Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realiza assembleia
Programação incluiu a divulgação dos resultados da autoavaliação 2023 e o plano de ações resultante dessa etapa

Publicado em: 22 de outubro de 2024 08h10min / Atualizado em: 22 de outubro de 2024 08h10min

No dia 14 de outubro ocorreu a assembleia do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS – Campus Erechim, reunindo alunos, professores e membros da secretaria do curso. O evento foi organizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) com apoio da Coordenação do Curso, Diretório Acadêmico Anderson Mossi e representação discente, e iniciou com a recepção dos participantes com um café de boas-vindas.

A atividade faz parte do processo de autoavaliação do curso e do plano de ações resultante do ciclo de autoavaliação 2023/2024. O processo de avaliação, conforme descrito no projeto pedagógico do curso é composta por três etapas: 1) avaliações externas, realizadas pelo INEP, que inclui também o Enade; 2) avaliação interna realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFFS; e 3) pela autoavaliação do curso, conduzida anualmente pelo NDE.

A programação da atividade incluiu a divulgação dos resultados da autoavaliação 2023 e o plano de ações resultante dessa etapa, seguida da divulgação do questionário de autoavaliação 2024 que será disponibilizado em breve para participação dos alunos.

Esse questionário tem como propósito reunir informações sobre a percepção dos alunos em relação ao curso e avaliar a eficácia das ações praticadas na formação geral e específica dos estudantes. Na oportunidade também foi esclarecida a função do orientador acadêmico, conforme disposto no regulamento da graduação e incentivados a aderir ao programa que tem como objetivos contribuir para a integração dos estudantes na vida universitária, oferecer orientação quanto às atividades acadêmicas e especificidades do curso e contribuir para a permanência estudantil.

Por fim, também foram apresentados aspectos relevantes dos PPCs em vigor, como as matrizes curriculares (2019 e 2024) com orientações específicas para os alunos cursistas de cada matriz, como pré-requisitos e atividades complementares.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Cristiane Funghetto Fuzinatto, o evento foi de extrema importância, “pois esses momentos não só fortalecem o engajamento entre docentes e discentes, como também oferecem uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre a qualidade do ensino, identificar pontos de melhoria e celebrar as conquistas alcançadas”.

Galeria de Imagens: