Mestrado Profissional em Matemática está com inscrições abertas
A UFFS disponibiliza 20 vagas neste seletivo, para ingresso em março de 2024

Publicado em: 30 de agosto de 2023 12h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2023 17h08min

Estão abertas, até 6 de outubro, as inscrições para o mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). São disponibilizadas 1.800 vagas, distribuídas entre as instituições associadas, entre as quais está a UFFS, que oferta 20 vagas para ingresso em março de 2024, com aulas às sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.

Podem se inscrever professores em exercício da docência em Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, com vínculo funcional e diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área. A inscrição deve ser feita exclusivamente via internet, na página do Profmat. É cobrada uma taxa de inscrição de R$ 82,00, valor que será revertido para atividades operacionais do Programa.

O exame de seleção terá 30 questões de múltipla escolha, com o objetivo de avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário ao ingresso no Profmat. No edital do seletivo consta a bibliografia de referência do conteúdo que será cobrado no exame.

A divulgação do local de prova será feita pela UFFS até o dia 16 de outubro, e a aplicação ocorrerá em 21 de outubro, das 14h às 17h. O gabarito das provas deve sair até o dia 23 de outubro e, até o dia 31, serão disponibilizadas as notas individuais. A lista de classificados sairá até o dia 24 de novembro, e as matrículas serão feitas entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Profmat

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área da Matemática com oferta nacional. Ele é formado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

O objetivo do Profmat é proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional.

Informações

Mais informações sobre o seletivo são encontradas no edital, disponível em: https://ena.profmat-sbm.org.br/info.php.

Para conhecer mais sobre o Profmat, acesse: https://profmat-sbm.org.br/.

Os contatos do Profmat na UFFS são: e-mail sec.profmat@uffs.edu.br e telefone (49) 2049 6464.