UFFS recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Erechim
Foram entregues votos de congratulações e certificado de aplauso e reconhecimento pela conquista do primeiro doutorado do Campus, em Ciência e Tecnologia Ambiental

Publicado em: 19 de setembro de 2023 11h09min / Atualizado em: 19 de setembro de 2023 12h09min

A UFFS - Campus Erechim recebeu da Câmara de Vereadores de Erechim, na tarde no dia 18 de setembro, votos de congratulações e certificado de aplauso e reconhecimento pela conquista do primeiro doutorado do Campus, em Ciência e Tecnologia Ambiental. Participaram da solenidade servidores docentes e técnico-administrativos, alunos da instituição e comunidade em geral.

O doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental é o primeiro curso de doutorado em uma instituição de ensino do Alto Uruguai gaúcho. Compõe o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), criado em 2014 e que já oferta o curso de mestrado, tendo mais de 100 dissertações defendidas.

Homenagem foi realizada em sessão solene na tarde da segunda-feira 18 (Fotos: Giulianno Olivar/CMVE)

Na solenidade, o diretor da UFFS – Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, exaltou o reconhecimento por parte do Poder Legislativo municipal.

- Esse é um momento profundamente especial para nós, que construímos as nossas vidas nessa instituição, e que, ao construirmos as nossas vidas, também colaboramos para essa construção coletiva, que é a Universidade Federal da Fronteira Sul. Recentemente aprovamos nosso primeiro curso de doutorado do Campus Erechim, coordenado pelo professor Valdecir Zonin, e pelo qual colaboraram diversos colegas, técnicos administrativos, professores, trabalhadores terceirizados. Esse sem dúvida é um dos principais desafios da universidade pública no nosso país, junto com o ensino de graduação, junto com a pesquisa e junto com a extensão: a oferta de cursos de pós-graduação e nível de especialização de mestrado em doutorado – disse o diretor.

- Além desse programa de pós-graduação, temos outras duas propostas que deverão ser submetidas em breve, de um doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas e também de um doutorado profissional em Educação. Com isso, esperamos em breve termos três cursos de doutorado, todos eles públicos e gratuitos, aqui na região do Alto Uruguai, na cidade de Erechim, reforçando a nossa vocação histórica de oferecer serviços públicos na educação, cada vez com mais qualidade, de forma cada vez mais abrangente. Quero deixar aqui primeiro a minha manifestação de satisfação e de alegria por receber essa distinção nessa casa legislativa, mas também aproveitar para parabenizar todas as colegas e os colegas que participaram dessa nossa grande conquista, que sem dúvida é uma conquista para a área do conhecimento específica, mas também é uma conquista da universidade como um todo, do nosso campus e também da nossa região do Alto Uruguai gaúcho.

Conforme o diretor do Campus Erechim, dois novos doutorados devem ser submetidos à Capes em breve

O coordenador do PPGCTA, Valdecir Zonin, destacou os desafios na trajetória do PPGCTA e a produção científica gerada por docentes e acadêmicos.

- Nós fizemos, este ano, 10 anos de Programa. E esta caminhada foi uma caminhada difícil, árdua, envolveu muitas pesquisas em finais de semana, correção de trabalhos no sábado, domingo. Afinal de contas, ser professor de universidade pública, gratuita e que pretende ser de qualidade requer muito esforço, muito entusiasmo, muita dedicação. Não foi fácil chegar nessa caminhada, mas chegamos porque tivemos sempre no Programa uma missão estratégica planejada, sempre a longo prazo. Passamos de uma centena de dissertações defendidas em diversas áreas, que envolvem a questão da água residuária; preservação e conservação das águas, dos solos e das florestas; bioenergia, água, energia, desenvolvimento rural, plantas, solo, paisagens, fauna, flora. Só foi possível essa conquista porque no ano passado nós elevamos de nota 3 para nota 4 o nosso conceito Capes. Mas somente a elevação de nota também não teria sido o suficiente para aprovarmos o doutorado. Nós caminhamos e trilhamos com um bom nível de formação científica, técnica e com tecnologia social, inclusive. Não é só a ciência do laboratório que nós fizemos, nós fizemos ciência social também. E conseguimos também essa nota em elevação porque nós temos um nível de egressos muito qualificado a campo, que são professores, pesquisadores, que trabalham em diversas instituições. E claro que ao falar dos egressos, nós vamos falar também dos presentes, a juventude que está hoje integrada ao PPGCTA é muito responsável, muito comprometida – disse Zonin.

Coordenador do PPGCTA, Valdecir Zonin destacou o novo conceito que o Programa obteve em 2022

A proposição em homenagem ao doutorado foi do vereador Anacleto Zanella, subscrita também pelos vereadores André Jukoski e Sandra Picoli.

- Além de parabenizar essa conquista recente, nós precisamos parabenizar e enaltecer o trabalho como um todo da Universidade. Muitos dos professores e professoras que estão atuando no município são oriundos dos programas da Universidade. É pra isso que nós lutamos tanto pela Universidade. A história da Universidade não começa em 2009, ela começa no início dos anos 2000, com a luta pela sua conquista. Esta Câmara de Vereadores teve um papel importante, todos os vereadores aqui, de uma forma ou de outra, participaram, a comunidade regional participou. Então a gente comemora junto estas conquistas. Isso demonstra o quanto essa Universidade dialoga com demandas da comunidade regional – ressaltou o vereador Anacleto Zanella.

A sessão pode ser assistida na íntegra no canal da TV Câmara no YouTube: https://www.youtube.com/live/IlWXjfYC0rA?si=cwrfYMrsfH0BrEVe.