Acadêmicos do Campus Laranjeiras do Sul apresentam trabalho no 31º SEURS

Publicado em: 09 de agosto de 2013 10h08min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

O 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), realizado de 4 a 7 de agosto, em Florianópolis (SC), contou com a participação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. Os alunos bolsistas do ProExt, Eder de Oliveira e Angelita Muzzolon, apresentaram trabalho sobre o programa de extensão “Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica Através de Cooperativismo e das Políticas Públicas”.

A apresentação focou algumas atividades realizadas pelo programa como o cultivo dos peixes, a seleção dos produtores, as visitas periódicas às propriedades e os eventos de capacitação. “A participação em seminários como este é interessante para a divulgação da Universidade, do curso de Engenharia de Aquicultura e das atividades desenvolvidas pelo programa de extensão. Fizemos questão de que os alunos apresentassem o trabalho, pois é uma forma importante de se adquirir experiência”, afirma a professora Maude Regina de Borba, que acompanhou os alunos com o professor Marcos Weingartner.

Na mesma linha, o aluno bolsista Eder de Oliveira ressalta que a participação no SEURS foi importante para sua formação acadêmica. “Superamos uma dificuldade comum dos alunos que é a apresentação de trabalhos fora da universidade. Foi importante também porque nosso trabalho foi o único sobre cultivo de peixes e o único do curso de Engenharia de Aquicultura”.

Além dos acadêmicos que apresentaram o trabalho, participaram do evento os discentes Valternei Pereira e Lucinha Santos.

Sobre o SEURS

A edição de 2013 do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul foi organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O SEURS teve como tema “Sociedade, Esporte e Saúde”, visando os eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O objetivo central do seminário foi proporcionar a troca do conhecimento entre extensionistas das universidades públicas da região sul através de minicursos, oficinas, apresentações orais e apresentações culturais, além de promover a integração dos participantes e das universidades com a comunidade.