Material educativo sobre Covid-19 é produzido por grupo em Projeto de Extensão
Objetivo é que, a partir dos associados da CDL, informações sejam repassadas a colaboradores e clientes

Publicado em: 15 de maio de 2020 12h05min / Atualizado em: 15 de maio de 2020 15h05min

O Projeto de Extensão "O mal que podemos evitar: Coronavírus" está distribuindo material de educação em saúde para empresários de Chapecó. A parceria conseguida pelo projeto com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), possibilita a disseminação das informações por toda a cidade.

A proposta do projeto foi dos estudantes de Medicina Jullye Gavioli e Lucas Nakalski. Depois, buscaram o apoio e a coordenação do professor Paulo Henrique Guerra e foram contemplados com duas bolsas no Edital 259/GR/UFFS/2020, de Apoio Institucional a Ações de Extensão em Saúde para Prevenção, Monitoramento e Segurança frente a Pandemia do Coronavírus.

Inicialmente, o trabalho foi de busca de informações. “Fizemos uma pesquisa profunda, com conteúdo de qualidade, em vários sites confiáveis, especialmente os de governos. Concentramos o que estava disperso em várias fontes de informação”, comentou Lucas.

Depois, como explica Jullye, eles escreveram os textos com a linguagem mais simples possível, sempre com base. “O objetivo foi que tudo ficasse acessível, de fácil entendimento, para todas as pessoas”, observa ela.

O professor Paulo Henrique intermediou o projeto e a CDL, que enviou o material para os associados. “A ideia é que os empresários repassem o material aos colaboradores e clientes”.

Sintomas, os principais grupos de risco, os cuidados com o uso da máscara são algumas das informações colocadas nos materiais. “Há muitos erros no uso da máscara, como tocar no lado de fora da máscara, deixar o nariz de fora. Isso é normal, porque as pessoas nunca foram ensinadas sobre isso. Por isso, repassamos essas recomendações nos materiais do projeto”.

Para levar as informações a ainda mais pessoas, o professor fez contato com a Secretaria de Educação de Chapecó. Com essa parceria, o material também será enviado às escolas do município.

Anexos da notícia: