Acadêmicos da UFFS participam de Congresso Latinoamericano

Publicado em: 09 de setembro de 2011 15h09min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 14h02min

Uma delegação formada por 35 acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, participaram do 16º Congresso Latinoamericano e Caribenho de Estudantes (Clae), realizado na Universidade da República em Montevidéu, no Uruguai, entre os dia 12 e 15 de agosto.

Questões como a regulamentação do ensino privado, o fortalecimento da educação pública e a mobilidade acadêmica foram temas fortemente discutidos durante o congresso. Além disso, o evento comemorou os 45 anos da Organização Continental Latinoamericana e Caribenha de Estudantes (Oclae). “Participar de um congresso internacional foi uma experiência enriquecedora. Interagir com culturas diferentes, mesmo que por um pequeno período de tempo, em debates e fóruns com intelectuais, discutindo assuntos pertinentes a nossa realidade, nos deixou com uma visão mais ampla da força que os estudantes unidos podem exercer diante da sociedade e dos problemas que nela se encontram”, analisou o acadêmico do curso de Engenharia de Alimentos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Cristian Cristofel.

Atualmente, mais de 30 federações de estudantes de 23 países do continente, tem assento no conselho consultivo da ONU, participam do Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior da América Latina e Caribe (Iesalc) e compõe a comissão de segmento da rede de enlaces da Unesco.