Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular
 

Para obtenção do título de Mestre em Interdisciplinar em Ciências Humanas, o mestrando deverá integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 12 créditos em disciplinas eletivas e 6 créditos em dissertação.

As disciplinas obrigatórias e eletivas são:

COMPONENTES CH CR. EMENTA O, E, OL
Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas I 60h 4 As ciências humanas: objetos, metodologias e produção do conhecimento acadêmico. Ciências humanas, Humanidades e saberes. O conceito de interdisciplinaridade e suas implicações para a pesquisa nas ciências humanas. Métodos e técnicas de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. Abordagens quantitativas e qualitativas. Obrigatória
Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas II 60h 4 Elaboração, desenvolvimento, orientação e socialização de projeto de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. Obrigatória
Seminário de Orientação 60h 4 Discussão e orientação de pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas em elaboração pelos participantes. Obrigatória
Dissertação 90h 6 Dissertação Obrigatória para todas as linhas
Estágio Docência 20h 2 Metodologia do ensino interdisciplinar.  Prática de ensino na Graduação. Realização das atividades de   estágio,   reflexão,   discussão   e   análise   das   situações   vivenciadas   durante o estágio, fundamentadas   teoricamente.   Supervisão   e   avaliação   das   aulas   ministradas   em   Cursos   de Graduação. Avaliação. Eletiva*
Memória e Identidades Coletivas 60h 4 As relações existentes entre a memória e a formação de identidades coletivas. O processo de construção história da memória e das identidades: conflitos e tensões. A memória como um  locus de experiências individuais e partilhadas: (re)ssignificadas, saberes e práticas sociais. O estudo “identidade sociais” e seu imbricamento com as metodologias da história oral, da antropologia e da sociologia. O “tempo presente”, os “esquecimentos” e  os “silêncios” Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Dominação, Resistência e Autonomia 60h 4 Teorias e metodologias sobre processos de dominação resistência; dominação e a biopolítica. A discussão sobre resistência, empoderamento e autonomia de sujeitos subarternizados. Etnia, racialização, políticas e lutas raciais. Sexo, relações de gênero, movimento feminista e LGBT. Colonialismo  resistências étnicas. A riqueza e marginalização social. Relações entre o Estado de direito  e a  autonomia individual e coletiva. Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Nacionalismos e Identidades 60h 4 Estudo dos fatores constituintes da identidade nacional. Elementos que fomentam as ideias de construção e de inclusão nacional durante o século XIX: desenvolvimento da imprensa sob uma perspectiva capitalista, desenvolvimento de uma burocracia estatal, adoção de línguas oficiais, massificação do acesso à educação escolar. Eclosão dos nacionalismos e sua influência nas manifestações   artísticas.  A  eugenia   e   a   identidade   nacional   como   elemento   justificador   do colonialismo. Formação das identidades brasileiras. Nacionalismos no século XX: fascismos, colonizações e descolonizações. A mídia e a (des)construção de uma identidade global. Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Trabalho, Economia e Sociedade 60h 4 Trabalho e emprego na modernidade. Mercado de trabalho e desigualdades sociais. (In)Segurança no mercado de trabalho. Novas tecnologias e mudanças no mundo do trabalho. O debate sobre o fim da centralidade do trabalho nas sociedades contemporâneas. A nova Sociologia Econômica e a construção social do mercado de trabalho. O papel do trabalho na constituição da sociedade brasileira. Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Espaço Urbano e Sociedade 60h 4 O espaço urbano como campo de construção social. Formas de (re)produção do espaço urbano pelos grupos sociais. A construção da identidade social e as estruturas territoriais produzidas socialmente. Apropriação do ambiente natural e sua transformação em espaço antrópico e social. Organização espacial das cidades: integração versus segregação. A formação dos Espaços Públicos e Privados: o poder estruturador das atividades no potencial de movimento e as relações sociais na dinâmica intraurbana e regional. A cidade, a região e as redes de comunicação e transporte: a formação do espaço através do deslocamento de mercadorias, força de trabalho, informação e energia. Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Sociabilidades Emergentes e Movimentos Sociais 60h 4 O caráter global das lutas e movimentos sociais no contexto do sistema-mundo capitalista. Ação coletiva, classe social e conflitualidade. Sociabilidades emergentes e construção de espaços alternativos de ordem social, contrapoderes ou movimentos antissistêmicos. Espaços de autoorganização social em distintas correlações de atores e cenários: movimento ocupa e coletivos contraculturais;  movimento Passe Livre no Brasil; movimentos indígenas na América Latina; movimentos sociais em rede e redes de movimentos; e ativismo transnacional altermundialista. Eletiva de Linha : Saberes, Processos e Práticas Sociais
Cultura, cidadania e políticas contemporâneas 60h 4 Relações entre cultura, cidadania e políticas contemporâneas, em perspectiva interdisciplinar. Processos socioculturais, pedagógicos e identitários e as intervenções políticas nas cidades contemporâneas. Objetivos, projetos e repertórios de ação dos atores engajados nas políticas. Temas   contemporâneos:   novas   políticas   destinadas   à   escolarização,   enfrentamento   das desigualdades sociais, justiça social e diversidade cultural nos meios urbanos. Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Conhecimento, cultura e currículos escolares 60h 4 História das políticas de escolarização; os sentidos políticos e econômicos na constituição da escola moderna; os processos de seleção dos conhecimentos a serem ensinados; as interfaces entre currículo, conhecimento e culturas contemporâneas; a constituição do campo dos Estudos Curriculares; as teorias do currículo e as concepções de conhecimento escolar; as articulações entre currículo e políticas de escolarização na cultura do novo capitalismo. Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Governamentalidade, gerenciamento de riscos e políticas de escolarização 60h 4 Lógica da soberania e  lógica da governamentalidade. Racionalidade governamental e arte do governo:   do   bloqueio   ao   desbloqueio   das   artes   de   governar.   Governamentalidade,   risco   e políticas de escolarização.  Governamentalidade como grade de inteligibilidade do liberalismo e dos neoliberalismos. Políticas de escolarização contemporâneas e  gestão de riscos. Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Pedagogias Culturais e Educação 60h 4 Estudos Culturais. Virada linguística. Cultura, educação e pedagogia. Currículo cultural.  Pedagogias Culturais. Representação. Identidade e diferença. Análises de artefatos culturais. Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Estudos Culturais e Pós-coloniais 60h 4 A emergência dos Estudos Culturais como campo interdisciplinar de produção de conhecimento. Pós-estruturalismo e os Estudos Culturais: metodologias e saberes. Desdobramentos históricos e a   ascensão   dos   Estudos   Pós-Coloniais.   Crítica   do   ocidentalismo   e   do   discurso   colonial . Identidades   e   diferença.   Culturas   diaspóricas   e   os   sabes   subalternos.   Transculturação   e transnacionalização. Limiares, lindes e Fronteiras. Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Complexidade, metadisciplinaridade e religação dos saberes 60h 4 A crise da modernidade em suas diversas formulações: paradigma iluminista  versus   paradigma pós-moderno, estruturalismo   versus   pós-estruturalismo, ciência moderna   versus   ecologia dos saberes,   modernidade   versus    colonialidade   do   poder   e   do   saber,   universalidade   versus puriversalidade epistêmica, entre outras. As expressões da crise no universo da educação e das humanidades. As elaborações epistemológicas e pedagógicas das teorias da Complexidade e da ideia da Ecologia dos Saberes. O exame das condições de possibilidade da assim denominada religação dos saberes. Eletiva de Linha : Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas
Discurso, saber e poder 60h 4 A  Escola   Francesa   de  Análise   do   Discurso.   Os   conceitos   de   enunciado,   discurso,  formação discursiva, interdiscurso e ideologia. O sujeito na/para a análise do discurso. A noção de discurso em Michel Foucault. O conceito de saber  e de verdade em Michel Foucault.  Arqueologia do saber e genealogia do poder. A produção da verdade e do sujeito  no discurso. Ciências Humanas, saber e poder.  Dispositivos e diagramas. Disciplina, sujeição e resistência. Biopolítica e a produção de sujeitos na modernidade. O corpo e a corporalidade como objetos do conhecimento das ciências humanas. Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Estruturalismo,  Pós-Estruturalismo e Ciências Humanas 60h 4 Apresentação   teórico-metodológica   do   Estruturalismo.   Os   conceitos-chave   do   estruturalismo saussuriano. Estruturalismo e emergência das Ciências Humanas. Linguagem, sujeito e história. Limites do estruturalismo. O Pós-estruturalismo e o Pós-modernismo. A apropriação de Nietzsche e Heidegger. A nova rede conceitual e sua disseminação nas Ciências Humanas.  Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Linguagem, Mente e Mundo 60h 4 A relação entre linguagem, mente e mundo. Os problemas entre linguagem–mundo e linguagem– mente. O tratamento filosófico e linguístico da questão da linguagem contemporânea. A linguagem como objeto natural. As ciências da linguagem e as ciências humanas. A semântica verifuncional. O programa   fregeano.   Os   nomes   próprios.   Linguagem-objeto   e   metalinguagem.  A  controvérsia internalismo e externalismo semântico. Críticas aos limites da semântica verifuncional. Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Modernidades, Linguagens e Ficções 60h 4 A modernidade e sua condição heterogênea.  As produções culturais e a emergência da “condição moderna.” As linguagens da  literatura, do cinema, do teatro, da televisão e das mídias e suas implicações na produção de sentidos e verdades na modernidade.   Os objetos de cultura e a produção de sujeitos.  Linguagens e corpo: a biopolítica e as ficções.  Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Identidades e Individuação 60h 4 A questão acerca da individuação e de sua participação no processo de formação de identidades. A pergunta pelo princípio de individuação enquanto problema das Humanidades. O princípio de individuação   e   a   produção   de   saberes.   Formulações   do   princípio   de   individuação.   O conhecimento   do   singular   enquanto   singular   e   enquanto   instanciação   de   um   universal.   O princípio de individuação e a produção de identidades. Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Teorias da Verdade e Legitimação de Saberes 60h 4 As teorias centrais acerca do conceito de verdade. O conceito de verdade e os diversos saberes: Antropologia, Filosofia e Linguística. Os elementos primordiais na estrutura de projetos de teorias da verdade. A questão acerca dos portadores de verdade. Principais elementos de teorias não realistas. Principais elementos de teorias da correspondência. A teoria semântica sobre a verdade. Verdade como  aletheia . Os pressupostos metafísicos nas teorias da verdade. Verdade e a legitimação de saberes. Eletiva de Linha: Sujeito e Linguagem
Seminários Avançados 60h 4 Seminários Avançados com temática definida por docente, que versa sobre questões de pesquisa mais específica desenvolvida em cada Linha de Pesquisa. Eletiva para todas as linhas
        * Obrigatório para bolsistas