Erechim: Colóquio do Nipeas reúne pesquisadores para tratar dos desafios da universidade popular

Publicado em: 10 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Duas conferências com pesquisadores que são referência no Brasil nas áreas da Educação e Questão Agrária marcarão a abertura e o encerramento do primeiro Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas). O evento acontece no período de 26 a 28 de novembro, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. As inscrições para ouvintes seguem abertas até o próximo dia 16. No blog do evento (http://coloquionipeas.blogspot.com.br/) é possível obter informações sobre a programação completa.

A abertura oficial do Colóquio, que terá como tema geral “Os Desafios da Universidade Popular: a busca da construção possível”, acontece às 19h30 do dia 26 de novembro, com a participação do professor Bernardo Mançano Fernandes, da Universidade Federal de São Paulo (Unesp). Conforme Émerson Neves da Silva, um dos coordenadores do evento, “Fernandes é um dos mais conceituados especialistas na questão agrária brasileira, tem inúmeros trabalhos analisando o processo de territorialização de atores sociais, em especial as novas configurações territoriais em decorrência da luta pela reforma agrária”.

Já a atividade de encerramento, marcada para as 19h do dia 28 de novembro, terá a contribuição do professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “O professor Frigotto possui uma vasta produção acadêmica na área da educação, analisando a relação do trabalho com a educação, sendo um dos principais pesquisadores dessa temática no Brasil”, explica Neves da Silva.

Objetivos

Segundo ele, o objetivo principal do Colóquio é “possibilitar a problematização interdisciplinar das concepções de universidade popular e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da Fronteira Sul, enfocando os aspectos econômicos, sociais, culturais e educacionais que compõem a região”. Além das duas conferências, o evento contará com cinco mesas de debate, das quais participarão professores da UFFS e representantes de movimentos sociais.

Qualquer pessoa interessada pode participar do Colóquio como ouvinte, mediante inscrição prévia, que não tem custo. A atividade é uma promoção do Nipeas, núcleo de pesquisa vinculado à UFFS – Campus Erechim.