“Imperialismo e questão agrária” é tema de livro lançado nesta semana
Obra possui capítulos escritos por docentes do Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 16 de julho de 2020 15h07min / Atualizado em: 17 de julho de 2020 12h07min

Nesta semana, ocorre o lançamento do livro “Imperialismo e questão agrária: a luta de classes no campo brasileiro”. A obra é fruto do trabalho de pesquisadores de várias universidades da região centro-sul, oeste e sudoeste do Paraná, dentre eles os professores Luiz Carlos de Freitas e Gracialino da Silva Dias, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, que lideram o grupo de pesquisa Questão Agrária e Juventude Rural: Trabalho, Educação e Cultura Camponesa (JURATEC).

O evento de lançamento teve início na segunda-feira (13) e segue até sexta-feira (17) e é transmitido no canal do Youtube Jornada Classes Sociais, com a apresentação dos autores dos capítulos. Na transmissão de abertura, o evento contou com a participação da professora Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e do professor Nildo Ouriques, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O professor Luiz Carlos de Freitas enfatiza: “o livro chega em boa hora, como parte de nosso trabalho para servir ao povo brasileiro, contribuindo com a análise científica do crucial e secular problema de nosso país, o latifúndio”.

A obra
O livro foi concebido durante a I Jornada Classes Sociais e a Questão Agrária Brasileira: Reflexões a partir da Revolta dos Posseiros de 1957, que ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro de 2018, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). O evento foi organizado por professores, pesquisadores e estudantes da UTFPR, UFFS, Instituto Federal do Paraná (IFPR), além do Colégio Estadual José Anchieta.

A obra busca fazer uma reflexão sobre a questão agrária no Brasil com múltiplos temas e diversas perspectivas. As abordagens apresentadas discutem a concentração brasileira de terras  e realizam uma análise crítica, histórica e sociológica das diversas formas que a “questão agrária” se expressa.

Os autores esperam que o livro seja útil para a compreensão da dominação imperialista sobre nosso país, tendo como eixo estruturante o sistema latifundiário e para conhecer algumas realidades regionais referentes à luta de classes no campo. Importante também a contribuição da obra para o desenvolvimento de novos trabalhos que desvelem a realidade da luta de classes no campo brasileiro.

O livro “Imperialismo e questão agrária: a luta de classes no campo brasileiro” está disponível para download em pdf

Mais informações podem ser obtidas enviando e-mail para jornadaclassessociais@gmail.com.

Galeria de Imagens: