Alunos do Campus Laranjeiras do Sul visitam lavouras no Rio Grande do Sul

Publicado em: 22 de novembro de 2012 10h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

Acadêmicos da sexta fase do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul realizaram aulas práticas em unidades produtivas de arroz, milho e soja nas cidades de Sentinela do Sul (RS), Barra do Ribeiro (RS), Camaquã (RS) e Tapes (RS), no período de 15 a 18 de novembro. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Geraldo Deffune e Manuela Pereira. As atividades são parte das disciplinas de Culturas de Verão, Agroecologia I e Manejo de Plantas Espontâneas.

Durante a viagem, os alunos visitaram lavouras biodinâmicas de arroz, estruturas de processamento e comercialização, área de produção de sementes, áreas de arroz, milho e soja convencionais e de arroz orgânico e barragens de captação de água. “Eles conheceram três sistemas de produção de arroz irrigado - biodinâmico, convencional e orgânico - que estão entre os mais avançados do mundo. Em alguns locais, essas lavouras de arroz são rotacionadas com milho e soja e em outros com pastagens”, explica Deffune.

Para o professor, foi uma oportunidade desenvolver uma formação prática e crítica e de comparar os três sistemas de produção. “Os estudantes estão sedentos por ver as coisas na prática e poder analisar de uma forma real, global e com resultado econômico sobre qual modelo é o mais eficiente”, completa.

De acordo com o acadêmico Elias Furmann, as atividades foram importantes para o aprendizado sobre o tema. “Nas visitas, pudemos visualizar melhor o que aprendemos durante as aulas. Além disso, tivemos contato com lavouras de arroz, uma cultura que não temos em nossa região”, relata.

Qualidade na produção

Segundo Defunne, a região foi escolhida para a visita pela alta qualidade na produção de arroz irrigado. “Em um raio de 35 quilômetros, visitamos os três sistemas de produção de arroz irrigado, que é uma cultura de alta tecnologia e muito especial, pois não é encontrada em qualquer lugar”, afirma.