cruz, Igor Lautert Bazei, Raul Bonfante Magri;

3º lugar: Fabricio Trennepohl, Gustavo Zampieron, Pedro Spegiorin;

4º lugar: Fernando Franceschet de Souza, Fernando Schreiner Magnabosco, Lucas Trentini Bordin.

A preparação para a competição tem sido feita por meio do projeto de extensão “Clube de Programação”, que realiza treinamentos todas as semanas, com os professores Andrei Braga e Samuel Feitosa, do curso de Ciência da Computação da UFFS — Campus Chapecó. Além disso, os participantes também estudam o tema ao longo do curso e praticam por conta própria.

“A UFFS teve um histórico muito bom nas edições que antecederam a pandemia. Conseguindo conquistar primeiras colocações em algumas edições, garantindo vaga para participar da etapa nacional. No último ano (2022), nossa equipe melhor classificada ficou em 4º lugar. Neste ano, retomamos os bons resultados”, comenta Feitosa.

Maratona

Conforme a SBC, a maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais do Internacional Collegiate Programmin Contest e é parte da regional sul-americana do evento. É voltada a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc.).

Os times são compostos por 3 estudantes, que precisam resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos 10 ou mais problemas fornecidos. Eles têm à disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais etc.) para vencer a batalha contra o relógio e a prova proposta. A competição promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

A primeira fase da maratona, neste ano, ocorreu em 44 sedes no Brasil: 4 no Centro-Oeste, 14 no Nordeste, 5 no Norte, 14 no Sudeste e 7 no Sul. Participaram 726 times de 181 instituições de ensino brasileiras. Os melhores da final nacional serão selecionados para participar das finais mundiais do evento, que envolvem mais de 120 times, com cerca de 15 times latino-americanos, sendo 5 brasileiros.

Para mais informações sobre a Maratona SBC de Programação, acessse  https://maratona.sbc.org.br/.

Galeria de Imagens: