Tese de professora da UFFS - Campus Erechim recebe prêmio nacional

Publicado em: 29 de outubro de 2012 12h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

Com o título “Dinâmica Glacial, Sedimentológica e Variações Ambientais em Geleiras na Enseada Martel, Ilha Rei George, Shetlands do Sul”, o trabalho da professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, Kátia Kellem da Rosa, recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado de Geomorfologia 2012. O prêmio, denominado Aziz Nacib Ab' Saber, é oferecido a cada dois anos pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB).

A tese é resultado das pesquisas desenvolvidas por Kátia na Antártica, em colaboração com várias organizações de pesquisa e universidades. A entrega do prêmio à pesquisadora aconteceu no dia 21 de outubro, durante o 8º Simpósio Nacional de Geomorfologia (Sinageo), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Fiquei muito emocionada com a premiação, pois representa um reconhecimento, pela comunidade científica brasileira, à área e às pesquisas que são realizadas na Antártica. Isso poderá possibilitar novas alianças científicas entre diferentes grupos de pesquisa, inclusive de outros países”, afirma.

Durante o mesmo evento a professora proferiu uma palestra sobre “A Geomorfologia Glacial a suas aplicações para o monitoramento de mudanças climáticas” e apresentou dois trabalhos submetidos na forma de artigos completos.