Desafios da agricultura familiar em foco durante Semana Acadêmica de Agronomia no Campus Erechim

Publicado em: 11 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

As particularidades regionais, especialmente relacionadas à extensão rural e à agricultura familiar são o tema de uma série de atividades que acontecem durante a Semana Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O evento teve início na manhã desta terça-feira (11), com palestra do presidente da Emater/RS, Lino de David, sobre os “Desafios e perspectivas da Agricultura Familiar”. Os painéis de debate são abertos para a participação da comunidade regional.

Conforme o presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Agronomia da UFFS – Campus Erechim, Marcos da Silva, “as mudanças globais determinam novas formas de atuação profissional no campo das Ciências Agrárias, num panorama que exige a implementação de ações ambientais voltadas para a sustentabilidade da agricultura”.

“Essa nova postura tem suporte na percepção clara da necessidade da formação de profissionais capacitados para atuar com tecnologia moderna de produção agrícola no contexto da sustentabilidade ambiental, com ênfase na preservação do meio ambiente e na designação adequada dos resíduos gerados e, principalmente, na produção de alimentos livres de agrotóxicos”, explica.

Segundo o estudante, é nessa perspectiva que o tema da Semana Acadêmica interage com a história e com o papel da Universidade e dialoga com a realidade em que os estudantes estão inseridos.

A Semana Acadêmica é promovida pelo DA, com apoio institucional e dos professores do curso.

Programação

Além da palestra de abertura, a programação do primeiro dia da Semana Acadêmica também contou com a colaboração de Vanessa Nataline Tomazeli (Sema), que falou sobre “Código Florestal e Cadastro Rural”, e do consultor em agropecuária sustentável Luiz Machado, que abordou a “Dialética da Agroecologia”. Ambos palestraram no período da tarde.

Os debates serão retomados na quinta-feira (13) com a palestra “Aspectos produtivos em Psicultura”, com Ronan Maciel Marcos (UFFS – Laranjeiras do Sul), às 8h. Na sequência acontece uma mesa-redonda sobre o tema “Desenvolvimento Rural”, com Fábio Kessler Dal Soglio (UFRGS) e Marco Antonio Trierveiler (MAB). Para a tarde está marcada uma palestra sobre “Controle Biológico”, com Gláucia Figueiredo (Embrapa Pelotas), às 13h30, e um debate sobre “Formação Profissional”. As atividades acontecem no auditório da UFFS – Campus Erechim.

Já a quarta e a sexta-feira estão reservadas para atividades que têm como público-alvo exclusivo os estudantes do curso de Agronomia, os quais participarão de minicursos e trabalhos de campo.