Alunos de Agronomia do Campus Laranjeiras do Sul fazem visitas técnicas na região dos Campos Gerais

Publicado em: 15 de agosto de 2013 09h08min / Atualizado em: 16 de janeiro de 2017 08h01min

Em atividade das disciplinas de Soberania e segurança alimentar e nutricional e de Agroecologia II, acadêmicos de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul visitaram o banco de alimentos e o restaurante popular do município de Ponta Grossa (PR) e uma propriedade agroecológica no assentamento Abapan, localizado em Castro (PR), no dia 9 de agosto.

O objetivo das visitas técnicas foi oportunizar aos estudantes o contato com ações concretas de políticas públicas em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o conhecimento da forma que se dá a articulação entre a produção e o consumo alimentar. “A visita articulou a ponta do consumo, com as políticas de fornecimento de alimentação saudável, e a da produção, em que o abastecimento desses equipamentos de SAN se dá basicamente pela agricultura familiar. Ou seja, ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento e viabiliza-se a comercialização da agricultura familiar, também se garante uma alimentação saudável a populações em situação de vulnerabilidade social. É um dos exemplos de como se pode atuar para viabilizar a realização do direito humano à alimentação, aspecto fundamental na formação do profissional agrônomo, pois sua principal atribuição está na produção de alimentos, o que inclui, também, outras etapas do sistema agroalimentar”, explica o professor Julian Perez, que acompanhou os alunos, com a professora Manuela Pereira.

Ainda de acordo com Perez, a visita ao assentamento Abapan permitiu que os alunos observassem como os agricultores se organizam e como acessam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A atividade possibilitou, ainda, o conhecimento de várias práticas de produção ecológica, no campo do pastoreio rotativo e manejo sanitário de rebanho bovino, no manejo de frutíferas e em construção ecológica.