Seminário de Estudos e Políticas de Alfabetização abre com palestra sobre Pacto Nacional, em Erechim

Publicado em: 08 de setembro de 2014 13h09min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Teve início na tarde desta segunda-feira (8), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, o primeiro Seminário de Estudos e Políticas de Alfabetização (Sepa). A palestra de abertura, com a professora Patrícia Moura Pinho (Unipampa – Jaguarão/RS), tratou do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Seminário é uma promoção do Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (Geame), em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Subprojeto Pedagogia e curso de extensão em Alfabetização e Letramento.

Conforme a coordenadora do grupo, professora da UFFS – Campus Erechim, Zoraia Aguiar Bittencourt, cerca de 140 estudantes de licenciaturas e professores das redes públicas municipal e estadual de ensino estão inscritos no evento, que segue com programação na noite desta segunda, quando ocorre a aula inaugural do curso de Pedagogia, ministrada pela professora Ana Cristina da Silva Rodrigues, da Unipampa – Jaguarão/RS. O restante da programação ocorre durante a terça-feira (9), nos três turnos.

Segundo Zoraia, “o objetivo do evento é problematizar as recentes políticas de alfabetização, tendo em vista a discussão sobre a formação do professor alfabetizador e seus respectivos efeitos no processo de aprendizagem das crianças”. Ela explica que o foco é discutir os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores a partir das constantes políticas educacionais voltadas para a alfabetização, o que está acarretando em um número cada vez maior de exigências a esse profissional.

As atividades estão sendo realizadas no auditório da UFFS – Campus Erechim.