Publicado em: 08 de março de 2013 10h03min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min
Um grupo de cerca 40 estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul visitou, no dia 2 de março, o assentamento Conquista da Fronteira, em Dionísio Cerqueira (SC).
Fundado há mais de 20 anos, o local conta com 60 famílias assentadas e trabalha com o sistema de cooperação na forma de produção. “O assentamento se organiza em cinco equipes de trabalho: subsistência e reflorestamento, bovinocultura, avicultura, administração social e grãos. É um dos únicos assentamentos que conseguiu se manter nessa forma de produção. Eles têm gestão própria, inclusive com estatuto, que define e orienta toda a organização deles”, afirma a professora Solange Todero Von Onçay.
De acordo com a professora Patricia Guerrero, que acompanhou os alunos juntamente com Solange, a visita foi proveitosa para os estudantes. “Eles ficaram encantados com toda a organização do assentamento. O que os estudantes aprenderam na teoria, eles viram acontecer. Uma das coisas mais interessantes é a escola do assentamento que, devido a essa forma diferenciada de organização, recebe inclusive alunos da cidade”, destaca.
Programa de Educação Ambiental
Outra viagem de acadêmicos do Campus Laranjeiras do Sul aconteceu no dia 23 de fevereiro, quando estudantes de Educação no Campo e de Ciências Econômicas foram ao município de Cascavel (PR) para conhecer o Programa de Educação Ambiental. Os estudantes visitaram o Aterro Sanitário e o processo de geração de energia elétrica a partir do gás metano, o Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis (Ecolixo), o Parque Ambiental Vitória, o Parque Ecológico Paulo Gorski, o Programa Coleta Legal, além de participarem de uma oficina de reciclagem.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim