Acadêmicos da UFFS realizam visitas técnicas

Publicado em: 29 de setembro de 2011 14h09min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 13h02min

Na última terça-feira (27), alunos da Universidade Federal  da   Fronteira    Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, que integram o Projeto de Iniciação Acadêmica: Cidadania na Comunidade, realizaram visitas técnicas ao Fórum do município de Laranjeiras do Sul e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), acompanhados da coordenadora do projeto, Nádia Teresinha da Mota Franco.

O projeto desenvolvido, tem como objetivo principal estudar algumas das principais regras específicas de proteção dos direitos da criança, da mulher e do idoso, e em etapa posterior, a multiplicação deste conhecimento para a comunidade local. O projeto tem a participação de alunos bolsistas e voluntários dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia de Alimentos e Agronomia.

Durante a visita ao Fórum, os alunos foram recepcionados pela juíza de direito e presidente do Fórum, Raquel Fratantonio Perine, que falou aos alunos sobre a clássica divisão dos Direitos Fundamentais em gerações de direito (1ª, 2ª e 3ª geração), respondeu perguntas dos acadêmicos relacionadas a efetividade da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha e do Estatuto do Idoso na Comarca de Laranjeiras do Sul.

Para a coordenadora do projeto, Nádia Teresinha da Mota Franco, a visita foi importante, pois colocou o acadêmico em contato com algumas das autoridades locais que mais utilizam as leis, objeto de estudo do projeto, auxiliando assim, a melhor compreensão dos textos, comparando a regra pura com a sua aplicação prática no ambiente social. “Penso que o projeto, além de colaborar com a ampliação de conhecimentos dos acadêmicos que estão trabalhando nele, irá também se refletir na comunidade local, pois, ainda neste semestre os alunos irão até escolas e entidades ligadas ao público-alvo das leis para multiplicar o conhecimento adquirido.” concluiu.