Prorrogado prazo para submissão de trabalhos ao Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais
Interessados agora têm até o dia 25 de setembro para efetuar a submissão

Publicado em: 12 de setembro de 2023 11h09min / Atualizado em: 12 de setembro de 2023 18h09min

Foi prorrogado o prazo para submissão de trabalhos ao X Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e VI Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul. Os interessados agora têm até o dia 25 de setembro para efetuar a submissão.

É possível submeter trabalhos na forma de projetos ou trabalhos com resultados. Na categoria projetos, o resumo deve conter uma breve introdução contendo o problema da pesquisa, objetivos, a metodologia e resultados esperados. Nesse caso, o resumo é sobre um projeto que ainda não foi executado. Na categoria trabalhos com resultados, devem ser submetidos estudos científicos com introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão. Além do resumo, os pôsteres devem ser enviados no momento da inscrição. A apresentação será por postagem nas redes sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), ou seja, é totalmente on-line, sem apresentação oral.

Professora premiada é um dos destaques do evento

O Simpósio ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro. Haverá minicursos à tarde e palestras à noite, todos on-line. Os minicursos serão sequenciais e os inscritos poderão participar de todos.

O Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental é um evento anual, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da UFFS — Campus Erechim. Segundo a organização, todos os anos, no mínimo, metade dos palestrantes são mulheres e sempre há uma palestra ou minicurso sobre mulheres na ciência.

Neste ano, um dos destaques será a palestra “Parentalidade na Academia e na Ciência: conquistas e avanços”, que ocorrerá no dia 10 de novembro com a professora Fernanda Staniscuaski (http://lattes.cnpq.br/1737545840776257), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A professora iniciou o movimento Pais na Ciência, que tem por objetivo aumentar a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelas mães acadêmicas e, também, como desmantelar tais barreiras. Com o projeto “Quebrando o muro da igualdade na ciência para as mães”, a professora venceu o prêmio Falling Walls 2023 na categoria Gestão da Ciência e Inovação. Esse não foi o primeiro prêmio da professora Fernanda. Em 2021, seu projeto Parent in Science foi vencedor do Prêmio Nature para Mulheres Inspiradoras na Ciência, na categoria Science Outreach. A premiação foi um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na sistematização de dados e luta pela implantação de políticas de apoio às mães na academia.

Confira abaixo as palestras e minicursos.

Minicursos

1- Segurança em Laboratório;
2- Sementes e sua Importância para a Biodiversidade;
3- Redes Neurais Artificiais;
4- Utilização de Softwares para Citação e Referência em Trabalhos;
5- Introdução ao Software Qgis;
6- Qualidade das Águas Direcionadas ao Abastecimento Público.

Palestras

08/11 - 18h45 - Evolução do SNPG e da Área de Ciências Ambientais ao longo de 10 anos, com Prof. Dr. Jairo Lizandro Schmitt (UFAL).
08/11 - 19h45 - Trilhando Caminhos Sustentáveis: O Histórico e a Relevância da Pós-Graduação em Ciências Ambientais para a Região do Alto Rio Uruguai, com Prof. Dr. Jacir Dal Magro (Unochapecó).
09/11 - 18h45 - Uma longa jornada pela Ciência e Tecnologia Ambiental rumo à “Saúde Única Sustentável”, com Prof. Dra. Gislaine Fongaro (UFSC).
09/11 - 19h45 - A publicação científica de alto impacto e a construção da ciência ao longo do tempo, com Prof. Dra. Luciane Maria Colla (UPF).
10/11 – 18h45 - Parentalidade na Academia e na Ciência: conquistas e avanços, com Prof. Dra. Fernanda Staniscuaski (UFRGS).
10/11 – 19h45 - Palestra de encerramento: As ciências da sustentabilidade no contexto das agendas globais: histórico, desafios e perspectivas, com Prof. Dr. Valdir Fernandes (UTFPR).

Datas importantes

- Data do evento: 8 a 10 de novembro
- Inscrição e submissão de trabalhos (projetos e trabalhos com resultados): até 25 de setembro
- Inscrição de ouvintes: até 7 de novembro

Inscrições, programação completa e demais informações: https://ppgctauffs.wixsite.com/simposio.

Nas redes sociais: https://www.instagram.com/ppgcta_uffs e https://www.facebook.com/divulgacaoSimposioPPGCTA.

Contato: ppgcta.uffs@gmail.com.